quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O dom de profetizar

1) O que é um profeta

O que define um verdadeiro profeta? Existem certos crítérios que definem um verdadeiro profeta e o distingue de um falso profeta. Muitas pessoas pensam que profeta é quem encherga o futuro. Na verdade, os profetas não viam o futuro, mas anunciavam coisas que o próprio Deus dizia que iria fazer. Por exemplo: Imagine que você compre uma passagem para ir de uma cidade para outra. Ai você liga para algum parente avisando que em tal dia você chegará na cidade. Isso não é uma visão do futuro ou advinhação, mas um aviso sobre algo que você irá fazer e que pode até mudar a qualquer momento. As profecias bíblicas eram mais ou menos assim. Eram alertas de coisas que o próprio Deus iria fazer. É claro que os profetas tinham visões, mas eram visões de Deus mostrando o que ele mesmo iria fazer.
Como exemplo posso citar a profecia de Jeremias, onde o profeta disse que os judeus seriam cativos na Babilônia por 70 anos, mas na verdade eles ficaram lá somente por 50 anos. Isso mostra e prova que Jeremias não teve uma visão do futuro, mas alertou seu povo sobre o que o próprio Deus iria fazer. E depois Deus teve misericórdia de seu povo e os livrou do cativeiro antes do que ele disse.

"E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos." (Jeremias 25 : 11)
 

Então isso não foi uma visão do futuro, senão eles teriam sido cativos por cinquenta anos, mas foi um alerta de Deus do que ele faria e que depois o próprio Deus teve misericórdia e abreviou o tempo.

Outro exemplo que posso citar é o livro do profeta Jonas, onde o o profeta disse que Nínive seria destruida e depois Deus viu o arrependimento dos habitantes de Ninive e os perdoou. Isso prova que não foi uma visão do futuro, mas um alerta sobre o que Deus iria fazer.
Nabi’. (a) Esta é a principal palavra hebraica para "profeta", e ocorre 316 vezes no AT. Nabi’im é sua forma no plural. Embora a origem da palavra não seja clara, o significado do verbo hebraico "profetizar" é: "emitir palavras abundantemente da parte de Deus, por meio do Espírito de Deus" (Gesenius, Hebrew Lexicon). Sendo assim, o nabi’ era o porta-voz que emitia palavras sob o poder impulsionador do Espírito de Deus. A palavra grega prophetes, da qual se deriva a palavra "profeta" em português, significa "aquele que fala em lugar de outrem". Os profetas falavam, em lugar de Deus, ao povo do concerto, baseados naquilo que ouviam, viam e recebiam da parte dEle. (b) No AT, o profeta também era conhecido como "homem de Deus" (ver 2Rs 4.21 nota), "servo de Deus" (cf. Is 20.3; Dn 6.20), homem que tem o Espírito de Deus sobre si (cf. Is 61.1-3), "atalaia" (Ez 3.17), e "mensageiro do Senhor" (Ag 1.13). Os profetas também interpretavam sonhos (e.g., José, Daniel) e interpretavam a história — presente e futura — sob a perspectiva divina.

Mais sobre os profetas bíblicos:
Os profetas no antigo testamento
2) Como reconhecer um profeta

Sempre existiram falsos profeta dentre os povos, mas o que define um verdadeiro profeta são alguns critérios simples:

- Um profeta deve dizer somente aquilo que realmente irá acontecer, ou que Deus disse que faria e faz de fato:

"E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?
Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele" Dt 18, 21-22
Se o profeta falar e não suceder assim, loucamente falou tal profeta. O próprio Deus deixou bem claro isto como alerta para seu povo e todos nós.

É claro que existem casos como o de Jonas que falou e não suscedeu assim, mas como já explicado anteriormente, houve um arrependimento do povo e um perdão divino.

- O profeta deve falar em nome de Deus e não em nome de outros deuses, portanto, deve ser monoteísta:

"Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá" Dt 18,20

Como vemos, um profeta fala somente em nome de Deus, o único e não em nome de trindades ou de três deuses ou coisas parecidas. Nem em nome de santos, intercessores, espiritos etc...

- O profeta deve saber o nome de Deus. Seria ilógico alguém dizer que profetiza em nome de Deus e não saber o nome indizivel ! Se Deus lhe revela coisas, é óbvio que lhe revelaria seu nome. E somente um judeu poderia confirmar isso, pois o nome de Deus é indizivel e desconhecido pelos gentios.

- O profeta deve pregar teshuvá. Retorno as raizes da fé e nunca pregar nada além da bíblia. Nem acréscimos, nem adulterações, nem tradições etc....Mas só o que for a palavra de Deus. Nunca ultrapassar o que esta escrito.

- O profeta deve ser humilde. Todos os profetas de Deus foram humildes, pobres e tementes a Deus. Não fizeram riquezas para sí.

- O profeta não pertence ao sistema religioso. Todos os profetas pregavam contra o sistema religioso de sua época e foram mortos pelos religiosos. Inclusive Jesus. Pois eram os próprios religiosos que distorciam as escrituras em beneficio próprio e quando um profeta surge pregando a escritura, é óbvio que não é aceito pelos mesmos.

- Os profetas não eram santos. Vemos nas escrituras que os profetas eram homens comuns, sujeitos a erros e falhas como todos nós. Com erros, relutações, e principalmente medo!

Estes são só alguns critérios que definem um profeta.

3) Existem profetas hoje em dia

A tradição judaica sempre acreditou que Deus sempre levanta profetas dentre as gerações. Paulo, apesar de eu ser critico de alguns pontos de sua doutrina, nos diz em corintios que o espirito santo as vezes concede a alguns o dom de profetizar. Vou postar alguns homens de Deus que tiveram de fato, profecias e visões que aconteceram. Sejam por sonhos, sejam por revelações.




Existem revelações que são por sonhos, como José do Egito. Outras por visões como Daniel ou João, e outras simplismente por ouvir a palavra de Deus como jeremias.

"Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer" 1Co 12, 8-11

 Ano passado, teve um homem que recebeu revelações. Algumas por sonhos, outras por visões. Devido a suas profecias se concretizarem, foi motivado a divulga-las, mas o medo do sistema religioso foi maior e portanto, ele preferiu se manter no anonimato. Mas certa vez, ano passado, ele fez um vídeo, tão curto que chega a ser despercebido. Ele fez na verdade dois vídeos, Um de 9 segundos e outro de oito. Neste vídeo ele fala em poucas palavra um atentado que lhe foi revelado que aconteceria na Europa. Foi o atentado do atirador da noruega.

Muitas pessoas poderiam pensar em charlatanismo, mas no segundo vídeo, ele postou a data, dia 23. Um charlatão ou vidente, é alguém que acerta coisas no chute, Tipo assim: "Em Janeiro, mais ou menos vai haver um terremoto no japão ou china". Isso é um chute, tanto pode acontecer quanto não. Se for na indonésia, o charlatão diz: "Eu não disse que seria na Ásia, no Japão ou china ou proximidades?". Já o autêntico geralmente não chuta, ele cita o evento, o lugar e a data.

Vou postar aqui os dois vídeos que sempre estiveram públicos no youtube mas não tiveram expressão. Para ser imparcial vou deixar a critério do leitor avaliar se é autêntico ou um charlatanismo, apesar de eu conhecer tal homem:




No mesmo ano eu fiz uma postagem em meu blog sobre isso, devido a veracidade do que ele disse. Mas o fundamentalismo me levou a bloquear a postagem, pois já estavam dizendo que tal homem era o anti-cristo que faria sinais e prodigios para enganar os escolhidos. Engraçado que João diz em sua epístola que o anti-cristo já estava no mundo em sua época e mesmo assim associaram este homem a ele.
Como amigo e como já contei muito com sua colaboração em meus estudos,sobretudo no que se refere a tradição oral judaica, gostaria de terminar este ano fazendo ao menos uma menção, ou agradecimento a este homem que não deixa de ser um Nabi, profeta. E que Deus lhe revela certas coisas. Ninguém é obrigado a concordar com essa postagem ou com o que foi mostrado aqui, mas como é um assunto no minimo intrigante, só quis partilhar com vocês e explanar um pouco sobre é que é um profeta, para que haja discernimento entre um verdadeiro e um falso profeta.

Pena que as pessoas colaboram tanto com falsos profetas, dando dizimos, ofertas, e até vendendo as coisas para darem para estes cães gulosos e não colaboram com nenhum centavo com alguém que faz um trabalho filantrópico maravilhoso, que ajuda muitas pessoas por ano e que nem sabem que ele existe. Muitas vezes eu colaboro quando posso, mas como também não recebo colaborações, não posso fazer muito, infelizmente! Eu mesmo já estou desanimando do meu blog porque as pessoas perguntam muito, pedem muito, atacam muito e não colaboram com nada! É uma pena!

Termino essa postagem desejando a todos um Shalom e que o espirito de HaShem esteja sempre com vocês que acompanham meu blog. Que vocês possam sempre estudar mais, aprender mais e até
ensinar mais. Somos todos irmãos e apesar de minhas falhas, desejos a todos tudo de bom e uma boa reflexão sobre todos os temas postados aqui!

Grato á todos pela particípação e pela visita em meu blog em mais um ano ! Fiquem com Deus!

Shalom!

8 comentários:

  1. Irmao, o ataque na Noruega aconteceu no dia 22 e nao no 23.....

    pelo menos foi oque eu pesquizei aqui. Fique na paz de Deus

    ResponderExcluir
  2. Olá irmão, tudo bem! Eu estou ciente disso. Anexo ao vídeo, na descrição, se você notar tem um site da noticia. é que na verdade, eram três vídeos, mas depois um sumiu, não sei porque ou se o usuario o removeu. Na íntegra dizia: Dia 22 haverá mortes e dia 23 a Europa ficará abalada, mais ou menos isso. A parte que esta no terceiro vídeo diz isso, que a Europa ficará abalada!

    Mas o foco da postagem não é também isso. Só coloquei alguns vídeos para ilustrar a postagem. Até porque muitos pensam que sou ateu ou faço apologia ao ateísmo devido a minha analise critica das escrituras. Estou mostrando que existem dons do espirito santo e eu creio nisso.

    Abraços irmão, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Aliás, falando sobre profetas, São Paulo reconheceu um profata entre os cretenses:

    Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.Tito 1:12-13

    Seria algum sinal de inclusivismo divino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deus é certo e o crente crer em deus o proprio nome diz crente aquele que crê então não devem ser preguiçosos e cometer os outros pecados e crer em deus para horar o nome merecendo-o

      Excluir
  4. Não entendi muito bem sua pergunta, mas em atos são mencionados alguns profetas sim, e creio que seja um dos dons do espirito santo. Não creio que seja um inclusivismo e nem exclusivismo, mas algo aleatório, natural.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Ronaldo, vim até aqui porque não sei minha senha ,eu só consigo entrar em casa porque ficou salva na barra de ferramenta do meu computador mas eu queria que você soubesse que estou lendo seu blog ,e te peço desculpa de ter enviado torpedo,mas você não imagina como que me destabilizou vir a essa cidade,e o que você escreveu é tão pertinente,eu chorava e dizia ,não poderia aparecer uma pessoa(um profeta e me disesse o que fazer?) Os profetas é o mesmo que médiuns?Pensei em seguir minha raiva meu estado de ira,mas eu fui me acalmando e não vou procurar advogado algum ,ele que quiz ele que saia desta relação.Como eu queria ter a fé necessária o que eu mais amo no Velho testamento é justamente a parte dos profetas ,eu acho que são viajantes do tempo,estão adiante do tempo,por isso sempre mal interpretados,depois de ler isso apague, porque não ha nada haver, eu só queria que você soubesse que estou com medo de retornar,eu fiquei tão fraca e com medo,sem nada ter feito,fiquei como o Profewta Elias, se eu pudesse encontrar uma caverna eu me enfiaria dentro,mas nem isso há.Espero que você tenha gostado do livro eu amava ver a imagem di maná aquilo foi maravilhoso,e quer saber o sabor do maná?coma mel com azeite.Thais

    ResponderExcluir
  6. Esse deus colocava fumaça pelas narinas e fogo pela boca e habitava nas trevas kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. João não disse que o anticristo já estava no mundo, mas que o espírito do anticristo já estava no mundo.
    E isso é óbvio porque o próprio Senhor Jesus disse:
    Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim;
    João:14:30

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...