quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A Bíblia e a ecologia

Bíblia e ecologia

Existem poucos religiosos com consciência ecológica ou que preguem isso. Eu vi alguns poucos blogs de pastores falando sobre a bíblia e ecologia e a importância disso. De fato, a bíblia em si mal fala de ecologia. Por ser um livro espiritual este tema parece ficar um pouco fora de sua alçada. Mas será mesmo?

Uma das poucas menções a preservar árvores frutiferas.

Partindo do ponto de vista filosófico, podemos até afirmar que a ecologia deveria ser um tema fundamental das religiões. Afinal, não adianta pessoas se preocuparem em salvar suas almas e dane-se o planeta.  Até porque as religiões cristãs acreditam na volta de Jesus, e quando ele voltar, do jeito que esta o planeta, primeiro ele vai ter que trazer uma pás e vassouras para limpar tanto lixo que o homem deixou aqui. Senão ele vai ter que reinar literalmente num lixão.

Atualmente, estamos enfrentando uma crise mundial de falta d’água. Engraçado que isso já havia sido alertado anos antes por ecologistas, mas as pessoas ignoram completamente estes temas. Fale sobre ecologia que nem 100 pessoas vão curtir. Fale sobre uma sociedade secreta invisível que tem planos de dominar o planeta que milhões de pessoas vão te seguir.

rio na indonésia

Prove que se destruir a natureza a vida acaba, que ninguém vai ligar. Não prove nada sobre iluminatis e maçons, mas afirme com convicção que todos vão acreditar. Mostre que milhões de pessoas já morreram por problemas do meio ambiente que ninguém liga. Mostre que nenhuma pessoa sequer morreu por causa de um iluminati que todos vão acreditar mais ainda neles. Irônico não.

O irmão Rubens do verdade oculta, vendo a crise hídrica que esta atingindo São Paulo e a região sudeste, o que ele fez? Um vídeo sobre ecologia? Sobre conscientização? Sobre como os governos que ele critica tanto e acusa de serem maçons destroem o meio ambiente por interesses políticos? Não! Ele fez um vídeo mentiroso dizendo que não tem seca em São Paulo, que é tudo uma conspiração iluminati para vender água! Um bom uso que ele faz de seu canal com mais de 60 mil inscritos!


Minha resposta ao vídeo do Rubens:




Ele mostra uma represa que é a menor do sistema Cantareira, uma reserva técnica, que recebe água de outras três represas maiores que estão secando, e afirma que tem água sim, inclusive é o título de um de seus vídeos. E diga para algum seguidor dele que isso é mentira! Vã te xingar e dizer: “Olha a água ali!”

O Rivanildo segue a mesma linha. Não perde uma conspiração, por mais idiota e mentirosa que seja. Depois faz vídeos pedindo ajuda financeira, porque sabe que a maioria das pessoas colaboram com esse tipo de coisa.

Falar sobre ecologia, conscientização ou qualquer coisa social que seja útil, nada! Porque isso não da dinheiro! Nem atrai inscritos e não da para ganhar com adsense com isso. Mas são cristãos e pregam a sã doutrina de Jesus! Tão sã que não auxiliam em nada durante uma crise, ao invés disso, colocam a culpa nos iluminatis e pronto. Mas a culpa é do homem.

Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que a bíblia em si exorta a ecologia. A palavra ecologia vem do grego, da junção das palavras Oiko (casa) e Logia (ciência). E logo em gênesis, a escritura afirma que Deus fez um oiko, casa para o homem. Ou seja, o planeta é a nossa casa temporária. E quando Deus disse ao homem: “Domine” essa palavra também significa “Cuide”. Ou seja, o homem tem o dever de cuidar da casa que Deus deu para ele morar.

Quando Deus colocou o homem aqui, era tudo perfeito. Não tinha poluição, sujeira, desmatamento, queimadas, nada; Deus fez sua parte para com o homem e entregou o planeta habitável. Agora eu pergunto: Nós vamos entregar o planeta habitável para as gerações futuras?

Uma vez um pastor me disse: “Ronaldo, Deus quando Jesus vier, vai consertar tudo”. Perai, o homem destróis, estraga, suja e depois Deus é quem tem que consertar tudo? Deus é um lixeiro por acaso? Porque quando ele entregou para o homem não estava assim!

Se você aluga sua casa por um período para inquilinos por exemplo, e esses inquilinos entregam ela toda suja, emporcalhada, cagada e destruída, você iria gostar?

Deus entregou o mundo farto de rios para o homem utilizar esta água para beber, cozinhar, irrigar suas plantações e se banhar. O homem transformou os rios em esgotos. Tripudiando e blasfemando da criação. Rio Tiête em São Paulo, o maior esgoto ao céu aberto do mundo. Rio gangis na Índia, até corpos de mortos se vê boiando no rio considerado por eles sagrado. É tão sagrado que jogam tudo que é porcaria na água !

Recentemente durante esta crise hídrica, uma Americana da Califórnia veio em São Paulo trocar informações e ela ficou chocada ao saber que São Paulo vive uma seca com um rio enorme cortando a cidade. Porque na cidade dela eles estão também passando por uma seca mas não tem nenhum rio. O que acontece é que nós poluímos tantos nossas fontes de água que agora que vivemos uma seca, não podemos utilizar estas águas. A represa bilings na zona sul de São Paulo, ironicamente é a que mais tem recebido água da chuva, mas sua água é poluída por causa do esgoto e não pode ser utilizada no abastecimento. O nível de colifórnios fecais (merda) nela é autissimo. É até irônico morrer de sede do lado de um rio.

A população mais pobre, em diversas cidades, vai se estabelecendo nas periferias, começando comunidades, favelas, muitas vezes destruindo mananciais e poluindo os córregos e rios e lagos. Os governos fecham os olhos e não auxiliam estas comunidades ou o meio ambiente em que elas estão se instalando. Cidades como São Paulo mesmo, foi crescendo sem planejamento algum. Rios inteiros foram destruídos e desviados com o crescimento da cidade, como o rio anhagabaú por exemplo, que é um vale asfaltado.

Áreas verdes inteiras foram destruídas. Sendo que as árvores são responsáveis pela oxigenação. Uma arvora refrigera mais que um ar condicionado e produz chuvas. Poderia ficar horas falando sobre ecologia!

Mas quando você fala sobre isso com um religioso cristão ele geralmente argumenta que o papel da igreja é salvar almas. Ok, então salvam-se almas e dane-se as vidas. Dane-se o planeta que o criador que eles tanto clamam fez com tanto carinho para o homem. E dane-se também seus filhos, netos e descendentes que já irão nascer em um planeta bem menos habitável.

Na verdade, segundo os especialistas, até 2030 a água vai ser um problema mundial, onde, mais da metade da população do planeta vai sofrer com a sua falta.

Alimentos? Já somos mais de 7 bilhões de pessoas no planeta. 7 bilhões!! Não vai ter alimento para todo mundo em menos de um século! E as igrejas que segundo Jesus , deveram fazer suas obras e até maiores não tem multiplicado os pães e peixes nos últimos dois mil anos! E sabe o que vai acontecer?

Cada vez mais vão nascer mais pessoas no planeta. Duplique este número e em breve teremos mais de 20 bilhões de humanos. E para alimentar tanta gente, os Países mais populosos como China por exemplo, importam cada vez mais alimentos de outros países. E, Países como o Brasil que tem um território grande vão aumentar cada vez mais suas plantações; E para isso eles vão, aliás, já estão, desmatando cada vez mais florestas para dar mais espaço para a agricultura.

Leis ambientais e de preservação estão sendo quebradas ano a ano, para ter mais fazendas que florestas. Tecnologia pesada tem sido empregada no campo, desde maquinário até agrotóxicos e fertilizantes químicos. Eu sei que eu já fui trabalhador rural.

um rio de lixo! Quando Deus fez era assim?
Ah, mais isso não é bom? Vai ter mais alimento?_
Não, não é bom. A diferença é que uma floresta produz chuva e oxigênio, uma fazenda não. Quanto mais de desmata, mais se diminui a formação de nuvens, portanto, menos chuva. A seca que esta atingindo o sudeste, os especialistas já sabem que é devido ao desmatamento da Amazônia, que diminui a formação de nuvens que vem de lá até o sudeste.

Uma fazenda de gado por exemplo, contamina mais o meio ambiente que uma industria, por incrível que pareça. Porque segundo estudos, o gado é o maior responsável pela poluição atmosférica e destruição da camada de ozônio, porque os bovinos peidam muito e seus gases cheios de gás carbônico são poluentes destrutivos da estratofera. Uma fazenda de gado polui mais que uma cidade cheia de veículos por exemplo.

Então quanto mais o planeta se torna mais populoso, mais se desmata e mais se destrói o planeta.

Os governantes no Brasil defendem mais o interesse de latifundiários que ambientais. E a bancada evangélica, que a menos expressiva inclusiva, não esta nem ai para projetos verdes, querem mais é proibir o casamento gay para defender as famílias! Na cabeça deles as famílias correm mais perigo se um gay casar com outro que o planeta entrar em colapso!

E o desperdício então! Joga-se toneladas e toneladas de lixo reciclável em lixões, destruindo inclusive o eco-sistema destes lugares. Não fazem fábricas de reciclagem e reaproveitamento, a não ser a iniciativa privada, como algumas indústrias e ongs. Poxa, s eo governo fizesse isso, abraçasse esta causa não seria mais útil? Ia gerar emprego e renda inclusive para milhares e milhares de pessoas no Brasil inteiro. Mas infelizmente a gente vê pouca iniciativa do setor público.

E o controle de natalidade? Na China o então Mão Tse Tung fez isso por lei, e foi criticado inclusive por isso. Mas se mesmo com um controle rigoroso do governo, a China é atualmente o país mais populoso do mundo, com mais de 1,5 de habitantes, imagina se ele não tivesse feito? Segundo especialista em até 50 anos no planeta todo não vai ter comida o suficiente só para alimentar a China. É tanta gente, que se os chineses todos pulassem ao mesmo tempo a terra balançaria! Mas os religiosos querem mais é seguir o “Crescer e multiplicar”.

Pastores como o Silas Malafaia argumentam que gays não constituem família. Poxa, quantas famílias mais ele quer? Ou quantas famílias mais ele acha que o planeta vai suportar?

Ironicamente pessoas mais humildes são as que mais geram filhos. Muitos para a morte, infelizmente. Se uma pessoa mal tem o que comer ou condições de se sustentar, para que fazer tantos filhos? Para vê-los morrerem de fome? Nesse ponto os governos deveriam fazer mais campanhas de conscientização, distribuir mais preservativos e tentar através da educação controlar a natalidade. Ah, mas a igreja é contra o uso de preservativos, é pecado! Sexo só para procriação! Fazer filhos para morrerem, se contaminar com doenças sexualmente transmissíveis não!

Esse quadrado já foi uma floresta! Agora será
uma fazenda.
E hoje nós estamos apenas no liminar de uma crise que pode atingir proporções épicas e apocalípticas.

Quanto mais o planeta sofre, mais as estações se tornam rigorosas. Os verões mais quentes e secos e os invernos mais rigorosos. No Brasil sofremos com a seca e na América do norte eles sofrem com nevascas. Depois na outra metade do ano nós sofremos com chuvas torrenciais destrutivas e eles com tornados e furacões.

Quanto mais estiagem temos, mais gera desemprego e fome. Industrias já estão fechando e outras planejando fechar devido a falta de água. Isso vai deixar muita gente mesmo desempregada. As igrejas? Faze correntes e orações pelos desempregados! Só isso.

Se continuar esta estiagem, industria vão quebrar e isso vai aumentar a taxa de desemprego e conseqüentemente a fome e a criminalidade. Isso gera caos. Doenças também podem aumentar significativamente. Ou seja um colapso!

"O tempo de destruires os que destroem a terra" Ap 11:18

Mas isso não importa porque a maioria esta interessada em profecias que já aconteceram do apocalipse e profetas como o “Robert Smith”. O que pode acontecer de verdade nem ligam!

Isso também vai gerar guerras, guerra até por água, como já acontece em algumas partes do mundo, onde nações brigam por territórios que tem água.

Aí eu pergunto: Isso não tem a ver com a bíblia? Jesus não disse para sermos como os lírios do campo que não plantam e não ceifam? Na prática somos capitalistas selvagens, plantamos mais, e ceifamos mais, mesmo destruindo tudo.

Agora imagine que você é Deus. O que você acharia do nosso planeta como esta hoje? Lembre-se que você colocou o homem aqui há uns seis mil anos atrás com o planeta de um jeito, e hoje vai encontrar de outro. Aglomerados humanos, cidades gigantescas, lixo pra tudo quanto é lado, rios de esgotos, florestas inteiras destruídas, animais extintos, lugares proibidos de tanta destruição como Chernobil, fome, guerra, doenças e pessoas morrendo pra tudo que é lado. O que você acharia? Ah, mas tem bastante igrejas e religiões salvando almas!

Deus abençoe os poucos pastores e religiosos que incentiva suas comunidades a preservação, que fazem pelo social, campanhas de reciclagem e limpeza de mananciais. Pena que são poucos!

Uma vez Jesus disse: “Quando o filho do homem vier, achará fé na terra?”. Se fosse hoje ele diria: “Quando o filho do homem vier, restará uma terra?”



Paz á todos” Ronaldo



Um comentário:

  1. Bom, ha algum tempo tenho lido artigos teus tanto aqui no blog e facebook. em muitas coisas sou de acordo e outras nao, mas o que me tras aqui nao e' isso. Meu caro ao usares a "bribrilia" para falares de ecologia nao estaras a incorrer no mesmo erro que o Rubens???? quando ele fala dos iluminatis e nao olha para o que realmente nesse "caso" esta a acontercer com voces ai no Brasil?? Concordo plenamente com a tua postagem so acho que tirar um versiculozeco da bribria para chamares a atencao nao e' certo, pois pelo que eu ja li de ti "sabes e es melhor do que isso :)" . Continua nessa tua luta de conscencializar o teu povo pra pensar ecologico, mas evita puxar a bribria para isso pois ela "pra nada de bom serve". Um abraco

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...