O SERVO SOFREDOR
Em Isaías 53, há um oráculo de um servo sofredor que os cristãos historicamente
atribuem á Jesus e o judaísmo á Israel. De quem Isaías estava falando afinal?
Na verdade, o profeta Isaías se referiu em várias outras passagens de
seu livro ao servo como sendo Israel:
"Você, porém, ó Israel meu servo,
Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, Meu amigo, Eu os tirei dos
confins da terra, de seus recantos mais distantes Eu os chamei. Eu disse: Você
é Meu servo; Eu o escolhi e não o rejeitei." (Isaías 41:8-9)
"Mas escute agora, Jacó, Meu servo
Israel, a quem escolhi."
(Isaías 44:1)
"Lembre-se disso, ó Jacó, pois você é
Meu servo, ó Israel. Eu o fiz, você é Meu servo; ó Israel, Eu não o
esquecerei." (Isaías 44:21)
"Por amor de Meu servo Jacó, de Meu
escolhido Israel, Eu o convoco pelo nome e concedo-lhe um título de
honra, embora você não Me reconheça." (Isaías 45:4)
"Deixem a Babilônia, fujam do meio dos babilônios! Anunciem isso
com gritos de alegria e o proclamem. Enviem-no aos confins da terra; digam:
"O Eterno resgatou Seu servo Jacó".
(Isaías 48:20)
"Ele me disse: Você é Meu servo, Israel,
em quem mostrarei o meu esplendor". (Isaías 49:3)
O que acontece é que os cristãos, para responder a uma questão histórica
dos judeus, começaram a aplicar esse oráculo á Jesus. Os judeus sempre disseram
que o messias deveria ser rei em Israel e não tem nenhuma profecia que dizia
que o messias seria morto e crucificado. Por isso os cristãos desenvolveram o
entendimento de que o messias estaria cumprindo um oráculo de Isaías, o do
servo rejeitado que sofre.
Mas as profecias diziam que o servo seria Rei em Israel, logo, não teria
como conciliar duas profecias antagônicas, a de que o servo seria rei e
rejeitado ao mesmo tempo. Uma profecia da escritura não pode contradizer outra,
senão Deus seria um bipolar esquizofrênico. Lembrando da regra que diz:
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular
interpretação. 2 Pedro 1:20
Exemplo de controvérsia cristã:
Jerusalém seria destruída em Lucas 21 e os judeus levados cativos:
"E cairão ao fio da espada, e
para todas as nações serão levados cativos;
e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se
completem" Lucas 21:24
Jerusalém seria protegida por Deus em Zacarias 12 e seus habitantes
protegidos por Deus:
"Naquele dia o Senhor protegerá os
habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será
como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante
deles" Zacarias 12:8
Ou Jerusalém seria protegida ou destruída, assim como seus habitantes.
Mas mesmo assim, mesmo com contextos diferentes, os cristãos aplicam os dois
oráculos ao retorno de Jesus.
E o mesmo acontece com o oráculo do servo, onde os cristãos tentam
conciliar duas profecias antagônicas, a de que o messias seria Rei conforme
vimos acima, e a de que ele seria rejeitado.
O oráculo do servo de Isaías na verdade são quatro, chamados de quatro
cantos do servo.
QUATRO CANTOS DO SERVO
Isaías 42 ,9
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Isaías 49 1,6
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Isaías 50
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Isaías 53 1,12
|
Eis aqui o meu servo, a
quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu
espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça. A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei. Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela. Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios. Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir. Isaías 42:1-9 |
Ouvi-me, ilhas, e
escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as
entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.
E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava; E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado. Porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus. E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força. Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. Isaías 49:1-6 |
O Senhor DEUS me deu
uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao
que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para
que ouça, como aqueles que aprendem.
O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retirei para trás. As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam. Porque o Senhor DEUS me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei envergonhado. Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim. Eis que o Senhor DEUS me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles como roupas se envelhecerão, e a traça os comerá. Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus. Eis que todos vós, que acendeis fogo, e vos cingis com faíscas, andai entre as labaredas do vosso fogo, e entre as faíscas, que acendestes. Isto vos sobrevirá da minha mão, e em tormentos jazereis. Isaías 50:4-11 |
Quem deu crédito à
nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:1-12 |
Isaías 42, 1-(4)9 49,1-6 50, 4-9 (10-11) 52,13 a 53, 12
E todos os sentidos se aplicam á Israel, o servo sofredor. Servo é uma
referência ao povo santo, separado para servir ao Deus de Israel, e sofredor,
porque essa missão acarretaria sofrimentos, conforme vocês podem ver no vídeo.
O servo tem sua pregação rejeitada, o que só ocorre com os judeus, que
são e sempre foram rejeitados pelos povos. Enquanto que a mensagem de Jesus não
só foi bem aceita como se espalhou no mundo todo. O cristianismo é uma das
maiores religiões do mundo e se somarmos ao islã que também acredita que jesus
foi o messias, temos dois terços do planeta.
Quem deu crédito à nossa (PLURAL)
pregação? Isaías 53:1
Entre a pregação de Jesus (EVANGELHO)
e dos judeus (TORAH) , quem foi aceito
nos últimos milênios? Quem sofreu perseguição, os cristãos ou os judeus? Porque
segundo o novo testamento a mensagem de jesus foi bem aceita por todos:
E correu dele esta fama
por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.
E foi isto notório por
toda a Jope, e muitos creram no Senhor.
E muitos ali creram
nele.
E muitos mais creram
nele, por causa da sua palavra.
E correu dele esta fama
por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.
Mas digo: Porventura não
ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles,E as suas
palavras até aos confins do mundo.
Jesus não foi rejeitado, exceto por alguns judeus. E mesmo assim sua
rejeição não foi porque ele servia á Deus, foi porque ele não cumpriu as
profecias do velho testamento acerca do messias.
Então analisando dentro do contexto e da história do povo judeu, vemos
que eles sempre tiveram a mensagem rejeitada, eles foram desprezados e muitas
vezes levados como ovelhas ao matadouro:
Quem deu crédito à nossa pregação (Torá)? E a
quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como
renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca (ISRAEL);
não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência
nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os
homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os
homens escondiam o rosto, era desprezado,
e não fizemos dele caso algum Verdadeiramente ele tomou sobre si as
nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por
aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi
ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das
nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas
pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um
se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de
nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha
muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida?
Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele
foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua
morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a
sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade (descendentes) , prolongará os seus dias; e o
bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua
alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo,
justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe
darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto
derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele
levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores
Isaías 53:1-12
Primeiro vídeo sobre o tema:
Isaías 53, o servo sofredor
Isaías 53, o servo sofredor
Segundo vídeo explicando o conceito de servo sofredor,dividido em quatro partes devido á limitação do blog de no máximo 100 mb:
Servo sofredor - parte 1 - Egito e Babilônia
Servo sofredor - parte 2 - Grécia e Roma
Servo sofredor - parte 1 - Egito e Babilônia
Servo sofredor - parte 3 - Da idade média ao Nazismo
Servo sofredor - parte 4 - Sionismo e o futuro
Servo sofredor - parte 4 - Sionismo e o futuro
Como vemos dentro do conceito, é Israel.
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ResponderExcluirOla Ronaldo essa traducao de Isaias que você usou, não esta correta, e é adulterada, veja como esta em Hebraico!
Isaias 53.1 מִ֥י הֶאֱמִ֖ין לִשְׁמֻעָתֵ֑נוּ וּזְר֥וֹעַ יי עַל־מִ֥י נִגְלָֽתָה׃
Quem acreditou no relato (que ouvimos)? E o braço do Eterno, sobre quem foi revelado?
53.2 וַיַּ֨עַל כַּיּוֹנֵ֜ק לְפָנָ֗יו וְכַשֹּׁ֙רֶשׁ֙ מֵאֶ֣רֶץ צִיָּ֔ה לֹא־תֹ֥אַר ל֖וֹ וְלֹ֣א הָדָ֑ר וְנִרְאֵ֥הוּ וְלֹֽא־מַרְאֶ֖ה וְנֶחְמְדֵֽהוּ׃
E ele subiu como lactente diante dEle e como raiz de uma terra seca, não há forma para ele, nem beleza; e o víamos e não era agradável à vista para que desejássemos.
53.3 נִבְזֶה֙ וַחֲדַ֣ל אִישִׁ֔ים אִ֥ישׁ מַכְאֹב֖וֹת וִיד֣וּעַ חֹ֑לִי וּכְמַסְתֵּ֤ר פָּנִים֙ מִמֶּ֔נּוּ נִבְזֶ֖ה וְלֹ֥א חֲשַׁבְנֻֽהוּ׃
Era desprezado e abandonado dos homens, um homem de dores e familiarizado com a dor; e como alguém de quem se esconde o rosto, era desprezado e não pensávamos nele.
53.4 אָכֵ֤ן חֳלָיֵ֙נוּ֙ ה֣וּא נָשָׂ֔א וּמַכְאֹבֵ֖ינוּ סְבָלָ֑ם וַאֲנַ֣חְנוּ חֲשַׁבְנֻ֔הוּ נָג֛וּעַ מֻכֵּ֥ה אֱלֹקִים וּמְעֻנֶּֽה׃
Portanto nossas queixas ele tem suportado, e nossas dores ele carregou, e e ainda assim, foi tocado, e atingido por Deus e afligido.
53.5 וְהוּא֙ מְחֹלָ֣ל מִפְּשָׁעֵ֔נוּ מְדֻכָּ֖א מֵעֲוֹנֹתֵ֑ינוּ מוּסַ֤ר שְׁלוֹמֵ֙נוּ֙ עָלָ֔יו וּבַחֲבֻרָת֖וֹ נִרְפָּא־לָֽנוּ׃
E ele foi ferido pelas nossas transgressões, e oprimido pelas nossas iniquidades (o que é contra a Torah); a instrução da nossa paz, e nas suas hematomas somos sarados.
53.6 כֻּלָּ֙נוּ֙ כַּצֹּ֣אן תָּעִ֔ינוּ אִ֥ישׁ לְדַרְכּ֖וֹ פָּנִ֑ינוּ וַֽיי הִפְגִּ֣יעַ בּ֔וֹ אֵ֖ת עֲוֹ֥ן כֻּלָּֽנוּ׃
Todos nós como recanho desgarrado, todos sequiando seu próprio caminho se voltamos; e o Eterno trouxe sobre ele a iniquidade de todos nós.
53.7 נִגַּ֨שׂ וְה֣וּא נַעֲנֶה֮ וְלֹ֣א יִפְתַּח־פִּיו֒ כַּשֶּׂה֙ לַטֶּ֣בַח יוּבָ֔ל וּכְרָחֵ֕ל לִפְנֵ֥י גֹזְזֶ֖יהָ נֶאֱלָ֑מָה וְלֹ֥א יִפְתַּ֖ח פִּֽיו׃
Foi oprimido, se humilhou e não abriu sua boca. Como cordeiro que será levado ao abate, e como ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, e não abrirá sua boca.
53.8 מֵעֹ֤צֶר וּמִמִּשְׁפָּט֙ לֻקָּ֔ח וְאֶת־דּוֹר֖וֹ מִ֣י יְשׂוֹחֵ֑חַ כִּ֤י נִגְזַר֙ מֵאֶ֣רֶץ חַיִּ֔ים מִפֶּ֥שַׁע עַמִּ֖י נֶ֥גַע לָֽמוֹ׃
Pela opressão e pelo julgamento ele foi levado, e à sua geração quem declarará? Pois foi tirado da terra dos vivos, pela transgressão de meu povo foi atingido.
53.9 וַיִּתֵּ֤ן אֶת־רְשָׁעִים֙ קִבְר֔וֹ וְאֶת־עָשִׁ֖יר בְּמֹתָ֑יו עַ֚ל לֹא־חָמָ֣ס עָשָׂ֔ה וְלֹ֥א מִרְמָ֖ה בְּפִֽיו׃
E Ele deu com os maus seu túmulo, e com o rico nas mortes dele; não fez violência, nem engano há em sua boca.
53.10 וַיי חָפֵ֤ץ דַּכְּאוֹ֙ הֶֽחֱלִ֔י אִם־תָּשִׂ֤ים אָשָׁם֙ נַפְשׁ֔וֹ יִרְאֶ֥ה זֶ֖רַע יַאֲרִ֣יךְ יָמִ֑ים וְחֵ֥פֶץ יי בְּיָד֥וֹ יִצְלָֽח׃
E o Eterno teve agrado em oprimi-lo e colocou dor. Quando faz oferta pela culpada (asham) de sua alma, verá sua descendência e se prolongarão seus dias; e o prazer do Eterno prosperará em sua mão.
53.11 מֵעֲמַ֤ל נַפְשׁוֹ֙ יִרְאֶ֣ה יִשְׂבָּ֔ע בְּדַעְתּ֗וֹ יַצְדִּ֥יק צַדִּ֛יק עַבְדִּ֖י לָֽרַבִּ֑ים וַעֲוֹנֹתָ֖ם ה֥וּא יִסְבֹּֽל׃
Do angustia de sua alma verá, e se fartará. E pelo seu conhecimento, Meu servo justo justificará a muitos; e seus pecados ele tolerará (carregará).
53.12 לָכֵ֞ן אֲחַלֶּק־ל֣וֹ בָרַבִּ֗ים וְאֶת־עֲצוּמִים֮ יְחַלֵּ֣ק שָׁלָל֒ תַּ֗חַת אֲשֶׁ֨ר הֶעֱרָ֤ה לַמָּ֙וֶת֙ נַפְשׁ֔וֹ וְאֶת־פֹּשְׁעִ֖ים נִמְנָ֑ה וְהוּא֙ חֵטְא־רַבִּ֣ים נָשָׂ֔א וְלַפֹּשְׁעִ֖ים יַפְגִּֽיעַ׃
Portanto sera dividido entre os grandes e os fortes, repartirá os espólios de guerra. Porque à morte derramou sua alma, e entre os transgressores foi contado; e ele carregou o pecado de muitos, e pelos pecadores intercederá.
Veja que o Hebraico difere muita da tradução que você postou, outro caso e que o Servo sofredor faz expiação pelo próprio pecado, expiação de Asham. E NT diz que Jesus nunca pecou, outra palavra que não aparece e doenças ou enfermidades, mas sim dores e aflições. Quando deparamos com texto Hebraico se acha facilmente as adulterações tendenciosas das traduções crista. Isaias 53 não e um texto messiânico, e sim uma profecia poética sobre Israel na diaspora. Abraços
ME EXPLIQUE: COMO ISRAEL PODE LEVAR O PECADO DO PRÓPRIO ISRAEL E SER EXPIAÇÃO PELO PECADO? COMO PODE SER CONSIDERADO JUSTO E INOCENTE, SENDO QUE INCONTÁVEIS VEZES VEMOS O SENHOR REPREENDÊ-LO POR TER CAÍDO EM INÚMEROS PECADOS DE PROSTITUIÇÃO, IDOLATRIA, ETC ETC?? COMO PODE UM POVO PECADOR SER OFERECIDO COMO OFERTA PELO PECADO SENDO QUE NA PRÓPRIA LEI JUDAICA CONSIDERA-SE QUE APENAS UM SER PERFEITO E SEM MANCHA (REPRESENTADO PELO CORDEIRO) PODE EXPIAR PECADOS?
ResponderExcluir"Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos." ENTÃO "TODOS NÓS" SE REFERE A QUEM NESSA PASSAGEM? NÃO É O POVO? E O SENHOR FEZ CAIR SOBRE ELE (O POVO) A INIQUIDADE DO PRÓPRIO POVO? SINCERAMENTE NÃO FAZ SENTIDO... A MINHA PERGUNTA CENTRAL MEDIANTE A TUDO ISSO QUE EU FALEI É: COMO PODE O POVO PECADOR EXPIAR O PECADO DO PRÓPRIO POVO PECADOR?
A PAZ, E OBRIGADA.
Pessoas inocentes em uma cobrança coletiva pode ser envolvidos também a cobrança, por erros que não cometeu, a vezes que o inocente paga pelo erro dos outros mais isso não o faz culpado.
ExcluirUma pessoas que pratica a Justiça com o simples exemplo de seu caminhar pode auxiliar pessoas que erram apenas com seu bom testemunho.
Débora, eu te respondo. Simplesmente porque os justos de Israel representam o Servo de Deus, isto é, o Israel ideal. Os justos sofrem junto com todo o restante do povo. É isso.
ExcluirSou cristão mas, reconheço que nas bíblias, a tradução para virgem em Isaías 7.14 no original hebraico é Almah que significa jovem no original hebraico.
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ResponderExcluirRonaldo vc pode me passar o seu contato telefônico?
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