Analise das escrituras, traduções e elementos pagãos colocados posteriormente no cristianismo. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" Jo8,32
▼
domingo, 14 de junho de 2020
Bezerros de ouro, reais?
TEVE MESMO UM BEZERRO DE OURO?
Todos conhecem a passagem dos bezerros de ouro. Moisés sobe o monte e permanece lá por quarenta dias, enquanto o povo faz dois bezerros de ouro.
O autor do ebook (que contexta a bíblia) afirma que o deus de Israel era o deus touro dos cananeus, associado a Baal, afirma que Aarão fez dois bezerros de ouro por ser essa a representação original do deus Israelita e porque segundo o texto Arão afirma que aqueles bezerros eram o deus de Israel:
"E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao Senhor"
Êxodo 32:5
Já que eu estou analisando o entendimento de Josefo, o que Josefo falou sobre esses bezerros?
Resposta: Não falou:
114. Êxodo 24. Algum tempo depois, Moisés voltou ao monte, subiu-o à vista de todo o povo e lá ficou quarenta dias. Essa demora os pôs em grande pena, e a dúvida de que algum mal lhe tivesse acontecido era a causa principal de seu sofrimento. Cada qual falava a seu modo: os que não o estimavam diziam que animais ferozes o haviam devorado, outros imaginavam que Deus o havia levado consigo e os mais sensatos
hesitavam entre as duas opiniões, considerando numa a desgraça que pode ocorrer a todos os homens e consolando-se à vista da outra, que lhes parecia mais conforme à virtude de Moisés. Porém, na dúvida de nunca mais poderem contar com tal chefe e tão poderoso protetor, viram-se em extrema aflição, porque não viam esperança alguma que lhes mitigasse os temores. Mas não ousaram levantar acampamento, porque Moisés lhes havia ordenado que esperassem naquele lugar. Ele voltou, por fim, depois de quarenta dias, sem ter sido alimentado por comida humana durante todo esse tempo. A presença dele encheu o povo de alegria. Moisés falou lhes do cuidado que Deus continuava a ter para com eles e informou-os que Ele havia
ordenado, no que se refere à maneira como deviam agir para viver em perfeita felicidade, que construíssem um tabernáculo, ao qual Ele desceria algumas vezes. Eles deveriam levá-lo consigo, a fim de não serem mais obrigados a consultar a Deus no monte Sinai, porque quando Ele estivesse no Tabernáculo receberia ali os votos do povo e ali lhes escutaria as orações. Moisés ensinou-os, segundo o que o próprio Deus lhe havia manifestado, como Ele queria que se construísse o Tabernáculo, que era como um Templo portátil, e exortou-os a não perderem tempo em construí-lo. Apresentou-lhes em seguida duas tábuas, nas quais
Deus havia gravado com as próprias mãos os Dez Mandamentos de que acima falamos, estando cinco em cada tábua.
Estranho não? Segundo Josefo o povo até se alegrou ao ver Moisés e imediatamente começaram a construir um tabernáculo para Deus.
Já na narrativa bíblica, há mortes por causa do bezerro. Mas, quando Jeroboão faz o mesmo, dois bezerros de ouro, não acontece nada e ainda se origina todo um culto idolatra no reino do norte, Samaria, que ficou conhecido como o pecado de Jeroboão:
"E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi. Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá. Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã. E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro"
1 Reis 12:26-30
"O teu bezerro, ó Samaria, te rejeitou; a minha ira se acendeu contra eles; até quando serão eles incapazes da inocência? Porque isso vem de Israel, um artífice o fez, e não é Deus; mas em pedaços será desfeito o bezerro de Samaria"
Oséias 8:5,6
"Os moradores de Samaria serão atemorizados pelo bezerro de Bete-«ven; porque o seu povo se lamentará por causa dele, como também os seus sacerdotes idólatras que nele se regozijavam, por causa da sua glória, que se apartou dela"
Oséias 10:5
Jeroboão não conhecia a história de Moisés? E Josefo?
Bezerro
Touros eram associados a cultos cananeus, cujos deuses geralmente tinham essa representação, como Baal por exemplo. Moloque também era representado com chifres e temos também o boi Ápis do Egito.
Muitos comentadores acreditam que Jeroboão não tinha a intenção de representar o deus de Israel como touros, mas a intenção de fazer um culto rival adotando uma divindade pagã, uma vez que em sua época, cultos pagãos vizinhos já se infiltravam dentre o povo.
A frase dita por Jeroboão, "Estes são os deuses que te fizeram subir da terra do Egito" demonstra que o povo não tinha uma concepção antropomórfica de deus e Jeroboão se aproveitou disso para convence-los de que aqueles bezerros eram a imagem de deus, logo, a história de Moisés fica sem sentido algum aqui.
Então enquanto o reino do sul tinha a arca da aliança, o reino do norte uma representatividade de deus. Enquanto o reino do sul tinha o templo como local de adoração o reino do norte tinha o monte Gerizim, onde foram erguidos altares.
Já a saga de Moisés, muitos críticos textuais acreditam ser uma construção posterior, o que explicaria o fato tanto de Josefo quanto do povo da época de Jeroboão desconhence-la.
Comentário da bíblia de Jerusalém:
A bíblia de genebra inclusive comenta o contraste dessa passagem com a fidelidade do povo ao testemunhar as maravilhas de Deus o que confirma a tradição judaica de revelação nacional:
"E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo"
Êxodo 14:31
Então essa mudança de comportamento fica meio brusca e sem sentido. Também é forçoso acreditar que no meio do deserto, aos pés de um monte e em apenas quarenta dias os Israelitas tivesse conseguido fazer duas imagens esculpidas com o ouro de objetos pessoais e indenização do Egito.
Outro ponto controverso seria os descendentes de Arão terem sido escolhidos para o sacerdócio após isto.
O que Josefo disse sobre Jeroboão
Jeroboão mandou construir um palácio em Siquém, onde estabeleceu residência, e um outro na cidade de Fanuel. A festa dos Tabernáculos aproximava-se, e ele pensou que, se permitisse aos seus súditos ir celebrá-la em Jerusalém, a majestade das cerimônias e do culto que se prestava a Deus no Templo os levaria a se arrepender de tê-lo escolhido para seu rei. E, se eles o abandonassem para obedecer a Roboão, ele perderia não somente a coroa, mas correria o risco de perder também a vida. Para remediar esse mal que ele tanto motivo tinha para temer, mandou construir dois templos: um na cidade de Betei e outro na de Dã, que fica perto da nascente do Pequeno Jordão, e mandou fazer dois vitelos de ouro, os quais colocou nos templos. Reuniu em seguida as dez tribos e falou-lhes: "Meus amigos, creio que não ignorais que Deus está presente em toda parte, e assim não há lugar onde Ele não possa ouvir as orações e escutar os votos daqueles que o invocam.
Por isso não acho conveniente que, para adorá-lo, vos deis ao trabalho de ir a Jerusalém, que está tão longe
e que nos é inimiga. Aquele que construiu o Templo era um homem como eu, e então mandei fazer e consagrar a Deus dois bezerros de ouro, um dos quais foi colocado na cidade de Betei e outro na de Dã, a fim de que, conforme estiverdes mais próximos de uma ou de outra dessas duas cidades, possais ir até lá prestar as vossas homenagens a Deus.
Não vos faltarão sacerdotes e levitas. Eu os escolherei dentre vós mesmos, sem que para isso tenhais de recorrer à tribo de Levi e à descendência de Arão. E aqueles que desejarem ser recebidos para desempenhar essas funções só terão de oferecer a Deus em sacrifício um vitelo e um carneiro, da mesma maneira como se diz que Arão fez ao ser nomeado sacerdote".
Eis o modo como Jeroboão, nomeado sacerdote, enganou o povo que a ele se havia submetido e o levou a abandonar a lei de Deus e a religião de seus antepassados. Isso foi a causa dos males que os hebreus sofreram depois e da escravidão a que se encontraram reduzidos após terem sido derrotados por nações estrangeiras, como diremos a seu tempo.
O profeta
Mandou fazer um altar em frente ao bezerro de ouro, pretendendo ele mesmo exercer o cargo de sumo sacerdote. Subiu ao altar acompanhado pelos sacerdotes que ele mesmo havia escolhido. Porém quando ia oferecer vítimas em holocausto, na presença de todo o povo, um profeta enviado por Deus de Jerusalém, chamado Jadom, lançou-se no meio da multidão e, voltado para o altar, falou tão alto que o rei e todos os presentes puderam ouvir: "Altar, altar, eis o que diz o Senhor: Um príncipe virá da família de Davi, de nome Josias, e imolará nesse mesmo altar todos os falsos sacerdotes que ainda estiverem vivos e queimará os ossos dos que já tiverem morrido, pois eles enganam o povo e o levam à impiedade. Para que ninguém duvide da veracidade de minha profecia, vede o seu efeito neste mesmo instante: este altar ficará em pedaços, e a gordura dos animais, de que está coberto, será espalhada por terra".
Tais palavras deixaram Jeroboão tão encolerizado, que ele ordenou que prendessem o profeta. Estendeu a mão para dar a ordem, mas não a pôde recolher porque naquele instante ela ficou seca, como morta. O altar quebrou-se em vários pedaços, e os holocaustos que estavam sobre ele caíram por terra, segundo anunciara o homem de Deus. Jeroboão, não podendo mais duvidar de que Deus falara pelo profeta, rogou a este que pedisse a sua cura. Ele o fez, e a mão recobrou o movimento, como antes. Jeroboão ficou tão contente que pediu ao profeta que ficasse e assistisse ao banquete. Ele, porém, recusou o convite, dizendo que Deus o havia proibido de pôr o pé no palácio, de comer o pão e beber a água daquela cidade e que lhe ordenara expressamente que voltasse por um caminho diferente daquele pelo qual tinha vindo. A recusa do profeta aumentou ainda mais o respeito de Jeroboão por ele.
Argumentos dos que defendem essa tese:
Todos relatos que mostram a ligação prévia dos israelitas com Yahveh poderão ser pura ficção, porque:
- Se em Jerusalém já fosse praticado o culto a Yahveh, os bezerros de ouro não seriam uma alternativa, porque o culto de Yahveh é adverso ao uso de ídolos;
- Se Jeroboão tivesse em mente uma alternativa para que o povo não se deslocasse a Jerusalém, teria construido um templo para esse mesmo culto de Yahveh no território do norte de Israel;
Ou, então, Yahveh seria, nesse tempo, adorado sob a forma de um bezerro de ouro e a proibição da adoração de imagens esculpidas ainda não fazia sentido.
Resposta
A maioria dos críticos acredita que a proibição de êxodo 20, a formula de êxodo 34 seria mais antiga:
"Não te farás deuses de fundição"
Êxodo 34:17
"Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam"
Êxodo 20:3-5
Note que não se encaixa com os versículos anteriores:
"E disse-lhe o Senhor: Vai, desce; depois subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não traspassem o termo para subir ao Senhor, para que não se lance sobre eles. Então Moisés desceu ao povo, e disse-lhe isto.(Êxodo 19:24,25) Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:(Êxodo 20:1)
Perceberam a interrupção no texto? Note os versículos seguintes:
"E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos"
Êxodo 20:18,19
E a de êxodo 20 parece ter sido tomada de deuteronômio 5 que é anterior:
"Não terás outros deuses diante de mim; Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam"
Deuteronômio 5:7-9
Então a proibição original seria a de fazer imagens de deuses como baal, moloque, etc.... E após Jeroboão ter convencido os habitantes da Samaria de que os bezerros eram seus deuses a proibição se transformou em qualquer tipo de imagem de escultura.
Tanto que Josefo apenas diz de forma resumida que a proibição era a de se fazer imagens de animais:
"Não se deve adorar a imagem de animal algum"
Portanto a narrativa de gênesis pode ter passado por uma redação posterior.
Então utilizar-se dessa passagem dos bezerros de ouro para dizer que o EL dos hebreus era um touro, é tomar a literalidade do texto, ignorando esses pormenores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário