sexta-feira, 9 de julho de 2021

O nascer de novo

 Nascer de novo 

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito" 

João 3:3-8 

  

  

  

Jesus está falando de reencarnação ou renascimento espiritual?  

O termo nascer de novo é gennethe anothén (γεννηθῇ ἄνωθεν) isto é nascido do alto. 

  

O termo anothen também pode significar de novo, mas geralmente é o alto: 

  

"E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;" 

Mateus 27:51 

  

E no próprio contexto o autor utilizou novamente a mesma palavra: 

  

"Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos" 

João 3:31 

  

Mesmo se o termo for de novo, teremos algumas problemáticas se tomarmos isso como reencarnação. 

 

  • Tanto na fala de Nicodemos quanto na resposta de Jesus, eles estão se referindo a pessoas vivas, ou seja, o nascer de novo seria ainda em vida: 

 

“Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 
 
João 3:2,3 

 

  • Na pergunta de Nicodemos ao não entender o nascer de novo Jesus não se refere a morrer primeiro, ele se refere a água e espírito se referindo a batismos: 

 

“Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito” 
 
João 3:4-8 

  

“Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava 
 
João 3:22 

 

  • O reino de Deus segundo o novo testamento já estava presente: 

 

“E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. 
Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.” 
 
Lucas 17:20,21 

 

“Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei: Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós.” 
 
Lucas 10:10,11 

 

Então uma pessoa teria que reencarnar para ver esse reino de Deus que eles anunciavam? 

 

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus 
 
João 3:3 

 

  • Na própria resposta de Jesus a Nicodemos ele esclarece que nascer de novo é do espírito, logo, não faria sentido ser uma reencarnação porque numa reencarnação se adquire um novo corpo: 

 

“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” 
 
João 3:6-8 

Nenhum comentário:

Postar um comentário