sexta-feira, 16 de julho de 2021

Parábola das dez virgens

 


A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS


"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir"

Mateus 25:1-13


 


Na bíblia uma aliança ou pacto é como um casamento, pois é uma aliança entre Deus e os homens. No velho testamento Deus era o esposo e Israel a noiva:


"Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que farei cessar, neste lugar, perante os vossos olhos, e em vossos dias, a voz de gozo e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa"

Jeremias 16:9


"Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus"

Isaías 62:5


"Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias"

Isaías 61:10


"Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra"

Isaías 54:5


E no entendimento dos autores do novo testamento Jesus veio fazer uma nova aliança cumprindo um oráculo de Jeremias. Só que jeremias disse que essa aliança seria com as duas casas, a de Israel e Judá:


"Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor"

Jeremias 31:31,32


O reino de Israel era formado por doze tribos, e depois foi dividido em dois reinos, o reino do norte, Israel e o reino do sul Judá:

 


O reino do norte e suas dez tribos foram dispersadas pelos Assirios, e o reino do sul e suas duas tribos pelos Babilônicos. Quando os judeus retornam, a tribo que predomina em membros é a tribo de Judá, seguida por Benjamim, daí vem o nome popular de Judeus. Apesar de membros de outras tribos também terem retornado, muitos judeus dispersos ficam em outros lugares e dai surge o mito das tribos perdidas.


Jesus segundo o novo testamento faz sua pregação na judeia, mas ele entende que se a nova aliança seria com as duas casas, ele teria que atingir também esses judeus da diáspora, as chamadas ovelhas perdias da casa de Irael:


"E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel"

Mateus 15:24


"Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;"

Mateus 10:6


"Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor"

João 10:16


Então jesus prega uma nova aliança na Judeia (Judá/Benjamin) mas ordena a seus apóstolos que preguem aos judeus da diáspora (dez tribos), as ovelhas perdidas para depois que todos receberem a palavra, ele poder finalizar as bodas, o casamento.


Então as dez virgens, simbolizam as dez tribos dispersas. Virgem é um simbolismo de quem não se contaminou com idolatria: 


"Portanto, assim diz o Senhor: Perguntai agora entre os gentios quem ouviu tal coisa? Coisa mui horrenda fez a virgem de Israel"

Jeremias 18:13


"Foste como a mulher adúltera que, em lugar de seu marido, recebe os estranhos"

Ezequiel 16:32


O azeite simbolisa unção. Então os apóstolos pregariam na diáspora aos judeus que se mantiveram fieis, as dez virgens. Os que ouvissem e se mantivessem fiéis a Deus estaria ungidos com azeite. Os que não ouvissem não estariam prontos para as bodas, isto é o casamento, aliança:


"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou"

Apocalipse 19:7


Nenhum comentário:

Postar um comentário