HERESIA
Heresia (αἵρεσις) significa escolha, opção, e é um termo com origem no termo grego haíresis. Heresia ocorre quando alguém tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religião, sendo assim quem pratica heresia, é considerado um herege.
Encontra sua fonte original no latim tadío como haeretĭcus, sobre a raiz no grego como hairetikós, limitando-se à idéia de tomar uma decisão no pensamento e/ou agir por conta própria em relação a uma ordem estabelecida. A valorização da conotação religiosa que o termo apresenta hoje difere do significado profano original devido a um processo de sacralização.
Se nos basearmos em suas raízes, o termo denota a opção escolhida por um indivíduo ou grupo que o separa da crença estabelecida pelo cânone primordial que reina em uma doutrina ou grupo de crenças.
A conotação de traição, blasfêmia ou injuria que emerge do termo em os dias contemporâneos, se deve ao peso da valoração que recai sobre sua concepção perante o uso recriminativo apontado pelos dogmáticos ou representantes ortodoxos de uma crença, especialmente á aqueles que por decisão não cumprem plenamente ou se distanciam dos fundamentos doutrinários da cultura ou religião.
É importante enfatizar que o sentido original se inclina para a conotação da escolha voluntária, e não pela perspectiva da apostasia.
Desses primeiros concílios, vários sacerdotes-filósofos, como Santo Agostinho, Abelardo, Santo Tomás, entre muitos outros, dedicaram algumas de suas obras para combater tendências heréticas, como o Arianismo e o Maniqueísmo.
Outro ponto de inflexão é encontrado no Tribunal da Sacra Congregação da Romana e Universal Inquisição, mais conhecido como Santo Ofício ou Sagrada Inquisição, onde, nos séculos XV e XVI, atacaram as crenças e cultos não-cristãos, principalmente na Península Ibérica do Renascimento, cujos efeitos devastadores se espalharam para as colônias do novo mundo, capturando, processando e muitas vezes aniquilando aqueles considerados hereges.
Seita em atos
"E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja"
Atos 5:17
"Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés"
Atos 15:5
"Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos"
Atos 24:5
"Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas"
Atos 24:14
"Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu"
Atos 26:5
"No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela"
Atos 28:22
heresia entre vós
"E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós"
1 Coríntios 11:19
Do que Paulo esta falando aqui?
"Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio"
1 Coríntios 11:18
Uso negativo só aparece duas vezes no novo testamento:
"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias"
Gálatas 5:19,20
"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição"
2 Pedro 2:1
logo o termo heresia é escolha, opinião ou seita, isto é, um segmento religiosos diferente. Um é herege para o outro e vice versa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário