terça-feira, 24 de agosto de 2021

Problemáticas de Marcos

 PROBLEMÁTICAS DE MARCOS 

Marcos conforme vimos é o evangelho mais antigo e pode ter sido umas fontes de Mateus e Lucas. Muitos acreditam que Marcos foi uma testemunha ocular e que estava escrevendo uma história real. Mas será que foi mesmo? Será que o autor conhecia a Torá e a cultura judaica da época? Vamos analisar: 

 

O autor não se identifica, portanto, é mais um evangelho anônimo. 

 

Marcos conhecia os profetas? 

Marcos começa descrevendo João Batista: 

 

“Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo (mensageiro) ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti” 
 
Marcos 1:2 

 

 

Marcos está provavelmente citando Malaquias, mas o problema é que este versículo é considerado um acréscimo: 

 

Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; 
 
Malaquias 4:5 

 

Podemos até ver outro versículo de Malaquias, mas este mensageiro se refere a Levi e a purificação do templo: 

Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. 
 
Malaquias 3:1 

Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o Senhor dos Exércitos. 
 
Malaquias 2:4 

 

Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos. 
Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. 
 
Malaquias 2:7,8 

 

Em seguida ele cita Isaías: 

 

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas” 
 
Marcos 1:3 

 

Mas Isaías está se referindo de forma alegórica a Israel: 

Tu, ó Sião, que anuncias boas novas, sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus” 
 
Isaías 40:9 

 

Depois ele descreve João Batista: 

E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre” 
 
Marcos 1:6 

 

 

O problema é que um dos últimos profetas Zacarias, já havia profetizado o fim do período profético antes de Cristo: 

 

“E acontecerá naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espírito da impureza. E acontecerá que, quando alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás, porque falaste mentira em nome do Senhor; e seu pai e sua mãe, que o geraram, o traspassarão quando profetizar” 
 
Zacarias 13:2,3 

 

Tanto que O livro de Macabeus atesta isso em dois lugares: 

  

“... e tomaram a excelente resolução de demoli-lo, para que não recaísse sobre eles o opróbrio vindo da mancha dos gentios. Destruíram-no, portanto, e transportaram suas pedras a um lugar conveniente sobre a montanha do templo, aguardando a decisão de algum profeta a esse respeito.” (I Macabeus 4, 45-46) 

  

“A opressão que caiu sobre Israel foi tal, que não houve igual desde o dia em que tinham desaparecido os profetas.” (I Macabeus 9, 27). 

 

E o próprio profeta Zacarias menciona que quem vestisse manto de pelos para profetizarem estariam mentindo: 

 

“E acontecerá naquele dia que os profetas se envergonharão, cada um da sua visão, quando profetizarem; nem mais se vestirão de manto de pelos, para mentirem. Mas dirão: Não sou profeta, sou lavrador da terra; porque certo homem ensinou-me a guardar o gado desde a minha mocidade. 
 
Zacarias 13:4,5 

 

  • Marcos não sabia dessas profecias?  

  • Não sabia do fim do período profético? 

  • Ao menos conhecia a história dos Macabeus? 

 

 

Marcos então diz que João batizava para remissão dos pecados: 

 

“Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados 
 
Marcos 1:4 

 

E que foi morto por Herodes por causa de seu caso com sua cunhada: 

 

“Porquanto o mesmo Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto tinha casado com ela. Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão. E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia” 
 
Marcos 6:17-19 

 

Mas a história secular discorda. Josefo mencionou João Batista: 

 

“Alguns dos judeus pensaram que o exército de Herodes havia sido destruído por Deus e que esse era um castigo bem justo para vingar a morte de João, cognominado o Batista. Pois Herodes mandou que o matassem, embora João fosse um homem bom, tendo ensinado os judeus a cultivarem as virtudes, serem justos uns com os outros, piedosos para com Deus e virem juntos para o batismo. Ele ensinava que Deus aceitava o batismo contanto que não se submetessem a esse ato a fim de obter remissão de certos pecados, mas para a purificação do corpo, caso a alma já estivesse purificada pela justiça. E quando os outros se reuniram em torno dele (pois foram profundamente tocados quando ouviram suas palavras), Herodes receou que, sendo tão grande o poder de persuasão que João tinha sobre as pessoas, conduzisse o povo a uma insurreição, pois eles pareciam prontos a seguir seus conselhos; Herodes resolveu prendê-lo e matá-lo antes que provocasse qualquer tumulto, de forma que mais tarde ele tivesse que enfrentar uma revolta. Devido a essa suspeita de Herodes, João foi enviado preso a Maquero, a fortaleza que já mencionamos acima, tendo ali sido morto. Os judeus creram que foi para vingar a morte de João que o desastre se abateu sobre o exército, com Deus querendo infligir mal a Herodes.” 

 

Padrão cíclico 

E quando Marcos começa a narrar a história de Jesus, Marcos utiliza um padrão cíclico que não é muito comum em uma história real: 

 

        Tópico 

    Primeira vez 

  Segunda vez 

   Terceira vez 

Jesus ensina a beira mar 

Jesus conta quatro parábolas muito chatas... 
Na primeira parábola, os apóstolos dizem-lhe que não perceberam. Jesus responde que as parábolas são propositadamente ininteligíveis para que os "de fora" não as percebessem - e repreende-os por estes não a terem entendido (Marcos 4:11-13). 

Primeiro milagre da multiplicação dos pães 

Segundo milagre da multiplicação dos pães 

Atravessa o mar de barco 

Acalma a Tempestade - os discípulos ficam admirados mas não percebem quem ele é 

Anda sobre a água - discípulos não compreenderam isto nem o milagre da multiplicação dos pães 

Discípulos discutem por não terem pão – Jesus faz questão de apontar que eles são estúpidos, lembrando que ele fez, por duas vezes, o milagre de fazer aparecer comida 

Faz cura e exorcismos 

Endemoniados e porcos. 

A filha de Jairo que tem doze anos está doente 

Cura mulher que tem uma doença há doze anos 

A filha de Jairo que tem doze anos é curada 

 

 

Cura pessoas na região de Genesaré 

Vagueando e viajando 

Profeta sem honra 

Vagueando, percorre os povoados 

Narrativa sobre decapitação de João Baptista (as pessoas pensavam que Jesus era João Baptista ressuscitado, Elias ou outro qualquer profeta antigo) 

 

Vagueando, percorre os povoados 

Fariseus - pureza e alimentos puros 

 

A caminho de Cesareia de Filipe, Jesus pergunta aos discípulos quem o povo pensa que ele é. 

Os discípulos respondem: “João Baptista, Elias ou outro qualquer profeta antigo” 

 

 

 

Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. 
 
Marcos 1:4 

 

E logo o Espírito o impeliu para o deserto. 
 
Marcos 1:12 

 
Confissão do demônio 

E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou, 
Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. 
 
Marcos 1:23,24 

 

E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus. 
 
Marcos 3:11 

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonasporque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. 
 
Mateus 16:16,17 

 

“E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam 
 
Marcos 1:34 

 

Nova doutrina? 

Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele. 
E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! 
 
Marcos 1:26,27 

E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes. 
 
Mateus 12:27 

 

O leproso 

“E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, iradoestendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo. E, advertindo-o severamente, logo o despediu” 
 
Marcos 1:40-43 

 

A bíblia de Jerusalém comenta, que Marcos pode ter completado um relato mais antigo onde Jesus irado despede o leproso sem o curar.  Porque os leprosos eram proibidos de ficarem nas cidades: 

 

“Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo. Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial 
 
Levítico 13:45,46 

 

Na sequência Marcos coloca que Jesus o advertiu para não dizer nada a ninguém: 

 

“E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho” 
 
Marcos 1:44 

 

Sendo que nos versículos anteriores a cidade toda já sabia que ele fazia curas e milagres: 

 

“E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados. E toda a cidade se ajuntou à porta. E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam” 
 
Marcos 1:32-34 

 

“Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas, e a divulgar o que acontecera; de sorte que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele” 
 
Marcos 1:45 

 

O que faz Davi? 

“E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito? Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?” 
 
Marcos 2:23-26 

 

 

 

Então veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; e Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi, e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém contigo? 
E disse Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio, e me disse: Ninguém saiba deste negócio, pelo qual eu te enviei, e o qual te ordenei; quanto aos moços, apontei-lhes tal e tal lugar. 
Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães na minha mão, ou o que se achar. 
E, respondendo o sacerdote a Davi, disse: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os moços se abstiveram das mulheres. 
E respondeu Davi ao sacerdote, e lhe disse: As mulheres, na verdade, se nos vedaram desde ontem e anteontem; quando eu saí, os vasos dos moços eram santos; e de algum modo é pão comum, sendo que hoje santifica-se outro no vaso. 
Então o sacerdote lhe deu o pão sagrado, porquanto não havia ali outro pão senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do Senhor, para se pôr ali pão quente no dia em que aquele se tirasse. 
 
1 Samuel 21:1-6 

 

  • O sacerdote na época era AimelequeAbiatar era seu filho que escapou do assassinato feito por Saul. 

  • O relato de Davi não tem nada a ver com sábado 

  • O sacerdote disse que daria os pães se eles não tivessem feito sexo 

  • O relato de Davi se refere a saciar a fome enquanto que o de Jesus é o de não guardar o sábado. 

 

Herodianos 

“E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam” 

Marcos 3:6 

  

Os Herodianos eram um seita ou partido mencionado no Novo Testamento como tendo, por duas vezes, manifestado oposição a Jesus, primeiro na Galileia e depois em Jerusalém. 

  

Em todas estas ocasiões, os Herodianos são citados juntamente com os fariseus. Em Marcos 3:6, os fariseus começam a conspirar contra Jesus por causa de suas ações num sábado e atraíram os Herodianos para a o complô. Em Marcos 8:15, Jesus reconheceu que a aliança entre estes era uma ameaça. Em Marcos 12:13, fariseus e Herodianos, depois de enviarem uma delegação para investigar e desafiar o que Jesus estava ensinando em Jerusalém, elogiam-no em conjunto por sua honestidade e imparcialidade antes de perguntar-lhe sobre os impostos pagos aos romanos. Eles são citados ainda em Mateus 22:16, Lucas 13:31-32 e Atos 4:27. 

  

Segundo alguns estudiosos, os mensageiros e soldados de Herodes Antipas eram os herodianos. Outros defendem que eles eram provavelmente um partido político público que se distinguia dos outros dois grandes partidos do judaísmo pós-exílio (os fariseus e os saduceus) por terem se aliado a Herodes, o Grande e sua dinastia. 

  

É possível que, para conseguir aliados, o partido herodiano possa ter propalado a ideia de que a consolidação de uma dinastia herodiana seria favorável ao objetivo de implantar uma teocracia, o que pode ser a explicação para a alegação de Pseudo-Tertuliano (Adversis Omnes Haereses 1.1) de que os herodianos consideravam o próprio Herodes como o Messias. 

 

Jesus fora de si 

“E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão. E, quando os seus parentes ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si 
 
Marcos 3:20,21 

 

A expressão fora de si sempre é associada a possessão de demônios ou loucura: 

 

“E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis?” 
 
João 10:20 

 

E estes versículos de marcos acredita-se que eram depois do versículo 35, e que houve um arranjo para transferir para os fariseus a critica de seus parentes: 

 

“Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe” (Marcos 3:31-35) E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si 
 
Marcos 3:21 

 

Os versículos seguintes são considerados uma perícope porque pelo contexto Jesus não havia realizado nenhum exorcismo, ele estava em casa com a sua família: 

 

“E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios. E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás? E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim. Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa. Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo 
(Porque diziam: Tem espírito imundo). 
 
Marcos 3:22-30 

 

Duplicatas 

E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. 
 
Marcos 4:37-39 

E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante. 
Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos. 
 
Marcos 6:48,49 

 

E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes. 
E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde. 
E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinqüenta em cinqüenta. 
E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. 
E todos comeram, e ficaram fartos; 
 
Marcos 6:38-42 

E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete. 
E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão. 
Tinham também alguns peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante. 
E comeram, e saciaram-se; e dos pedaços que sobejaram levantaram sete cestos. 
E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os. 
 
Marcos 8:5-9 

 

A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. 
E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos. 
 
Marcos 2:11,12 

 

E, correndo toda a terra em redor, começaram a trazer em leitos, aonde quer que sabiam que ele estava, os que se achavam enfermos. 
 
Marcos 6:55 

E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele. 
 
Marcos 7:32 

E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. 
 
Marcos 9:25 

 

E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua. E, levantando os olhos ao céususpirou, e disseEfatá; isto é, Abre-te. E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente. 
 
Marcos 7:33-35 

E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse. 
E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. 
E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. 
Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente. 
 
Marcos 8:22-25 

 

E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes: 
Qualquer que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que a mim me receber, recebe, não a mim, mas ao que me enviou. 
 
Marcos 9:36,37 

E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. 
Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. 
Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. 
 
Marcos 10:13-15 

 

E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dentre os mortos. 
E eles retiveram o caso entre si, perguntando uns aos outros que seria aquilo, ressuscitar dentre os mortos. 
 
Marcos 9:9,10 

 

Dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios. 
E o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará. 
 
Marcos 10:33,34 

 

 

Sadismo 

“E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados 
 
Marcos 4:11,12 

 

Cadê o sinal de Jonas? 

“E, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum 
 
Marcos 8:12 

 

Cadê João Batista? 

“Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como dele está escrito” 
 
Marcos 9:13 

 

A expulsão dos mercadores? 

“E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze” 
 
Marcos 11:11 

 

“E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas” 
 
Marcos 11:15 

 

Cadê a cura da orelha? 

“E um dos que ali estavam presentes, puxando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe uma orelha” 
 
Marcos 14:47 

 

Jovem nu? 

“Então, deixando-o, todos fugiram. E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu” 
 
Marcos 14:50-52 

 

Filho de deus 

“E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus” 
 
Marcos 15:38,39 

 

O fim de Marcos 

“E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam” 
 
Marcos 16:8 

 

 

Oração 

Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. 
 
Marcos 11:24 

E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. 
E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. 
 
Marcos 14:35,36 

 

 

Discípulos tapados 

“E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?” 
 
Marcos 4:13 

 

“E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar  
 
Marcos 7:18 

 

“E disse-lhes: Por que sois tão tímidos/covardes? Ainda não tendes fé?” 
 
Marcos 4:40 

 

“E subiu para o barco, para estar com eles, e o vento se aquietou; e entre si ficaram muito assombrados e maravilhados; Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido” 
 
Marcos 6:51,52 

 

“E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe. E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto? 
 
Marcos 8:3,4 

 

“E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão. E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes. E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão. E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido? Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais, Quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Disseram-lhe: Doze. E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? E disseram-lhe: Sete. E ele lhes disse: Como não entendeis ainda? 
 
Marcos 8:14-21 

 

“Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens” 
 
Marcos 8:33 

 

E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dentre os mortos. 
E eles retiveram o caso entre si, perguntando uns aos outros que seria aquilo, ressuscitar dentre os mortos. 
 
Marcos 9:9,10 

 

Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e, morto ele, ressuscitará ao terceiro dia. 
Mas eles não entendiam esta palavra, e receavam interrogá-lo. 
 
Marcos 9:31,32 

 

“E disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. Mas ele disse com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. E da mesma maneira diziam todos também” 
 
Marcos 14:29-31 

 

“E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?” 
 
Marcos 14:37 

Nenhum comentário:

Postar um comentário