domingo, 22 de agosto de 2021

Problemáticas de Mateus e Marcos

 INTRODUÇÃO A MATEUS 

Acredita-se que o evangelho de Marcos seja o mais antigo e tenha sido escrito por volta do ano 70 d.C. E acredita-se que Mateus e Lucas tenha o utilizado como base, e outra fonte. O evangelho de Mateus por exemplo, que acredita-se que foi escrito por volta do ano 80 d.C. dos 661 versículos de Marcos, Mateus utilizou informações de 606, ou seja, 94% 

 

O autor se coloca em terceira pessoa, logo, não é Mateus: 

“E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu” 
 
Mateus 9:9 

 

 

Acredita-se que Mateus corrige e altera alguns versículos de Marcos. Vamos analisar: 

 

Ao contrário de Marcos, Mateus traça uma genealogia de Jesus ligando ele ao Rei Davi através de José, o que não faz nenhum sentido uma vez que o próprio autor diz que Jesus foi gerado pelo espírito santo. 

 

O repúdio de José parece ter sido tomado da mesma fonte de Lucas ou a fonte em comum, porque o proto evangelho de Tiago traz algo parecido: 

 

XIII 

1.Quando Maria atingiu o sexto mês de gravidez, José retornou de suas obras e, ao chegar em casa, percebeu que ela estava grávida. Então bateu em seu próprio rosto e atirou-se no chão, sobre uma manta, chorando amargamente: ¨Como me apresentarei ao Senhor? Como orarei por esta menina que recebi virgem do Templo do Senhor e que não soube vigiar? Acaso o que ocorreu com Adão ocorreu também comigo? Pois enquanto Adão orava veio a serpente e, vendo Eva sozinha, a enganou… Teria o mesmo ocorrido comigo?¨ 

  

2. Então José se levantou e chamou Maria. Disse-lhe: ¨O que fizeste, tu que eras a predileta de Deus? Como tiveste coragem de fazer isso? Esqueceste do teu Deus? Como manchaste a tua alma, tu que foste criada no santo dos santos, recebendo o sustento das mãos do anjo?¨ 

  

3. Ela chorou amargamente e disse: ¨Permaneço pura pois não conheço varão¨. Respondeu José: ¨Então de onde vem o que carregas em teu seio?¨. Respondeu Maria: ¨Juro pelo Senhor, meu Deus, que não sei como isto se sucedeu”. 

  

XIV 

  

1. Então José ficou muito preocupado e deixou Maria, pensando o que deveria fazer com ela. Disse para si mesmo: ¨Se omito o seu erro, estarei contra a Lei do Senhor… Se a denuncio ao povo de Israel e o que lhe aconteceu foi devido à intervenção de anjos, estarei condenando uma inocente à morte. O que farei? Irei mandá-la embora às escondidas…¨ E logo veio a noite. 

  

2. Mas um anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse-lhe: ¨Não se preocupe com esta menina. O que ela traz em seu ventre é devido ao Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e colocar-lhe-ás o nome de ´Jesus´, porque Ele salvará seu povo do pecado¨. Levantando-se, José glorificou ao Deus de Israel por conceder tamanha graça e continuou com Maria. 

 

Mateus nos informa que Maria era noiva de José, e nos tempos bíblicos um noivado tinha as mesmas obrigações de um casamento: 

 

“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com Joséantes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo” 
 
Mateus 1:18 

 

Os magos e a perseguição de Herodes também figuram no evangelho de Tiago, com a diferença que nesse evangelho apócrifo, Herodes também persegue João Batista. Se João Batista nasceu com seis meses de diferença de Jesus, logo, seria lógico que ele entrasse na lista dos meninos a serem mortos por Herodes: 

 

“Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos” 
 
Mateus 2:16 

 

XXII 

  

1. Quando Herodes percebeu que fora enganado pelos magos, encheu-se de fúria e mandou que seus soldados assassinassem todos os meninos com menos de dois anos. 

  

2. Chegando à Maria a notícia da matança das crianças, encheu-se de medo e, envolvendo seu filho em panos, colocou-o numa manjedoura. 

  

3. Quando Isabel ficou sabendo que também procuravam sem filho João, pegou-o e foi para as montanhas, procurando esconderijo. Como não encontrava nenhum lugar ideal, em soluços orou em alta voz: ¨Ó Montanha de Deus: recebe em teu seio uma mãe com seu filho¨. 

  

4. Nesse momento, a montanha se abriu para recebê-los. Uma grande luz os acompanhou, pois, um anjo do Senhor foi guardá-los. 

 

  • João Batista também nasceu em Belém e sua família era de uma tribo de Levi que exercia o sacerdócio lá. 

  • Porque Mateus omite sua fuga? 

  • Porque Zacarias e Isabel moravam em Belém se exerciam o sacerdócio em Jerusalém? 

 

 

 

Mateus omite que Jesus era da Galiléia e diz que ele foi para lá para cumprir uma suposta profecia: 

 

“E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno” 
 
Mateus 2:23 

 

Mateus dá a entender que Jesus foi morar em Cafarnaum mas Marcos dá a entender que ele já era de lá: 

E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. 
 
Marcos 2:1 

E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; 
 
Mateus 4:13 

 

 

Na verdade Marcos só menciona Nazaré uma única vez como local em um versículo duvidoso. Geralmente Marcos usava Jesus Nazareno. O mais provável é que Mateus e Lucas por não conhecerem a região e o lugar pensaram que Nazaré era uma localidade. 

 

COMPARAÇÕES COM MARCOS 

Mateus diz que João já anunciava o reino dos céus, mas omite que Marcos mencionou evangelho: 

 

E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. 
 
Marcos 1:15 

“E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus 
 
Mateus 3:1,2 

 

“E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?” 
 
Mateus 3:7 

Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” 
 
Mateus 12:34 

 

“Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?” 
 
Mateus 23:33 

 

 

  • Conforme vimos em Lucas e confirmamos aqui, João Batista já pregava um evangelho. 

 

A perspectiva messiânica como já vimos nesse canal era a de que o messias reinasse em israel. Esse seria o reino de Deus. Mas como Jesus não reinou, Mateus muda a expressão para reino dos céus: 

 

E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, 
 
Marcos 1:14 

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 
 
Mateus 4:17 

 

 

Marcos diz que o batismo de João era para arrependimento de pecados, e como já vimos em Lucas isso gerou uma problemática para o batismo de Jesus, então Mateus omite isso: 

 

“Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados 
 
Marcos 1:4 

 

E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. 
 
Marcos 1:5 

E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. 
 
Mateus 3:6 

 

Mateus acrescenta então uma relutância de João a batizar Jesus: 

 

“Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu” 
 
Mateus 3:14,15 

 

Mateus diz que Jesus foi ser tentado no deserto por quarenta dias, que também figura no proto evangelho de Tiago: 

 

“Joaquim ficou muito triste e não voltou para sua mulher, retirando-se para o deserto. Lá armou sua tenda e jejuou por 40 dias e 40 noites. Disse a si próprio: ¨Daqui não sairei, nem para comer ou beber, até que o Senhor meu Deus me visite. Sirvam as minhas orações por comida e bebida¨ 

 

Mas Mateus discorda de Marcos e diz que Jesus teve fome: 

E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam. 
 
Marcos 1:13 

 

E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 
 
Mateus 4:2 

 

“Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam 
 
Mateus 4:11 

 

 

Ao contrário de Marcos, Mateus detalha as tentações assim como Lucas. 

 

  • Será que Marcos estava se referindo a um ser espiritual? 

  • De onde Mateus e Lucas retiraram esse diálogo com o diabo? Quem testemunhou isso? 

 

Marcos situa os primeiros milagres de Jesus em Cafarnaum apenas, mas Mateus superdimensiona isso. Para Marcos Jesus é um profeta discreto e regional o que muda de perspectiva com Mateus: 

 

Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. 
E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. 
 
Marcos 1:21,22 

 

E logo correu a sua fama por toda a província da Galiléia. 
 
Marcos 1:28 

E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. 
a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. 
E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão. 
 
Mateus 4:23-25 

 

Mateus duplica tudo que Marcos colocou no singular 

E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; 
 
Marcos 5:1,2 

E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gergesenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. 
 
Mateus 8:28 

 

E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse. 
 
Marcos 8:22 

E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi. 
 
Mateus 9:27 

 

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. 
 
Marcos 10:46 

E, saindo eles de Jericó, seguiu-o grande multidão. 
E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! 
 
Mateus 20:29,30 

 

E levaram o jumentinho a Jesus, e lançaram sobre ele as suas vestes, e assentou-se sobre ele. 
 
Marcos 11:7 

Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima. 
 
Mateus 21:7 

 

 

Mateus transforma uma simples cura em uma ressurreição 

E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. 
 
Marcos 5:23 

Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá. 
 
Mateus 9:18 

 

 

Demônio surdo e mudo? 

E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. 
 
Marcos 9:25 

E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado. 
 
Mateus 9:32 

 

“Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via” 
 
Mateus 12:22 

 

Mateus omite a época da figueira 

E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. 
E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. 
E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto. 
 
Marcos 11:12-14 

 

E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome; 
E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. 
 
Mateus 21:18,19 

 

UM JESUS MAIS JUDAIZANTE 

O autor de Mateus é considerado o mais judaizante, e o autor coloca mais referências a um Jesus seguidor da lei: 

 

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. 
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. 
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus” 
 
Mateus 5:17-20 

 

  • Porque só Mateus menciona isso? 

  • Ou esse autor tinha a intenção de ligar Jesus ao cumprimento da lei ou os demais omitiram? 

 

“Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;” 
 
Mateus 10:5,6 

 

“E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel 
 
Mateus 15:24 

 

Moisés 

“E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho” 
 
Mateus 8:3,4 

 

“Então falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;” 
 
Mateus 23:1-3 

 

O JESUS DE MATEUS 

Centurião 

“E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. 
 
Mateus 8:8-10 

 

“E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo 
 
Mateus 8:2 

 

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 
 
Mateus 7:21 

E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? 
 
Lucas 6:46 

 

Adversário 

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. 
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. 
 
Mateus 5:23-26 

 

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 
Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. 
E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. 
 
Mateus 18:15-17 

 

Mutilação? 

“Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno” 
 
Mateus 5:29,30 

 

“Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno” 
 
Mateus 18:8 

 

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 
 
Mateus 5:29 

E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. 
 
Mateus 18:9 

 

 

Filhos do reino 

“Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes” 
 
Mateus 8:11,12 

 

Jesus era pai? 

“Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?” 
 
Mateus 10:25 

 

“Mas os fariseus diziam: Ele expulsa os demônios pelo príncipe dos demônios 
 
Mateus 9:34 

“Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios” 
 
Mateus 12:24 

 

 

Duplicata? 

Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. 
Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas; 
Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. 
 
Mateus 12:38-40 

E, chegando-se os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. 
Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. 
E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos? 
Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se. 
 
Mateus 16:1-4 

 

Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. 
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. 
 
Mateus 5:31,32 

Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. 
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. 
 
Mateus 19:8,9 

 

Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens; 
E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito. 
 
Mateus 17:22,23 

Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à morte. 
E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará. 
 
Mateus 20:18,19 

 

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 
 
Mateus 6:5 

E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, 
E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, 
 
Mateus 23:5,6 

 

 

Apóstolos tapados? 

 

Jesus multiplica os pães e peixes 

“E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. 
E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias” 
 
Mateus 14:19,20 

 

E mesmo assim os apóstolos perguntam 

“E Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho. E os seus discípulos disseram-lhe: De onde nos viriam, num deserto, tantos pães, para saciar tal multidão? 
 
Mateus 15:32,33 

 

Numa passagem que parece ser uma duplicata 

E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. 
E comeram todos, e saciaramse; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias. 
E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças. 
 
Mateus 14:19-21 

E, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão. 
E todos comeram e se saciaram; e levantaram, do que sobejou, sete cestos cheios de pedaços. 
Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças. 
 
Mateus 15:36-38 

 

E mesmo assim os apóstolos não entendem: 

Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens, e de quantas alcofas levantastes? Nem dos sete pães para quatro mil, e de quantos cestos levantastes? Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?” 
 
Mateus 16:9-11 

 

Jesus diz uma coisa 

“E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem” 
 
Mateus 15:10,11 

 

Os apóstolos não entendem 

“E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. 
Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?” 
 
Mateus 15:15-17 

 

“E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” 
 
Mateus 14:28-31 

 

Jesus não pagava imposto? 

E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? 
Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? 
Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. 
Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. 
 
Mateus 17:24-27 

 

Contradições 

Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. 
 
Mateus 5:22 

Mas o fariseu admirou-se, vendo que não se lavara antes de jantar. 
E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. 
Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior? 
 
Lucas 11:38-40 

 

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. 
 
Mateus 6:7 

 

E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. 
 
Mateus 26:44 

E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, 
 
Mateus 6:16,17 

Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão. 
 
Mateus 9:14,15 

 

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 
 
Mateus 6:31 

E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão. 
E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão? 
 
Mateus 16:7,8 

Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; 
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; 
E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. 
 
Mateus 10:34-36 

 

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? 
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. 
 
Mateus 15:3,4 

Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; 
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. 
 
Mateus 5:34-36 

 

Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está; 
E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita; 
E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele. 
 
Mateus 23:20-22 

 

fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário