Belial
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?"
2 Coríntios 6:14,15
O termo belial (בְּלִיַּעַל) significa algo inútil e sem valor. Aparece algumas vezes no velho testamento como uma expressão, sempre se referindo a pessoas de mau comportamento, como filhos de Belial.
É a junção de Beli (בְּלִי) que significa não ou sem mais yal (יַעַל) que é uso, utilidade, valor lucro. Literalmente rebelde.
A etimologia para seu nome é incerta. Alguns estudiosos verteram diretamente do hebreu como "sem valor" (Beli yo'il), enquanto outros traduziram como "não escravizado" (Beli ol), "O que não tem derrotas" (Belial) ou "nunca vencido" (Beli ya'al).
"O homem de belial, o homem vil tem a boca pervertida"
Provérbios 6:12
"Uns homens, filhos de Belial, que saíram do meio de ti, incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conhecestes;"
Deuteronômio 13:13
"Estando eles alegrando o seu coração, eis que os homens daquela cidade (homens que eram filhos de Belial) cercaram a casa, batendo à porta; e falaram ao ancião, senhor da casa, dizendo: Tira para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos"
Juízes 19:22
"Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora"
1 Samuel 1:15,16
"Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor"
1 Samuel 2:12
Demônios em Tiago
“Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem”
Tiago 2:19
O novo testamento foi escrito em Grego mas por Judeus helenistas, que estavam tentando transmitir concepções judaicas em outro idioma, portanto utilizavam equivalentes.
Deuteronômio | 1 Corintios |
Sacrifícios ofereceram aos shedins, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais. | Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
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O velho testamento combate as divindades estrangeiras e o novo testamento também, mas, por falta de termos específicos utiliza um equivalente em Grego, daimom ou nesse caso daimonion (δαιμόνιον) que também significa divindades estrangeiras.
E em Tiago, o autor esta fazendo uma reflexão poética semelhante ao que temos no velhos testamento, tentando transmitir a ideia de que só há um Deus e esse deus é superior as divindades estrangeiras:
“Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses”
Salmos 82:1
Salmo | Tiago |
“Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses” | “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem”
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Apesar de Grego, o termo é Baal Zibul, isto é, o senhor das moscas. É uma variação do nome Baal.
Então os fariseus acusam de Jesus de realizar um exorcismo em nome de uma divindade estrangeira, Baal zibul. Mas como eles também atribuíam esse demônio do jovem a um culto idolátrico de uma divindade estrangeira, Jesus questiona, como o inimigo expulsa a si mesmo?
"Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios"
Mateus 12:24
Ou seja, se Jesus estivesse agindo em nome de uma divindade estrangeira, essa divindade iria querer se expandir em Israel e não se oprimir. Por isso que jesus pergunta como pois subsistiria seu reino. “Se eu expulso esse demônio em nome de uma divindade de outro reino, como esse reino vai subsistir?”
O que lembra aquele chavão gospel: “O maior trunfo do diabo é convencer as pessoas de que ele não existe”
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