Esta é talvez a ultima postagem desse ano e eu termino com uma crítica a uma falsa restauração que tem havido nas igrejas e uma exortação aos irmãos de verdade a caridade. Sei que os irmãos de verdade e de coração puro irão entender exatamente o que estou dizendo. Os que acharem muito duro esta postagem ou muito critica, estejam a vontade para criticar ou até negativar a postagem logo abaixo, mas devido a inúmeras criticas que recebo, estou farto de pessoas se travestindo de judeus e se gabando de estarem na fé do primeiro século quando na verdade estão cegas. Estão aprendendo hebraico, estão guardando o sábado mas não estão nada parecidos com os cristãos do primeiro século. Por isso eu termino o ano com uma critica!
Foto meramente ilustrativa buscada na internet |
A Falsa restauração
Hoje no meio religioso, tem havido uma grande vontade de restauração da fé. Muitos estão lendo suas bíblias, pesquisando e tentando fazer um retorno a fé primitiva dos primeiros cristãos. Isso é tudo muito bom e louvavel, mas será que é verdadeiro? Será que basta para alguém se travesti de judeu, tentar seguir a Torah, guardar os sábados e falar palavras em hebraico que esta salvo? Será que esta pessoa esta mais próxima da salvação ou tão distante como quando estava em sua denominação? Vamos analisar algo muito importante e fundamental.
A História do povo judeu
O Eterno formou um povo e deu uma lei para seu povo seguir, a Torah sagrada. E por vezes nós vemos no Tanach que seu povo se desviava de sua lei e era punido por isso. Em certa altura da história do povo judeu vemos inclusive uma influência helenista e pagã o que os levou ao afastamento do Eterno por algumas vezes. Mas qual era o pecado que mais irava o Eterno segundo as escrituras? O que nós vemos que mais atiçava sua ira? A não guarda do sábado ou algum dos mandamentos da Toráh? Basta uma simples leitura superficial dos profetas que vemos duas atitudes que sempre irritaram o Eterno. A adoração a outros deuses e a maldade. Em toda escritura vemos o Eterno exaltando seu povo a adora-lo unica e exclusivamente e que não se prostituissem com deuses pagãos. O próprio Messias Yeshua disse:
"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único senhor." (Marcos 12 : 29)
Esse é claro é o mais importante dos mandamentos e que nós vemos em certos pontos da bíblia que até o povo escolhido as vezs transgredia:
"Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira." (Jeremias 7 : 18)
Esse é o primeiro e mais importante dos mandamentos, mas o segundo não é muito diferente deste:
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes" Marcos 12, 30-31
Esse segundo mandamento parece ser mais dificil ainda de se seguir que o primeiro. Por vezes vemos na história do povo hebreu também que o povo mesmo seguindo certos preceitos da lei, cumprindo os mandamentos, por vezes se esquecia deste mandamento que é o amor ao próximo:
"Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos" Oséias 6,6
Por isso vemos que os profetas exortavam o povo a pratica do amor e da caridade, por vezes mais importante até que o cumprimento da lei:
"Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem" Jeremias 7, 21-23
O Eterno exaltava o povo a pratica do amor e da caridade porque muitas vezes, não adianta o ser humano ser moral, correto e religioso e ruim de coração. Na verdade a bíblia toda exorta isso, amor e caridade. Na espístola de Tiago vemos que o apostolo diz que a única e verdadeira religião é visitar os orfãos, as viúvas e os nessessitados. Essa é a única religião segundo a bíblia. Não é o judaísmo, não é o cristianismo, nem o islamismo e nenhuma outra, é visitar as viúvas, os orfãos e os nessessitados. E mesmo assim, desde os tempos bíblicos até os dias de hoje vemos tantas pessoas que se dizem religiosas, que frequentam alguma denominação, que defendem sua fé com tanto fervor mas não seguem a única, única religião que a bíblia diz para seguir. É lamentavel!
A falacia da salvação gratuita
O messias Yeshua, filho do altissimo, vendo o quão duro eram os corações dos religiosos de sua época, ensinou-nos tanto acerca de caridade, sempre com palavras sábias exortando as pessoas a caridade. Em sua parábola do bom samaritano, ele exemplifica bem isto onde um sacerdote (pastor) e um levita (fiel) ignoram o homem caído no meio do caminho e o samaritano (pecador) o acude, e este é o que é salvo. (ver Lucas 10,30-37) Ou mesmo quando exemplifica acerca da salvação e do julgamento que fará, o messias é claro ao dizer que nem todos que creem nele serão salvos, mas os que praticam a caridade, refutando assim tanbém a teologia de salvação gratuita tão propagada hoje em dia pelas igrejas em geral. "Ah, eu creio em Jesus e estou salvo" ou "Só a fé garante a salvação". Mas será que isto condiz com as palavras do próprio messias? vamos conferir:
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" Mateus 7, 21-23
Será que ai Jesus esta mostrando alguma salvação gratuita? É isso que o texto esta dizendo? Basta eu crer e serei salvo? Vamos ver outro exemplo do próprio messias acerca disto:
"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" Mateus 25, 34-40
Isso não parece uma salvação gratuita e nem que todo aquele que cre será salvo. O apostolo João disse em sua epistola: "Quem diz que ama a Deus e odeia seu próximo não ama a Deus. Pois quem não ama o que viu, como pode amar o que não viu?"(1Jo 4,20) Portanto vemos que este conceito de amar a Deus e não amar ninguém é uma falacia. E o amor é de todas as maneiras, incondicional. Comparemos com o antigo testamento:
"Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?" (Isaías 58 : 7)
Não é extamente o mesmo que Yeshua disse?
Compare esta passagem com o vídeo de Silivo santos abaixo |
Fazer restauração e não praticar amor e caridade é se tornar Fariseu da época de Yeshua:
"E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele." (Lucas 16 : 14)
Os travestidos de Judeus
O judaismo tradicional prega que tudo no universso tem uma lei de causa e efeito. Se você faz o bem, colhe o bem, e se faz o mal, colhe o mal. O mesmo ocorre com a caridade no judaismo, que é aliás uma das religiões mais filantróficas do mundo, seguida pelo espiritismo. O judaismo prega que se você pratica caridade, Deus te abençôa. Causa e efeito. Se você é bom e generoso com o seu próximo, você esta amando seu póximo, e portanto Deus amará você também. Tudo isso nós vemos refletido nas palavras do messias: "Perdoai nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"; "Não faça com o próximo o que não gostaria que fizestes a vós" e vários outros exemplos. Causa e efeito.
Então do que adianta realmente se travesti de judeu, seguir a Toráh, guardar todos os sábados e mudar o nome para algum nome em hebraico, se o mais importante da lei que é o amor ao próximo não é seguido. Não generalizando, mas exortando as pessoas a colocarem a mão na consiência. Hoje, vemos tantos pastores milionarios, gananciosos, cães gulosos e tantos religiosos que os idolatram e os defendem com unhas e dentes e nem eles e nem seus lideres praticam uma caridade sequer. O próprio dizimo, preceito da lei foi estabelecido por Deus para se fazer justiça ao pobre e ao nessessitado, e hoje nós vemos que só serve para enriquecer pastores e não se da uma cesta básica a um pobre. É claro que existem igrejas que praticam caridade, mas essa postagem é para os que não praticam mesmo.
Mesmo no meio messianico, tenho visto exemplos disto. Tantos mudando nomes, falando palavras em Ivrit, deixando barba, guardando sábados e etc...e não praticam nem um terço da filantropia dos judeus. Então para que esse estereótipo todo? Para que fingir ser judeu? Garante salvação? Seguir a Torah garante a salvação?
Os judeus sabem que o próprio Deus todo poderoso ja destruiu uma cidade inteira pela maldade de seus habitantes e mesmo essa cidade, a saber, sodoma, os mesmos que se dizem religiosos dizem que ela fora destruida pela promiscuidade. Será que é verdade?
"Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado." (Ezequiel 16 : 49)
Posteriormente eu faço eu estudo especifico sobre isso e a história dos anjos que visitaram a Abraão.
Como vemos, mais uma vez a história se repete. O homem adquire fartura e não da a mão ao pobre e ao faminto e atiça a ira de Deus. É comum também as pessoas criarem um esteriótipo de que todo judeu é rico assim como uma certa inveja que alguns tem disso, mas na prática, não fazem caridade e pensam que os judeus prosperam por serem descendentes de Abraão. Na verdade existem judeus pobres também e os que são prósperos, são generosos, incluindo famosos.
Outros pensam que os judeus são prósperos porque conhecem o nome de Deus o famoso tetragrama sagrado. Como se o tetragrama fosse uma palavra mágica que torna a pessoa rica da noite para o dia. Na verdade, isso não existe, e ao contrario do que alguns lideres pregam, Deus não é um banqueiro que se possa barganhar como vemos em alguns lugares: "Olha senhor, eu vou te dar o meu tudo, mas eu quero tanto e com juros héin?" Isso não existe! Deus é o criador. Para isso ele ja nos deixou sua palavra para seguirmos e vivermos bem e não ficarmos atrás de barganhas financeiras.
Infelizmente hoje tenho visto isso mesmo no meio messianico. São pessoas que estão se enganando e se iludindo. "Ah, eu faço teshuvá, eu falo hebraico e vou ser salvo, pelo menos eu não sou pagão como os católicos" Será que isto é verdade?
Lembram da parabola do bom samaritano? Imagine então que o Samaritano da parabola seria um católico de hoje, o Fariseu um evangélico e o levita um messianico. Qual que seria salvo?
Deus ja foi piedoso com pagãos como Ebede-Meleque, o eunuco que teve misericórdia de Jeremias e o ajudou. Como vemos, nem sempre seguir apenas a lei basta para a salvação. Pena que muitos não enchergam isto!
Os hipócritas !
Recentemente, além das costumeiras pessoas que falam de mim pelas costas e zombam, eu fui criticado dessa vez por utilizar em meus videos teologos catolicos e espiritas. Nossa, como eu sou herege por isso! Os espiritas pregam que sem a caridade não há salvação e são assim como o judaismo uma das religiões mais filantrópicas que existe, mas eu não posso utilizar nada de um teologo espirita porque ele tem uma crença que eu não tenho. Óh! que terrivel!
Isso é o que chamo de hipocrisia discarada! Com todo respeito aos leitores do meu blog que sabem que eu não uso dete tipo de ofensas mas é mesmo! Imagina o cristão que me critica:
"Eu vou ser salvo e os católicos e os espiritas vão arder no fogo do inferno (Jesus disse pra não julgar) por que eu sigo Yeshua e creio nele (Nem todo que me diz senhor....) e não sou idólatra como os católicos e nem fico me comunicando com mortos como os espiritas"
Isso me lembra de outra parabola do Senhor:
"Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu,(religioso) e o outro, publicano (pecador). O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado" Lucas 18, 10-14
É impressionate como esta parabola de Jesus de dois mil anos atrás serve até os dias de hoje. Eu vou ser salvo porque eu sigo a biblia, eu creio no senhor, eu dou meu dizimo etc....Será que vão mesmo?
A prostituta igreja católica
Muitos também me criticam porque eu defendo a teologia preterista de que a igreja católica não é a prostituta do apocalipse! Que terrivel! Eu deveria dizer que é. Mas eu acho irônico e hipócrita também, porque tenho amigos católicos e muitos que já me ajudaram, inclusive em minhas obras de caridade, eram católicos. Em contra-partida dos que se dizem os verdadeiros seguidores do messias, da fé do primeiro século nunca ajudaram com nada. Teve irmão assiduo de igreja que não ajudou nem a comprar um remédio para um doente, porque seu dinheiro era consagrado para o dízimo do pastor, ou rosh, neste caso rsss. E esses pensam que vão ser salvos porque seguem a fé do primeiro século. Será que seguem mesmo. Era essa a fé do primeiro século? vejamos um relato fiel do primeiro século:
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar" At 2,42-47
Pelo que eu vi este ano inteiro eu hoje acho que existem macumbeiros mais próximos da fé do primeiro século que muitos religiosos que dizem senhor, senhor, mas veem o senhor com fome e não lhe dão o que comer.
Quem for parar de seguir meu blog ou sair do meu canal ou do meu orkut
Devido a tudo isso que eu vi no ano inteiro,resolvi fazer esta ultima postagem, mesmo sabendo que depois desta postagem alguns podem até deixar de seguir meu blog ou me excluir de sua rede social. A estes eu digo: "Por favor, faça isso!" Principalmente porque eu não aguento mais algumas pessoas me importunando querendo saber a pronuncia do tetragrama. Não revelo, e não vou revelar! E eu acho engraçado que são as mesmas pessoas que não disponhem de um pão velho sequer quando a gente bate a porta pedindo. Como acham que são dignas de saberem o tetragrama se não amam á Deus? E não adianta dizerem que amam por que se não amam o próximo não amam á Deus, esta na bíblia:
"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (I João 4 : 20)
Portanto, mais uma vez, eu não falo o tetragrama. Quem quiser me exclui de sua rede social, por favor, faça isso! Eu fico grato!
Para os messiânicos
E para finalizar, hoje, existem grupos de restauração formados por supostos judeus-messianicos. Mas a maioria não são judeus de verdade. Alias, judeus mesmo existem poucos. Exortem seus fiéis e seguidores a caridade. O judaismo prega muita caridade e qualquer judeu de verdade sabe disso. Então, não adianta mudar o nome para um nome hebraico, usar quipá, guardar o sábado, deixar a barba e etc... e não tiver o que é fundamental, o amor e a caridade! O judaismo prega que todos somos a semelhança de Deus, desde um mendigo até um milionario, todos somos a imagem do Eterno, por isso a supra importância de nos amarmos e nos ajudarmos, como os primeiros cristãos que vendiam tudo que tinham e partilhavam entre sí, ajudando-se mutuamente. Não adianta se enganar, sair de uma igreja católica ou evangélica e pensar que esta salvo ou próximo da salvação, que não esta. O que o messias disse?:"Uma vez que fizeste aos pequeninos (POBRES) é o mesmo que fizeste a mim" Os pobres são a imagem visivel de Deus. Parem de se enganar, de discutir tanto teologia, de que a igreja X é a certa e a Y a errada se não se ensina o mais importante da lei, a caridade:
"Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é a caridade" Rm 13,9-10
Fora que eu acho impressionante os que falam mal de mim. Não que eu me ofenda ou me magoe, mas eu fico impressionado com um irmão que bate no peito e diz: "Estou retornando a fé primitiva". Falando mal de outro pelas costas? Isso é fé primitiva? Leiam a epistola de Tiago.
Se eu pedisse ajuda aos mendigos aqui de são paulo talvez eu tivesse mais ajuda rss. Outro exemplo que eu posso citar é o do Senor Abravanel, o Silvio Santos. Um homem que ja foi camelô hoje é um dos maiores empresários do Brasil. O segredo: Caridade! Silvio Santos pratica muita caridade e a maioria dos judeus sabe disso. Aqui em São paulo tem uma instituição judaica beneficiente chamada UNIBES que o Silvio santos auxilia muito fora outras instituições. Poucos sabem disso, porque ao contrario de alguns ele ajuda por amor e não para se mostrar. As vezes eu acho o Silvio santo mais cristão que um cristão. As vezes eu peço ajuda, no bairro onde eu moro ou em meu blog mesmo e tão dificil alguém colaborar. E o irônico disso é que a maioria dos cristãos acham que os judeus não vão ser salvos porque não aceitaram o messias. Mas será mesmo? O que o messias disse?: "Tive fome e me deste o que comer" .Acho que os judeus já ajudaram mais a Jesus que muitos cristãos rss.
"E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele." (Lucas 16 : 14)
Sábado converssando com um amigo judeu messianico (judeu mesmo) ele me disse: "Como tem gente ruim hoje em dia,avarentos!. E querem ser judeus. Não entendem nada de Judaísmo!"
Aos meus seguidores
Obrigado aos irmãos que me seguem no blog e em redes sociais. Não vou citar nomes porque tem muitas pessoas queridas e não daria para citar todos. Obrigado aos irmãos que sempre mandaram recados, mensagens, duvidas, perguntas e comentários durante este ano. Foi muito agradavel para mim.
Desejo-lhes um ano novo repleto de alegrias e bençãos do Eterno. Por isso termino essa postagem com essa ultima exortação á caridade, para que vocês pratiquem e tenham cada vez mais bençãos em suas vidas e cumpram o principal mandamento, o amor ao próximo. Espero continuarmos neste ano que se inicia com nossos estudos, debates, e analises das escrituras. Fiquem na paz do Eterno em nome do messias Yeshua!
"SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te" 2timóteo 3,1-5
Gostou dessa postagem? Favorite abaixo. Divulgue em sua rede social em seu facebook. Mostre para seus amigos que pensam estarem salvos. Debatam a caridade e sua importância. E contribua com o blog !
O Exemplo do judeu Silvio Santos:
Shalom Aleichem!