"Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam" Mt 24,34
Uma geração, segundo a bíblia, dura quarenta anos:
"Assim se acendeu a ira do SENHOR contra Israel, e fê-los andar errantes pelo deserto quarenta anos até que se consumiu toda aquela geração, que fizera mal aos olhos do SENHOR." (Números 32 : 13)
Jesus morreu aproximadamente no ano 30 da era comum. Se somarmos quarenta anos após sua morte, temos o ano 70. Esse foi exatamente o ano em que Jersalém caiu. Então vemos que Jesus disse a verdade. Não passou aquela geração sem que acontecesse tudo que Jesus disse que iria acontecer. Então porque dizem que a geração de que falou Jesus é a nossa de dois mil anos depois?
Jesus disse mais, disse que os discipulos não terminariam de percorrer Israel sem que ele viesse:
"Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem." (Mateus 10 : 23)
Que alguns não morreriam sem que vissem ele chegando com seu reino:
"E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus." (Lucas 9 : 27)
"DIZIA-LHES também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder." (Marcos 9 : 1)
"Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino." (Mateus 16 : 28)
E até Caifás, o sumo sacerdote o veria:
"Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu" Mt26,64
Note que Jesus disse em BREVE e não dois mil anos depois. Então porque distorcem as palavras de Jesus? Mesmo no apocalipse a promessa de sua vinda é em breve e ele seria visto até mesmo pelos que os transpassaram:
"REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;" Ap 1,1
"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém" Ap 1,7
Então porque ignoram isto, e o contexto e dizem que isso se refere a dois mil anos depois? Vontade de passar pelo apocalipse? Falta de estudo e conhecimento bíblico? Ou mais uma forma de manipular os fiéis?
Muitos pregadores, apesar de conhecimento teológico, atribuem estes acontecimentos proféticos ao futuro, e dizem aos fiéis para se prepararem para o apocalipse. Em todos os tempos, sempre existiram grupos cristãos que acreditavam que estavam vivendo na época do apocalipse, Mórmons, adventistas, testemunhas de Jeová etc.... E acontece isso até hoje. Seitas surgiram e algumas até incentivaram seus fiéis a largarem estudos, trabalho e tudo só para aguardarem um apocalipse que já aconteceu há dois mil anos! Hoje ainda o apocalipse é o foco de grupos cristãos, e como em outras épocas, nomes diferentes são cogitados como a besta, Obama, O papa, Bin laden, Principe willians etc....
Na segunda guerra mundial, muitos achavam que estavam vivendo o apocalipse, até porque essa foi de fato a única guerra que envolveu o planeta inteiro, os cinco continentes e não veio nenhum apocalipse. Diziam que Hitler era a besta do apocalipse e que os dez chifres eram seus generais. Acabou a segunda guerra mundial e nada. Daqui a um século nenhum desses nomes já cogitados, existirá mais e surgirão outros e outros grupos que vão estar dizendo o mesmo. O apocalipse é agora!
Pregadores ainda irão subir em seus pulpitos e citar o serão profético como alerta aos cristãos ignorando os versiculos inconvenientes é claro: "E sereis levados perante sinédrios e sinagogas", "Jerusalém será pisada pelos gentios", "Não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam" e etc.... Mesmo que lá no fundo eles saibam que não é verdade, mas querem acreditar!
Porque a verdade é essa, todas as gerações querem viver o apocalipse, mas quem passou por inúmeras tribulações nos últimos dois mil anos, foram os judeus ! Mas como forma de manipulação, os pregadores citam palavras chaves para os fiéis verem em suas bíblias e acreditarem e temerem um suposto fim do mundo. Uma dessas palavras é ultimos dias. Ai eles dizem que Jesus esta falando dos ultimos dias. Mas ignoram, ou omitem, que Jesus veio nos ultimos dias:
Sabem por que? Porque os utimos dias que a bíblia fala, são os ultimos dias de Israel, não da humanidade. Senão os apostolos estavam enganados:
"Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora." (I João 2 : 18)
Mas ai dizem, que a besta deveria pisar toda a terra e a prostituta dominar toda a terra. Toda a terra, também se refere a toda a terra de Israel e não o planeta inteiro, senão a bíblia estaria mentindo em vários versiculos:
"Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra." (Jeremias 23 : 15) Os profetas judeus contaminaram todo planeta?
"Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé." (Romanos 1 : 8) Os cristãos eram conhecidos em todo o planeta?
Muitos pregadores sabem disto, conhecem estes versiculos e mesmo assim distorcem, porque querem acreditar em um apocalipse e levar seus fiéis a o esperarem. Mesmo a palavra apocalipse, na verdade significa revlação apenas. Mostra a revelação de João sobre o triunfo de Jesus e sua igreja perante a imposição dos romanos e a rejeição dos judeus. Mas eles querem que seja o fim do mundo. Então vamos analisar:
A BESTA
Feras de Daniel |
Daniel 7 relata uma visão que o Eterno concedeu a Daniel sobre os quatro reinos que iriam dominar o mundo. Vou me focar no quarto reino, mas antes irei dar uma breve analisada nos três reinos anteriores.
1º Reino - Leão que possuía asas de águia. = Representa o primeiro reino que governou o mundo conhecido da época, Babilônia cujo rei mais "famoso" foi Nabucodonosor, as asas de águia representam grande rapidez de conquista.
2º Reino - Urso que tinha na boca três costelas e que devorava muita carne. = Representa o segundo império que dominou o mundo que foi o império Medo-Persa. O império Medo-Persa invadiu e conquistou Babilônia em uma noite. As três costelas se referem aos três povos que ofereciam resistencia ao império Medo-Persa que eram: Babilônia, a Lídia e o Egito. Seu maior imperdor foi Ciro, o Grande.
3º Reino - Leopardo com 4 asas de ave e 4 cabeças. = Representa a Grécia de Alexandre, o Grande. As 4 asas se referem a rapidez de conquista, e por ser 4 asas representa que dominaria os territórios muito mais rápido que os reinos anteriores.
As 4 cabeças representam os 4 generais de Alexandre, o Grande que eram:
Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolemeu.
4º Reino - Animal terrível com dentes de ferro e 10 chifres, três chifres foram arrancados e subiu 1 chifre pequeno que tinha olhos e boca. = Representa o quarto império a dominar o mundo, Roma:
"O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços" Dn 7,23
A besta tem dez chifres:
"Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres." Dn 7,7
"E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia" Ap 13,1
Os dez chifres são dez reis:
"E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis" Dn 9,24
"E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta" Ap 17,12
A besta profere blasfêmias contra o altissimo:
"E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo" Dn 7,25
"E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses" Ap 13,5-6
A besta destrói os santos dos altissimos:
"E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo" Dn 7,25
"E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação" Ap 13,7
A besta age por 42 meses:
"E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo" Dn 7,25
"E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses" Ap13,5
Roma foi o quarto império a subjulgar israel e o que mais oprimiu o povo Israelita. Os dez chifres foram os dez imperadores romanos que mais oprimiram e massacraram o povo de Israel:
1º)Tibério (14 - 37)
2º)Calígula (37 - 41)
3º)Cláudio (41 - 54)
4°)Nero (54-68)
Transição entre dinastia JULIUS e dinastia FLAVIUS
Galba (68 - 69) (não obteve reinado)
Oto (69) (não obteve reinado)
Vitélio (69) (não obteve reinado)
2ª DINASTIA DOS FLÁVIUS E ANTONINUS
5º)Vespasiano (69 - 79) destruiu o templo de Jerusalém no ano 70d.C.
6º)Tito (79 - 81)
7º)Dominiciano (81 - 96)
8°)Nerva (96 - 98)
9°)Trajano (98 - 117)
10°) Adriano (117 - 138) destruiu completamente Jerusalém no ano 136d.C. após a revolta de Barkova, revolta que durou aproximadamente três anos e meio, isto é, um tempo, dois tempos e metade de um tempo ou quarenta e dois meses. Exatamente como dizia a profecia. Adriano chegou a decretar o judaísmo ilegal o que ocasionou na diáspora dos judeus, cumprindo a profecia que dizia: "destruirá os santos dos altissimos". Mudou até o nome do lugar para Aélia captólina. Isto tudo já aconteceu. Seu pastor pode dizer que não. Mas olhe em sua bíblia e compare se a besta que João descreve não é a mesma quarta fera de Daniel:
Compare em sua bíblia |
Os sete reis a partir de Augusto César |
No ano 70 durante a primeira revolta judaica, o templo é destruido. Os judeus foram saqueados, humilhados e milhares levados como escravos para Roma.Para quem não sabe o Coliseu foi construido com o tesouro dos judeus e com mão de obra escrava judaica.
No ano 136, após a segunda revolta, os judeus são quase exterminados da terra e proibidos de ficarem em Israel. Foram brutalmente dispersados. Roma foi o maior império que já existiu na terra. Mesmo a terra não sendo toda conhecida na época, mas é considerado assim.
Roma foi o mais terrivel império que já existiu. Vide seus imperadores e suas atrocidades. Incesto, homosexualismo, matricidio, loucura, carnificina etc.... Vide o vídeo abaixo:
Roma fez a maior de todas as tribulações sobre o povo judeu. Nem o holocausto nazista é considerado pior que a dispersão romana por alguns judeus, pois foi a pior tribulação que um povo já sofreu. Imagine não poder nem voltar mais ao que sobrou de seu país, e nem poder mais professar sua fé por decreto.
A Mulher e o dragão
"E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz" Ap12,1-2
Mulher em linguagem profética significa cidade. Aqui no caso a mulher de apocalipse 12 representa o próprio povo de Deus, Israel. Apesar da teologia católica ter enchergado nesta passagem uma referência a Maria, dentro do contexto, vemos que não se refere. Maria nunca foi perseguida e nem ajudada pela terra. João descreveu aqui de forma simbólica, Israel mesmo. Vejamos o que disse o profeta Jeremias:
"Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava." (Jeremias 2 : 2)
"Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias." (Jeremias 2 : 32)
Como vemos, Jerusalém sempre foi referida como a noiva do Eterno e não Maria, portanto é a Jerusalém que se aplica esta passagem. A mulher que João viu estava vestida de sol, com a lua aos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça. Deus é o sol da justiça que se refere aqui. As doze estrelas são as doze tribos de Israel. Apesar de alguns atribuirem a Maria e as estrelas aos apostolos, Maria não teve os apostolos por dicipulos, Portanto mais uma vez vemos que é uma referência a Jerusalém/Israel e não a Maria. Confirmamos isso nos versiculos seguintes, quando a mulher da a luz a um filho varão. O filho varão que regerá as nações com vara de ferro é o próprio Yeshua. As dores de parto representadas nesta profecia se referem ao fato do messias ter nascido durante a dominação romana, quando os Romanos estavam subjulgando Israel e oprimindo seu povo.
"E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas" Ap12,3
O dragão mencionado aqui é Roma. Note que o dragão tem sete cabeças e o próprio anjo explica o que significam estas sete cabeças: "As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada" (apocalipse 17,9) Roma é a cidade das sete colinas e sempre foi chamada assim, apesar de no mundo antigo ter havido outras cidades chamadas assim também, neste contexto podemos concluir que se trata de Roma mesmo. Portanto, João estava descrevendo o império Romano. Os dez chifres do dragão, assim como da besta que é também o império romano, são dez reis desse império. Note que assim como o anjo explica isso para João, o mesmo anjo ja havia explicado isso mesmo para Daniel.
Muitos pensam que este dragão é o diabo, um ser, que faz guerra no céu e derruba um terço dos anjos consigo. A palavra dragão, besta e fera possuem o mesmo significado. Algumas versões biblicas inclusive traduzem a palavra besta como fera em apocalipse 13. Todas significam impérios que se oponhem ao povo de Deus. A tradição judaica sempre enchergou esta palavra como simbolo de uma nação inimiga. mas devido a um versiculo interpretado literalmente, as pessoas pensam ser um ser: "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele" A palavra diabo e satanás significam opositores. Quem se oponhem a vontade divina. A antiga serpente é a antiga vontade de se opôr a Deus. Interpretar literalmente pode ocasionar alguns problemas. Primeiro, o que satanás estaria fazendo no céu? Porque Deus ou o próprio Yeshua não combatem com ele, mas Miguel? Será mesmo que Deus Oniciente permitiria uma rebelião nos céus e ainda anunciaria através de seu profeta? Isso não teria lógica. O que Miguel esta combatendo é Roma mesmo, assim como o mesmo Miguel ja combateu outros principes de povos que se opuseram ao povo de Deus:
"Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia." (Daniel 10 : 13)
"E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Agora, pois, tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia." (Daniel 10 : 20)
Miguel é o arcanjo que sempre combateu por israel E sempre foi considerado o principe do povo de Deus:
"Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe." (Daniel 10 : 21)
E o próprio Daniel ja havia profetizado que Miguel combateria contra Roma:
"E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro." (Daniel 12 : 1)
Mas muitos enchergam nesta passagem uma queda de satanás devido ao livro dizer que Satanás arrastou consigo um terço das estrelas. Isto também foi profetizado por Daniel, representando um Homem, e não um ser, que faria guerra nos céus e derrubaria as estrelas. Isto tudo é linguagem simbólica e não literal, vejamos:
"E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou. E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra" Dn 8,10-11
Como vemos, Daniel diz que este principe se engrandeceria até contra os exércitos dos céus e das estrelas. É um homem, não um ser, e isto é uma linguagem simbólica, não literal, senão significaria que este homem subiu nos céus e fez guerra aos anjos. Não teria lógica interpretar isso literalmente. João só esta descrevendo o acontecimento profetizado anteriormente por Daniel de que um rei subiria aos céus (linguagem simbolica) e derrubaria um terço das estrelas (estrelas no céu significam os justos ver.Dn8,10). vejamos os versiculos seguintes de apocalipse 12
"...o dragão (ROMA) parou diante da mulher (Israel) que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro (Yeshua); e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono." Aqui não há nem nescessidade de explicar que se refere ao Messias.
"E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias" Os três anos e meio descritos aqui, ou 1260 dias, se refere a revolta judaica no ano 132, quando os judeus resistiram aos romanos por quase quatro anos. Isso aconteceu literalmente e é história.
"E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite" Esse versiculo se refere a queda de Jerusalém, pois o acusador mencionado aqui é o próprio Israel que perseguia e acusava os seguidores do messias, e foram vencidos pelos mesmos. No caso, o acusador de alguém são seus pecados. E o texto esta dizendo que os pecados de Israel foram derrubados ou vingados, como disse o próprio messias: ....porque estes são dias de vingaça...
Nos versiculos seguinte vemos que o dragão persegue a mulher e a terra ajuda a mulher. Os romanos continuaram a perseguir os Israelenses e depois, o anti-semitismo, e os judeus foram forçados a migrarem por diversas partes da Europa. A terra simboliza as nações que abrigaram os judeus, ainda que temporariamente. O próprio livro é bem claro ao dizer que o dragão persegue os que guardam os mandamentos de Deus, isto é, os judeus e também as testemunhas de Jesus, os cristãos:
"E o dragão (Roma) irou-se contra a mulher(Israel), e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus(Judeus), e têm o testemunho de Jesus Cristo(cristãos)"
A prostituta
Primeiro vamos observar que prostituta é uma cidade e não uma igreja: "E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra" Ap 17,18
Muitos pastores vão dizer que é uma igreja, mas a bíblia diz que é uma CIDADE! Fato!
"Veio, então, um dos sete Anjos que tinham as sete taças e falou comigo: Vem, e eu te mostrarei a condenação da grande meretriz, que se assenta à beira das muitas águas" Apocalipse 17:1
Vejamos a semelhança em Apocalipse 21.
"Então veio um dos sete Anjos que tinham as sete taças cheias dos sete últimos flagelos e disse-me: Vem, e mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro" Apocalipse 21:9
Um dos sete anjos mostra a Prostituta em Apocalipse 17, em Apocalipse 21 um dos setes anjos mostra a Noiva. A Noiva é a Nova Jerusalém, se a Noiva é a Nova Jerusalém, portanto a Prostituta é outra coisa a não ser a Velha Jerusalém (Apóstata)?
"Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição" Apocalipse 17:2
"Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas." Isaías 1 : 21
"Portanto, ó prostituta, ouve a palavra do SENHOR" Ezequiel 16,35
Vejamos alguns relatos do Antigo Testamento sobre quem contaminou a Terra.
"E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira" Jeremias 3:9.
"Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra" Jeremias 23:15.
"Disse mais o SENHOR nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se.E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu" Jeremias 3:6-8
"filho do homem, mostra a Jerusalém os seus crimes abomináveis." Ez16,2
Jerusalém em seus tempos de rebeldia se prostituia: Segundo Jeremias 25 cita muitas nações beberam do vinho, entra elas:
Egito, Edom, Moabe, Uz, Tiro, Sidom etc.. (Jeremias 25:19-27) Muitos vão dizer que é a igreja católica, mas vemos na própria bíblia que a cidade chamada de prostituta foi Jerusalém. Se ainda restar duvidas, vejamos o que Paulo disse sobre as duas Jerusaléns:
"Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós" Gl 4,25-26
Como vimos, foi Jerusalém.
"E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres" Apocalipse 17:3
Aqui temos uma descrição incrível, no verso 18 de Apocalipse 17 diz que mulher significa a grande cidade, portanto podemos descartar a ICAR, ja que ela não é uma cidade. O versículo diz que a mulher se assenta sobre uma Besta. Essa Besta é a mesma Besta de Apocalipse 13 e de Daniel 7: É o Império Romano. O fato de estar assentada sobre uma Besta demanda sujeição sobre a Besta, sem a Besta a mulher não poderia fazer nada. Jerusalém de fato tinha acordos com Roma e precisou de Roma para crucificar e perseguir muitos, como podemos ver:
Josefo escreve: “Parece-me ser necessário relatar todas as honras que os romanos e seus imperadores retribuíram a nossa nação, e as alianças de ajuda mútua que fizeram” (Antiquities 14.10.1,2;).
Exemplos dos Judeus acusando aos Romanos os seguidores de Yeshua:
"Os quais Jasom recolheu; e todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus" Atos 17:7
"E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios" Atos 21:11
"Sempre e em todo o lugar, ó potentíssimo Félix, com todo o agradecimento o queremos reconhecer.Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos" Atos 24:1-9
Fora que Jerusalém também era conhecida como a cidade das sete colinas. A cultura oriental a que pertence São João, Jerusalém era conhecida como "a cidade das sete colinas" (Pirke de-Rabbi Eliezer, Seção 10). Estas
colinas são:
sete montes de Jerusalém |
(2ª) "Nob".
(3ª) "o Monte da Corrupção" ou "o Monte da Ofensa" ou "o Monte da Destruição" (2Reis 23,13).
(4ª) O original "monte Sião".
(5ª) A colina sudoeste também chamada "Monte Sião".
(6ª) o "Monte Ofel".
(7ª) "A Rocha", onde foi construída a fortaleza "Antonia"
"E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;" Apocalipse 17:4
Alguém se lembra das roupas sacerdotais?
"E tomarão o ouro, e o azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino, E farão o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada. E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido. E tomarás duas pedras de ônix, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel, Farás também engastes de ouro, E duas cadeiazinhas de ouro puro; de igual medida. E o encherás de pedras de engaste" Êxodo 28:1-17
Vemos fontes de Josefo:
Josefo descreve a tapeçaria do templo cuidadosamente como “tapeçaria babilônica na qual as cores azul, púrpura, escarlate e branco foram misturadas” (Wars 5.5.4).
Josefo descrevendo o Templo: "Agora a face externa do templo em sua frente [...] estava por toda parte coberta com pratos de ouro de grande peso, e, ao primeiro nascer do sol, refletiu um esplendor ardente, e fez aqueles que se esforçavam para olhar atentamente se voltarem em direção oposta, da mesma maneira que teriam feito aos próprios raios do sol. Mas este templo, para os que não estavam familiarizados com ele, parecia, a uma certa distância, como uma montanha coberta com neve; devido àquelas partes não douradas, que eram excessivamente brancas (Wars 5.5.6)".
E na sua testa estava escrito o nome: "Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra." Apocalipse 17:5
A inscrição blasfema da prostituta em sua testa dá uma imagem inversa da inscrição santa no sacerdote judeu. Na testa do sumo sacerdote lemos: “Consagrado ao SENHOR” (Êx. 28.36-38);
"E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração". Apocalipse 17:6
Roma estava manchada com o sangue dos santos. Porém Roma tinha entrado recentemente na categoria dos perseguidores, dos inimigos de Deus; ao longo de Atos, Jerusalém e os judeus eram os principais perseguidores. Além disso, Roma não era culpada da matança de quaisquer dos “profetas” do AT, como o fora Jerusalém.
Em relação às autoridades de Jerusalém, Estevão pergunta:
"Qual dos profetas que seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos"Atos 7:52
Jesus disse:
"Pelo que, esta geração será considerada responsável pelo sangue de todos os profetas, derramado desde o princípio do mundo: desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu lhes digo, esta geração será considerada responsável por tudo isso" Lucas 11:50-51
"Serpentes! Raça de víboras! Como escapareis ao castigo do inferno? Vede, eu vos envio profetas, sábios, doutores. Matareis e crucificareis uns e açoitareis outros nas vossas sinagogas. Persegui-los-eis de cidade em cidade, para que caia sobre vós todos o sangue inocente derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o templo e o altar. Em verdade vos digo: todos esses crimes pesam sobre esta raça. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta" Mt 23,33-38
A visão agora muda de rumo, ela foca no Império Romano.
"E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo". Apocalipse 17:10
5 já caíram:
1º Augusto
2º Tibério
3º Calígula
4º Cláudio
5º Nero
Galba (68 - 69) (não obteve reinado)
Oto (69) (não obteve reinado)
Vitélio (69) (não obteve reinado)
Um existe:
6º Vespasiano (69 - 79) (o rei que inda estava no poder quando João escreve)
Outro ainda não veio e quando vier deve durar pouco tempo:
7º Tito (79 - 81) (o rei que duraria pouco, governou só dois anos)
A Besta que é um dos sete:
NERO
"E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas". Apocalipse 17:15
De fato, em Jerusalém habitavam pessoas de todas as nações. Principalmente nas festas (Pentecostes). Além do Oriente Médio ser um grande centro comercial da época.
E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. Atos 2:5
"E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo". Apocalipse 17:16
Ficaria complicado o Império Romano destruir sua capital Roma, porém foi o Império Romano que destruiu Jerusalém e seu Templo foi queimado.
"E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra". Apocalipse 17:18
Vejamos as pistas sobre quem é a grande cidade:
"E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado". Apocalipse 11:8
Jesus foi crucificado em Roma? Não, em jerusalém
"E ponham-se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um na sua guarda, e cada um diante da sua casa. E era a cidade larga de espaço, e grande, porém pouco povo havia dentro dela; e ainda as casas não estavam edificadas" Neemias 7:3-4
Mais um exemplo:
"E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira". Apocalipse 16:19
Interessante notar que durante a guerra Judaica três facções dividiram Jerusalém.
"E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra". Apocalipse 17:5
A inscrição blasfema da prostituta em sua testa dá uma imagem inversa da inscrição santa no sacerdote judeu. Na testa do sumo sacerdote lemos: “Consagrado ao SENHOR” (Êx. 28.36-38);
"Por isso foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha". Jeremias 3:3
Um versículo anterior também retrata:
"Levanta os teus olhos aos altos, e vê: onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações e com a tua malícia". Jeremias 3:2
A mulher, esposa, cidade fiel recebe seu marido. A prostituta o rejeita:
"Foste como a mulher adúltera que, em lugar de seu marido, recebe os estranhos" Ez 16,32
"Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César" Jo 19,15
Para ler tudo e muito mais sobre o apocalipse ascesse: http://exegeseoriginal.blogspot.com/2014/09/livro-o-apocalipse-ja-aconteceu-e-book.html
Ou tecle aqui
Vídeos:
Shalom!