domingo, 8 de setembro de 2019

AS PROFECIAS DE DANIEL - ESBOÇOS

Esboços dos vídeos que eu fiz sobre as profecias de Daniel, as setentas semanas, ungidos, manhãs e tardes e Miguel:



Quando se incia as setenta semanas de Daniel?

Em Daniel 9 está escrito que desde o decreto para restaurar jerusalém até um ungido haveria sete semanas ou 49 anos

"Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até um Messias, o Príncipe (UNGIDO), haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos"
Daniel 9:25

O ungido ou príncipe mencionado aí em Daniel foi Ciro, o rei da Pérsia.

"Porém, no primeiro ano de Ciro, rei de babilônia, o rei Ciro deu ordem para que esta casa de Deus se reedificasse"
Esdras 5:13



Mas aí temos um problema. Como que Ciro assinou o decreto e ele mesmo seria o ungido sete semanas depois? De Ciro a Ciro?

O problema é que o texto de Daniel na verdade não começa a contagem das semanas a partir de nenhuma ordem, mas palavra. O termo utilizado em Daniel, Davar, significa palavra e não ordem:

"Sabe e entende: desde a saída da palavra (PALAVRA/DAVAR) para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos"
Daniel 9:25

Então a palavra era anterior ao decreto de Ciro.

E que palavra era essa? A palavra de Deus.
Daniel estava analisando a profecia de Jeremias que dizia que os Israelitas seriam cativos por setenta anos na Babilônia:

"No primeiro ano do seu reinado eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos"
Daniel 9:2



Então em Daniel nove ele estava estudando a profecia de Jeremias:

"E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas"
Jeremias 25:11,12

"Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar"
Jeremias 29:10

A palavra e não ordem, de Deus foi enviada a jeremias por volta de 49 anos antes do decreto de Ciro. Mas aí temos outro problema:

A profecia era de setenta anos.

Na verdade os judeus não ficaram setenta anos na Babilônia, mas por volta de cinquenta. E isso porque Deus abreviou o tempo. Tanto que Daniel no versículo 2 estava tentando entender esse tempo quando findaria:

"No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos"
Daniel 9:2

Então Daniel ora e pede clemencia a deus:

"E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza"
Daniel 9:3

"Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome"
Daniel 9:18,19

Então o anjo explica para ele que haveria não setenta anos a partir da palavra de Deus, mas quarenta e nove, ou uma semanas:

"Sabe e entende: desde a saída da palavra (DE DEUS NÃO DE CIRO) para restaurar, e para edificar a Jerusalém (JEREMIAS 29:10), até um ungido (CIRO), o Príncipe, haverá sete semanas (49 ANOS), e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos"
Daniel 9:25

Então o início das setenta semanas de Daniel começa na verdade com Jeremias quando Deus deu a palavra para restaurar, não Ciro. E termina em Atioco Epifânes quando o sacerdotes Onias III é morto ao se opôr ao helenismo Grego.



Ah, mas você já mostrou em outro vídeo como se fosse Tito.

Eu já mostrei essa profecia com outra visão porque existem as duas e como nos vídeos de preterismo eu estou analiando o sermão profético e ele cita essas profecias, eu tenho que utilizar a visão do autor.

Alguns interpretes inclusive, entenderam que essa profecia poderia ser uma polissemia, isto é, uma profecia de duplo cumprimento. Josefo por exemplo tinha esse entendimento e achava que o fim das semanas de Daniel foi no ano 70 por que foi quando o templo foi destruído junto coma  cidade:

"E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações"
Daniel 9:26

Os cristãos principalmente iniciam a contagem a partir do decreto de Artaxerxes.
Mas, o mais correto é com o fim no período Grego mesmo.

O pior é o intervalo de dois mil anos que não tem no texto e é absurdo:


O messias morto:

Messias é um termo genérico que significa ungido, literalmente ungido com óleo. os sacerdotes eram ungidos:

"Então o sacerdote ungido trará do sangue do novilho à tenda da congregação"
Levítico 4:16

"Estes são os nomes dos filhos de Arão, dos sacerdotes ungidos, cujas mãos foram consagradas para administrar o sacerdócio"
Números 3:3

O messias morto em Daniel 9 não é o rei messias porque não tem o artigo "O". Assim como Ciro, é apenas um ungido:

"E depois das sessenta e duas semanas será cortado um Messias, embora ele não tenha....; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações."
Daniel 9:26

E sessenta e duas emanas depois do decreto de Ciro, ou 434 anos depois, o sacerdote Onias III, o último sacerdote legitimo foi morto.

Ele se opôs ao helenismo grego, em uma época em que até os sacerdotes eram escolhidos pelos Grego e não pela halachá. Por conta disso foi morto.


A palavra para restaurar Jerusalém

"Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós"
Jeremias 29:10

"No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos"
Daniel 9:2

"A palavra que veio a Jeremias da parte do SENHOR, no ano décimo de Zedequias, rei de Judá, o qual foi o décimo oitavo de Nabucodonosor"
Jeremias 32:1

Sabemos, pois que Zedequias começou seu reinado em 605-606. Portanto a PALAVRA foi emitida para Jeremias pós o início do reinado de Zedequias.

Quarto período: depois da queda de Jerusalém (a partir de 586 AC)
Em 586/587 a.C., Nabucodonosor resolve destruir Jerusalém totalmente: incendeia o Templo, o palácio, as casas e derruba as muralhas. Mas permite que Jeremias fique no país, então, o profeta vai viver com Godolias (ou em outras traduções, Gedalias), novo governador da Judeia.

Nesse mesmo ano, Godolias é assassinado por um grupo anti-babilônico, liderado por um descendente da casa real de Judá, Ismael, e o profeta se vê forçado a fugir para o Egito, obrigado por Joanã (um dos comandantes do exército de Judá). Esse grupo passa a residir na cidade de Tafnes, cidade situada a leste do Delta do Nilo, onde passa a repreender a idolatria que seus conterrâneos ali praticavam (40,7-44,30).

Segundo o apócrifo Vida dos Profetas, escrito por um judeu da Palestina no séc. I DC Jeremias foi apedrejado e morto por seus conterrâneos quando residia no Egito.



Então vamos tomar como ponto de partida a data de 588/587 a.C. porque foi aproximadamente o ano da invasão de Jerusalém, logo, quando se inicia o cumprimento a palavra.

O anjo disse para Daniel que o tempo seria abreviado para sete semanas, ou seja, 49 anos.

                   UM DIA = UM ANO
       UMA SEMANA = SETE ANOS
      SETE SEMANAS =  49 ANOS

Então nós teríamos somando 49 anos o ano de 539 o primeiro ano de CIRO



Cilindro de Ciro

Primeira Declaração dos Direitos Humanos, contêm uma declaração do rei persa (antigo Irã) Ciro II depois de sua conquista da Babilônia em 539 AC. Foi descoberto em 1879 e a ONU o traduziu em 1971 a todos seus idiomas oficiais.
Cilindro de Ciro, considerado a primeira declaração de direitos humanos, ao permitir que os povos exilados na Babilônia regressassem à suas terras de origem, Ciro II, o Grande, Rei persa



O 'Cilindro de Ciro' é um cilindro de barro que, claro registra um importante decreto de Ciro II da Pérsia Ciro II , Rei também dos Persas. Encontra-se exposto no Museu Britânico , também em Londres. Ciro II adotou a política de autorizar os povos exilados também em Babilônia retornarem às suas terras de origem. Veja também o livro bíblico de Esdras 1:2-4. Este decreto foi emitido no seu 1.º ano após a conquista de Babilônia, isto no ano 538 AC a 537 AC , segundo diversas tabuinhas astronômicas. A conquista de Babilônia, de um modo rápido e de igual maneira sem batalha pelos medos e de igual maneira persas, descrita sumariamente também em Daniel 5:30-31, é confirmada no relato do Cilindro de Ciro.

Ciro o príncipe ungido:

"Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado"
Isaías 44:28

"Assim diz o SENHOR ao seu ungido (MASHIACH), a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão"
Isaías 45:1

Ciro reconstrói o templo e Jerusalém:

"Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram. Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, o SENHOR seu Deus seja com ele, e suba"
2 Crônicas 36:21-23

"No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do SENHOR Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém"
Esdras 1:1-3

"Porém, no primeiro ano de Ciro, rei de babilônia, o rei Ciro deu ordem para que esta casa de Deus (o Templo) se reedificasse"
Esdras 5:13

Ciro surge aproximadamente  49 anos depois da invasão de Jerusalém. Foi príncipe e ungido, chamado de Mashiach pelo próprio Deus. E mandou reconstruir Jerusalém e reedificar o templo. Logo, Ciro foi o primeiro messias de Daniel.

O problema Onias III.

539 mais 434 anos teríamos o ano de 105 a. E.C. Logo seria muito além o período de Onias III. E mesmo para cristãos seria muito além do período cristão.

O fraseado original de Dan 9:25 mostra que há uma PAUSA após a expressão “sete semanas” (shavu’im shiv’a). Esta pausa é facilmente demonstrada pela presença do sinal “atnach”, logo abaixo da palavra שבעה (sete).

O atnach seria o equivalente no português ao ponto e vírgula — o que indica claramente uma pausa, uma interrupção no verso. Assim, 7 semanas e 62 semanas são períodos distintos porque dizem respeito também à eventos e personagens distintos.
Então a palavra foi emitida a Jeremias durante o reinado de Zedequias 605/606 A.E.C e a partir dessa data se inicia as 62 semanas:

Sessenta e duas semanas
                    UM DIA = UM ANO
        UMA SEMANA = SETE ANOS
          62 SEMANAS = 434 ANOS

Se somarmos 434 a partir de 606 teremos o ano de 172, no período de Antíoco epifânes e a morte de Onias III

_Ah Ronaldo, mas porque você tomou as sete semanas a partir de 588 e não a partir do mesmo período de quando Jeremias recebeu a palavra 606?

"Sabe e entende: desde a saída da palavra para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos"
Daniel 9:25



Onias III foi ungido

Onias III, o último sumo sacerdote legítimo foi assassinado após ter sido exonerado do ofício sagrado por ordem de Antíoco IV Epífanes. após ter sido deposto por Antíoco Epífanes em favor de Jason é assassinado num complô armado por Menelau que fora denunciado publicamente por Onias devido à práticas ilícitas com relação aos tesouros do Templo. De acordo com Josefo, Jasão passa a servir como sumo-sacerdote após a morte de Onias (Antig. XII, 5/1). Assim, UM UNGIDO chamado Onias III, descendente de Aharon, foi “cortado” (yikaret), ou seja, morto como vítima de seu testemunho fiel “al kiddush há-shem”.

"Estes são os nomes dos filhos de Arão, dos sacerdotes ungidos, cujas mãos foram consagradas para administrar o sacerdócio"
Números 3:3

"Também o sacerdote, que de entre seus filhos for ungido em seu lugar, fará o mesmo; por estatuto perpétuo será ela toda queimada ao Senhor"
Levítico 6:22

Foi cortado, morto:


"Após a morte de Seleuco e tendo subido ao trono Antíoco Epífanes, Jasão, irmão de Onias, usurpou fraudulentamente o cargo de sumo sacerdote" (ano 175 aEC)
2 Macabeus 4:7

"Por causa disso, Menelau tomou à parte Andrônico, e induziu-o a matar Onias. Andrônico dirigiu-se, pois, para junto dele, enganou-o com astúcia, deu-lhe garantias, que confirmou por juramento, levou-o a deixar seu esconderijo e matou-o no mesmo instante, sem nenhuma atenção à justiça" (ano 172)
2 Macabeus 4:34

"Enquanto os habitantes de Jerusalém gozavam de uma perfeita paz, por causa da retidão e da piedade do sumo sacerdote Onias, na exata observância das leis, o Templo era respeitado até mesmo pelos reis estrangeiros. Estes honravam o Templo com os mais ricos presentes, a tal ponto que o rei Seleuco, rei da Ásia, subministrava com suas rendas pessoais toda a despesa necessária à liturgia dos sacrifícios"
2 Macabeus 3:1-3

Onias III foi ungido como eram todos os sacerdotes. Surgiu 434 anos após a profecia de Jeremias e foi morto após três anos aproximadamente do governo de Antíoco IV.

Finalizando

"Sabe e entende: desde a saída da palavra (Do profeta jeremias) para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe (Ciro), haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado um Messias (ONIAS III), mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir (ANTÍOCO), destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. E ele (Antíoco)  firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana (Morte de Onias III) fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador"
Daniel 9:25-27

Alianças de Antíoco:

E fará aliança com muitos por uma semana” — o verbo usado no português nas versões tradicionais não transmitem a força de הגביר (higbir). O hebraico demonstra que a tal “aliança” seria um tanto que “forçada” a muitos. É importante notar também que não temos aqui o verbo normalmente usado nas alianças de D´us com Seu povo כרת (karat) — logo, o contexto e o vocabulário impossibilitam uma aliança divina aqui.

O que temos é um acordo humano, feito quase por imposição da força. Mais uma vez, voltamos a Antíoco e a sua aliança estabelecida com os Tobíadas que se opunham aos Oníadas (partidários do legítimo sumo-sacerdote Onias). Com a deposição de Onias III em 171 aEC, Antíoco conquista a simpatia dos Tobíadas e de outros partidários judeus
favoráveis ao helenismo.

Em 167 aEC, Antíoco instala um ídolo pagão no Templo (provavelmente Baal Shomem, equivalente ao Zeus Olimpo) e ordena a interrupção dos sacrifícios contínuos (tamid) e assim, cumpre a parte final da profecia: “E na metade da semana (167 aEC) fará cessar o sacrifício (zevach, i.e. tamid).


"macularam o Templo de Jerusalém, dedicaram-no a Júpiter Olímpico e consagram o monte Garizim, segundo o caráter dos habitantes do lugar, a Júpiter Hospitaleiro"
2 Macabeus 6:2

"Por intermédio de mensageiros, o rei enviou, a Jerusalém e às cidades de Judá, cartas prescrevendo que aceitassem os costumes dos outros povos da terra, suspendessem os holocaustos no Templo, violassem os sábados e as festas"
1 Macabeus 1: 44-45

“terminar com o pecado (le-chatem chataat)” — Daniel disse em sua oração: “Pecamos!” (9:5) – e isso o afligia ao extremo; nesse ponto, ele entende que há solução para o pecado de SEU POVO.

Expiar a iniquidade (chaper avon) – a “iniquidade” que o profeta espera ver expiada é a de seu povo, pois afirmou: “cometemos iniquidade” (Dan 9:5) Logo, o contexto é judaico e não há lugar para conjecturas externas acerca de uma suposta “expiação” universal.

Trazer a justiça eterna (lehavi tsedeq olamim) – A justiça seria feita primeiramente sobre o ofensor babilônico (Is 45:1-5) e também depois sobre o inimigo selêucida (Zac 9:13).

Ungir o Santo dos Santos (limshoach qodesh há-qodashim) – este termo NUNCA refere-se a uma PESSOA, e sim, a um LUGAR, a saber, o LUGAR DOS LUGARES, o recinto mais sagrado do Beit Há-Mikdash, o Santo dos Santos — e isso foi feito quando da expulsão dos inimigos estrangeiros e da reconsagração do santuário após a profanação do arrogante monarca selêucida.




quarta-feira, 22 de maio de 2019

Erros cronológicos do novo testamento

ERROS HISTÓRICOS

NASCIMENTO DE JESUS

A história do Novo Testamento confunde tantos períodos históricos que não há maneira de a reconciliar com a História. O ano tradicional do nascimento de Jesus é 1 D.C. Era suposto Jesus não ter mais de dois anos de idade quando Herodes ordenou a matança dos inocentes. No entanto, Herodes morreu antes de 12 de Abril do ano 4 A.C.. Isto levou alguns Cristãos a redatarem o nascimento de Jesus entre 6 – 4 A.C..

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
Mateus 2:1

 No entanto, Jesus era também suposto ter nascido durante o censos de Quirinius.

"E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida"

Lucas 2:1-5


Este censos teve lugar depois de Arquelau ter sido deposto em 6 D.C., dez anos depois da morte de Herodes.

Portanto quando que Jesus nasceu? Durante o reinado de Heródes ou doze anos depois durante o censo de Quirino?


JOÃO BATISTA

Era suposto Jesus ter sido batizado por João logo depois de João ter começado a batizar e a pregar, no décimo quinto ano do reinado de Tibério, i.e., 28 – 29 D.C., quando Pôncio Pilatos foi governador da Judeia, i.e., 26 – 36 D.C.


"E sendo Pôncio Pilatos presidente da Judéia, e Herodes tetrarca da Galiléia, e seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene, Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias. E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;"

Lucas 3:1-3

De acordo com o Novo Testamento, isto também aconteceu quando Lysanias foi tetrarca de Abilene e Anás e Caifás eram sumos sacerdotes.

Mas Lysanias governou Abilene de c. 40 A.C. até ser executado em 36 A.C. por Marco António, cerca de 60 anos antes da data para Tibério, e cerca de 30 anos antes do suposto nascimento de Jesus!

Quando João batista iniciou seu ministério? Porque segundo o novo testamento nós temos duas datas.


DOIS SUMO SACERDOTES

Além do mais, nunca houve dois sumos sacerdotes juntos, em particular, Anás não foi sumo sacerdote juntamente com Caifás.

Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias.
Lucas 3:2

Anás foi retirado do ofício de sumo sacerdote em 15 D.C., depois de deter o ofício por alguns nove anos. Caifás só se tornou sumo sacerdote em 18 D.C., cerca de três anos depois de Anás (ele deteve este ofício durante cerca de 18 anos, e assim as suas datas são consistentes com Tibério e Pôncio Pilatos, mas não com Anás ou Lysanias.)

E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas, E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote.
Atos 4:5,6


E conduziram-no primeiramente a Anás, por ser sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano.
João 18:13

Depois os príncipes dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos do povo reuniram-se na sala do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás.
Mateus 26:3

A passagem pelo poder de Caifás foi registrada pelo historiador judaico-romano Flávio Josefo, que viveu durante o século I. Ele teria sido nomeado para o cargo de Sumo Sacerdote em 18 pelo procurador romano que antecedeu a Pilatos, Valério Grato.


DOIS PERSONAGENS DE ÉPOCAS DISTINTAS NA IGREJA PRIMITIVA

Apesar dos Atos dos Apóstolos apresentarem Yehuda da Galileia, Theudas e Jesus como três pessoas diferentes, situa incorretamente Theudas (crucificado no ano 46 D.C.) antes de Yehuda, que menciona corretamente como tendo sido crucificado durante o censo (6 D.C.) 

Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.
Atos 5:36,37



Judas de Gamala, foi o líder da revolta judaica contra o censo romano, no ano 6 d.C.
Teudas (morto em 46 d.C.) foi um rebelde Judeu do século I d.C. citado em Atos 5:36.



Muitos destes absurdos cronológicos parecem ser baseados em leituras mal interpretadas e mal entendimentos do livro de Flávio Josefo "Antiguidades Judaicas", que foi usado como referência pelo autor do Evangelho segundo S. Lucas e dos Atos dos Apóstolos.


Vídeo sobre o tema:


Paz a todos!


sexta-feira, 19 de abril de 2019

Que dia Jesus morreu e ressuscitou? Ele celebrou a páscoa?

QUE DIA JESUS MORREU E RESSUSCITOU?

Segundo a tradição cristã, Jesus morreu na sexta feira santa e ressuscitou no domingo de páscoa.

O problema é que jesus tinha dito que daria como sinal para aquela geração o sinal de Jonas, ou seja, ele ficaria três dias e três noites na sepultura:

Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.
Mateus 16:4

Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
Mateus 12:40

Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
Jonas 1:17


O problema é que de sexta para domingo não da três dias e três noites completas.

Então primeiro a gente precisa fazer uma contragem retroativa da ressurreição de Jesus com o novo testamento.

Que dia que as mulheres foram no sepulcro segundo os evangelhos?

No primeiro dia da semana, o domingo:

E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.
Marcos 16:2

E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
Marcos 16:9

E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Mateus 28:1

E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.
João 20:1

E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.
Lucas 24:1


Os quatro evangelistas são unanimes ao afirmarem que as mulheres foram ao sepulcro no primeiro dia da semana. No domingo? Não

No nosso sábado a tarde, porque pelo calendário judeu um dia não começa após meia noite mas na tarde do mesmo dia.


Portanto o sábado a tarde já é domingo, o domingo a tarde já é segunda e assim por diante

Com exceção de Marcos, o relato mais antigo, os demais evangelistas são claros ao afirmar que as mulheres foram ao sepulcro de madrugada, bem escuro ainda, portanto é bem provável que elas tenha indo sábado a noite. Tenha esperado o raiar do sol porque se guardava o sábado em israel e assim que o sol se pôs foram ao sepulcro:























Só que segundo os autores do novo testamento, as mulheres foram ao sepulcro no primeiro dia da semana, e Jesus já havia ressuscitado. Então é bem provável que ele tenha ressuscitado no sábado á tarde, ou, conforme diz Marcos, o relato mais antigo, assim que terminou o Shabat

Então para jesus ter cumprido o sinal de Jonas, ele deve provavelmente ter morrido e ter sido sepultado em uma quarta feira:






















Existe uma confusão acerca do sábado mencionado em João:

Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
João 19:31

Acontece que dias de festas eram chamados de sábado, independente do dia da semana que caísse:

Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor. E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus. Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo. Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo. Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.
Levítico 23:27-32

Então o sábado que João cita e ainda menciona como grande sábado era o sábado de páscoa, porque a páscoa era a data mais importante.


JESUS CELEBROU A PÁSCOA?

E se segundo João, Jesus foi retirado da cruz antes da páscoa, quer dizer que ele já estava morto, portanto ele morreu antes de se começar a páscoa:

Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
João 19:31

E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido.
Marcos 15:44

Segundo a maioria dos teólogos e exegetas Jesus fez uma ceia adiantada, um dia antes da páscoa.

Vídeos meus sobre o tema:

                                                Que dia Jesus morreu e ressuscitou?


                               Jesus estava vivo ou morto na páscoa em que foi crucificado?


Jesus celebrou a páscoa?



Paz a todos

terça-feira, 9 de abril de 2019

O novo testamento foi escrito em Aramaico?


Esboços dos vídeos que tenho feito analisando esse tema. Melhor ver os vídeos, ficam mais explicativos. Conforme eu for fazendo mais vídeos sobre o tema, vou postando mais aqui os esboços.


O NOVO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM ARAMAICO?

Alguns adeptos do movimento conhecido como judaísmo messiânico argumentam que o novo testamento foi escrito originalmente em Hebraico e Aramaico, os idiomas falados na época de Jesus, e que posteriormente foram traduzidos para o Grego.

Eles argumentam o Grego não era um idioma comum em israel e que pessoas humildes como os seguidores de Jesus, a maioria simples pescadores, não teriam condições de escrever nesse idioma.

Existe de fato uma versão Siríaca do novo testamento chamada Peshita aramaica. Não confundir com a bíblia do Robespierre. Mas ela data posterior aos textos Gregos o que mostra que ela é apenas uma tradução dos mesmos e não o contrário.

 Já todos os manuscritos do novo testamento, desde os mais antigos, são todos em Grego.

Fragmento mais antigo do novo testamento



Existe uma citação de um Pai da igreja que disse que havia um certo evangelho de Mateus escrito em hebraico utilizado pelos ebionitas, mas, nunca foi achado nada acerca deste evangelho. Foram achados três evangelhos de mateus escritos em hebraico mas nenhum deles é esse tal evangelho mencionado porque são posteriores. A saber, o Du Tillet, Shem tov e Munster.

Então vamos analisar alguns pontos acerca disso, analisar significa em Português fazer uma análise de algo.

Peraí, porque eu estou explicando o que significa analisar se vocês falam Português??

Pois é isso que o novo testamento faz, mesmo nas versões aramaicas:


Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
Mateus 1:23

Note que Isaías quando escreveu sobre Emanuel, não precisou explicar o significado da palavra porque sabia que qualquer judeu entenderia:

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Isaías 7:14


Então se Mateus escreveu em hebraico, ele tinha em mente um público que soubesse hebraico. E para quer explicar para quem já sabe hebraico o significado de um termo em hebraico?


Outros exemplos

E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.
Marcos 5:41

Então se Marcos escreveu em Aramaico era porque ele esperava que pessoas que soubessem aramaico lessem seu livro. Então pra que explicar em Aramaico o que significa um termo em aramaico?

E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Marcos 15:34

Agora, se fosse um Grego escrevendo para leitores Gregos, ele teria que explicar quando utilizasse um termo em Aramaico o que significa senão eles não entenderiam.

Se eu estou writting, que significa escrevendo em Inglês, um esboço como esse eu só preciso explicar para vocês termos que não são do idioma de vocês, como writting.


E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
João 1:38

Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.
João 20:16


Messias

Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo)." (João 1.41)

"Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas." (João 4.25)


Todo judeu sabe o que significa messias, pois a fé judaica sempre teve a esperança messiânica. Então se João escreveu em Aramaico, qual a necessidade dele explicar esse termo?


Significado de nomes

Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação)"(Atos 4.36)

E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)." (João 1.42)

Pilatos, pois, quando ouviu isto, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, e em hebraico Gabatá." (João 19.13)

"...saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota," (João 19.17)

"E tornou-se isto conhecido de todos os habitantes de Jerusalém; de maneira que na própria língua deles esse campo se chama Acéldama, isto é, Campo de Sangue)" (Atos 1.19)


Explicações

"Aproximava-se a festa dos pães ázimos, que se chama a páscoa." (Lucas 22.1)

"Então um homem chamado José, natural de Arimatéia, cidade dos judeus, membro do sinédrio, homem bom e justo"

"...pelo qual clamamos: Aba, Pai!" (Romanos 8.15)


Alguns argumentam que os Israelitas não conheciam o grego ou que não eram familiarizados com a língua, mas antes de Cristo mesmo, já havia a Septuaginta Grega que foi traduzida por judeus inclusive, segundo a lenda. E a Judéia já esteve sob domínio Grego e passou inclusive por uma tentativa de helenização de Antíoco Epifânes.

Alexandre e o rabino.

Paulo segundo o novo testamento, era judeu e Romanos e pregava em regiões gentílicas, portanto com certeza Paulo sabia sim o grego.

Lucas que era gentio escreveu para seu amigo provavelmente Grego Teófilo, e portanto deve ter sido nesse idioma:

Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
Lucas 1:3

Os autores do novo testamento são anônimos. A tradição católica diz que os apóstolos ditaram os textos, como por exemplo, Pedro ditou o evangelho de Mateus. E assim por diante. Então é bem provável que estes soubessem o Grego.

E por fim, apesar de a igreja ter começado em Jerusalém, ela não foi aceita pelos judeus e portanto ela acabou se expandindo entre os gentios. Os gentios não falavam Aramaico, um dialeto judeu de uma província problemática para Roma. Então os autores do novo testamento não teriam motivo para escrever nessa língua se seu público alvo eram os gentios.

primeiro vídeo:




A SEPTUAGINTA

Diz uma lenda que setenta e dois sábios judeus, a pedido do Ptolomeu traduziram as escrituras hebraicas para o Grego em troca da liberdade de alguns servos do Império. Eles concluíram a tradução em setenta e dois dias, por isso sua tradução do velho testamento ficou conhecida como versão dos setenta ou septuaginta.



Ela foi feita para uso da comunidade de judeus do Egito no final do III a.C. e no II a.C.;

A lenda é questionada,  mas existiu de fato a versão Grega do velho testamento. Os judeus preferiam utilizar a versão em hebraico, devido a má tradução da septuaginta e seus erros.

E esses erros estranhamente aparecem no novo testamento.

Por exemplo, em Atos diz que a parentela de José eram de setenta e cinco almas:

E José mandou chamar a seu pai Jacó, e a toda a sua parentela, que era de setenta e cinco almas.
Atos 7:14

Mas, segundo a Torá em hebraico, eram setenta:

Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.
Êxodo 1:5

E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta.
Gênesis 46:27

texto hebraico:

וַֽיְהִ֗י כָּל־ נֶ֛פֶשׁ יֹצְאֵ֥י יֶֽרֶךְ־ יַעֲקֹ֖ב שִׁבְעִ֣ים נָ֑פֶשׁ וְיוֹסֵ֖ף הָיָ֥ה בְמִצְרָֽיִם

Septuaginta:

Ἰωσὴφ δὲ ἦν ἐν Αἰγύπτῳ· ἦσαν δὲ πᾶσαι ψυχαὶ ἐξ Ἰακὼβ πέντε καὶ ἑβδομήκοντα.


Então o autor de Atos, Lucas, deve ter utilizado a versão Grega das escrituras como base para compor seu livro, senão ele saberia como todo judeu o sabe, que foram setenta almas.


Refutação dos judeus messiânicos

Os judeus messiânicos que defendem que a versão em aramaico é a original, argumentam que o autor original do livro escreveu corretamente, setenta almas, e que os gentios ao traduzirem o novo testamento para o Grego cometeram erros de tradução.

OK

Mas, se formos considerar essa hipótese como verdadeira, então foi muita muita muita coincidência que os tradutores do novo testamento cometeram exatamente os mesmos erros que os tradutores da septuaginta e exatamente no mesmo lugar:

Texto original dizia que setenta almas eram a parentela de José. Correto

O tradutor da septuaginta traduziu erroneamente pra setenta e cinco. Pode acontecer

Aí séculos depois o "tradutor" do livro de Atos também traduziu erroneamente para setenta e cinco????


Ok, vamos considerar então que houve uma coincidência. E as demais passagens, seria apenas coincidência que os "tradutores" do suposto novo testamento em Aramaico cometeram exatamente os mesmos erros que os tradutores da Septuaginta??

Qual deus?

Antes tomastes o tabernáculo de Moloque,E a estrela do vosso deus Renfã, figuras que vós fizestes para as adorar.Transportar-vos-ei, pois, para além da Babilônia.
Atos 7:43

Antes levastes a tenda de vosso Moloque, e a estátua das vossas imagens, a estrela do vosso deus, que fizestes para vós mesmos.
Amós 5:26

ps. No texto hebraico o nome do deus é Quijum ou Quijum


Jovem ou virgem?

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
Mateus 1:22,23

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a jovem está concebendo, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Isaías 7:14


Anjos ou deuses?

E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
Hebreus 1:6

Pois tu, Senhor, és o mais alto sobre toda a terra; tu és muito mais exaltado do que todos os deuses.
Salmos 97:9


Quantos morreram?

E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.
1 Coríntios 10:8

E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.
Números 25:9


Filho de quem?

Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.
Mateus 23:35

E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor, de modo que não possais prosperar? Porque deixastes ao Senhor, também ele vos deixará.
2 Crônicas 24:20


Sacerdote

Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
Marcos 2:25,26

E disse Davi ao sacerdote Aimeleque: O rei me encomendou um negócio, e me disse: Ninguém saiba deste negócio, pelo qual eu te enviei, e o qual te ordenei; quanto aos moços, apontei-lhes tal e tal lugar. Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães na minha mão, ou o que se achar.
1 Samuel 21:2,3

segundo vídeo:



Esses pormenores mostram que os autores do novo testamento estudaram através da Septuaginta e a utilizaram como base, pois seria muita coincidência os erros serem os mesmos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...