quarta-feira, 13 de junho de 2018

Jesus foi casado?

Esboço do vídeo sobre o tema apócrifo se Jesus foi casado:

JESUS FOI CASADO?


Dando continuidade aos temas relacionados aos apócrifos, nesse vídeo vou analisar sobre a hipótese de Jesus ter sido casado, mencionado nos evangelhos de Madalena e Filipe.

Conforme eu fiz no vídeo acerca do nascimento virginal, eu vou analisar evidências externas e internas e que cada um tire suas conclusões.

Vídeo sobre o mito do nascimento virginal de Jesus:






Evidências na bíblia, na tipologia, na arqueologia, patristica, apócrifos e lendas.


Alguns evangelhos apócrifos como o de Filipe e o de Madalena mais precisamente, fazem menção a uma companheira de jesus, a quem ele amava mais que aos outros que supostamente seria Maria madalena. Outros evangelhos apócrifos citam a importância histórica de madalena na igreja e seu papel na liderança de comunidades cristãs.

detalhe: Madalena não era prostituta como sempre pensou a tradição cristã popular e não é ela a mulher adultera da períscope de João 8. Na verdade há indícios de que Madalena era na verdade de familia nobre.



EVIDÊNCIAS EXTERNAS

Jesus era um homem judeu adulto do primeiro século, chamado algumas vezes de Rabe/Rabino nas escrituras. Um judeu adulto solteiro seria mal visto na sociedade patriarcal da época, e não poderia ser Rabino:
E, logo que chegou, aproximou-se dele, e disse-lhe: Rabi, Rabi. E beijou-o. Marcos 14:45
E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? João 1:38
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. João 13:13
E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o. Mateus 26:49

Um dos mandamentos do judaísmo é o casamento, logo se Jesus cumpriu a lei conforme dizem os religiosos esse mandamento também é da lei

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:24
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Marcos 10:8
Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Efésios 5:31

Dentro do novo testamento e fontes, vemos os judeus implicando com Jesus por tudo, por colher espigas em um sábado, por andar com meretrizes e pecadores, por perdoar pecados etc.... Mas não existe um relato sequer dos judeus implicando com Jesus por ser solteiro, nem em apócrifos, pergaminhos, papiros ou tradições. Sendo que, se os judeus ficavam o tempo todo testanto a messianidade de Jesus, um dos requisitos que o messias deveria preencher era o de ser casado:

"Assim diz o Senhor DEUS: Quando o príncipe der um presente a algum de seus filhos, é sua herança, pertencerá a seus filhos; será possessão deles por herança. Mas, dando ele um presente da sua herança a algum dos seus servos, será deste até ao ano da liberdade; então tornará para o príncipe, porque herança dele é; seus filhos a herdarão. E o príncipe não tomará nada da herança do povo por opressão, defraudando-os da sua possessão; da sua própria possessão deixará herança a seus filhos, para que o meu povo não seja separado, cada um da sua possessão"
Ezequiel 46:16-18

profecia de Isaias 53 que os cristãos atribuem a Jesus diz que o servo teria descendentes, filhos:

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade (descendência), prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão
Isaías 53:10

10 וַיהוָ֞ה  חָפֵ֤ץ  דַּכְּאוֹ֙  הֶֽחֱלִ֔י  אִם־  תָּשִׂ֤ים  אָשָׁם֙  נַפְשׁ֔וֹ  יִרְאֶ֥ה  זֶ֖רַע  יַאֲרִ֣יךְ  יָמִ֑ים  וְחֵ֥פֶץ  יְהוָ֖ה  בְּיָד֥וֹ  יִצְלָֽח

O judaísmo sempre foi contra o celibato. Paulo em suas epístolas pregava contra o celibato, apesar dele ser solteiro. Paulo diz a igreja que sejam todos imitadores de Cristo, mas não cita o celibato como exemplo. Quando Paulo fala para os homens se manterem solteiros, ele cita ele mesmo como exemplo, não jesus.

Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
1 Coríntios 7:1,2

Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se
1 Coríntios 7:7-9

Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
1 Timóteo 4:3

Os apóstolos eram casados:

E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre
Mateus 8:14

Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? 1 Coríntios 9:5



EVIDÊNCIAS INTERNAS

Após o livro de Dan Brow o código DaVinci, muitas pessoas passaram a aceitar a idéia de que Jesus foi casado Maria Madalena, ou Maria de Magdala. Muitos começaram a pesquisar evidências nas escrituras.


E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
João 2:1-10

Uma mulher chegar-se aos pés de um homem, significava casamento, compromisso com seu prometido.

"Minha filha, é preciso que eu te assegure a existencia tranguila, para que sejas feliz, ...lava-te, unge-te, põe tuas melhores vestes e ...(vai de encontro a Booz nosso parente) ...prepare uma refeição para ele... Rute aproximou-se de mansinho, afastou a cobertura de seus pés e deitou-se" (Rute 3)

E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. Lucas 7:38


Nas culturas semitas, Judeus e muçulmanos, uma mulher não pode mostrar os cabelos em públicos, pois isso eram práticas das protistutas, a não ser que fosse para seu marido:

Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. 1 Coríntios 11:6
Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? 1 Coríntios 11:13
Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. 1 Coríntios 11:10


Dentro da tipologia judaica os personagens bíblicos sempre encontraram suas esposas em poços:

“... iras a minha terra, a minha parentela e lá encontraras uma mulher p meu filho...o senhor mandará o seu anjo diante de ti e tu escolheras lá uma mulher...ele parou para descansar próximo a um poço, fora da cidade, era hora que as mulheres saiam para buscar água (disse ele em oração a deus)...fazei-me encontrar hoje o q desejo, manifestai vossa bondade, eis-me aqui de pé junto a essa fonte onde as filhas dos habitantes desta cidade virão buscar água, a donzela a quem eu disser: inclina teu cântaro, daí-me água...essa seja a que o senhor escolheu (a escolhida) para Isaac. Com estes sinais conhecerei q manifestai a vossa bondade... antes de terminar a prece, veio uma mulher com um cântaro nos ombros, Rebeca, filha de Nacor, irmão de Abraão. A jovem era extremamente bela, virgem e homem algum havia possuído... daí-me de beber um pouco da água do teu cântaro? Bebe meu senhor... a jovem foi correndo contar tudo o q tinha acontecido para sua família, Rebeca tinha um irmão chamado Labao este apressou-se em ir de encontro com o homem que se encontrava junto a fonte...esse homem me disse isso e aquilo e ele me ofereceu coisas preciosas...foi ele ao encontro do estrangeiro e o achou perto dos camelos, na fonte. Vem, bendito do senhor, porq permaneces ai fora? ...vim a casa de irmãos para escolher uma esposa... combinei com meu Deus em oração o seguinte: ficarei perto da fonte, a jovem q vinher buscar água e a quem eu disser daí-me de beber da água de teu cântaro e q der água a mim e meus camelos essa será a mulher q deus escolheu... – ó nossa irmã, possas tu tornar-te a mãe de milhares de miríades...Isac desposou ela e conduziu-a p a tenda de sua mae” (gênesis 24)


“Jacó pôs-se a caminho e foi p a terra dos filhos do oriente, para as terras do irmão de sua mae. Viu um poço selado com uma pedra q servia de bebedouro para os rebanhos... vem ai Raquel com seu rebanho de seu pai, em pleno dia, por q era pastora. Jacó é quem rola a pedra e da água para o rebanho. Depois beijou Raquel, pôs-se a chorar e se apresentou (vim te buscar) ela correu a anunciar isso ao seu pai. Labao corre ao seu encontro e o convida p ir a sua casa... sim, tu es de meus ossos e de minha carne. Jacó ficou na casa dele um mês inteiro... Jaco disse eu te servirei 7 anos por Raquel...seu amor por ela era grande completado o tempo, ele pediu sua esposa, Labao reuniu todos os habitantes do lugar e deu um banquete” (Gênesis 29)


“Moisés retirou-se p a terra de Madiã, e sentou-se junto de um poço. As 7 filhas do sacerdote de Madiã, vieram tirar água do poço e encher os cântaros p das de beber as ovelhas de seu pai...Moisés tomou os cântaros e deu de beber ao seu rebanho... (elas foram ate seu pai e contaram o acontecido, seu pai mandou q elas fossem chamar o estrangeiro p ceia com ele na sua casa)... Mois´ss aceitou ficar em sua casa, o qual lhe deu por mulher sua filha séfora." (genesis)


“Jesus chegou a uma localidade da Samaria, chamada sicar, junto das terras e jacó dera a seu filho José, ali havia o poço de Jacó, cansado, Jesus sentou-se a beira do poço, era por volta do meio dia. Veio uma mulher da samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: Daí-me de beber... como tu judeu pedes água mim q sou samaritana... se conhecesses o dom de deus e quem é q te pede água, tu é q te pedirias e ele de daria a água da vida...NOSSO PAI JACO q nos deu esse poço  do qual ele mesmo bebeu e também os seus filhos e os seus rebanhos, todo aquele q bebe desta água tornará a ter sede mais o q beber daquela outra água  que eu der, jamais terá sede então ela diz: daí-me desta água...  sei q deve vir o Messias me fará conhecer todas as coisas Jesus disse: Sou eu quem fala contigo. Os discípulos se maravilharam q estivesse falando com uma mulher todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? a mulher deixou seu cântaro e foi a cidade anunciar o q tinha acontecido, aos seus parentes eles foram ate Jesus e convidaram p ficar um tempo com eles. Ele permaneceu lá dois dias... nós mesmos o ouvimos e sabemos q este verdadeiramente é o messias” (joão 4:5-42)


Todos evangelistas foram unanimes em mencionar madalena durante a crucifixão e ressurreição de jesus:

Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. João 11:5

E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. João 19:25

E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro
João 20:1

E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.
João 20:11-18

E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde o punham
Marcos 15:47
E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
Marcos 16:1
E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios
Marcos 16:9
E estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, assentadas defronte do sepulcro
Mateus 27:61
E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Mateus 28:1
E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos
Lucas 24:10


Mas Jesus, vendo o pensamento de seus corações, tomou um menino, pô-lo junto a si,E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim (PAI DO MENINO?); e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou (MEU PAI); porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo será grande.
Lucas 9:47,48

A ELEITA/ESCOLHIDA
O ancião à senhora (LADY MULHER) eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade,
2 João 1:1

 ἐκλεκτῇ  κυρίᾳ = eklecte kuryia

E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros
2 João 1:5

Tendo muito que escrever-vos, não quis fazê-lo com papel e tinta; mas espero ir ter convosco e falar face a face, para que o nosso gozo seja cumprido. Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita. Amém.
2 João 1:12,13

A vossa co-eleita em babilônia vos saúda, e meu filho Marcos
1 Pedro 5:13


EVIDÊNCIAS SECULARES

Judaísmo
A tradição oral judaica diz que jesus se casou.

O cineasta Simcha Jacobovici lançou em 2007 um documentário narrando sua descoberta de um túmulo que ele alega ter sido de Jesus Cristo, e junto com esse achado arqueológico, havia obtido provas de que o líder hebreu havia se caso e tido filhos.
Um processo contra Jacobovici foi movido e agora, o júri manifestou sua posição de que as evidências apresentadas pelo cineasta não são resultado de uma fraude, e portanto, não havia medidas a serem tomadas contra o cineasta.

O júri israelense destacou ainda que apesar de não terem sido encontrados indícios de fraude, a posição do Tribunal não impõe um paradigma aos teólogos e demais estudiosos da vida e ministério de Jesus, e que cabe a eles fazerem considerações sobre a relevância ou não das informações do documentário para a história do nazareno.

Segundo informações do Christian Post, o túmulo que alegadamente seria de Jesus Cristo foi descoberto na década de 1980, e possui inscrições que remetem a Jesus e sua suposta família. Quando o polêmico documentário foi lançado, acadêmicos de arqueologia bíblica consideraram as alegações de que Jesus havia se casado como “sensacionalistas” e especulativas, pois não haviam evidências dos restos mortais de Jesus.








Patristica
"O casamento de Jesus e Madalena", teria sido suprimido do Evangelho de Marcos pelo bispo Clemente de Alexandria (150-215 A.D.) um dos primeiros primazes da igreja cristã.

Clemente de Alexandria escreve uma carta para o seu colega Teodoro, contando que mandara apagar o episódio da Ressurreição de Lázaro, porque o evangelista deixara, claramente explícito, que Jesus e Madalena eram marido e mulher.

Esta carta foi descoberta, acidentalmente, no ano de 1958 pelo Professor Morton Smith, professor de "História Antiga" da Universidade de Columbia - Estados Unidos, dentro de um livro de "Santo Inácio de Antióquia", encontrado no Monastério de MAR SABA - éste de Jerusalém, num manuscrito do Patriarca Ecumênico de Constantinopla quem transcreveu a tal carta.


Clemente de Alexandria diz que mandou suprimir esta parte do Evangelho de Marcos, porque não estava de acordo com as disposições da igreja e termina com uma instrução oficial, Para serem guardados secretamente textos específicos do Evangelho de Marcos. - "Nem todas as verdades são para serem ditas à humanidade". - (sic) Clemente de Alexandria (150-215 d.C.) - Laurence Gardner

"O incidente da ressurreição de Lazaro, foi descrito com mais detalhes na parte omitida de Marcos. Ele explica que Maria realmente saiu da casa com Marta na primeira ocasião, mas então foi punida pelos discípulos e mandada para dentro para esperar as instruções de Jesus.

"O fato é que, como esposa de Jesus, Maria estava presa a um código rígido da prática nupcial. Ela não foi autorizada a deixar a casa e cumprimentar seu marido até que recebesse seu consentimento expresso para fazê-lo. A visão de João deixa Maria em seu lugar de direito sem explicação, mas o texto de Marcos, mais detalhado, foi expressamente evitado por deixar a realidade marital aparente demais."

"Marta, chamou em segredo Maria, sua irmã, dizendo: O mestre está aqui e ti chama, ou ouvir isso ela prontamente se levantou, e foi ter com ele" (João 11:28 e 29)

Eusebius, Bispo de Cesárea (260-340 DC), informou que, no tempo do Rei Herodes o Grande, foram oficialmente queimados documentos de registro genealógico relativo à família desposyni de Jesus segundo a instrução do Rei.
"A palavra "Desposyni" vem do grego antigo. Significa "Do Mestre" e era um estilo reservado exclusivamente para aqueles da mesma família de Jesus

O historiador palestino do 2º século segundo Hegesippus informou que, durante o reinado do Imperador romano Dominicano ( 81-96 DC), a execução de todos os herdeiros de desposyni foi ordenada através de decreto Imperial. Porém, embora muitos fossem presos, alguns foram soltos.

Hegesippus declarou: "Eles se tornaram nos líderes das igrejas, porque tinham nascido como prova e testemunho e porque eram da família do Senhor".

O historiador Julius Africanus de Edessa em Anatólia (160-240 DC) escreveu: seguindo os registros genealógicos da família de Jesus queimados no século I, "algumas pessoas cuidadosas tinham registros próprios, ou tendo se lembrado dos nomes ou recuperado das cópias, se orgulharam de preservar a memória de sua origem aristocrática.

Estas eram as pessoas conhecidas como Desposyni devido à sua relação com a família "do Salvador"





Evangelho de Filipe

“E a companheira do Salvador é Maria Madalena. Cristo amava-a mais do que a todos os discípulos e costumava beijá-la com freqüencia na boca. O restante dos discípulos ofendia-se com isso e expressava sua desaprovação. Diziam a ele: ‘Por que tu a amas mais do que a nós todos?’” (evangelho de Filipe)

“Grande é o mistério do casamento, pois sem ele o mundo não existiria. Pense sobre o casamento, pois ele possui poder...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

“O amor espiritual é vinho e fragrância... enquanto aquele que foi ungido estiver presente, os q estão por perto também se aproveitam da fragrância, porem, qdo os q foram ungidos se retirarem (para a câmara nupcial) deixando-os, então aqueles q não foram ungidos mas estavam meramente por perto, não sentirão mais o perfume...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

“O filho do homem recebe a capacidade de criar e a capacidade de gerar...aquele q gera faz em privacidade, engendra filhos” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

“Ninguém pode saber quado o esposo e a esposa tem relações, a não ser os dois. O casamento p o mundo é um mistério, para os q assumiram uma esposa... existe uma qualidade oculta no casamento, o verdadeiro matrimonio, aquele q não foi profanado é um mistério. Ele não é carnal mais puro. Não pertence ao desejo mais a vontade. Não pertence a escuridão nem a noite, mas ao dia e a luz. Qdo o casamento está aberto ao publico, tornou-se prostituição e a noiva faz o papel de prostituta qdo outros a vêem. A noiva só deve mostrar-se ao seu pai, sua mãe, ao amigo do noivo (Lazaro) e aos filhos (criados) do noivo (discípulos) A ESTES É PERMITIDO ENTRAR TODOS OS DIAS EM SUA CASA. Aos outros resta apenas ansiar por vir a voz da noiva e deleitar-se com seu Balsamo. Ninguém pode ver a noiva e o noivo, a menos q se torne um com eles (seu povo, sua família) ...” (Evangelho de Felipe, Biblioteca de Nag Hammadi)

MADALENA
o Evangelho de Maria (Madalena) datado provavelmente do século II. Aí Madalena incentiva os Apóstolos a pôr em prática as palavras do Senhor e lembra-lhes a assistência permanente que Ele lhes prometeu, Pedro pede-lhe que dê a conhecer aos Apóstolos as palavras de Cristo. Então relata ela uma longa visão de Jesus, que lhe disse: “Bendita és tu, porque não hesitaste quando me viste”. Perante André e Pedro, pouco dispostos a crer, Levi toma a defesa de Madalena: “Se o Senhor a julgou digna, quem somos nós para rejeitar? O Salvador, sem dúvida, a conheceu muito bem. Eis por que Ele amou a ela mais do que a nós”. Maria Madalena aparece assim como a mediadora e mensageira da doutrina gnóstica: ela é colocada acima dos Apóstolos.

Como se vê, o ponto de vista é totalmente diverso do da literatura apócrifa cristã, que conserva a hierarquia “Jesus – Apóstolos”, como também difere das estórias que se contavam sobre Madalena após a ressurreição de Jesus.


SEITAS PRIMITIVAS

Em PR tem sido publicadas algumas explanações do que é o gnosticismo. É um sistema dualista não cristão, pois repudia a matéria, que, segundo o Cristianismo, foi criada por Deus. Propagava suas idéias por meio de escritos semelhantes aos livros da Bíblia, de modo que são chamados escritos apócrifos gnósticos.

Dentre esses escritos destaca-se, no nosso caso, a Pistis Sophia (Fé Sabedoria), obra na qual Madalena desempenha papel importante. Com efeito, de 46 questões 39 dão o predomínio às perguntas e aos dizeres de Madalena. É a interlocutora privilegiada do Senhor, dita “bem-aventurada, herdeira da luz, Maria pura e cheia do Espírito…”. Interroga Jesus com firmeza e segurança, levando Jesus a responder-lhe com grande alegria. Prostra-se aos pés de Jesus, que ela adora e oscula. Jesus proclama: “Maria Madalena e João o Virgem serão superiores a todos os discípulos”.

O filósofo Celso (século II) fala dos “discípulos de Mariamme”, tal é a importância que a ela cabe.

O maniqueísmo é outro sistema dualista, que os cristãos tiveram de enfrentar nos seus primeiros séculos.

Apresenta o Salmo de Heráclito, comentário poético de Jo 20, 17:

“Maria, Maria, reconhece-me e não me detenhas. Prende as lágrimas dos teus olhos e reconhece que eu sou o teu Mestre. Só te peço que não me detenhas, pois ainda não vi a face do meu Pai”. Jesus confia-lhe a missão de reunir seus Apóstolos, “órfãos errantes”. Ao que Maria respondeu: “Rabi, meu Mestre, cumprirei tuas ordens com alegria e de todo o meu coração”. Glória e vitória à alma da bem-aventurada Maria. “O espírito da Sabedoria escolheu Maria”

Numerosos outros salmos maniqueus aparecem dedicados a Madalena.

Resta investigar as razões pelas quais Maria Madalena desempenhou papel tão saliente nesses ambientes gnósticos e maniqueus. Será tarefa árdua, pois não há muitos pontos de referência para o pesquisador nesse campo de trabalho.

PAPIRO
Em 2012, a historiadora Karen King, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu um papiro com inscrições que supostamente indicam que Jesus teria uma esposa. O fragmento foi escrito em copta, um idioma do Egito Antigo, há 1200 anos.

Especialistas na língua extinta conseguiram traduzir algumas passagens, dentro das quais haviam dizeres como “Maria é merecedora disso”, “Jesus disse a eles: ‘Minha esposa…” e “...ela será a minha discípula”





A partir de tais indícios, os pesquisadores deram ao trecho descoberto o nome de “Evangelho da Esposa de Jesus” e presumiram que a Maria em questão seria a Madalena e que, de acordo com o texto, ela seria a esposa de Jesus.
A comunidade científica logo começou a desconfiar da descoberta. A principal inconsistência apontada por acadêmicos foi o fato de Karen King ter conseguido o papiro de uma fonte anônima, o que torna a autenticidade do material muito questionável.
O pesquisador alemão Christian Askeland, do Instituto de Pesquisa Bíblica em Wuppertal, na Alemanha, foi o primeiro a questionar a descoberta com argumentos científicos. Segundo ele, tanto o Evangelho da Esposa de Jesus quanto o Papiro P52, fragmento descoberto em 1920 que contém parte de um capítulo do Evangelho segundo João, seriam fraudes.

Askeland argumenta que os dois papiros possuem restos de radiocarbono, o que sugere que ambos foram escritos pelo mesmo artista. Com isso, pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, deram início a uma série de testes relacionados a tinta usada nos trechos. “No primeiro teste que realizamos percebemos que as tintas usadas nos dois documentos são, na verdade, bem diferentes”, afirma James Yardley, da Universidade de Columbia. O pesquisador acredita que o Evangelho da Esposa de Jesus é verdadeiro e que isso pode mudar a forma como as pessoas veem os dogmas do catolicismo.

Com todo esse burburinho em torno dos papiros, mais uma questão foi levantada: os trechos, por si só, não são evidência o suficiente para provar que Maria Madalena era a esposa sobre quem falava o Evangelho. A nova hipótese da comunidade acadêmica, no momento, é que Jesus de fato tinha uma esposa, mas que não era Maria Madalena. Ela, no caso, seria somente a discípula do Messias.


Tradição cristã

Eis o que refere o famoso hagiógrafo Butler em sua obra “Vida dos Santos”, t, VII (22 de julho):

“Segundo a tradição oriental, Maria Madalena, depois de Pentecostes, acompanhou Nossa Senhora e S. João até Éfeso, onde veio a falecer e foi enterrada. O peregrino inglês S. Vilibaldo teve a oportunidade de ver, lá, o seu túmulo, em meados do século VIII. Todavia, de acordo com a tradição da França, no Martirológio Romano, e conforme a concessão de diversas festas locais, ela, junto com Lázaro, Marta e outros, evangelizaram a Provença. Os últimos trinta anos de sua vida, segundo se afirma, ela os passou numa gruta formada por rochas, La Sainte Baume, no alto dos Alpes Marítimos, sendo transportada milagrosamente, instantes antes da morte, para a capela de S. Maximino. Ela recebeu os últimos sacramentos das mãos deste santo, sendo por ele enterrada”.


Lendas: JESUS NA CAXEMIRA

Uma lenda diz respeito a um profeta judeu rejeitado pelos seus chamados Ysa foi viver na cachemira:


Boa análise e que cada um tire suas próprias conclusões.
Paz á todos!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...