quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A variação textual do novo testamento

devido a intolerância religiosa, e ameaças que recebi de um grupo a-religioso, estou mantendo meus estudos privados e vejo cada vez mais a necessidade disso. Só liberei apenas alguns para expor minha visão teológica. Meu trabalho teológico sempre se baseou nos originais ou no mais próximos dos originais e não em ferreiras de Almeida e traduções. Recentemente tenho organizado mais meus estudos e adquirido mais material, como manuais de exegeses e códices, que podem me auxiliar e completar mes estudos. estou trabalhando cada livro do novo testamento, versículo por versículo, palavra por palavra, letra por letra, tentando ver cada alteração, quem fez, porque fez, e anotando tudo, como uma bíblia de estudo. Mas não vou mais dispôr publicamente e nem gratuitamente como fazia. primeiro porque tenho um custo em cada material que adquiro e quase nenhuma contribuição. Segundo porque depois que vi a intolerância religiosa de certos grupos, e como eles ignoram totalmente os originais seria ridiculo fazer estudos tão detalhados e dispõr gratuitamente na interne. Quem quiser que faça uma faculdade de teologia (uma vez que estes materiais não se acham na internet) ou contribuam. Os poucos amigos que já colaboraram com meu blog eu vou dispôr, assim que terminar.
papiro 45

No que me baseio em meus estudos

Como já disse, eu me baseio nos textos gregos o mais próximo do original possível. Vou mostrar porque isso é tão importante. Um apóstolo ou discipulo do primeiro século escrevia algo, que queria transmitir a alguém ou a uma comunidade. Esses escritos não existem mais, são chamados autógrafos. Os copistas, copiavam esses escritos no primeiro século e essas cópias também eram copiadas por outros. Essas cópias muitas vezes continham erros, que afetavam o sentido ou a lógica do texto, como em mateus 26,6 onde Jesus vai na casa de Simão o oleiro, e o copista entendeu o leproso, devido a semelhança linguistica.

Quando as escrituras chegaram aos gentios, os pais da igreja faziam interpolações nos textos, de acordo com seus interesses tendenciosos, como Origenes, Irineu, e outros, como por exemplo a epístola aos efésios que eles entenderam ser aos Efésos e adicionaram no capítulo 1 a introdução: "aos irmãos que estão em eféso". isso é só um exemplo que não afeta o sentido do texto ou os dogmas, mas outros pontos afetam e em muito com relação as doutrinas.

Muitas pessoas não se importam em estudar manuscritos e códices e acham que a bíblia caiu de fax do céu, e ainda brigam por doutrinas e dogmas que os apóstolos nunca disseram de verdade. Ainda metem o pau nos católicos ironicamente. Mas seguem coisas que foram os católicos que colocaram na escritura, como joão 8 por exemplo, a períscope da mulher adultera que não figura em nenhum manuscrito grego.

Vamos ver um pouco sobre os códices gregos e a variação do novo testamneto:

(a) Manuscritos originais NÃO existem; os manuscritos que existem são apenas cópias de cópias!

(b) É difícil imaginar que exista algum manuscrito cópia 100% igual ao manuscrito original!

(c) Com os manuscritos encontrados, tenta-se fazer uma RECONSTITUIÇÃO (RECONSTRUÇÃO, COMPILADO), da melhor forma possível!

COMPILADOS GREGOS

[1] Com relação aos manuscritos gregos do Novo Testamento, existem basicamente dois compilados: (a) o Texto Majoritário e (b) o Texto Crítico.

Deão Burgon e Scrivener defendiam o Texto Majoritário

Deão Burgon escreveu um livro em defesa do Texto Receptus chamado "The Revision Revised - A Revisão Revisada".

O Império Bizantino (= império Romano do Oriente) localizava-se, mais ou menos, na região onde hoje estão a Grécia e a Turquia

O Império Bizantino de fala grega foi preservado da invasão maometana e continuou até o século XV (quinze), quando surgiu a imprensa e, devido a isso, os manuscritos gregos do Novo testamento foram preservados, até hoje.

o Texto Grego do Novo Testamento foi preservado no império bizantino de fala grega; isso explica a grande quantidade encontrada de manuscritos bizantinos escritos em grego.

O Texto Majoritário (= Texto Bizantino) tem grande semelhança ao Texto receptus e, por isso, às vezes são considerados sinônimos, porém há algumas poucas diferenças entre os dois compilados, tais como, em Atos 8:37 e em 1 João 5:7-8.

PERGUNTA REFLEXIVA: Qual seria o melhor compilado? Qual seria o compilado mais próximo do original?

RESPOSTA: Veja, a seguir, as características de cada compilado e reflita qual deles seria o melhor.

TEXTO MAJORITÁRIO (TEXTO BIZANTINO) 

O Texto Majoritário é um compilado que possui as seguintes características:

(a) Baseado em uns 5000 (cinco mil) manuscritos gregos (a maioria);

(b) Tais manuscritos NÃO são os mais antigos (séculos oito, nove, dez, etc).

(c) Tais manuscritos possuem POUCAS variantes textuais entre si;



TEXTO CRÍTICO (TEXTO ALEXANDRINO/EGÍPCIO) 

O Texto Crítico é um compilado que possui as seguintes características:

(a) Baseado apenas em cinco manuscritos gregos;

(b) Tais manuscritos são os MAIS ANTIGOS existentes (séculos quatro, cinco).

(c) Tais manuscritos possuem MUITAS variantes textuais entre si;



TEXTO CRÍTICO 
As partes em rosa são adições e as em azuis variantes

Texto Crítico (Texto Alexandrino/Egípcio) é o nome que se dá ao compilado do Novo Testamento baseado apenas nos cinco mais antigos manuscritos gregos do Novo Testamento (Aleph, A, B, C e D); os estudiosos que produziram compilados baseados apenas nesses cinco manuscritos foram: Lachmann (1842-1850), Tischendorf (1865-1872), Treguelles (1857-1872), Westcott e Hort (1881) e Nestle-Aland.

No século VII (sétimo), as igrejas do Norte da África (Egito) e da Síria foram eliminadas pela invasão maometana; isso explica a pequena quantidade encontrada de manuscritos alexandrinos (egípcios) escritos em grego.

Texto de Westcott e Hort

O Texto de Westcott e Hort é o texto desenvolvido por Brooke Foss Westcott (1825 - 1901) e Fenton John Anthony Hort (1828 - 1892).

Westcott e Hort consideraram como base para o seu texto APENAS o Manuscrito Aleph (códice Sinaítico) e o Manuscrito B (códice Vaticano), os quais são un dos manuscritos mais antigos que existem.



Texto de Nestle-Aland

Eberhard Nestle (pai)(1851 - 1913), Erwin Nestle (filho)(1883 - 1972) e Kurt Aland (1915 - 1994) produziram um um texto (Texto Nestle-Aland), o qual é uma junção de três textos: (1) Texto de Westcott e Hort, (2) Texto de Tischendorf e (3) Texto de Bernhard Weiss.



VARIANTES TEXTUAIS DO TEXTO CRÍTICO

As Variantes Textuais do Texto Crítico são as seguintes:

Os códices Aleph, B e D estão em maior discordância entre si do que com o Texto Majoritário;

As Variantes Textuais de Marcos 2 são: Aleph, B e D diferem do Texto Receptus 69,71 e 95 vezes, respectivamente; B difere de Aleph 34 vezes; B difere de D 102 vezes; D difere de Aleph 100 vezes.

As Variantes Textuais entre os quatro evangelhos entre Aleph e B são: Mateus apresenta 656 diferenças; Marcos apresenta 567 diferenças; Lucas apresenta 791 diferenças; João apresenta 1.022 diferenças; Total dos quatro Evangelhos apresenta 3.036 diferenças.

[2] As grandes diferenças entre o Texto Majoritário e o Texto Crítico são: (a) final de Marcos 16, (b) a passagem sobre a mulher adúltera (Jo 8:1-11), (c) a passagem em 1João 5.



"VARIAÇÃO TEXTUAL DE VOCÁBULOS"
VERSUS
"VARIAÇÃO TEXTUAL DE SENTIDO"


PERGUNTA REFLEXIVA: Considerando que uma porcentagem GRANDE de "Variação Textual de Vocábulos" NÃO significa, necessariamente, uma GRANDE "Variação Textual de SENTIDO", QUAIS SERIAM as principais Variações Textuais DE SENTIDO, do Novo Testamento?

É possível que um conjunto de manuscritos apresente uma GRANDE "Variação Textual de Vocábulos", porém com uma PEQUENA "Variação Textual de SENTIDO" e vice-versa.

SIMULAÇÃO A: Nesta simulação, os dois manuscritos hipotéticos apresentam uma GRANDE Variação Textual de Vocábulos, MAS apresentam uma PEQUENA Variação Textual de Sentido.

manuscrito hipotético 1 ? A sua mãe é esforçada, pois ela sempre trabalhou para dar comida e material escolar a vocês.

manuscrito hipotético 2 ? A mulher de seu pai é uma guerreira; ele trabalhou muito, para que vocês tivessem o que comer e, para que vocês tivessem estudo.


SIMULAÇÃO B: Nesta simulação, os dois manuscritos hipotéticos apresentam uma PEQUENA Variação Textual de Vocábulos, MAS apresentam uma GRANDE Variação Textual de Sentido.

manuscrito hipotético 1 ? A sua mãe é esforçada, pois ela sempre trabalhou para dar comida e material escolar a vocês.

manuscrito hipotético 2 ? A sua mãe não é esforçada, pois ela nem sempre trabalhou para dar comida e material escolar a vocês.
[1] O Texto Crítico possui 62,9% de Variantes Textuais de Vocábulos.

Mateus ? 59.9% de variantes

Marcos ? 45,1% de variantes

Lucas ? 57,2% de variantes

João ? 51,8% de variantes

Atos ? 67,3% de variantes

Romanos ? 75,5% de variantes

1Coríntios ? 75,7% de variantes

2Coríntios ? 78,1% de variantes

Gálatas ? 76,5% de variantes

Efésios ? 76,1% de variantes

Filipenses ? 70,2% de variantes

Colossenses ? 72,6% de variantes

1Tessalonicenses ? 68,5% de variantes

2Tessalonisences ? 72,3% de variantes

1Timóteo ? 81,4% de variantes

2Timóteo ? 79,5% de variantes

Tito ? 71,7% de variantes

Filemom ? 76,0% de variantes

Hebreus ? 77,2% de variantes

Tiago ? 61,1% de variantes

1Pedro ? 66,6% de variantes

2Pedro ? 52,5% de variantes

1João ? 72,4% de variantes

2João ? 61,5% de variantes

3João ? 73,3% de variantes

Judas ? 72,0% de variantes

Apocalipse ? 52,8% de variantes

TOTAL DO NOVO TESTAMENTO ? 62,9% de variantes

Fatos Históricos

Em 323 d.C., Constantino tornou-se imperador de Roma e declarou o cristianismo como religião oficial do Império Romano; antes disso, durante tempos de perseguição, os cristãos copiavam os Escritos, mas os Escritos eram queimados.

Em 382 d.C., o papa Damásio ordenou que Jerônimo traduzisse as Escrituras para o Latim, tradução conhecida por Vulgata Latina.

Manuscrito B (= Códice Vaticano)(datado do século IV) ? recebe esse nome, porque está na Biblioteca do Vaticano; esse códice possui aproximadamente 2.556 omissões (Scrivener, pg. 120, Vol. I)

Manuscrito Aleph (= Códice Sinaítico)(datado do século IV) ? foi descoberto em um convento do Sinai e está no Museu Britânico; devido ao número de erros, não se pode afirmar que tal códice tenha sido escrito, com cuidado; esse manuscrito possui muitas correções; há muitas correções feitas por algum escriba do sexto século (Scrivener, pg. 93, Vol. I)

Manuscrito A (= Códice Alexandrino)(datado do século V) ? foi trazido da Alexandria e está no Museu Britânico.

Manuscrito C (= Códice Efraemita)(datado do século V) ? é um palimpsesto, ou seja, um manuscrito que foi apagado e reaproveitado; o texto do Novo Testamento foi apagado no século XII e, no lugar, foram escritos tratados de Efrem da Síria; felizmente, o texto apagado não desapareceu completamente e ainda pode ser lido por peritos; este manuscrito está na Biblioteca Nacional de Paris

Manuscritos D (= Códice de Beza + Códice Claromontano)(ambos datados do século VI) ? O códice de Beza tem esse nome por ter pertencido a Teodoro de Beza; o códice Claromontano é um manuscrito bilíngue (grego e latim) do século VI, que contém as cartas de Paulo e a carta aos Hebreus; recebeu esse nome por ter sido descoberto em Clermont, por Teodoro Beza; encontra-se na Biblioteca Nacional da França.

Códice Beza Greco-Latino (D) (quinto ou sexto século) - “O manuscrito sofreu correções, primeiro pela mão do escritor original, e depois por 8 ou 9 revisores.” E novamente: “Nenhum manuscrito conhecido contém tantas interpolações de caráter atrevido e extenso (600 só no livro de Atos), onde estas absolutamente não têm apoio, especialmente das versões Antiga Latina e Siríaca Curetoniana.” (Scrivener, pgs. 128 e 130, Vol. I)


A Versão Curetoriana é reconhecida como uma adulteração da Versão Siríaca, enquanto que a Peshita do segundo século, conhecida como a “Rainha das Versões”, era a versão siríaca comumente aceita. A Peshita está em concordância com os manuscritos gregos mais recentes, e provê um elo vital entre o texto usado pelos Pais da Igreja primitiva e o Texto Recebido.

Manuscritos Alexandrinos (Egípcios).

 B46

Chester Beatty II

200 d.C.

Cartas de Paulo

 B66

Bodmer II

200 d.C.

Evangelhos

 B72

Bodmer VII/VIII

Século III/IV

1-2Pedro; Judas

 B75

Bodmer XIV-XV

Século III

Partes de Lucas - João

Aleph

Códice Sinaítico

330-360 d.C.

NT

B

Códice Vaticano

325-350 d.C.

Mt – Hb 9,14

A

Códice Alexandrino

400 d.C.

(exceto Evangelhos)

C

Códice Efraemita Rescriptus

Século V

(exceto Evangelhos)

Q

Códice Guelferbytanus B

Século V

Partes de Lucas - João

T

Códice Borgianus

Século V

Partes de Lucas -João

I

Códice Freerianus

Século V

Cartas de Paulo

Z

Códice de Dublin

Século VI

Partes de Mateus

L

Códice Regius

Séculos VIII

evangelhos

W

Códice de Washington

Século V

Lucas 1:1-8:12; J5:12-21:25

057

Uncial 057

Século IV/V

Atos 3:5-6,10-12

0220

Uncial 0220

Século VI

NT (exceto Apocalipse)

33

Minúsculo 33

Século IX

Romanos

81

Minúsculo 81

1044

Atos, Paulo

892

Minúsculo 892

Século IX

Evangelhos

Conteúdo do Papiro 46 (datado do primeiro século/ano 50 d.C.): Rom. 5:17-6:3, 5-14; 8:15-25, 27-35; 8:37-9:32; 10:1-11:22, 24-33; 11:35-15:10; 15:11-16:27; Heb. 1:1-9:16; 9:18-10:20, 22-30; 10:32-13:25; 1 Cor. 1:1-9:2; 9:4-14:14; 14:16-15:15; 15:17-16:22; 2 Cor. 1:1-11:10, 12-21; 11:23-13:13; Ef. 1:1-2:7; 2:10-5:6; 5:8-6:6, 8-18, 20-24; Gal. 1:1-8; 1:10-2:9, 12-21; 3:2-29; 4:2-18; 4:20-5:17; 5:20-6:8, 10-18; Fll. 1:1, 5-15, 17-28; 1:30-2:12, 14-27; 2:29-3:8, 10-21; 4:2-12, 14-23; Col. 1:1-2, 5-13, 16-24; 1:27-2:19; 2:23-3:11, 13-24; 4:3-12, 16-18; 1 Tes. 1:1; 1:9-2:3; 5:5-9, 23-28; 1 Cor. 1:13-14; 4:10; 5:7-8; 14:15; 15:50; 16:23; 2 Cor. 4:12; 6:2; 11:21-22;

====================================================================

TEXTO MAJORITÁRIO/RECEPTUS

Manuscritos Bizantinos

Em 1516 AD, a primeira edição impressa do Novo Testamento grego foi publicada por Erasmo de Rotterdam (1466 - 1536). Embora Erasmo tivesse usado apenas uns poucos manuscritos gregos, o seu texto no geral concordou com 90 a 95% dos 5.000 manuscritos, ou até mais. Erasmo não utilizou o Códice Vaticano.

Entre 1516 e 1526 Erasmo produziu mais quatro edições do texto grego, e em 1550 Estéfano publicou um texto semelhante incorporando as valiosíssimas divisões em versículos; as dez edições de Beza (1565-1611) tinham pequenas variações, e o seu texto foi reeditado mais tarde por Elzevir com mínima modificação.

As duas edições de Abraão Elzevir foram publicadas em 1624 e 1633. Esta última foi o primeiro texto a ser chamado de Texto Recebido ou Textus Receptus. Este título é proveniente da declaração de Elzevir no prefácio da edição de 1633: “Agora tendes o texto recebido por todos.” Entretanto, o termo Textus Receptus pode igualmente ser aplicado aos textos de Erasmo, Estéfano, Beza e Elzevir.

A denominação "Textus Receptus" tem sua origem no prefácio da edição de 1633 (dos irmãos Bonnaventura e Abraão Elzevir) que diz em latim: Textum ergo habes nunc ab omnibus receptum, in quo nihil immutatum aut corruptum damus (Tens, portanto, o texto agora recebido por todos, no qual nada oferecemos de alterado ou corrupto). As palavras "textum" e "receptum" foram utilizadas no caso nominativo para formar "Textus Receptus".

Os MANUSCRITOS GREGOS do Novo Testamento são classificados como: Alexandrino, Ocidental, Cesareense e Bizantino. Desse total de 5745 manuscritos, de 80% a 90% são manuscritos Bizantinos.

DESCOBERTAS ATÉ 2005.

Papiros ? 118 papiros

Unciais ? 317 unciais

Minúsculos ? 2877 minúsculos

Lecionários ? 2433 lecionários (= lições dos pais da igreja: pais latinos e pais gregos)

TOTAL ? 5745

Desse total de 5745

Paz a todos!

Ronaldo

Volto em breve!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Não consigo mais nem acessar minha página

Recentemente, aconteceu algo estranho e inusitado em minha página do facebook, a saber: “analisando as escrituras”, onde um grupo de usuários tem impedido meu direito de postar em minha página sob ameaça de trolagem em todos os posts da página. Após eu ter banido um usuário por uma ameaça dessas, o seu grupo começou a trolagem e spam com ofensas e chingamentos em todas as postagens e sob a ameaça de postarem mais ainda caso eu poste qualquer coisa acerca da lei de Moisés. . Estou sendo orientado a não fazer provocações e não responder as ofensas pois senão isso constitui uma defesa dos mesmos. E até para evitar botar mais lenha na fogueira!

COMO FUNCIONA

Em primeiro lugar, nós vivemos em um estado laico e livre, com nossos direitos civis garantidos pela constituição federal. Todo cidadão Brasileiro, de acordo com o artigo quinto da constituição federal , tem toda a liberdade de crença religiosa e liberdade de expressão. 

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
    • IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    • VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestaçãoalternativa, fixada em lei;
    • IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou 

Acontece que hoje com o mundo virtual, as pessoas pensam que a internet é um território sem lei (se acham que a lei foi abolida, é natural que sejam aversos a lei). Qualquer Brasileiro tem liberdade de crença e opinião. Eu posso ter uma página chamada eu amo Jesus. Posso ter uma chamada eu odeio Jesus. Posso ter uma chamada eu não acredito em Jesus. Posso ter uma chamada Eu acredito em Jesus e assim por diante.

Se eu tenho uma página de estudos teológicos, eu posso postar minha visão teológica, pois ninguém é obrigado a curtir, concordar e nem sequer participar da minha página. Mas ultimamente estes direitos tem sido violados sob ameaças.

Eu posso não concordar por exemplo, com a página da Igreja universal. Mas a partir do momento que eu for na página da IURD (meramente citada como exemplo) ofender o dono da página, as pessoas que curtem a página e ameaçar trolar todas as postagens se a página da IURD não postar o que eu quero e concorde, eu estaria violando o direito civil da página e de seus criadores, violando seu direito de expressão, portanto, crime, segundo a lei.

Se no exemplo citado a cima, da IURD, o dono me banir de sua página, isto é, de sua rede social (todo Brasileiro possui por direito possuir uma rede social), ele estará agindo de acordo com seu direito. E se eu formar um grupo de pessoas para intimidar, ameaçar e ofender o dono da página eu estarei violando vários artigos de direito civis.

Eu não posso chegar na casa de uma pessoa que eu não conheço e dizer como ela deve viver sua vida. E se ela não concordar, formar um bando para ameaçar a pessoa dia e noite. Pode parecer loucura, mas isso tem acontecido e é crime! Formação de quadrilha é crime, para quem não sabe.

COMO PROCEDER

Depois que eu Bani um membro por injurias excessivas, fui mais atacado ainda e sob ameaças de que se eu expulsar mais um membro, sofreria mais buling.

Primeiro- Não sei quantos membros são ou quantas pessoas constituem  esse grupo.

Segundo- Não sei quem são os membros desse grupo. Fora do PC podem ser qualquer pessoas, desde crianças até psicopatas. Com essa inclusão digital, nós não sabemos quem é quem.

Terceiro- Eu tenho uma vida fora do PC. O nível, de discussões e ofensas e ira que parte deste “grupo”, me faz ficar mais receoso ainda, pois um dia eu posso estar andando pela rua e ser atacado por um “grupo”. Pois se são pessoas que acham que podem ir na rede social dos outros, e tentar forçar os membros da rede a postarem só o que eles aprovam, mediante ameaças,  são pessoas que podem fazer qualquer coisa. 

Fui orientado a não responder as ofensas, os ataques e a não banir ninguém, pois tudo que eles postam, atesta quem eles são, e se eventualmente acontecer algo comigo na vida real, esta tudo registrado publicamente na internet. 

Quarto- Fui orientado a agir com diplomacia e aguardar uma tentativa de reconciliação. Até agora ainda não recebei nenhuma postagem sem ofensas, nenhum pedido formal de desculpas e ainda estou impedido de postar minha visão teológica a cerca da lei de Moisés, pois senão, sabe lá quantos do grupo virão fazer mais ameaças e sabe lá Deus onde isso vai parar.

Quinto- Esse mesmo grupo, que possui uma página no facebook,  recentemente devido a discussão com um membro adventista, postaram em várias páginas do facebook o perfil do mesmo e um pedido que os membros denunciassem o perfil dele . Isso é tipo uma máfia, onde eles usam de intimidação e ameaça, e injurias contra qualquer um que discorde. Isso é crime! Podem acreditar que não existe lei, mas isso não da o direito deles de violarem o direito das pessoas  professarem sua fé. Se esse grupo age assim nada impede eles de cometerem outros crimes, pois não respeitam o direito dos outros e utilizam-se de ameaças e intimidação.

Por isso estou fazendo essa postagem e deixando publico. Ronaldo


INTERNET TERRITÓRIO SEM LEI

Muitas pessoas pensam que a intenet é um território sem lei, onde se pode fazer de tudo. De fato, não existem ainda leis que regularizam crimes de internet no Brasil, e a maioria dos casos são julgados segundo a policia federal, de acordo com a legislação Brasileira mesmo.

Algumas leis já foram aprovadas, como a lei Carolina Dickman e outras estão em pauta aguardando a aprovação. Para outros casos de crime virtuais, a legislação utiliza o código penal mesmo, e esse não podem dizer que foi abolido.

Calunia, injuria, difamação, formação de quadrilha, ameaças e violação dos direitos civis ainda são crime no Brasil. 

Se uma pessoa é adventista e vive sob a lei de Moisés, é um direito civil dela.  

Da mesma forma que uma pessoa que não é tem todos os direitos civis garantidos por lei. Ninguém tem o direito de violar os direitos civis de ninguém sob ameaças e intimidação. 

Pelo mesmo motivo estou deixando meus estudos privados e vejo cada vez mais a necessidade disto.

Não estou conseguindo mais acessar minha página no facebook!

Por esse motivo, estou deixando meus estudos bloqueados para preservar minha identidade! Háa mais de três anos disponibilizando estudos teológicos, além de não ganhar nada ainda acontece isso! E o que mais acho estranho é que são pessoas e páginas que alegam "pregar o evangelho e o amor de Jesus"

Paz a todos! Ronaldo




sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A história da igreja primitiva e cronologia do novo testamento

A História da igreja primitiva e cronologia do novo testamento
Por: Ronaldo Gomes

Muitas pessoas não sabem a história da igreja primitiva e do cenário em que foram escritos os livros do novo testamento. Se soubessem, não seriam mais ao a favor do futurismo e veriam na história mesmo, o cumprimento das profecias, tanto do apocalipse quanto do sermão profético de Jesus.  A ordem cronológica dos livros do novo testamento, também fazem uma diferença enorme na sua compreensão e até na sua utilidade nos dias de hoje.

Por isso vou transcrever aqui um resumo histórico da época dos Romanos até a diáspora dos judeus.

63a.C.
Pompeu em Damasco.  No verão ou outono de 63 Pompeu conquista Jerusalém pelo mar mediterrâneo (A besta/Roma surge do mar). Nomeia Hircano sumo sacerdote e leva para Roma Aristóbulo e seu filho Antígono. O idumeu Antíparter (pai de Heródes), ministro de Hircano, governa de fato a Judéia. Revolta dos últimos Asmoneus.

53a.C.
Crasto derrotado pelos partos . Saqueia o templo por volta de 54, onde os judeus dão suas vidas para proteger as escrituras. Depois Crasso foi assassinado. Cleópatra é Rainha do Egito (51-30) Por vola de 50 surge em Alexandria A sabedoria de Salomão.

48a.C.
César derrota Pompeu em Fársalia. Pompeu morto no Egito. 47a.C.- César nomeia Hircano etnarca. Heródes filho de Antíparter estratego da Galiléia, sufoca a revolta de Ezequias. 44a.C. César assassinado.  43a.C. Antíparter morre envenenado. 41ª.C. Antonio nomeia tetrarcas Heródes e seu irmão fasael.

40a.C.
Os partos na Siria e na Palestina. Os partos nomeiam Anígono rei e sacerdote. Heródes foge para Roma, Hircano é multilado. No fim do ano 40 o senado nomeia Heródes rei. 39a.C. Luta entre Heródes e Antígono. Os partos expulsos da Siria e Palestina. Sósio governador da síria (38-37 a.C.) Heródes casa-se com Mariana I, neta de Aristóbulo II e de Hircano II. Junho de 37a.C. Tomada de Jerusalém por Sósio e Heródes.

31a.C.
Otaviano vence Antonio na batalha naval de accio.Heródes Magno rei efetivo e  em 30 executa Hircano II e em 29 Mariana I. 30a.C. suicídio de Antônio e de Cleópatra. O Egito província romana.

OS DEZ CHIFRES DA BESTA (DEZ REIS)


29a.C.
Otaviano imperador vitalício e em 27 Augusto. Heródes constrói a Antonia e em 23 o Pálacio da cidade alta. Funda ou reconstrói  Antipártrida, Fasélida, Samaria (sebaste) , o Herodion e Cesaréia. Várias esposas: Em 23, Mariana II filha do sumo sacerdote Simão, filho de boetos.
A Síria província imperial com um legado de Augusto. . Heródes, rei aliado. 25 a.C. galácia província Romana. 23 a.C. Heródes recebe a Traconítide, a Batanéia e a Auranítide, e , em 20 Panéias. No inverno de 20-19a.C. começo da reconstrução do templo em Jerusalém. Os fariseus Hiliel e Shammai e suas escolas rivais.

12a.C.
Suplicio Quirino submete os homonadenses do tauro como legado da Siria (?) Diversos indícios de um recenseamento do Império. O recenseamento de Lucas 2,1 (?) Inscrição de Veneza, não datada atestando um recenseamento em Apaméia (Siria) por ordem de Quirino, “legado da Siria” (cf. lc 2.2)

9a.C.
Aretas IV sucede a seu pai Óbodas II como rei da Nabaéia, e reina até 39. Sêncio Saturnino legado da Siria (9-6) Conforme Tertuliano é Saturnino que faz o recenseamento da siria (9-6)
Heródes penetra em território nabateu para capturar os bandidos da Traconitide, acolhidos pelo ministro Sileu. Este se queixa a Augusto; desgraça temporária de Heródes.

7a.C.
Heródes manda estrangular seus dois filhos Alexandre e Aristóbulo, que tivera com Mariana I. Mais de 6000 fariseus negam o juramento a Augusto: por ocasião de um recenseamento (?) (que continuava o de Quirino?)
Nascimento de JESUS CRISTO, por volta de 7-6 a.C. (?)
Quintilo varo legado da Siria (6-4). Março do ano 4: Questão da águia de ouro do templo. Execução de Antípater, filho mais velho de Heródes, e testamento em favor dos filhos de Maltace, a samaritana (Arquelau e Herodes antipas), e do filho de Cleópatra ( Filipe). Fim de março-começo de abril: Morte de Heródes em Jericó. Arquelau translada seu corpo para Herodion.

Páscoa do ano 4 a.C. Arquelau reprime uma sedição em Jerusalém, depois vai a Roma receber a investidura de Augusto. Sabino procurador dos bens de Augusto na Síria. Fim do ano 4, Augusto confirma o testamento de Heródes, mas sem o título de rei para Arquelau. Sabino vem a Jerusalém para fazer o inventario dos recursos do reino de Heródes. Viva oposição e disturbios em todo o País. Arquelau etnarca da Judéia e Samaria (4 a.C. até 6 d.C.) Aqui se situa talvez a revolta de Judas, o Galileu (at 5:37) e do fariseu Sadoc, que pregavam a recusa da obediência e do imposto a Roma (origem dos Ze-lotas cf. MT 22:17). Sabino recorre a varo que persegue os rebeldes por toda a parte. Dois mil são crucificados. Surge a assunção de Moisés, apócrifo.

De 1-2a.C até 4d.C.
Filipe, o tetrarca, constrói Júlias (Betsaida). Depois embeleza Panéias (Panion), a que da o nome de Cesaréia, em honra de Augusto. Entre o ano I e 5 nascimento de Paulo em Tarso, aluno de Gamaliel , o velho (at22:3; cf 5:34) A Judéia provincia Procuratoriana, tendo Cesaréia como capital ( 6-41)

6
Conforme Josefo Quirino legado da Siria.Quirino vem a Judéia para inventariar os bens de Arquelau, o que teria provocado agitação na Judéia e Sadoc. Anas, filho de Set, sumo sacerdote.

14
Morte de Augusto, Tibério imperador (14-37) Valério grato procurador, depõe Anás. Três sumo sacerdotes, depois José chamado Caifás (18-36)
18 A Capadócia província romana.Entre 17 e 20 fundação de Tiberíades por Antipas. Sob Tibério, Lisanias terarca de Abilene (Lc 3:1 e inscrições) Antes de 23, Heródes Antipas, casado com a filha de Aretas, casa-se com Herodiades, mulher de Heródes, seu irmão (filho de Mariana II)

26
Pôncio Pilatos procurador ou prefeito (26-36). O ano 15 de Tibério (lc 3:1) deve ser situado de 19 de agosto de 28 até 18 de agosto de 29, ou a maneira Síria, de set/out de 27 a se/out de 28.

27-28
Conforme Lucas 3, 1:3, ínicio da pregação de João Batista, porém, mais provavelmente, data de sua morte. Páscoa de 28, Jesus em Jerusalém ( Jo 2:13) Os 46 anos de João 2:20 começam em 20/19 a.C.

30
“O Cristo foi condenado ao suplicio por Pôncio Pilatos, sob o imperador Tibério “ (Tácio, Anais)
Páscoa de 30: Na véspera, portanto 14 de Nisã, morte de Jesus (Jo19:31).
Pentecostes de 30: Efusão do espírito sobre a igreja (at 2) .A primeira comunidade ( At 2:42 etc...) pregava e partilhava os bens!
Dificuldades de Pilatos com os judeus: A questão das insígnias e a dos escudos (filon). O aqueduto de Pilatos.

33-34
Filipe morre sem herdeiros e Tibério anexa sua tetrarquia a província da Síria. Martírio de Estevão e dispersão da comunidade, conversão de Paulo (pelo ano de 36 , se Gl 2:1 fala da conversão) Paulo na Árabia. 34-37 Paulo em Damasco (Gl 1. 17-18)

35
Pôncio Pilatos manda massacrar os samaritanos no Garizim.
Páscoa de 36: Vitélio em Jerusalém, substitui Caifás por Jonatas , filho de Anás.
Outono de 36: Partida de Pôncio Pilatos enviado a Roma por Vitélio para se justificar; Morre de morte violenta!

37
Caligula imperador (37-41)
Páscoa de 37: Vitélio , em viagem para Petra, sobe a Jerusalém. Substitui Jonatas por seu irmão Teófilo, sumo sacerdote de 37 a 41. A fundação da igreja de Antioquia (at 11:19) Pelo fim de 37, Paulo foge de Damasco ( 2Cor 11:32) e faz uma visia a Jerusalém (Gl 1:18; At 9:25)

39
Caligula da ordem de Erigir sua estatua no templo de Jerusalém (Mt 24:15/Dn 9:27) Graças a Perônio o assunto é pretelado até a morte de Caligula. Pedro na Samaria (Simão o mago), na planice marítima (o centurião Cornélio) e em Jerusalém ( At 8,1-11.18)

41
Claúdio Imperador (41-54) Agripa I conribui para sua subida ao poder, e Claudio lhe outroga a Judéia e a Samaria. Reconstituindo o reino de Heródes Magno, Agripa constrói o 3º muro de Jerusalém, mas Claudio manda parar as obras.Numerosas construções sobretudo em Berito (Beirute). Por volta de 40 primeira missão de Paulo: Anioquia, Chipre, Antioquia de Psídia, Listra...Antioquia (at 13:1)
Claudio explusa os missionários judeus-cristãos de Roma e fecha uma sinagoga.

44
Páscoa de 44: Pouco antes da páscoa, Agripa manda decapitar Tiago, irmão de João, durante a festa manda prender Pedro (at 12)
28 de junho de 45 , um rescrito de Claudio confere aos judeus a custódia das vestes sacerdotais. Herodes de Calcis é nomeado inspetor do templo, com direito de escolher os sumo sacerdotes.Em 47 ele designa Ananias, filho de Nebedeu (at 23,2)

48
Fome na Judéia, agravada pelo ano sabático 47/48. Visita a Jerusalém de Helena, rainha de adiabena, convertida ao judaísmo; seus auxílios a população. Paulo e Barnabé levam esmolas da comunidade deAntioquia a de Jerusalém. 47-51 segunda missão de Paulo: Listra (Timóteo) Frígia, Galácia, Filipos, Tessalônica, Atenas (discurso no Aerópago)

50
Por volta do ano 50, consignação por escrito do evangelho oral, o Mateus aramaico e a coleção complementar. Primavera de 50 ao verão de 51 em corinto. Em 50, as epístolas aos Tessalonicenses e, no fim do verão de 51, comparecimento perante Galião.
Comentario pessoal: ler 1 Ts 4:15 

51
Outono de 51: Paulo se dirige a Jerusalém (at 18:22) O concílio de Jerusalém: os convertidos do paganismo isentos da lei (at 15:5), volta de Paulo para Antioquia.
Os judeus em luta com os Samaritanos apoiados por cumano, que é enviado a Roma por Quadrato, o qual visita Jerusalém na páscoa de 52. Félix reprime o bandiismo.

52-59
Jonatas sumo sacerdote. Terceira missão de Paulo; Apolo em Éfeso e depois em Corinto.
Outono de 52 primavera de 54: Depois de atravessar a Galacia e a Frigia, Paulo se detém 2 anos e 3 meses em Éfeso. Desde 53 epístola aos Filipenses e a Filêmon
Comenário pessoal: Ler Fl 3: 20-21 

54
Nero imperador acrescenta ao reino de Agripa uma parte da Galiléia e da Peréia.
Por volta do pentecostes de 54: Primeira epístola aos coríntios , depois visita rápida a Corinto (2cor 12,14). 
Comentario pessoal, leia agora 1Cor 15:50. Volta para Éfeso (epístola aos gálatas
54-55 Paulo com Tito na Macedônia. Primavera de 55 (2 cor 1,9) missão na Iliria (Rm 15,9)
Verão de 55 ou 56 : 2Cor 10:13
Inverno de 55-56 (ou 56-57) Em corinto a epístola aos Romanos.
Pentecostes de 58: Detenção de Paulo no templo e comparecimento diante de Ananias e do Sinédrio. Levado a Cesaréia comparece diante de Felix. 58-60 Paulo cativo em Cesaréia, teatro de grandes problemas entre judeus e Sírios.
Por volta de 58: Em Jerusalém, Tiago, o irmão do senhor a frente da comunidade judeu-cristã. Sua epístola aos judeus da dispersão (ou já antes de 49)
Pelo ano de 58: Felix dispersa no monte das oliveiras, os sequazes do falso profeta egípcio  (at 21:38). Em 59 manda apunhalar o sumo sacerdote Jonatas, embora devesse a ele o seu cargo.

60
Paulo comparece perante Festo e apela a César.Defende sua causa em defesa de Agripa e de sua irmã Berenice.
Outono de 60: Viagem de Paulo para Roma, a tempestade, o inverno em malta.

61-63
Paulo em Roma sob custódia militar. Seu apostolado, suas epístolas aos Colossenses, aos Efésios, e a Timoteo ( 2Tm)

62
O sumo sacerdote Anã manda apedrejar Tiago, irmão do Senhor (depois da morte de Festo e antes da chegada de Albino). Simeão, filho de Cleofas e de Maria (cunhada da mãe de Jesus) sucede a Tiago na direção da igreja de Jerusalém (Eusébio). A epístola de Tiago (?) Anã destituído por Agripa II.

63
Libertação de Paulo e talvez a viagem a Espanha (Rm 15:24) Por volta de 64, Primeira epístola de Pedro (?), o evangelho de Marcos (?)
64 (ou 67) Martirio de Pedro e Paulo em Roma. O evangelho grego de Mateus, o evangelho de Lucas e os atos dos apóstolos (antes de setenta? Ou por volta de oitenta ?)

66
Rebelião dos judeus de Alexandria. Tibério Alexandre, então prefeito do Egito, massacra milhares deles.  Em Jerusalém, Floro manda crucificar alguns judeus, mas uma rebelião obriga-o a abandonar a cidade. Distúrbios em Cesareia e em todo o País. Giro teatral de Nero pela Grécia e designa Vespasiano e seu filho Tito para restabelecer a ordem na Palestina.
Setembro de 66: Ataque a Jerusalém por Céstio Galo, que retira-se com pesadas perdas. O governo dos rebeldes. Êxodo dos nobres e de muitos cristãos (Lc 21:20) que se refugiam em Pela (Euséio)

67
Vespasiano a frente de 60.000 homens reconquista a Galiléia (Josefo, o governador é feito prisioneiro) Pelo ano de 67 surge a epístola aos hebreus (?) (note que foi pós martírio de Paulo)
67-68 Os zelotas de João de Giscala, fugitivo da Galiléia, e os idumeus senhores de Jerusalém. Anã e os nobres massacrados.

68
Galba Imperador.Vespasiano ocupa a planície marítima e o vale do Jordão (destruição de Qunrã) . Tendo morrido Nero, Vespasiano adia o cerco de Jerusalém.

69
Otônio proclamado Imperador pelos pretorianos e Vitélio pelas legiões da Germania. Simão bargiora e os sicários em Jerusalém. Vespasiano submete o resto da Judéia ; os sicários se mantém em Jerusalém, e também no herodion, em Massada e em Maqueronte. Possível ínicio das revelações do apocalipse. Vespasiano Imperador (69-70) confia a Tito o cerco de Jerusalém (conf Lc 21, 20:23)

70
Páscoa de 70: Numerosos peregrinos em Jerusalém. Pouco depois, Tito ataca a cidade com quatro legiões. Tibério Alexandre, segundo chefe. Tomada da terceira e depois da segunda muralha.  O cerco e a fome. Tomada de Antônia.
Começo de Agosto: Cessação dos sacrifícios (conf. Dn 9:27)
29 de Agosto de 70 d.C.: Tomada do átrio interior e incêndio do templo (dia 10 de Loos, ou nove de av, isto é, mesmo dia em que Nabucodarzã incendiou o primeiro templo (Jr 52,12 e Josefo)

Arco de Tito
Diante do templo, sacrifício as insígnias romanas (cf Mt 24:15). Tito saudado Imperador.
Setembro de 70: Conquista da cidade alta e do Palácio de Herodes. Os habitantes mortos , vendidos ou condenados a trabalho escravo.
Fins de 70: A Judéia, província imperial, confiada ao legado da 10ª legião, aquartelada em Jerusalém. Cesaréia colônia Romana.Tito na Siíria. Numerosos judeus mortos nos jogos de gladiadores.
Verão de 71: Em Roma, triunfo de Vespasiano e de Tito (com os despojos do templo) Execução de Simão Bargiora O arco de Tito, existente até hoje em Roma marca a vitória sobre os judeus e a grande tribulação que houve em Israel.

Cerco de Massada: Eleazar (descendente de Judas, o Galileu) e seus sicários preferem degolar-se uns aos outros a se renderem (páscoa de 74). Uma parte dos sicários refugiam-se no Egito, mas são entregues aos Romanos. É fechado o templo de Onias em Leonilópolis. Retorno a Jerusalém de uma parte dos judeu-cristãos (Epifânio) Rabi Eleazar reabre a sinagoga dos alexandrinos. Rabi Iohanan bem-Zakai funda a academia de Iabne (Jâmnia), herdeira do sinédrio. Gamaliel II lhe sucede: origens do Mishná.
Entre 70 e 80 (?) epístola de Judas e depois a segunda de Pedro. O quarto livro de Esdras (apócrifo) . Pelo ano 78, a guerra judaica de Josefo. Cerca de 93 as antiguidades judaicas de Josefo.

Tito Imperador (79-81)
Domiciano Imperador ( 81-90), irmão de Rei, provavelmente o oitavo rei de apocalipse 17.

95
Domiciano manda executar seu primo Flavio Clemente, por ser cristão e desterra sua mulher Flavia Domitila, para Pandataria. João exilado em Patmos. Edição definitiva ou compilação do apocalipse. A carta de são Clemente, bispo de Roma, aos coríntios.

Nerva Imperador ( 96-98) Evangelho de João, depois a primeira epístola ( a terceira e a segunda são anteriores), combate Cerinto e seu docetismo. Os docetas acreditavam que o messias tinha vindo figurativamente, não em carne, mas uma era messiânica.
Trajano Imperador (98-117), a didaquê ( fim do séc?) No começo do reinado de Trajano, morte de João em Éfeso. Martirio de Simeão, segundo bispo de Jerusalém. Até a segunda revolta, treze outros bispos, igualmente judeu-cristãos.

110
Pelo ano 110, as sete cartas de Inacio, bispo de Antioquia e seu martírio em Roma.
111-113 Plinio o jovem, legado da Bitinia. Sua carta sobre a perseguição dos cristãos e o rescrito de Trajano. Carta aos Filipenses de Policarpo, bispo de Esmirna e discípulo de João (morto em 156)

114-116 Anexação da Assíria e da Mesopotâmia. Apogeu do Império Romano. As odes de Salomão (apócrifo).

117
Rebelião judaica em todo oriente e revolta das novas províncias, que são recuperadas pelo Mouro Lúsio Quieto, que é nomeado legado da Judéia.
Adriano Imperador (117-138) repõe a fronteira do Império no Eufrates. Quieto ergue a estatua de Trajano diante do altar do templo (Hipólito). É deposto e em seguida morto por Adriano.
A segunda grande viagem de Adriano (128-134). Termina em Atenas o templo de Zeus olímpico, para cuja construção havia contribuído Antíoco Epífanes. Faz se chamar Olimpico ou Capitólio.

130
Adriano em Jerusalém decide a reconstrução da cidade (Aélia Capitolina)

131-135 Segunda revolta Judaica

Simeão bem-Koseba (cartas de murabaat) apodera-se de Jerusalém; Eleazar sumo sacerdote. Ben Koseba reconhecido por Rabi Aqba como messias e como a estrela de Nm 24:17, daí seu apelido de BarKókeba (filho da estrela). Persegue os cristãos porque se recusam a aderir a rebelião. Apesar dos reforços de Marcelo, Rufo é suplantado pela guerrilha. Adriano lhe envia o legado da Bretanha, Julio severo e chega em pessoa.

Começo de 134: Tomada de Jerusalém. Depois de ter tomado umas 50 cidades, Severo se apodera de Beter, onde morre BarKókeba (agosto de 135). Os cativos vendidos em Mambre e em Gaza.

135
A província da Judéia torna-se a província Siria-palestina. Jerusalém colônia Romana, sob o nome de Aelia capitolina, é interditada para os judeus, segunda grande diáspora.

Rufo reconstrói Aelia ( o templo de Jupiter, Juno e Minerva) no local do calvário e do tumulo de Cristo. Templo de Zeus hypsistos, no Garizim ; bosque sagrado de Adonis em torno da gruta de Belém.
O bispo Marcos (por volta de 135 até 155) e a nova comunidade cristã. Os judeus-cristãos dispersos na transjordânia e na Siria formam logo a seita dos Ebionitas (os pobres) com o evangelho dos hebreus. Não aceitam a divindade do messias e rejeitam as epístolas de Paulo.

Paz á todos! Ronaldo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...