terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A fera que Daniel viu é a mesma Besta do apocalipse

Daniel 7.
Daniel 7 relata uma visão que o Eterno concedeu a Daniel sobre os quatro reinos que iriam dominar o mundo. Vou me focar no quarto reino, mas antes irei dar uma breve analisada nos três reinos anteriores.
1º Reino - Leão que possuía asas de águia. = Representa o primeiro reino que governou o mundo conhecido da época, Babilônia cujo rei mais "famoso" foi Nabucodonosor, as asas de águia representam grande rapidez de conquista.

Os quatro impérios
2º Reino - Urso que tinha na boca três costelas e que devorava muita carne. = Representa o segundo império que dominou o mundo que foi o império Medo-Persa. O império Medo-Persa invadiu e conquistou Babilônia em uma noite. As três costelas se referem aos três povos que ofereciam resistencia ao império Medo-Persa que eram: Babilônia, a Lídia e o Egito. Seu maior imperdor foi Ciro, o Grande.

3º Reino - Leopardo com 4 asas de ave e 4 cabeças
. = Representa a Grécia de Alexandre, o Grande. As 4 asas se referem a rapidez de conquista, e por ser 4 asas representa que dominaria os territórios muito mais rápido que os reinos anteriores.
As 4 cabeças representam os 4 generais de Alexandre, o Grande que eram:
Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolemeu.

4º Reino - Animal terrível com dentes de ferro e 10 chifres, três chifres foram arrancados e subiu 1 chifre pequeno que tinha olhos e boca. = Representa o quarto império a dominar o mundo, Roma.
"E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis" Dn 9,24
"E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta" Ap 17,12
E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.

Os dez chifres são dez reinos que Roma dominava. Eles eram os: Otomanos, Germanos, Anglo Saxonicos, Lombardos, Suevos, Burgúndios, Francos, Alamanos, Ostrogodos e Visigodos. Os três chifres pequenos são três reinos que iriam se opor ao chifre pequeno que iria aparecer. Esses três reinos são: Ostrogodos, Vândalos e Hunos.

Roma destruiu esses três reinos, o último foi os Ostrogodos em 538 d.c.
Então, o chifre pequeno ficou livre para começar o seu reino, e Daniel cap. 8 vers 9 e 10 dizem que esse chifre pequeno cresceu muito, ele se engradeceu até o Eterno e proferiu blasfêmias contra o Eterno. Esse chifre pequeno representa a Igreja Católica Apostólica Romana que no ano de 538 d.c. após a derrota dos Ostrogos, ela emergiu como um poder político e religioso.

mais: Apocalipse, a besta, a mulher e o dragão
Shalom!

2 comentários:

  1. Ótimo post Ronaldo, rico em estudo e detalhes.

    Somente gostaria de fazer um comentário a fim de ajudar em suas pesquisas e estudos.

    Quando Daniel interpreta o sonho do Rei Nabucodonosor, o mesmo vê Períodos ou Reinados ou Épocas representado pelos impérios descritos.

    Dessa forma o Apocalipse em si não descreve fatos específicos e sim Períodos ou melhor, CICLOS e Tempos.

    Muita Paz e bons estudos.

    ResponderExcluir
  2. Nada haver, Fugiu da Cronologia Profetica.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...