segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Apocalipse já aconteceu ! Analisem os fatos!

No seu famoso sermão profético, Jesus disse:

"Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam" Mt 24,34

Uma geração, segundo a bíblia, dura quarenta anos:

"Assim se acendeu a ira do SENHOR contra Israel, e fê-los andar errantes pelo deserto quarenta anos até que se consumiu toda aquela geração, que fizera mal aos olhos do SENHOR."  (Números 32 : 13)

Jesus morreu aproximadamente no ano 30 da era comum. Se somarmos quarenta anos após sua morte, temos o ano 70. Esse foi exatamente o ano em que Jersalém caiu. Então vemos que Jesus disse a verdade. Não passou aquela geração sem que acontecesse tudo que Jesus disse que iria acontecer. Então porque dizem que a geração de que falou Jesus é a nossa de dois mil anos depois?

Jesus disse mais, disse que os discipulos não terminariam de percorrer Israel sem que ele viesse:

"Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem."  (Mateus 10 : 23)

Que alguns não morreriam sem que vissem ele chegando com seu reino:

"E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus."  (Lucas 9 : 27)

"DIZIA-LHES também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder."  (Marcos 9 : 1)

"Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino."  (Mateus 16 : 28)

E até Caifás, o sumo sacerdote o veria:

"Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu" Mt26,64

Note que Jesus disse em BREVE e não dois mil anos depois. Então porque distorcem as palavras de Jesus? Mesmo no apocalipse a promessa de sua vinda é em breve e ele seria visto até mesmo pelos que os transpassaram:

"REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;" Ap 1,1

"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém" Ap 1,7

Então porque ignoram isto, e o contexto e dizem que isso se refere a dois mil anos depois? Vontade de passar pelo apocalipse? Falta de estudo e conhecimento bíblico? Ou mais uma forma de manipular os fiéis?

Muitos pregadores, apesar de conhecimento teológico, atribuem estes acontecimentos proféticos ao futuro, e dizem aos fiéis para se prepararem para o apocalipse. Em todos os tempos, sempre existiram grupos cristãos que acreditavam que estavam vivendo na época do apocalipse, Mórmons, adventistas, testemunhas de Jeová etc.... E acontece isso até hoje. Seitas surgiram e algumas até incentivaram seus fiéis a largarem estudos, trabalho e tudo só para aguardarem um apocalipse que já aconteceu há dois mil anos! Hoje ainda o apocalipse é o foco de grupos cristãos, e como em outras épocas, nomes diferentes são cogitados como a besta, Obama, O papa, Bin laden, Principe willians etc....

Na segunda guerra mundial, muitos achavam que estavam vivendo o apocalipse, até porque essa foi de fato a única guerra que envolveu o planeta inteiro, os cinco continentes e não veio nenhum apocalipse. Diziam que Hitler era a besta do apocalipse e que os dez chifres eram seus generais. Acabou a segunda guerra mundial e nada. Daqui a um século nenhum desses nomes já cogitados, existirá mais e surgirão outros e outros grupos que vão estar dizendo o mesmo. O apocalipse é agora!

Pregadores ainda irão subir em seus pulpitos e citar o serão profético como alerta aos cristãos ignorando os versiculos inconvenientes é claro: "E sereis levados perante sinédrios e sinagogas", "Jerusalém será pisada pelos gentios", "Não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam" e etc.... Mesmo que lá no fundo eles saibam que não é verdade, mas querem acreditar!

Porque a verdade é essa, todas as gerações querem viver o apocalipse, mas quem passou por inúmeras tribulações nos últimos dois mil anos, foram os judeus ! Mas como forma de manipulação, os pregadores citam palavras chaves para os fiéis verem em suas bíblias e acreditarem e temerem um suposto fim do mundo. Uma dessas palavras é ultimos dias. Ai eles dizem que Jesus esta falando dos ultimos dias. Mas ignoram, ou omitem, que Jesus veio nos ultimos dias:

"HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho" Hb 1,1

Sabem por que? Porque os utimos dias que a bíblia fala, são os ultimos dias de Israel, não da humanidade. Senão os apostolos estavam enganados:

"Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora."  (I João 2 : 18)

Mas ai dizem, que a besta deveria pisar toda a terra e a prostituta dominar toda a terra. Toda a terra, também se refere a toda a terra de Israel e não o planeta inteiro, senão a bíblia estaria mentindo em vários versiculos:

"Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra."  (Jeremias 23 : 15) Os profetas judeus contaminaram todo planeta?

"Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé."  (Romanos 1 : 8) Os cristãos eram conhecidos em todo o planeta?

Muitos pregadores sabem disto, conhecem estes versiculos e mesmo assim distorcem, porque querem acreditar em um apocalipse e levar seus fiéis a o esperarem. Mesmo a palavra apocalipse, na verdade significa revlação apenas. Mostra a revelação de João sobre o triunfo de Jesus e sua igreja perante a imposição dos romanos e a rejeição dos judeus. Mas eles querem que seja o fim do mundo. Então vamos analisar:

A BESTA
Feras de Daniel
Pregam mil teorias por ai sobre quem será a besta.Das mais coerentes até as mais malucas.A besta que surge do mar descrita por João em apocalipse 13 é a mesma quarta fera que Daniel descreve em Daniel 7. Apesar de muitos acharem que a besta será o papa, as nações unidas, um bloco economico etc.... a besta já veio. basta analisarmos o livro do apocalipse e sua linguagem simbólica em conjunto com o livro de Daniel.

Daniel 7 relata uma visão que o Eterno concedeu a Daniel sobre os quatro reinos que iriam dominar o mundo. Vou me focar no quarto reino, mas antes irei dar uma breve analisada nos três reinos anteriores.

1º Reino - Leão que possuía asas de águia. = Representa o primeiro reino que governou o mundo conhecido da época, Babilônia cujo rei mais "famoso" foi Nabucodonosor, as asas de águia representam grande rapidez de conquista.

2º Reino - Urso que tinha na boca três costelas e que devorava muita carne. = Representa o segundo império que dominou o mundo que foi o império Medo-Persa. O império Medo-Persa invadiu e conquistou Babilônia em uma noite. As três costelas se referem aos três povos que ofereciam resistencia ao império Medo-Persa que eram: Babilônia, a Lídia e o Egito. Seu maior imperdor foi Ciro, o Grande.

3º Reino - Leopardo com 4 asas de ave e 4 cabeças. = Representa a Grécia de Alexandre, o Grande. As 4 asas se referem a rapidez de conquista, e por ser 4 asas representa que dominaria os territórios muito mais rápido que os reinos anteriores.

As 4 cabeças representam os 4 generais de Alexandre, o Grande que eram:
Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolemeu.

4º Reino - Animal terrível com dentes de ferro e 10 chifres, três chifres foram arrancados e subiu 1 chifre pequeno que tinha olhos e boca. = Representa o quarto império a dominar o mundo, Roma:

"O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços" Dn 7,23

A besta tem dez chifres:
"Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres." Dn 7,7

"E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia" Ap 13,1

Os dez chifres são dez reis:
"E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis" Dn 9,24

"E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta" Ap 17,12

A besta profere blasfêmias contra o altissimo:
"E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo" Dn 7,25

"E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses" Ap 13,5-6

A besta destrói os santos dos altissimos:
"E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo" Dn 7,25

"E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação" Ap 13,7

A besta age por 42 meses:
"E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo" Dn 7,25

"E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses" Ap13,5

Roma foi o quarto império a subjulgar israel e o que mais oprimiu o povo Israelita. Os dez chifres foram os dez imperadores romanos que mais oprimiram e massacraram o povo de Israel:

1º)Tibério (14 - 37)
2º)Calígula (37 - 41)
3º)Cláudio (41 - 54)
4°)Nero (54-68)

Transição entre dinastia JULIUS e dinastia FLAVIUS

Galba (68 - 69) (não obteve reinado)
Oto (69)            (não obteve reinado)
Vitélio (69)        (não obteve reinado)

2ª DINASTIA DOS FLÁVIUS E ANTONINUS

5º)Vespasiano (69 - 79)  destruiu o templo de Jerusalém no ano 70d.C.
6º)Tito (79 - 81)
7º)Dominiciano (81 - 96)
8°)Nerva (96 - 98)
9°)Trajano (98 - 117)

10°) Adriano (117 - 138) destruiu completamente Jerusalém no ano 136d.C. após a revolta de Barkova, revolta que durou aproximadamente três anos e meio, isto é, um tempo, dois tempos e metade de um tempo ou quarenta e dois meses. Exatamente como dizia a profecia. Adriano chegou a decretar o judaísmo ilegal o que ocasionou na diáspora dos judeus, cumprindo a profecia que dizia: "destruirá os santos dos altissimos". Mudou até o nome do lugar para Aélia captólina. Isto tudo já aconteceu. Seu pastor pode dizer que não. Mas olhe em sua bíblia e compare se a besta que João descreve não é a mesma quarta fera de Daniel:

Compare em sua bíblia


Os sete reis a partir de Augusto César

No ano 70 durante a primeira revolta judaica, o templo é destruido. Os judeus foram saqueados, humilhados e milhares levados como escravos para Roma.Para quem não sabe o Coliseu foi construido com o tesouro dos judeus e com mão de obra escrava judaica.

No ano 136, após a segunda revolta, os judeus são quase exterminados da terra e proibidos de ficarem em Israel. Foram brutalmente dispersados. Roma foi o maior império que já existiu na terra. Mesmo a terra não sendo toda conhecida na época, mas é considerado assim.

Roma foi o mais terrivel império que já existiu. Vide seus imperadores e suas atrocidades. Incesto, homosexualismo, matricidio, loucura, carnificina etc.... Vide o vídeo abaixo:




Roma fez a maior de todas as tribulações sobre o povo judeu. Nem o holocausto nazista é considerado pior que a dispersão romana por alguns judeus, pois foi a pior tribulação que um povo já sofreu. Imagine não poder nem voltar mais ao que sobrou de seu país, e nem poder mais professar sua fé por decreto.

A Mulher e o dragão
"E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz" Ap12,1-2




Mulher em linguagem profética significa cidade. Aqui no caso a mulher de apocalipse 12 representa o próprio povo de Deus, Israel. Apesar da teologia católica ter enchergado nesta passagem uma referência a Maria, dentro do contexto, vemos que não se refere. Maria nunca foi perseguida e nem ajudada pela terra. João descreveu aqui de forma simbólica, Israel mesmo. Vejamos o que disse o profeta Jeremias:

"Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava."  (Jeremias 2 : 2)

"Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias."  (Jeremias 2 : 32)

Como vemos, Jerusalém sempre foi referida como a noiva do Eterno e não Maria, portanto é a Jerusalém que se aplica esta passagem. A mulher que João viu estava vestida de sol, com a lua aos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça. Deus é o sol da justiça que se refere aqui. As doze estrelas são as doze tribos de Israel. Apesar de alguns atribuirem a Maria e as estrelas aos apostolos, Maria não teve os apostolos por dicipulos, Portanto mais uma vez vemos que é uma referência a Jerusalém/Israel e não a Maria. Confirmamos isso nos versiculos seguintes, quando a mulher da a luz a um filho varão. O filho varão que regerá as nações com vara de ferro é o próprio Yeshua. As dores de parto representadas nesta profecia se referem ao fato do messias ter nascido durante a dominação romana, quando os Romanos estavam subjulgando Israel e oprimindo seu povo.

"E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas" Ap12,3

O dragão mencionado aqui é Roma. Note que o dragão tem sete cabeças e o próprio anjo explica o que significam estas sete cabeças: "As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada" (apocalipse 17,9) Roma é a cidade das sete colinas e sempre foi chamada assim, apesar de no mundo antigo ter havido outras cidades chamadas assim também, neste contexto podemos concluir que se trata de Roma mesmo. Portanto, João estava descrevendo o império Romano. Os dez chifres do dragão, assim como da besta que é também o império romano, são dez reis desse império. Note que assim como o anjo explica isso para João, o mesmo anjo ja havia explicado isso mesmo para Daniel.

Muitos pensam que este dragão é o diabo, um ser, que faz guerra no céu e derruba um terço dos anjos consigo. A palavra dragão, besta e fera possuem o mesmo significado. Algumas versões biblicas inclusive traduzem a palavra besta como fera em apocalipse 13. Todas significam impérios que se oponhem ao povo de Deus. A tradição judaica sempre enchergou esta palavra como simbolo de uma nação inimiga. mas devido a um versiculo interpretado literalmente, as pessoas pensam ser um ser: "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele" A palavra diabo e satanás significam opositores. Quem se oponhem a vontade divina. A antiga serpente é a antiga vontade de se opôr a Deus. Interpretar literalmente pode ocasionar alguns problemas. Primeiro, o que satanás estaria fazendo no céu? Porque Deus ou o próprio Yeshua não combatem com ele, mas Miguel? Será mesmo que Deus Oniciente permitiria uma rebelião nos céus e ainda anunciaria através de seu profeta? Isso não teria lógica. O que Miguel esta combatendo é Roma mesmo, assim como o mesmo Miguel ja combateu outros principes de povos que se opuseram ao povo de Deus:

"Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia."  (Daniel 10 : 13)

"E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Agora, pois, tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia."  (Daniel 10 : 20)

Miguel é o arcanjo que sempre combateu por israel E sempre foi considerado o principe do povo de Deus:

"Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade; e ninguém há que me anime contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe."  (Daniel 10 : 21)

E o próprio Daniel ja havia profetizado que Miguel combateria contra Roma:

"E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro."  (Daniel 12 : 1)

Mas muitos enchergam nesta passagem uma queda de satanás devido ao livro dizer que Satanás arrastou consigo um terço das estrelas. Isto também foi profetizado por Daniel, representando um Homem, e não um ser, que faria guerra nos céus e derrubaria as estrelas. Isto tudo é linguagem simbólica e não literal, vejamos:

"E se engrandeceu até contra o exército do céu; e a alguns do exército, e das estrelas, lançou por terra, e os pisou. E se engrandeceu até contra o príncipe do exército; e por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra" Dn 8,10-11

Como vemos, Daniel diz que este principe se engrandeceria até contra os exércitos dos céus e das estrelas. É um homem, não um ser, e isto é uma linguagem simbólica, não literal, senão significaria que este homem subiu nos céus e fez guerra aos anjos. Não teria lógica interpretar isso literalmente. João só esta descrevendo o acontecimento profetizado anteriormente por Daniel de que um rei subiria aos céus (linguagem simbolica) e derrubaria um terço das estrelas (estrelas no céu significam os justos ver.Dn8,10). vejamos os versiculos seguintes de apocalipse 12

"...o dragão (ROMA) parou diante da mulher (Israel) que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro (Yeshua); e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono." Aqui não há nem nescessidade de explicar que se refere ao Messias.

"E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias" Os três anos e meio descritos aqui, ou 1260 dias, se refere a revolta judaica no ano 132, quando os judeus resistiram aos romanos por quase quatro anos. Isso aconteceu literalmente e é história.

"E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite" Esse versiculo se refere a queda de Jerusalém, pois o acusador mencionado aqui é o próprio Israel que perseguia e acusava os seguidores do messias, e foram vencidos pelos mesmos. No caso, o acusador de alguém são seus pecados. E o texto esta dizendo que os pecados de Israel foram derrubados ou vingados, como disse o próprio messias: ....porque estes são dias de vingaça...

Nos versiculos seguinte vemos que o dragão persegue a mulher e a terra ajuda a mulher. Os romanos continuaram a perseguir os Israelenses e depois, o anti-semitismo, e os judeus foram forçados a migrarem por diversas partes da Europa. A terra simboliza as nações que abrigaram os judeus, ainda que temporariamente. O próprio livro é bem claro ao dizer que o dragão persegue os que guardam os mandamentos de Deus, isto é, os judeus e também as testemunhas de Jesus, os cristãos:

"E o dragão (Roma) irou-se contra a mulher(Israel), e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus(Judeus), e têm o testemunho de Jesus Cristo(cristãos)"






A prostituta
Primeiro vamos observar que prostituta é uma cidade e não uma igreja: "E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra" Ap 17,18

Muitos pastores vão dizer que é uma igreja, mas a bíblia diz que é uma CIDADE! Fato!

"Veio, então, um dos sete Anjos que tinham as sete taças e falou comigo: Vem, e eu te mostrarei a condenação da grande meretriz, que se assenta à beira das muitas águas" Apocalipse 17:1

Vejamos a semelhança em Apocalipse 21.

"Então veio um dos sete Anjos que tinham as sete taças cheias dos sete últimos flagelos e disse-me: Vem, e mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro" Apocalipse 21:9

Um dos sete anjos mostra a Prostituta em Apocalipse 17, em Apocalipse 21 um dos setes anjos mostra a Noiva. A Noiva é a Nova Jerusalém, se a Noiva é a Nova Jerusalém, portanto a Prostituta é outra coisa a não ser a Velha Jerusalém (Apóstata)?

"Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição" Apocalipse 17:2

"Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas."  Isaías 1 : 21

"Portanto, ó prostituta, ouve a palavra do SENHOR" Ezequiel 16,35

Vejamos alguns relatos do Antigo Testamento sobre quem contaminou a Terra.

"E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira" Jeremias 3:9.

"Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra" Jeremias 23:15.

"Disse mais o SENHOR nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se.E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu" Jeremias 3:6-8

"filho do homem, mostra a Jerusalém os seus crimes abomináveis." Ez16,2

Jerusalém em seus tempos de rebeldia se prostituia: Segundo Jeremias 25 cita muitas nações beberam do vinho, entra elas:

Egito, Edom, Moabe, Uz, Tiro, Sidom etc.. (Jeremias 25:19-27) Muitos vão dizer que é a igreja católica, mas vemos na própria bíblia que a cidade chamada de prostituta foi Jerusalém. Se ainda restar duvidas, vejamos o que Paulo disse sobre as duas Jerusaléns:


"Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós" Gl 4,25-26

Como vimos, foi Jerusalém.


"E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres" Apocalipse 17:3

Aqui temos uma descrição incrível, no verso 18 de Apocalipse 17 diz que mulher significa a grande cidade, portanto podemos descartar a ICAR, ja que ela não é uma cidade. O versículo diz que a mulher se assenta sobre uma Besta. Essa Besta é a mesma Besta de Apocalipse 13 e de Daniel 7: É o Império Romano. O fato de estar assentada sobre uma Besta demanda sujeição sobre a Besta, sem a Besta a mulher não poderia fazer nada. Jerusalém de fato tinha acordos com Roma e precisou de Roma para crucificar e perseguir muitos, como podemos ver:

Josefo escreve: “Parece-me ser necessário relatar todas as honras que os romanos e seus imperadores retribuíram a nossa nação, e as alianças de ajuda mútua que fizeram” (Antiquities 14.10.1,2;).

Exemplos dos Judeus acusando aos Romanos os seguidores de Yeshua:

"Os quais Jasom recolheu; e todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus" Atos 17:7

"E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios" Atos 21:11

"Sempre e em todo o lugar, ó potentíssimo Félix, com todo o agradecimento o queremos reconhecer.Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos" Atos 24:1-9

Fora que Jerusalém também era conhecida como a cidade das sete colinas. A cultura oriental a que pertence São João, Jerusalém era conhecida como "a cidade das sete colinas" (Pirke de-Rabbi Eliezer, Seção 10). Estas 
colinas são: 

sete montes de Jerusalém
(1ª) "Escopus". 

(2ª) "Nob". 

(3ª) "o Monte da Corrupção" ou "o Monte da Ofensa" ou "o Monte da Destruição" (2Reis 23,13). 

(4ª) O original "monte Sião". 

(5ª) A colina sudoeste também chamada "Monte Sião". 

(6ª) o "Monte Ofel". 

(7ª) "A Rocha", onde foi construída a fortaleza "Antonia"

"E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;" Apocalipse 17:4

Alguém se lembra das roupas sacerdotais?

"E tomarão o ouro, e o azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino, E farão o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada. E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido. E tomarás duas pedras de ônix, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel, Farás também engastes de ouro, E duas cadeiazinhas de ouro puro; de igual medida. E o encherás de pedras de engaste" Êxodo 28:1-17

Vemos fontes de Josefo:
Josefo descreve a tapeçaria do templo cuidadosamente como “tapeçaria babilônica na qual as cores azul, púrpura, escarlate e branco foram misturadas” (Wars 5.5.4).

Josefo descrevendo o Templo: "Agora a face externa do templo em sua frente [...] estava por toda parte coberta com pratos de ouro de grande peso, e, ao primeiro nascer do sol, refletiu um esplendor ardente, e fez aqueles que se esforçavam para olhar atentamente se voltarem em direção oposta, da mesma maneira que teriam feito aos próprios raios do sol. Mas este templo, para os que não estavam familiarizados com ele, parecia, a uma certa distância, como uma montanha coberta com neve; devido àquelas partes não douradas, que eram excessivamente brancas (Wars 5.5.6)".

E na sua testa estava escrito o nome: "Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra." Apocalipse 17:5

A inscrição blasfema da prostituta em sua testa dá uma imagem inversa da inscrição santa no sacerdote judeu. Na testa do sumo sacerdote lemos: “Consagrado ao SENHOR” (Êx. 28.36-38);

"E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração". Apocalipse 17:6

Roma estava manchada com o sangue dos santos. Porém Roma tinha entrado recentemente na categoria dos perseguidores, dos inimigos de Deus; ao longo de Atos, Jerusalém e os judeus eram os principais perseguidores. Além disso, Roma não era culpada da matança de quaisquer dos “profetas” do AT, como o fora Jerusalém.

Em relação às autoridades de Jerusalém, Estevão pergunta:

"Qual dos profetas que seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos"Atos 7:52

Jesus disse:

"Pelo que, esta geração será considerada responsável pelo sangue de todos os profetas, derramado desde o princípio do mundo: desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu lhes digo, esta geração será considerada responsável por tudo isso" Lucas 11:50-51

"Serpentes! Raça de víboras! Como escapareis ao castigo do inferno? Vede, eu vos envio profetas, sábios, doutores. Matareis e crucificareis uns e açoitareis outros nas vossas sinagogas. Persegui-los-eis de cidade em cidade, para que caia sobre vós todos o sangue inocente derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o templo e o altar. Em verdade vos digo: todos esses crimes pesam sobre esta raça. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta" Mt 23,33-38

A visão agora muda de rumo, ela foca no Império Romano.

"E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo". Apocalipse 17:10

5 já caíram:

1º Augusto
2º Tibério
3º Calígula
4º Cláudio
5º Nero

Galba (68 - 69) (não obteve reinado)
Oto (69) (não obteve reinado)
Vitélio (69) (não obteve reinado)

Um existe:
6º Vespasiano (69 - 79) (o rei que inda estava no poder quando João escreve)

Outro ainda não veio e quando vier deve durar pouco tempo:
7º Tito (79 - 81) (o rei que duraria pouco, governou só dois anos)

A Besta que é um dos sete:
NERO

"E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas". Apocalipse 17:15

De fato, em Jerusalém habitavam pessoas de todas as nações. Principalmente nas festas (Pentecostes). Além do Oriente Médio ser um grande centro comercial da época.

E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. Atos 2:5

"E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo". Apocalipse 17:16

Ficaria complicado o Império Romano destruir sua capital Roma, porém foi o Império Romano que destruiu Jerusalém e seu Templo foi queimado.

"E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra". Apocalipse 17:18

Vejamos as pistas sobre quem é a grande cidade:

"E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado". Apocalipse 11:8

Jesus foi crucificado em Roma? Não, em jerusalém

"E ponham-se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um na sua guarda, e cada um diante da sua casa. E era a cidade larga de espaço, e grande, porém pouco povo havia dentro dela; e ainda as casas não estavam edificadas" Neemias 7:3-4

Mais um exemplo:

"E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira". Apocalipse 16:19

Interessante notar que durante a guerra Judaica três facções dividiram Jerusalém.

"E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra". Apocalipse 17:5

A inscrição blasfema da prostituta em sua testa dá uma imagem inversa da inscrição santa no sacerdote judeu. Na testa do sumo sacerdote lemos: “Consagrado ao SENHOR” (Êx. 28.36-38);

"Por isso foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha". Jeremias 3:3

Um versículo anterior também retrata:

"Levanta os teus olhos aos altos, e vê: onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações e com a tua malícia". Jeremias 3:2

A mulher, esposa, cidade fiel recebe seu marido. A prostituta o rejeita:

"Foste como a mulher adúltera que, em lugar de seu marido, recebe os estranhos" Ez 16,32

"Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César" Jo 19,15



O numero da besta
"Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis" Ap 13,18

Há séculos cristãos vem tentando descobrir a quem (ou ao que) esse número se refere. A aposta historicamente mais segura seria de que se trata de Nero, notável algoz dos cristãos romanos. Porém, a interpretação varia muito entre as seitas cristãs, com destaque para as Testemunhas de Jeová e os Adventistas (estes últimos consideram o papado como a Besta).

Contudo, a descoberta do P115 no séc. XIX e tornado legível em 2005 pela universidade de Oxford através de uma nova tecnologia de imageamento, joga no lixo as mais imaginosas interpretações e cálculos baseados no número 666. Segue imagem do papiro 115.

A seta indica onde se encontra o número. Esse é o fragmento mais antigo até agora encontrado do livro de Apocalipse, datando do séc. III. Há estudiosos do assunto, como David C. Parker e Ellen Aitken, que defendem essa variante como sendo o número original. O número 616 também aparece no Codex Ephraemi Rescriptus e em uma versão Armênia. O número 616 ainda continuaria historicamente bem ajustado: seria o imperador Calígula, que não era nada amigável e tentou erigir uma estátua em sua adoração no templo de Jesusalém. Apesar de haver bons argumentos em favor no número tradicional, o fato é que ficamos longe de poder ter confiança de que é o número correto.

“E essa não é a unica variante do numero:
εξακοσιοι εξηκοντα εξ (666) – grande maioria dos manuscritos
χξς (666) – Papiro 47, Uncial 051
εξακοσιοι τεσσαρακοντα εξ (646) -
εξακοσιοι δεκα εξ (616) – Codex Ephraemi Rescriptus
εξακοσιοι εξηκοντα πεντε (665) – manuscrito 2344
χις (616) Papiro 115″

O título de Nero em hebraico aparece como "NRWN QSR, que significa "Nero César ". Tomando o valor das letras em hebraico, eles calculam como segue:
N = 50
R = 200
W 6 =
N = 50
Q = 100
S = 60
R = 200
=====
Total de 666

Quando o título de Nero é transliterado para o hebraico de uma variante comum latino, o cálculo torna-se 616 (seiscentos e dezesseis), conforme observado aqui:
N = 50
R = 200
W 6 =
Q = 100
S = 60
R = 200
=====
Total de 616

Era comum entre os primeiros cristãos para o Nero associá-lo a besta ou "anticristo", devido a perseguição contra os apóstolos e seus seguidores ter sido brutalmente cruel – Foi no seu governo que a vida dos dois mais eminentes apóstolos, os santos; Pedro e Paulo, foram tiradas. Muitos estudiosos dizem que João dá a identidade deste homem-monstro usando os números da gematria, para permitir que as igrejas da Ásia Menor identificasse o deus-imperador Nero Cesar, sem perigo de repercussões. Essa seria uma proteção sábia para os primeiros cristãos, que viviam sob perseguição pesada dos governantes imperiais, como Nero, que culpou os cristãos pelo incêndio de Roma. Em suma, o número serviu como uma forma de falar em código sobre os valores , pois seria fatal se fosse falado quem seria a besta de forma pública As seguintes citações históricas, que associam o Nero com o cenário apocalíptico , reforçam a perspectiva de que o Nero está relacionado à imagem da besta apocalíptica:


"O que significa a declaração, que o mistério da iniqüidade já opera?... Alguns supõem que isso seja dito da parte do imperador romano, e, portanto, Paulo não falou em palavras claras, porque ele não teria suportado a acusação de calúnia por ter falado o mal do imperador romano: embora ele sempre esperava que o que tinha dito que seria entendido como aplicação de Nero ".(Santo Agostinho, citado por Moisés Stuart, em Apocalipse)

"Como para o Anticristo, não há dúvida, mas o que ele vai lutar contra a santa aliança... esses eventos foram tipicamente prefigurados sob Antíoco Epifânio, de modo que este rei abominável que perseguiram o povo de Deus prefigura o Anticristo, que está a perseguir o povo de Cristo. E assim há muitos de nosso ponto de vista que pensam que Nero era o anticristo por causa de sua selvageria e depravação. “(São Jerônimo - Comentário sobre Daniel, notas sobre Daniel 11:27-30, - Baker Book House Grand Rapids, Michigan, 1958)

O fato é que os judeus durante o império romano, após os ataques dos romanos a Jerusalém, foram proibidos de possuir posses, comércios, e bens. Também foram proibidos da leitura do sidur e das preces em hebraico. Confirmando o que dizia a profecia:

"Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome" Ap13,17

Outro ponto interessante que podemos ver acerca da besta romana e das profecias do apocalipse esta neste versiculo:

"E tinham caudas semelhantes às dos escorpiões, e aguilhões nas suas caudas; e o seu poder era para danificar os homens por cinco meses."  (Apocalipse 9 : 10)

Vemos na história também o cumprimento desta profecia durante o cerco de Jerusalém:

"Quando Tito deu início ao cerco de Jerusalém, com 80.000 soldados romanos, em Abril de 79 DC, os três líderes e os seus seguidores encontravam-se envolvidos em batalhas sangrentas uns contra os outros. Foram lutas implacáveis que duraram todos os cinco meses do cerco romano, em que uma secção após outras foi capturada e a fome imperava. Mais de 100.000 judeus morreram na cidade entre o início de Maio e o final de Julho. Nessa altura, o castelo de Antónia foi tomado e os sacrifícios do templo terminaram"





AS DUAS TESTEMUNHAS
Duas oliveiras
As duas testemunhas do apocalipse capitulo 11, assim como todo o livro, é simbólico e é referente a geração para qual foi escrito, isto é, para os cristãos do primeiro século. No contexto imediato do capitulo onze do apocalipse, vemos que ainda havia o templo de Jerusalém e a profecia diz inclusive sobre o cerco romano á cidade e ao templo:

"E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram. E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses" Ap 11,1-2

O templo foi destruido no ano 70.d.C. e a visão parece refletir exatamente o que ocorreu após esse evento. No ano 132d.C. o imperador Adriano manda construir um templo dedicado ao deus jupiter (zeus) exatamente no local onde ficava o templo sagrado. Isso desencadeou uma série de revoltas pela palestina e a maior delas foi a de Simão Barkocva. A revolta de Barkocva foi a maior resistência judaica dos judeus aos romanos. Os judeus conseguiram resistir e se rebelar por quase quatro anos, exatamente os quarenta e dois meses dito na profecia.

As duas testemunhas simbolizam a Lei e os profetas, Moisés e Elias e principalmente o poder politico e religioso. Podemos ver nesta profecia Simão Barcokva e o Rabino Akiva, sendo um o representante do poder politico e o outro religioso.

"E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto" Ap 11

Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia (Elias); e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas (Moisés), todas quantas vezes quiserem. As descrições das duas testemunhas são as mesmas dos feitos de Moisés e Elias:

"Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra." Tg5,17

"Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra." 1Rs 17,1

"Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta." 2Rs 1,10

"Assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu sou o SENHOR: Eis que eu com esta vara, que tenho em minha mão, ferirei as águas que estão no rio, e tornar-se-ão em sangue" Ex7,18

"Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra." Ex 9,14

Elias ficou diante do Senhor de toda a terra. Ele estava presente no Monte da Transfiguração (Mateus 17) no lado direito do castiçal, e adivinha quem estava do lado esquerdo - Moisés. A presença de Moisés e Elias representa a Torá e os profetas.
Isso é um simbolo representado através desses dois grandes profetas. A lei representa o poder politico e os profetas o poder religioso:

"Respondi mais, dizendo-lhe: Que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal? E, respondendo-lhe outra vez disse: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado? E ele me falou, dizendo: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu. Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra." Zc 4,11-14

Zacarias fala de dois ungidos, que são os mesmos descritos em apocalipse 11:...Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra...(11,4) que na visão de Zacarias simbolizavam Josué e zorobabel, sendo Josué lider religioso e zorobabel lider politico.

Durante a resistencia judaica, a lei e os profetas foram testemunhas do que estava acontecendo pois elas profetizaram a respeito disso. O poder politico e religioso de Israel terminou exatamente após a invasão dos romanos quando os Israelitas foram dispersos pela terra, e Israel foi destruida e reconstruida como uma cidade romana. O judaismo foi declarado ilegal pelos romanos e os judeus sobreviventes tiveram de fugir e abandonar Israel. Isto mostra que o poder politico e religioso fora exterminado assim como a lei e os profetas.O poder politico e religioso na época da resistência estava decadente e defazado devido ao conflito romano, por isso a profecia diz que eles estariam vestidos de saco, simbolizando a carência. A profecia é clara ao dizer que seria exatamente em Jerusalém:

"E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado" Ap11,8

Jerusalém ja fora chamada de sodoma antes pelo eterno devido a sua rejeição (jr23,14) e é aqui chamada de egito e sedoma espiritualmente pelo mesmo motivo (Jo19,15)

Após o massacre romano, os judeus da diaspora que habitavam em roma, também foram perseguidos,e  o judaismo continou como uma religião discreta e que ainda aborrecia aos romanos devido ao conflito entre o paganismo e o monoteismo hebreu. Mas isso não significa que o judaismo acabou. Ao contrario, o judaismo continuou e crescia assim como em cristianismo em roma também, para espanto dos imperadores pagãos:

"E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram" Ap 11,11

Portanto, tudo isso é simbolico e representa uma profecia sobre a catastrofe que abateria o povo judeu e vemos na história que isso se concretizou conforme dito na profecia.
Outros também defendem a tese de que as duas testemunhas sejam os judeus e os cristãos, sendo os judeus a esposa do Eterno e os cristãos a esposa do cordeiro.

O anti-cristo
A tradição judaica diz que cada geração tem o seu messias e portanto, podemos concluir que cada geração também tenha o seu anti-messias. na época dos apostolos ja haviam muitos anti-cristos como o apostolo João menciona em sua epistola:

"Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora."  (I João 2 : 18)

"E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo."  (I João 4 : 3)

"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo."  (II João 1 : 7)

Como vemos, João adverte diversas vezes seus dicipulo que o anti-cristo ja estava no mundo e eram muitos. Talvez todos os imperadores romanos foram anti-cristos, desde Nero, Caligula, Vespasiano até Adriano que destruiu Jerusalém. O anti-cristo mencionado por Paulo em segunda tessalonissenses, não é um anti-cristo que virá em um tempo futuro. Paulo esta se referindo exatamente ao imperador Adriano. Vemos isso analisando o contexto da epistola e as descrições de Paulo:

"ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele" 2Tss2,1

Pauo esta esperando a vinda do messias ainda em sua época e em sua geração e vemos neste contexto que alerta aos seus irmãos acerca do que antecede a reunião deles com o messias, assim como disse na sua primeira epistola aos tessalonissensses onde vemos a menção de que a volta do senhor seria ainda em sua geração:

"Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor."  (I Tessalonicenses 4 : 17)

No versiculo quatro de segunda tessalonicensses, Paulo descreve que o anti-cristo se sentaria no templo de Deus querendo se passar por Deus. Como mencionamos acima, o templo foi destruido no ano 70, portanto essa profecia se refere ao templo e ao lugar santo em Jerusalém. Paulo esta falando exatamente do imperador Adriano que mandou construir um templo pagão no lugar do antigo templo, devido ao fato dos judeus se negarem a adora-lo como um deus, o que era comum e obrigatório a todos os povos que os romanos conquistavam. Adriano visitara todos os paises sob dominio romano e era comum em cada pais um templo dedicado ao imperador como uma homenagem ao imperador que se considerava um deus na terra. Isso não acontecia com a problematica nação judaica que era proibida por lei adorar outro deus, o que levou Adriano a querer construir um templo para zeus em homenagem própria no lugar do antigo templo:

"O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." 2Ts 2,4

A operação do erro que Paulo menciona a seguir é justamente o fato dos Israelitas terem acreditado que Barkcova era o messias, e o proclamaram como tal devido a sua liderança e atitude em se opôr aos romanos e lhe fazer uma resistência. A mentira que Paulo menciona é justamente eles não terem acreditado no messias Yeshua e preferiam crer em outro:

"E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade" 2Ts2,11-12

"Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis."  (João 5 : 43)

Yeshua estava se referindo a isso, pois veio em nome do Eterno e fora rejeitado, Barkocva veio em seu próprio nome e foi proclamado messias. Não podemos afirmar com certeza que nossa geração também terá um arquetipo de messias, isto é, um ultimo profeta, ou se terá também um ati-cristo, mas o anti-cristo descrito por Paulo em sua epistola não se refere a nossa época e sim ao imperador Adriano. Vemos no contexto que, a) Paulo esta alertando seus dicipulos acerca da vinda do Salvador. b) Paulo esta falando do local do templo de deus c) Paulo menciona a operação do erro, como uma mentira, aceita pelos que não creram na verdade.

Portanto, esse anti-cristo que Paulo menciona, é o mesmo que João diz que ja havia em sua época e ja estava no mundo. O livro do apocalipse não tem a palavra anti-Cristo, e associar as suas profecias, como as bestas, ao anti-cristo, é um equivoco!

Tudo no apocalipse já aconteceu. Até mesmo as expressões vir com as nuvens, simboliza quando Deus vem em julgamento sobre um povo ou sobre uma geração. Esta expressão aparece outras vezes no antigo testamento. A expressão novos céus e terra também é genérica e sempre foi utilizada se referindo as alianças do Eterno.

Não da para falar de tudo em uma postagem, mas leiam os demais estudos deste blog, e vejam que o apocalipse já aconteceu há dois mil anos. O resto, é manipulação e distorção apenas.

Vídeos:




Shalom!

107 comentários:

  1. Sobre os dez imperadores (dez chifes), sim representam o imperio romano . Mas em Daniel 7 afirma que coesistem no mesmo periodo .
    Já em apocalipse 17 , todos estes reis são de épocas diferentes com direito até a enigma sobre o oitavo rei (que seria o rei impresionante , falado em vãrios livros da bíblia ).
    entendido as duas etapas do império romano na estátua de Nabucodonosor, na qual hoje ainda vivemos.
    obrigado pela atenção .

    ResponderExcluir
  2. Sobre os dez imperadores (dez chifes), sim representam o imperio romano . Mas em Daniel 7 afirma que coesistem no mesmo periodo .
    Já em apocalipse 17 , todos estes reis são de épocas diferentes com direito até a enigma sobre o oitavo rei (que seria o rei impresionante , falado em vãrios livros da bíblia ).
    entendido as duas etapas do império romano na estátua de Nabucodonosor, na qual hoje ainda vivemos.
    obrigado pela atenção .

    ResponderExcluir
  3. Interessante o estudo, mas deixa muitas dúvidas na ar. Tipo, nos perguntamos, já que tudo aconteceu o que estamos fazendo aqui? Só esperando Jesus? Mas então todos nós que estamos aqui seremos salvos? Gentios e pecadores? E a Nova Ordem Mundial? A religião universal? Os sinais estão todos se repetindo... falsos profetas, catástrofes naturais, terremotos, ocultismo, falsos "Jesus". Os símbolos satânicos e pagãos da Igreja Católica, enfim, uma série de outras coisas. Estamos no último Papa o sétimo, o apocalipse nos revela que terá um oitavo... Você já conferiu se em algum lugar na Bíblia tais profecias não se repetem em gerações diferentes? O estudo é muito bom, mas fica muito evasivo pensar no que estamos fazendo aqui! Não pode ser só esperando Jesus... olha o tanto de coisas acontecendo! Não sei o que dizer agora... mas sei que o Espírito Santo de Deus ainda está presente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, são muitas perguntas e bem complexas, mas vamos analisar. Eu não sou preterista total, mas parcial. Creio que as profecias referentes a restauração de Israel estão se cumprindo agora. Sobre a Nova ordem eu não abordo essas teorias de conspiração, mas apenas teologia. Sobre uma religião universal acredito que um dia haverá sim, pois Jesus disse que haveria um só pastor e um só rebanho. Acho que esse dia vai chegar. Os sinais que o irmão citou sempre houveram e sempre haverão, desde antes de Cristo.

      Creio que estamos aguardando o retorno de Jesus onde ele reinará em Israel e será de fato o messias aceito pelos judeus. Veja Zacarias 12 em diante. Sobre salvação, acredito que um dia haverá uma ressureição e ai o messias julgará cada um conforme suas obras.

      Obrigado por comentar! Fique com Deus!

      Excluir
    2. Ola seu texto e Inteligente amigo, algo que deve ficar claro e que de modo
      algum deve ser misturado e a primeira vinda de Jesus como Homem (para sua morte e ressureição) e a sua segunda vinda com Poder e gloria para reinar.


      Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam" Mt 24,34

      Existe um texto anterior a este no versiculo a Parabola da figueira, que diz
      respeito a uma Observação de Jesus a olharmos para o Povo de Israel.

      E só depois e que ele diz não passara esta geração...
      A pergunta que faço qual Geração?

      Resposta:A que viu a vigueira florescer...

      Então já não e aquela geração que vc sitou.

      Outra coisa que Jesus esta neste texto em Mateus 24 respondendo a pergunta de seus discipulos.

      E dentro deste texto ele cita o uma passagem do profeta Daniel a respeito das
      70 semanas, das quais apenas 69 se cumpriram.

      Pois o que foi revelado aos Profetas dizia respeito apenas a Israel

      Mas o que eles não viram foi o tempo da iGreja ( o tal misterio que estava
      oculto desde de ha fundação do mundo que só foi revelado nos tempos de Jesus.

      Como disse o Apostolo Paulo.

      Pois a biblia trata com três povos Judeus< Igreja e Gentios.

      E não apenas Judeus como alguns malucos alucinados afirmam

      A primeira já aconteceu, mas quase todos os acontecimentos citados por você
      so passaram a acontecer incluse a vinda de Jesus como Rei

      Excluir
    3. A figueira era aquela geração mesmo. Não há base nenhuma para se supor que a figueira seria uma geração de dois mil anos depois. Uma coisa é eu querer que a minha geração seja a do apocalipse, outra é a bíblia dizer isso.

      Todos os acontecimentos citados por Jesus aconteceram, sem exceção. Todos! Basta ver na história, na história eclesiastica, no talmud, em flavio josefus, nos historiadores da época, na própria bíblia mesmo.

      Se não aconteceu então Jesus foi um falso profeta, como aliás, as próprias pessoas que alegam segui-lo o transformam.

      Excluir
    4. pelo que você disse me parece mais caracteristica do falso messias que vira dizendo ser o salvador, e muitos crerão. e sobre o vaticano ser igreja, pelo que sei ele é considerado cidade-estado (algo assim

      Excluir
    5. muito bom esse blog.

      vc é um homem abençoado !! parabéns !!

      Excluir
    6. não Li na minha Biblia que haveria 2.000 anos depois do Apocalipse que vcs deizem ja ter acontecido ,
      o que Deus esta esperando ? por que a Demora , vc disse novos céus e nova Terra , Simbólicos ?
      porque continuamos com dor, ´´odios , fome, pestes '' doenças'' , mentiras , etc . na minha bilbia disse que depois do apocalipse , Jesus vira e levara consigo o seu rebanho , isso COM CERTEZA AINDA NÃO ACONTECEU NÃO É ? então se tudo ja acabou , o que fazemos aqui ? não existe Satanas , ?

      Excluir
    7. Como é essa ideia de que a biblia trata de tres povos?

      Excluir
    8. Fatos naturais, políticos e socias sempre aconteceram e continuarão acontecendo. Não dependem de profecias ..

      Excluir
  4. o seu texto tem começo tem meio mas cade o fim "A CONCLUSÃO". e os dias de hoje o que será?

    ResponderExcluir
  5. tem algo que tenho muito interesse em pesquisar pois acho muito estranho seria o SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS...descrito nas escrituras e que também faz parte de outras culturas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idilva, este texto na verdade é apenas uma compilação de vários estudos que já havia feito neste blog. É claro que não da para falar de tudo pois ficaria enorme, mas, futuramente eu tento fazer uma conclusão melhor.

      Excluir
    2. esse blog é muito bom !!

      Parabéns !!

      Excluir
  6. Vc percebeu algumas adulterações e acrecentamentos de textos nas biblias?
    Tenho varios materiais que provam varias adulterações nas biblias! Se ficar interessado me contacte! Thiago.giov56@gmail.com .valeu me contacte para que eu te passe algumas ideias e coisas novas! Até mesmo acerca do nome do eterno e do salvador! Não gosto de chamar de messias pois tenho provas que esse nome é pagão! Abração shalom Ha'holam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se puder me enviar amigo eu agradeço, vitorafr@advir.com, obrigado

      Excluir
    2. Me envie também amigo... agradeço... antonio.carlos89@gmail.com

      Excluir
  7. Ola irmão. Eu pesquiso muito sobre as adulterações na bíblia, inclusive tenho uma postagem neste blog chamada "Os acréscimos da bíblia". Me interessa sim conhecer seu material. Se puder me enviar por email, é ronaldoexegeta@hotmail.com

    Obrigado e fique na paz do Eterno!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  8. Ola irmao Ronaldo, eu tenho uma duvida acerca do tempo em que Joao escreve o apocalipse e a época do 6 Rei do Apocalipse que é por esse estudo Vespasiano. Pelo meu conhecimento, Joao escreveu o Apocalipse entre 89-90 d.C. mas Vespasiano reinou até 79 d.C. Entao Joao escreveu a Revelacao na época de Domiciano o oitavo. Mas a profecia nao diz que 5 já cairam e um é (que seria o sexto, Vespasiano). Aqui diz que quando Joao recebeu a revelacao foi na época de Vespasiano mas ele escreveu na época de Domiciano. Será que ele recebeu a Profecia entre 69 e 79 d.C. e veio escreverla em 89 ou 90 d.C.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, João escreveu em épocas diferentes. O livro foi compilado ou copiado posteriormente. Por isso não segue uma ordem cronológica!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. Está muito confuso muitas contradições.

    ResponderExcluir
  10. Ola amigo, sou o Cristiano do site Macabeus (Mentiras do Apocalipse Protestante) gostei do seu Estudo totalmente preterista, temos pontos de vistas parecidos, (tirando algumas interpretações do livro de Daniel e sobre a contagem dos imperadores)

    Mas está muito bom seu Blog, queria manter contato com você, pois seria legal trocar informações e referencias, você já usou algumas imagens do meu site e alguma citações feitas por mim (fique a vontade para usá-las), acho que devemos divulgar o máximo possível o de certos lideres sobre a interpretação do apocalipse, pois esses lideres mexem com a cabeça dos Fiéis.

    Desde já, agradeço, e mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, obrigado pelo seu comentário. Conheço seu blog sim e acho muito bom o numero de mentiras que você desmascara. parabéns por isso! Mantenha contato! Abraços!

      Excluir
  11. Parabéns primeiramente, descobri esse site recentemente e conclui que o autor é um catedrático em teologia, eu apresento para o autor algumas sugestões que seríam interessante ao povo interessado descobrirem como:iluminatis,escatologia bíblica e cientifica,calendário maia, 2012, filmes com analogias ao fim dos tempos como, presságio,2012 etc, além de teorias da conspiração, por mais que vc esteja preocupado com o embasamento teológico e histórico dos seus estudo, acredito eu que seria importantíssimo acrescentar esses detalhes já citados, para descubrirmos,curiosidades,adquirirmos conheceimentos variados e pode fazer análises, e debates, abraços e a paz do senhor, se esforçe e tente fazer as sugestões citadas acontecerem, pois o meu povo foi destruido pela falta de conhecimento,obrigado, abraços lucas braga de oliveira, tentando entrar para universidade de história, mas sempre me interessando por assuntos, como filosofia grega,filosofia geral,teologia, enigmas teológicos, religiãoxfilosofia,mitologia grega, celta,romana,nórdica,hindu,egipcia,etc, arqueologia,conspiração,geopolitica,e curiosidades gerais!

    ResponderExcluir
  12. Shalom!

    Gostaria de fazer uma pergunta, já que foi cumprido todo o apocalipse, e as passagens que se refere da nova jerusalém que descerá dos céus e o reinado do messias de 1000 anos na terra? já foi cumprido também? a guerra de Gog magog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta foi a melhor pergunta. Se tudo já aconteceu e Cristo já voltou, o que estamos fazendo aqui então? E a nossa fé, e esperança da Sua volta para buscar os salvos, como fica? Sabe, não devemos dar créditos a baboseiras e achismos de alguém que se julga estudioso das Escrituras Sagradas. Devemos estuda-la em oração a Deus para que Ele nos ilumine com o Espírito Santo. Só assim saberemos a verdade de Deus. Paz.

      Excluir
  13. se vc nao for o anti-cristo é parente dele

    ResponderExcluir
  14. vc acreditará quando a igreja for arrebatada..tu vai crer na grande tribulacao..vc e todos deste site

    ResponderExcluir
  15. Com certeza o dragão, as duas bestas, o anti-cristo, a prostituta e todos os seus seguidores e colaboradores devem estar dando pulos de alegria e gargalhando pela ingenuidade fantasiosa destas suas teorias absurdas.

    Faça-me o favor!

    ResponderExcluir
  16. De todas as teorias que já examinei sobre o Apocalipse esta foi a mais estúpida porque utiliza a própria Bíblia para desmentir o Livro Sagrado.

    Pense nisso!

    ResponderExcluir
  17. De todos comentários ofensivos e agressivos que já ouvi, este foi o melhor que já ouvi, porque mostra que eu utilizo a própria bília e não achismos como fazem por ai.

    Anonimo, ou anonimos, não sei se é o mesmo. Se quer criticar o estudo, critique, mas use a bíblia como eu faço ok! Comentários do tipo vc é o anti-risto, o diabo esta dando pulo de alegrias etc.... não são argumentos e só mostra uma coisa que eu já sei, que os religiosos fazem tudo menos o que Jesus falou! Então mostrem na bíbia que eu estou errado OK. Patadas e ofensas não são argumentos!

    ResponderExcluir
  18. Acho que vou parar de permitir comentários anônimos!

    ResponderExcluir
  19. Caro irmão Ronaldo, sou como você, as vezes tenho uma visão diferente em alguns pontos biblicos. Mas com todo o respeito, este assunto pode gerar conflitos e é uma coisa desnecessária para nossos tempos. Temos que pregar o evangélho de todo nosso coração e independente se os cristão são ou não enganados sobre este assundo nada mudará! Imagine se todos acreditassem em você.. Mudaria algo? De qualquer forma iremos morar no cèu com Cristo, porque não esperar o fim do mundo???

    ResponderExcluir
  20. Hoje mesmo estava vendo nas redes sociais pessoas falando que vão largar a faculdade, não vão seguir carreira etc....esperando o fim do mundo. E isso não é de hoje. Varias seitas surgiram pregando datas, levando seus fiéis a perderem tudo e não aconteceu nada! Prefiro falar a verdade e não prejudicar ninguém que pregar algo que sei que já aconteceu e levar as pessoas a loucura!

    ResponderExcluir
  21. Caro colega elogio seu esforço para mostrar a imprevisibilidade do fim do mundo como muitos esperam, entretanto não concordo com alguns pontos dos seus argumentos.
    Quero primeiramente lembrar ao nobre colega que algumas profecias bíblicas podem ter duplo significado, uma para os fatos presentes ou eminentes e outro para fatos futuros como o exemplo a seguir: "Sucedeu, pois, nos dias de Acaz... rei de Judá, que Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram a Jerusalém, para pelejarem contra ela, mas nada puderam contra ela. E deram aviso à casa de Davi, dizendo: A Síria fez aliança com Efraim. Então se moveu o seu coração, e o coração do seu povo...E continuou o SENHOR a falar com Acaz, dizendo: Pede para ti ao SENHOR teu Deus um sinal...Acaz, porém, disse: Não pedirei, nem tentarei ao SENHOR. Então ele disse: Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel... Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, de que te enfadas, será desamparada dos seus dois reis. E fui ter com a profetiza, e ela concebeu, e deu à luz um filho; e o SENHOR me disse... Porque antes que o menino saiba dizer meu pai, ou minha mãe, se levarão as riquezas de Damasco, e os despojos de Samaria, diante do rei da Assíria".Isaías 7:14-16.8:3-4. O texto não deixa dúvida que a virgem em questão trata-se da profetisa que iria conceber segundo a palavra do profeta Isaias. E, antes que aquele filho falasse Deus iria abater o poder da Síria e Efraim pelo império Assírio. Entretanto, o anjo Gabriel revela, há mais 700 anos depois, que houve fatos implícitos nessa profecia que agora estavam se cumprindo. Primeiro, que Maria era a virgem a que Deus se referia; segundo, o título de Emanuel, Deus conosco, pertencia ao menino que ia nascer - Jesus; Terceiro, o próprio Jesus salvaria o seu povo dos seus pecados e não do poder da Síria e Efraim.
    Portanto, aceito com ressalvas tudo que foi dito, mas também creio que a mensagem do apocalipse contém significados para uma época futura aos dias da Igreja primitiva.

    ResponderExcluir
  22. Com relação as minhas ressalvas, cito apenas uma delas: ""ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele" 2Tss2,1. Pauo esta esperando a vinda do messias ainda em sua época e em sua geração e vemos neste contexto que alerta aos seus irmãos acerca do que antecede a reunião deles com o messias, assim como disse na sua primeira epistola aos tessalonissensses onde vemos a menção de que a volta do senhor seria ainda em sua geração: "Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (I Tessalonicenses 4 : 17)".
    Acontece amado que um contexto importante foi omitido: "Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição" - 2 Tessalonicenses 2:1-3. Portanto:
    Primeiro,esta Carta foi escrita, segundo vários autores entre 60 e 70 DC, ou seja, no período do governo de Nero. Também, quando Vespasiano foi chamado para assumir o trono em Roma, o mesmo estava, exatamente, em campanha contra Jerusalém. Ele deixou o seu filho, general Tito no comando, o qual tomou e destruiu a cidade de Davi. Portanto, é plausível Paulo já soubesse que o homem do pecado já havia se manifestado, e que estava lutando contra, segundo você, a prostituta apocalíptica, e a volta de Cristo seria considerado um fato eminente.
    Segundo, se Paulo sabia dessas coisas, inclusive que a o dia de Cristo era breve, então jamais ele teria escrito o texto acima. Porque foi exatamente esperança na brevidade do dia do Senhor que levou o apóstolo e seus cooperadores a escrever a segunda carta. Paulo não concordava com o rumor que tomava conta da Igreja que o dia do Senhor estava chegando para trazer justiça e paz aos santos e sofrimentos aos inimigos da cruz. Por isso ele combatia tal movimento dizendo o contrário, ou seja, que deveria haveria um certo tempo até esse Dia.
    Terceiro, se o apocalipse já tivesse acontecido na sua totalidade, então onde estaria o reino de Cristo visível a todos os olhos? Onde estaria a nova Jerusalém (capital do reino)? Porque a pedra foi cortada sem mão e arremessada nos pés da estátua, e encheu toda terra, isto é, todos os reinos dos homens deram lugar a um só reino, o de Cristo. Além disso onde estão as 12 tribos restauradas (Ap:7.5-8; Ez47.13)? Atualmente há apenas duas, que são os decentes de Judá e Benjamim.
    Portanto, há muitas questões sobre o Apocalipse que você simplificou demais ou não as considerou.
    Um abraço.
    João Filho: jota.filho.64@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Se tudo já se cumpriu o que fazemos aqui??? Quem somos nós e qual é a nossa missão?? Terá um fim??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo bla bla blka, nada vai acontecer de forma sobrenatural. ?Tudo é natural, humano, físico , acorda ...

      Excluir
  24. Olá Vitor! Tenho uma postagem que fiz neste blog chamada "Se o apocalipse já aconteceu, o que falta acontecer"

    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Comungo dos mesmo pensamentos do Vitor,o que estamos fazendo aqui>E o novo céu e a nova terra?Por tão poucas coisas ja passamos o inferno neste mundo e Apocalipse ,e um livro de esperança,mesmo sendo tão confuso e se tudo aconteceu quem somos ?E o que fazemos aqui?Sabe Ronaldo, seu BLOG é tão profundo que temos de ir devagar, eu tive de parar de ler ,e descansar.Sábado comecei Teologia e penso ( ao ler isso aqui )que não vou suportar.Mas nem começou e qualquer coisa prefiro deixar,tem coisas que viram jugo.Te acho tão calmo,como chegou a tantas coisas e olha que eu tinha tantos livros e não cheguei a pensar em nada disso e fiquei um pouco aflita.

    ResponderExcluir
  27. caro amigo,tambem já estou cansado desse sistema religoso e suas teorias mas estou com uma duvida:e quanto aos "últimos dias" citado em mateus 24 isto é para nossa geração?

    ResponderExcluir
  28. Olá irmão! Jesus veio nos ultimos dias:

    "HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho," (Hebreus 1 : 1)
    Os ultimos dias que a bíblia se refere sãos os ultimos dias de israel, daquela geração e do periodo dos profetas. Tenho um link sobre mateus 24 neste blog mas não posso postar link aqui. Chama-se "Analisando o sermão profético"
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a biblia fala que nós utimos dias haveria fome terremotos guerras rumores de guerra os homens seriam gananciosos sem amor mentirosos que no tempo do fim o conhecimento iria se multiplicar
      com o aumento da tecnologia e que isso seria o começo das dores e só depois de tudo isso acontecer que chegaria o tempo do fim,não estou te criticando apenas dando minha opinião e jesus disse que ele viria em grande gloria e todo olho o veria não que ele seria uma bola de fogo que passaria pela terra por um ano e que tds os santos não sentiriam mais dor nem fome nem nd disso então por que q ainda hj temos dor fome etc?
      outra coisa em mateus fala dois vão estar trabalhando no campo um sera tomado e o outro deixado e que Deus iria destruir os impios então por que até hj tem impios en toda terra porque até hj a palavra de Deus permanece

      Excluir
  29. http://www.amigodecristo.com/2013/02/a-renuncia-do-papa-bento-xvi-e-o-apocalipse-17.html
    Irmão Ronaldoo que você tem a dizer sobre a renuncia do papa?

    ResponderExcluir
  30. Ronaldo,
    O que seria o 11º rei que abateu 3 reis, segundo Daniel 9:24?
    Aguardo resposta em breve! Obrigado.

    ResponderExcluir
  31. o vaticano (igreja) é considerada cidade pelo que sei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porém, não é o que as Escrituras dizem, não passa de dedução humana.
      Se analisar a grande cidade como sendo Jerusalém, aí sim, tem total contexto bíblico.
      Tem coisas que ao menos batem com o Vaticano... por exemplo, o Vaticano (ao contrário do que muitos dizem por aí) NÃO ESTÁ SOBRE 7 MONTES, mas apenas sobre 1 monte, monte tal chamado de Vaticano.
      Somente 2 cidades se encaixam: A Roma ANTIGA (a antiga tem 7 montes, a atual tem 8) e Jerusalém (que de qualquer jeito tem 7)...

      Excluir
  32. Constantino quando assumiu o poder em Roma abateu três reinos que se opunham e ele. E foi diferente dos outros imperadores. Eu enchergo nele o chifre pequeno, o rei diferente. Tenho na sequência dos vídeos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  33. Devido a minha conexão ser lenta, não consigo responder aos comentários. Mas ao primeiro irmão anônimo acima, eu tenho uma postagem, a ultima, sobre a profecia dos papas. Não tenho uma opinião formada sobre isso, mas não subestimo a profecia. Analiso e retenho o que é bom!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Ronaldo, mas então não se segue a ordem cronológica, como acontece com os demais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue sim irmão. Veja os vídeos e entenderá.

      Abraços!

      Excluir
  35. Ola Amado...estou vendo os videos apocalipse ja aconteceu...e o video 6 e 7 não esta mais disponivel...como faço para ver estes dois videos ?

    Obrigado

    Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nelsom! Tenho um link no topo escrito para assistir os vídeos bloqueados. Basta fazer uma doação e dizer qual série de vídeos gostaria de ver. abraços!

      Excluir
    2. Jeriel,

      Mostrou kkkkk
      "E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças (SETE MONTES DE ROMA) e dez chifres (DEZ REIS), e sobre as suas cabeças sete diademas." (Apocalipse 12 : 3)

      Mulher é igreja, então a bíblia mente e vc sabe mais que João:
      18 E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.(Ap 17,18)

      E não são teorias suas! kkkkk

      Excluir
  36. Por enquanto vou contestar apenas isso:
    Jesus morreu aproximadamente no ano 30 da era comum.
    A verdade: Jesus foi batizado aos 30 anos. Morte e ressurreição aos 33 anos.

    ResponderExcluir
  37. De acordo com sua teoria:
    têm o testemunho de Jesus Cristo(cristãos)"

    De acordo com o próprio apocalipse:
    Apocalipse 19 verso 10 - Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.

    ResponderExcluir
  38. Sua interpretação:
    "...o dragão (ROMA) parou diante da mulher

    Da palavra de Deus:
    Apocalipse 20/2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.

    ResponderExcluir
  39. Jerias,

    Jesus não nasceu no ano zero como se pensa, pois o calendário foi mudado. Na verdade o mais provavel é que ele tenha nascido no ano 6 antes de Cristo, devido aos própiros relatos dos evangelhos sobre o imperador heródes. Por isso que no estudo eu utilizei a palavra "APROXIMADAMENTE" ! O mesmo ocorre com uma geração que dura aproximadamente 40 anos.

    Sobre o testemunho de Jesus, se você acha que os cristãos não tiveram, ai é uma opinião pessoal sua.

    E sobre o dragão, já fiz um vídeo sobre isso provando inclusive que já foi preso por mil anos e solto exatamente mil anos depois. Se sua visão literalista acha que dragão se resume apenas ao império romano deveria ler melhor o estudo e os outros, pois os judeus sempre utilizaram estas expressões (dragão, besta,fera) para se referirem aos inimigos de Israel.

    Pode utilizar a interpretação que quiser, mas no fundo todo mundo que le este estudo e ve os fatos, sabe que é verdade!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  40. Quem fala que mulher é igreja é a própria bíblia, não eu.

    Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo este o mesmo Salvador do corpo”. Efésios 5:23. Então mulher significa igreja, em profecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jerias,
      _______________________

      Quem fala que mulher é igreja é a própria bíblia, não eu.
      __________________________________

      Na verdade quem fala isso é você mesmo e não a bíblia! Fato! Vamos ver o versículo que você postou:


      Porque o marido é a cabeça da mulher,..... OU SEJA, O MARIDO É O CABEÇA/LIDER DA MULHER

      como também Cristo é a cabeça da igreja,......OU SEJA, CRISTO É O CABEÇA/LIDER DA IGREJA ( analogia)

      sendo este o mesmo Salvador do corpo (CORPO/IGREJA)”. Efésios 5:23.

      Ou seja, Paulo faz uma analogia do marido e esposa como sendo um o cabeça do outro e você entende que mulher significa igreja. Mas não é isso que o versículo esta dizendo. Vamos ver outros:

      "E eu, João, vi a santa "CIDADE" , a nova Jerusalém , que de Deus descia do céu, adereçada como uma "ESPOSA" ataviada para o seu marido." (Apocalipse 21 : 2)

      "Estende Sião as suas mãos, não há quem a console; mandou o SENHOR acerca de Jacó que lhe fossem inimigos os que estão em redor dele; Jerusalém ( CIDADE) é entre eles como uma mulher imunda." (Lamentações 1 : 17)

      "Como se fez prostituta (MULHER ADULTERA) a "cidade" fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas." (Isaías 1 : 21)

      É irmão, prefiro ficar com a bíblia!

      Excluir
  41. Recomendo que vc ouça o estudo do apocalipse verso a verso com o Dr Mauro Braga.
    http://arquivoadventista.blogspot.com.br/2012/12/desvendando-o-apocalipse-apocalipse_15.html

    ResponderExcluir
  42. Domiciano dizia que era Nero ou foi o Terêncio?

    Terêncio opositor na Ásia. Proclamava ser Nero e lhe era semelhante em fisionomia e ações. Refugiou-se junto a Artabanes III da Pártia, que lhe auxiliava, mas foi desmascardo e acabou executado.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_imperadores_romanos#Dinastia_Julio-Claudiana_.2827_a.C.-68_d.C..29

    ResponderExcluir
  43. Se a besta sendo o oitavo rei reina junto com os dez reis(10 chifres ), como pode os imperadores estarem vivos juntos com besta reinado ? Sem contar que apocalipse 19 diz que a besta é lançada viva no lago de fogo por jesus, e isso não aconteceu porque jesus nem voltou ainda. Existe uma falha terrível no preterismo .

    ResponderExcluir
  44. Liberem o 2º vídeo, está como privado.

    ResponderExcluir
  45. Apesar de existirem várias e várias falhas próprias do preterismo, gosto da coragem e disposição em tentar defender uma suposta verdade. Vou ler tudo e, quem sabe, aproveito o que há de bom, afinal, apesar de eu não concordar com tudo, e ter base bíblica , arqueológica e histórica para isso, muitos argumentos seus procedem e merecem ser considerados.

    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Na minha sincera opinião, esta é mais uma das inúmeras interpretações pessoais, dedutivas, exageradamente literalista e cheia de misturas de tempos e épocas, e no final de tudo, não consegue provar a contento o APOCALIPSE, haja vista que ainda há bastantes mistérios de Deus que permanece velado. Então tenhamos paciência e o Espírito Santo nos revelará em tempo propício.

    O bom é que ao menos esclarece que a "Babilônia" tem maior identidade de referência à Jerusalém do que o alegado, humana e superficialmente Roma, porque quase sempre o alvo das profecias é acerca dos judeus, a certa e cada vez mais identificada como a real Remanescente (o mundo ainda caminha para aversão sionista), e dessa forma, se alguém tentar a se dispuser a julgar a roma pagã, roma atual, o vaticano e o papado tem enormes chances de "receber o tiro no seu próprio pé", pois os gentios nunca foi o objeto principal de Deus que tem a predileção de colocar a Israel como o "palco de toda a expectativa dos tempos", tendo por base: Jesus.

    Os gentios cristãos já foram alcançados em Jesus, restando apenas os judeus finalmente aceitar o reino de Jesus, o Messias prometido.

    ResponderExcluir
  48. vaso estou gostando de ler o que muitos não conseguem ensinar. Mas falta um pouco mais de sal. Vou te acompanhar sempre. Que Deus em Cristo Jesus vus abençoe sempre. EV. Damião Pereira dos Santos IEADB.

    ResponderExcluir
  49. Fantástico!!!!! estudo conclusivo verídico.

    ResponderExcluir
  50. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
    Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.
    E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
    Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
    E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
    Mateus 24:4-31. PERGUNTO NÃO deveria ter noticia, ou seja, deveria ser um ato histórico que na verdade ESTA historia seria contada, ou melhor, estaria escrito, mas PERGUNTO: EM QUE PARTE DA HISTÓRIA PODE-SE RELATAR QUE TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARÃO E VIRAM O FILHO DO HOMEM VINDO COM GLORIA E POSDER???? NA PASSAGEM DO CAP.11 DE APOCALIPSE DEIXOU DE DAR ENFASE EM UM PONTO QUE É CRUCIAL PARA SABERMOS DA EFICACIA DAS PROFECIAS, FALA DAS TECNOLOGIAS QUE DEVERIAM EXISTIR, PARA QUE SE CUMPRISSE O QUE ESTA NESSE CAPITULO, TAIS COMO: SATÉLITES TELEVISÃO A INTERNET PARA QUE ENTÃO SE CUMPRISSE O QUE DIZEM AS ESCRITURAS... E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.
    E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.
    Apocalipse 11:9-10.
    POIS, PARA AQUELA ÉPOCA ELES JAMAIS IMAGINARIAM QUE UM DIA EXISTIRIA TAL TECNOLOGIA, MAS ESTA TECNOLOGIA É PRA NOSSA ÉPOCA, COM TUDO CREIO QUE YESHUA AINDA NÃO VEIO NAS NUVENS, MAS VIRÁ. SEM FALAR DA GUERRA DO ARMAGEDOM, SEM FALAR DO RIO EUFRATES... E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.
    Apocalipse 16:12.
    VEJA O QUE DIZEM AS NOTICIAS... Rios Eufrates e Tigres estão secando, avisa a NASA.
    Um estudo de cientistas da Universidade de Califórnia, o Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA e o Centro Nacional de Buscas Atmosféricas, nos Estados Unidos, detectou uma grande perda de água doce nos rios Tigres e Eufrates. Este grupo de investigação chegou a estas conclusões graças aos dados coletados pelo satélite Grace da NASA, que verifica as reservas de água do mundo. Esta região, segundo relata Gênesis 15.18 é a terra que dada por Deus a Abrão, dizendo: “À tua descendência darei esta terra, desde o rio do Egito até o rio grande, o rio Eufrates”.

    Agora, de acordo com a investigação, os rios, que percorrem Iraque, Irã, Turquia e Síria, têm perdido tanta água como a que há no Mar Morto, ou seja, cerca de 144 quilômetros cúbicos de água em sete anos.

    ESPERO SUA RESPOSTA, ACREDITO QUE PARTE DA HISTÓRIA SE REPETE NÃO SEI POR QUE, MAS, É O QUE VEJO, PARECE LOUCURA, MAS COMO DIZEM AS ESCRITURAS A SABEDORIA DO HOMEM É LOUCURA PARA YHWH, FORTE ABRAÇO MEU IRMÃO!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERGUNTO NÃO deveria ter noticia, ou seja, deveria ser um ato histórico que na verdade ESTA historia seria contada, ou melhor, estaria escrito, mas PERGUNTO: EM QUE PARTE DA HISTÓRIA PODE-SE RELATAR QUE TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARÃO E VIRAM O FILHO DO HOMEM VINDO COM GLORIA E POSDER????
      -------------------------------------
      Na verdade foi registrado na história sim. baste ler historiadores como Josefo, do primeiro século. E todas as tribos da terra, são da terra de Israel Ok. Não teria porque um chines se lamentar por um messias que eles não cucrificaram. Basta vc ver a profecia de zacarias 12 que verá que o profeta nunca falou do planeta inteiro
      ------------------------------------
      NA PASSAGEM DO CAP.11 DE APOCALIPSE DEIXOU DE DAR ENFASE EM UM PONTO QUE É CRUCIAL PARA SABERMOS DA EFICACIA DAS PROFECIAS, FALA DAS TECNOLOGIAS QUE DEVERIAM EXISTIR, PARA QUE SE CUMPRISSE O QUE ESTA NESSE CAPITULO, TAIS COMO: SATÉLITES TELEVISÃO A INTERNET PARA QUE ENTÃO SE CUMPRISSE O QUE DIZEM AS ESCRITURAS...
      --------------------------------------
      É brincadeira né! Vc acha mesmo que a bíblia fala de internet kkkkkkkk Então siga o INRI Cristo, ele tem razão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      ------------------------------------

      Excluir
  51. Boa noite Analisando as Escrituras concordo como vc quando explana que os livros de Daniel e do Apocalipse tem ligações entre si, eu também assim o vejo só que fica algumas questões sem resposta, como por exemplo, se realmente Yeshua veio verdade como consta no livro de MATEUS 24... E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
    Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
    E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
    Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
    Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
    Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
    Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
    E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
    E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
    Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
    E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
    Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
    Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
    E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
    E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
    Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
    E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
    Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
    E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
    Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
    Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
    Eis que eu vo-lo tenho predito.
    Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
    Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

    ResponderExcluir
  52. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.
    E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
    Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
    E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
    Mateus 24:4-31. PERGUNTO NÃO deveria ter noticia, ou seja, deveria ser um ato histórico que na verdade ESTA historia seria contada, ou melhor, estaria escrito, mas PERGUNTO: EM QUE PARTE DA HISTÓRIA PODE-SE RELATAR QUE TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARÃO E VIRAM O FILHO DO HOMEM VINDO COM GLORIA E POSDER???? NA PASSAGEM DO CAP.11 DE APOCALIPSE DEIXOU DE DAR ENFASE EM UM PONTO QUE É CRUCIAL PARA SABERMOS DA EFICACIA DAS PROFECIAS, FALA DAS TECNOLOGIAS QUE DEVERIAM EXISTIR, PARA QUE SE CUMPRISSE O QUE ESTA NESSE CAPITULO, TAIS COMO: SATÉLITES TELEVISÃO A INTERNET PARA QUE ENTÃO SE CUMPRISSE O QUE DIZEM AS ESCRITURAS... E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.
    E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.
    Apocalipse 11:9-10.
    POIS, PARA AQUELA ÉPOCA ELES JAMAIS IMAGINARIAM QUE UM DIA EXISTIRIA TAL TECNOLOGIA, MAS ESTA TECNOLOGIA É PRA NOSSA ÉPOCA, COM TUDO CREIO QUE YESHUA AINDA NÃO VEIO NAS NUVENS, MAS VIRÁ. SEM FALAR DA GUERRA DO ARMAGEDOM, SEM FALAR DO RIO EUFRATES... E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.
    Apocalipse 16:12.
    VEJA O QUE DIZEM AS NOTICIAS... Rios Eufrates e Tigres estão secando, avisa a NASA.
    Um estudo de cientistas da Universidade de Califórnia, o Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA e o Centro Nacional de Buscas Atmosféricas, nos Estados Unidos, detectou uma grande perda de água doce nos rios Tigres e Eufrates. Este grupo de investigação chegou a estas conclusões graças aos dados coletados pelo satélite Grace da NASA, que verifica as reservas de água do mundo. Esta região, segundo relata Gênesis 15.18 é a terra que dada por Deus a Abrão, dizendo: “À tua descendência darei esta terra, desde o rio do Egito até o rio grande, o rio Eufrates”.

    Agora, de acordo com a investigação, os rios, que percorrem Iraque, Irã, Turquia e Síria, têm perdido tanta água como a que há no Mar Morto, ou seja, cerca de 144 quilômetros cúbicos de água em sete anos.

    ESPERO SUA RESPOSTA, ACREDITO QUE PARTE DA HISTÓRIA SE REPETE NÃO SEI POR QUE, MAS, É O QUE VEJO, PARECE LOUCURA, MAS COMO DIZEM AS ESCRITURAS A SABEDORIA DO HOMEM É LOUCURA PARA YHWH, FORTE ABRAÇO MEU IRMÃO!!!!!

    ResponderExcluir
  53. Irmão Ronaldo, se assim posso lhe chamar,vc apenas riu e não me deu respostas concretas, se não é pela tecnologia qual seria a possibilidade de...homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio. Apocalipse 11:9.
    Você ainda afirma que foi escrita na historia a vinda do messias da qual....e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
    Você afirma que toda terra se refere a jerusalém dando-me Zacarias Cap.12 veja seus equívocos......E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra
    Zacarias 12:3...E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém; Zacarias 12:9 ""Alias passagem ainda não se cumpriu"".
    AQUI SIM SE REFERE SIMBOLICAMENTE A TERRA COMO DE JERUSALÉM...E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte; Zacarias 12:12.
    E PORQUE CHORARAM PORQUE MATARAM O SEU MESSIAS, "" E ESTA PASSAGEM OU MELHOR TODO ESTE CAPITULO AINDA NÃO SE CUMPRIU"" POIS A MAIORIA DOS JUDEUS AINDA NÃO RECONHECEM YE´SHUA COMO SEU MESSIAS, SEM CONTAR O QUE FALA DO RIO EUFRATES PARA A PASSAGEM DOS REIS PARA A GUERRA DO ARMAGEDOM!!!!!!! ATT JAIME GNOATTO

    ResponderExcluir
  54. Anônimo24 de maio de 2013 19:39

    Boa noite Analisando as Escrituras concordo como vc quando explana que os livros de Daniel e do Apocalipse tem ligações entre si, eu também assim o vejo só que fica algumas questões sem resposta, como por exemplo, se realmente Yeshua veio verdade como consta no livro de MATEUS 24... E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
    Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
    E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
    Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
    Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
    Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
    Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
    E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
    E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
    Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
    E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
    Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
    Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
    E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
    E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
    Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
    E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
    Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
    E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
    Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
    Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
    Eis que eu vo-lo tenho predito.
    Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
    Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
    MOISES DE PETROPOLIS [ RIO DE JANEIRO ] OLHA AMADO IRMAO COTINUA NESTE MESMO ESPIRITO ,NA VISAO DA PALAVRA DO DEUS VIVO PORQUE JESUS ESTA VOLTANDO QUE A GRAÇA DE DEUS PAI E A COMUNHÃO DO ESPIRITO ESTEJA COM TODOS NÓS AMEM. [ESTA E VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS]

    ResponderExcluir
  55. parabens RONALDO. por que as pessoas cultivam e semeiam ignorancia?
    tendo com base a biblia para atestar coisas de tal tipo que esclarece a mente humana por parte de fatos historicos ja vivenciados. por que nao entendem e esperam o julgamento como qualquer outro? a analogia se mostra fiel aos textos escritos na biblia [apocalipse] entao pessoal se mostrem mais humildes para entender e se nao entendem, tentem pelo ao menos pois de uma coisa eu sei como eu tinha visto antes e espero que vc absorva isso que vou dizer a vc irmao Ronaldo..
    continue assim autentico [dizer a verdade a quem nao quer ouvir é exaustivo e parece uma perca de tempo. dizer a verdade a quem nao entendem é o mesmo que profana-la]
    adorei todos os seus textos bem explicativos e continue assim. paz e luz.

    ResponderExcluir
  56. Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Mateus 24:36, palavras de Jesus aos seus Apóstolos. Não consigo entender a dificuldade de alguns religiosos, pois insistem em dizer que o apocalipse prega o fim do mundo, este livro como diz logo no inicio, foi escrito as sete igrejas da Asia, e esta bem Claro quando diz em breve, não daqui a 2000 mil anos. Se Jesus afirma em Mateus 24:36; 44 que virá como Ladrão, porque Ele daria sinais de sua vinda.
    Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
    E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
    Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
    E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
    Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
    Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
    Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
    Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
    Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
    Mateus 24:36-44

    ResponderExcluir
  57. Ronaldo muito interessante seu estudo, porém vamos analisar o apocalipse:
    Tem passagens que nao poderiam se cumprir naquela epoca como a que diz que a besta marcaria todos grandes e pequenos com uma marca e que nao poderiam comprar ou vender sem essa marca, na epoca dos apostolos nao tinha tecnologia para isso, porem agora temos. E analise historicamente depois que Israel voltou ao curso da historia em 1948 depois da unica guerra realmente mundial e o holocauto tudo foi se cumprindo de forma que na geracao que esta vendo esse retorno o mundo praticamente e uma aldeia, onde todo mundo esta conectado. Revolucao sexual, informatica, o aumento do conhecimento, as pessoas indo de um lugar para o outro(Daniel), tudo colabora historicamente e biblicamente para esses tempos pois nesses 2000 anos nenhuma geracao tinhe esses sinais como nos temos.
    Estou acvhando bem interessante ese seu site e queria ver seus argumentos em relacao a essas questoes que levantei...

    ResponderExcluir
  58. Olá Marcos, tudo bem. Segundo você o apocalipse se refere a nossa época devido a tecnologia que possuimos hoje, podendo então a besta marcar a todos. Ok. Mas no mesmo livro do apocalipse diz que Deus marcaria os seus escolhidos. Então se ´para você é algo tecnológico como um micro chip,. então Deus vai marcar seus escolhidos com um microchip também? Se sim, como saber qual chip é o de Deus e qual é o da besta? Se não, qual o critério de interpretação vocês usam para dizer que a marca da besta será um chip e a de Deus espiritual? E o anjo disse que a besta seria o quarto animal da terra. Já passaram dois mil anos e impérios surgiram e cairam. O anjo ou mentiu ou se equivovocou então!

    A marca da besta foi a de Nero, que na perseguição aos cristãos, por decreto os impedia de ter posses, comprar e vender, semelhante aos nazistas com os judeus na alemanha. Isso foi registrado na história, não sei porque ignorar.

    Não podemos interpretar de acordo com nossa vontade, certas coisas são história mesmo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz o seu texto vamos analisar cada argumento:
      "E faz que TODOS, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, seja-lhes dada uma marca na mão direita ou na testa; e que ninguém possa comprar nem vender, senão aquele que tenha a marca ou o nome da besta, ou o número de seu nome" Ap. 13.16-17
      1. Veja que o texto não menciona uma classe de pessoas(cristãos) mas TODOS, então esse seu argumento de NERO não encaixa nesse texto pois ele decretou sobre uma classe e não todos.
      2. Em relação ao selo de Deus: "Em quem também confiastes, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes SELADOS com o Espírito Santo da promessa." – Efésios 1:13. Veja que Paulo fala que somos selados porém é algp espiritual pois a finalidade de DEUS para selar, marcar uma pessoa é salva-la, quando se fala em a marca da besta veja que a finalidade dessa marca e controlar pois essa marca influencia a vida das pessoas aqui na Terra pois elas não podem comprar e nem vender não é algo so espiritual e sim físico que também influenciara na sua vida espiritual pois perderão a salvação.

      Temos que entender que o Diabo sempre quiz ser DEUS, foi por isso que ele saiu do Céu entao ele imita DEus, como o reino dele esta aqui na terra então a sua imitação se resume aqui, e diga-se de passage bem barata essa imitação mas engana a muitos.
      Deus diabo
      Cristo (filho de DEus) Anticristo(filho do diabo)
      Grande cidade(Jerusalem) grande cidade(Roma)
      ESpirito Santo Falso profeta
      Onipresenca Tecnologia para tentar imitar a onipresença na terra
      Igreja de Cristo (MUlher) Igreja Idolatra(Meretriz)
      Povo escolhido(Israel, Isaac) Povo escolhido(arabes, ismael)

      Veja que Deus e tão sábio que ele escreve um livro(biblia) que serve para todas gerações, quando JESUS esteve aqui na terra estavam presentes na Terra Santa todos os protagonistas dessa hostória: O Cristo, O povo de Israel e a besta(imperio romano) e agora esses protagonistas voltam novamente: O Cristo e agora também o Anticristo(pois ele e imitador e vem agora para enganar e se passar pelo verdadeiro), o povo de Israel e a besta através da Europa Unificada(Roma).

      Excluir
    2. A igreja não estava na terra na primeira volta de Cristo e também, na minha opinião, não estará nessa segunda volta pois somos ramos enxertados na oliveira, O povo de Deus é Israel somos a noiva de Cristo e Deus precisa cumprir sua palavra para com o povo de Israel e acertar as contas com esse povo. O livro de Apocalipse quando se fala em escolhido e para os judeus, pois serão eles os protagonistas nessa época

      Excluir
  59. Você argumenta que todos são todos literalmente, então isso inclui os selados de Deus também. Ou seja, todos, incluindo os escolhidos serão marcados pela besta.

    Para você o selo de Deus é espiritual e o da besta um chip. Engraçado que o mesmo livro que diz das duas marcas utiliza a mesma palavra e não faz distinção alguma. Isso é uma interpretação pessoal sua.

    Se a igreja, segundo vc não estava na terra, então Paulo se equivocou ao dizer que eles era a igreja cujo Cristo é o cabeça.

    ResponderExcluir
  60. Nao sou eu que estou falando e a biblia que fala todos, o sentido de todos remete a um decreto que a besta fara com que todos devam ser marcados, porem aqueles que nao quizerem estarao infligindo a lei e serao considerados criminosos pois serao contra a paz mundial, por isso Deus deixa o livro de apocalipse para alertar que aquele que aceitar essa marca nao herdará o reino de Deus. Na epoca de Nero, Roma não determinou que todos e sim que os cristaos foram responsaveis pelo incendio e todos os males de ROMA e deveriam ser expulsos e seus bens saqueados.
    Nao estou falando que a marca é um chip e sim o que o Livro de Apocalipse fala claramente, que essa besta criará uma marca para controlar todos os habitantes da terra.
    Paulo nao se equivocou ele realmente era igreja pois quando ele falou isso foi depois de pentecostes e Jesus ja nao estava aqui na terra fisicamente pois Paulo nao conhecia Ele fisicamente pois nao era um dos apostolos sdo se tornou depois pela vontade de DEUS.

    Quando Jesus estava aqui a igreja nao existia isso é claro na Biblia a igreja se iniciou no pentecontes e quando Jesus voltar a igreja também nao estara pois iremos ser arrebatados para que a história de repita com os protagonista: A besta, o povo de Israel e o Cristo so que agora Ele voltará como REI, so que o diabo sabe disso e tentará engana os Judeus vindo antes como o "Cristo" que eles tantam esperm porém essa mentira não durará muito. A unica forma do diabo evitar a volta de Jesus e destruir Israel e ele tentará pela ultima vez mas o Rei virá em seu socorro cumprir a promessa que fez a Abraao, Davi e os profetas, SERÁ REI DE ISRAEL e dominará a terra com seu reino de paz, onde o Leão ficara com o condeiro, e não haverá mais guerra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE TUDO ISSO JA CONTECEU QUER DISER QUE ESTAMOS AQUI AGORA APENAS NO JULGO FINAL

      Excluir
  61. DEPOIS QUE EU CONHECI AO SENHOR DEUS MEU ENTENDIMENTO TEM CADA DIA MAIS EVOLUINDO, AS VESES PENSO QUE SOU LOCA AMS É OBVIO QUE NÃO SOU, SOU MUITO NOVA E AS VESES PERCEBO QUE PARTES DA MINHA VIDA EU JA TERIA VIVIDO...TENHO SONHOS MUITO ESTRANHOS E QUERIA COMPREENDE-LOS SERA QUE PODE ME AJUDAR...POIS TUDO O QUE SONHO AS VESES ME CAUSA MEDO DO PIOR POIS SINTO QUE ALGO AINDA VAI ACONTECER...NÃO SEI SE É SONHO OU VISÕES SOU MUITO NOVA MAS CONSIGO CONTROLAR OS MEU PESDELOS TAMBÉM COSTUMO VER COISAS MUITO ESTRANHAS QUE SÃO COMPARADOS COM MEUS SONHOS NÃO SOU LOUCA POIS MINHA FAMÍLIA TAMBÉM COSTUMA TER SONHOS MUITO ESTRANHOS ME AJUDE A COMPREENDE-LOS POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  62. NA PALAVRA DEUS DIS QUE REALMENTE SERIA UMA MARCA, EU ACREDITO QUE TODA ESSA TECNOLOGIA DE HOJE ESTA INCLUIDA DE UMA FORMA BEM DESCRETA PARA QUE NÃO POSSAMOS PERCEBE QUE AOS POUCOS DE UMA FORMA BEM SUTIL ESTA ENTRANDO EM NOSSAS VIDAS,
    POR EXEMPLO MUITOS FIEIS ESTÇAO SE DESVIANDO POR CAUSA DA TECNOLOGIA, ELES NÃO PERCEBEM MAS QUANDO PARAREM E PENSSAREM O QUANTO ESTAVÃO FIRMES E AGORA ESTÃOBTÃO DEVIADOS TUDO O QUE ESTA AO NOSSO REDOR E TODA ESSA TECNOLOGIA ESTA TIRANDO A NOSSA ATENÇÃO.
    É POR ISSO UQE NA PALAVRA DIS PARA VIGIARMOS E ORARMOS O TEMPO TODO ASSIM NÃO DAREMOS LUGAR AO MAL MAS NÃO PARAMS PARA REFLETIR SOBRE NÓS E O NOSSO INTERIOR ACRDITO QUE ESTA GUERRA AINDA NÃO ACABOU E QUE AINDA TEM MUITO MAIS POR VIR.

    ResponderExcluir
  63. NO LIVRO DE APOCALIPCE DIS QUE O SENHOR SEPARARA O SEU POVO OU O JOIO DO TRIGO E QUE ELE VIRA FASER A COLHEITA MAS COMO SABEREMOS QUEM É O JOIO E QUEM É O TRIGO SE NA PALAVRA TAMBEM DIS QUE MUITOS SE ENGANARÃO.

    ResponderExcluir
  64. Muita coisa errada foi dita neste textos,as figuras devem se repetir,exemplo:Nero, foi uma besta da sua época,assim como ouve varias bestas em Israel,como por exemplo: Faraó, em no caminho de Israel houve muitas besta que também no seu texto serviu para mostrar o simbolismo,mas isso não quer dizer que tudo já foi realizado,bonito textos e representação,mas para quem quer viver da realidade das escrituras,isto é só balela,se tudo já se cumpriu como você disse,então Deus não é justo como ele disse,é na verdade um mentiroso,e o apostolo Paulo é um mentiroso junto com ele,veja o que ele disse:"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (I Coríntios 15 : 19) quem disse que Judá e israel estão seguras ?"Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA." (Jeremias 23 : 6) Até agora que eu saiba não houve alguma justiça,por parte de Deus para Israel.Esse povo sempre foi obstinado par o mal,por isso eles sempre viveram em cativeiros,veja o que Deus diz para eles:"Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça." (Ezequiel 14 : 20) O povo todo deve ver a Jesus,a quem eles transpassaram,e você vem dizer que tudo já se cumpriu?

    ResponderExcluir
  65. O texto acima dito em 1Cor.15:19,se refere ao lado Espiritual,que devemos esperar Jesus,não só nesta vida,significa que ele virá em gloria,se Jesus já veio como você disse,esse versículo é para você,estou aguardando ele em gloria,assim como Israel o verá em breve,texto que você esqueceu de citar de Zacarias,veja:"Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito." (Zacarias 12 : 10)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza que a profecia de Zacarias é sobre Jesus? Há um erro de tradução em v7:14 de mulher jovem para virgem... e por aí vai..

      Excluir
  66. Olá! Boa noite! Por favor, me esclareça uma coisa... Se o apocalipse já acabou e tudo se restringia a uma região limitada, por que é que em Mateus 24: 14 diz que 'a boa notícia sobre o Reino será anunciada no MUNDO INTEIRO como testemunho para TODA HUMANIDADE e que então virá o fim.'? Grata!!

    ResponderExcluir
  67. Parabéns Ronaldo,até que enfim achei alguem que pensa como eu a respeito do apocalipse ,sou cristão há 25 anos e estudo a biblia por conta propria e nunca concordei com muita coisa que falam por ai nas Igrejas .

    ResponderExcluir
  68. Ronaldo que DEUS esteja te dando direção e sabedoria para responder esses questionamentos no qual estou tendo dificuldades para entender...
    POR QUE alguns anjos foram presos no abismo de escuridão e Yeshua foi até eles pregar???
    E os filhos de DEUS em GN 6 são anjos(endemoniados),demônios(angelicais) ou seres humanos com um gene mutante(X)???
    obrigado e abraços...

    JUNIOR O BEREANO

    ResponderExcluir
  69. As provas de que suas teorias estão erradas são que Jesus prometeu voltar, e quando voltasse levaria os Seus com Ele e satanás ficaria preso em uma terra em trevas contemplando toda a miséria do seus maus feitos. E todos os seres ímpios viventes que viram Jesus nas nuvens do Céu não resistiram Sua glória e caíram mortos, portanto: satanás preso e acorrentado, em trevas, sem nenhum vivente na terra. Aqui estamos nós vivos, graças a Deus a espera do nosso Rei salvador.

    ResponderExcluir
  70. Em pepel branco se escreve o que quer. Você claramente mostra não entender de profecias, não venha tentar explicar a fé ao seu modo de ver, é lamentável ver a verdade misturada com engano e mentiras.

    ResponderExcluir
  71. Essa ideia que o Apocalípse já aconteceu é tão absurda que nem merece atenção. Porém, por um argumento seu que as pessoas só apresentam comentários sem referencias bíblicas, resolvi deixar meu comentário. O capitulo 20 revela que após o confronto entre o SENHOR Jesus e os exércitos do anticristo ( cap. 19;19). "E vi a besta, e os reis da terra e os seus exércitos... a besta e o falso profeta foram lançados VIVOS no ardente lago de fogo e enxofre." Pois bem.o capítulo 20 fala da prisão de Satanás por mil anos.O verso 4 fala da ressurreição daqueles que foram mortos pela Besta e não receberam o seu sinal. Esses viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Será que você é capaz de afirmar que esses mil anos de paz na terra também já aconteceram?
    Pense melhor e reveja seus conceitos de "teólogo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse no meu estudo recente sobre "Como ser um lavado cerebral" os pastores de esquina não sabem nem o que escrevem. Primeiro que no apocalipse não aparece a palavra anti-cristo! Segundo que Jesus disse que a hora era aquela hora que os mortos rescussitariam, não dois mil anos depois, mostrando que não é fisica. Paulo disse em Romanos que eles ja estavam rescussitados. E a prisão de satanás já expliquei em vídeo e provei que ele já foi preso por mil anos exatamente como dizia a profecia. É, não sou bem eu que tenho que rever meus conceitos de "teólgo".

      Excluir
  72. Oi Ronaldo.Você disse que as profecias referentes a restauração de Israel estão se cumprindo agora.Não sei se você já fez um post sobre isso, mas se não fez seria legal fazer um falando dessas profecias com base nas escrituras.Forte abraço!

    ResponderExcluir
  73. A paz do senhor Ronaldo, meu nome é Luiz Henrique, li o seu texto e concordo com tudo que você citou, e boa parte do apocalipse já aconteceu sim, só discordo se falar em que já ocorreu a segunda volta de Jesus, porque apesar de todos os esclarecimentos e fatos temos que lembrar dessa pequena palavra:

    "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem."
    Mateus 24:36-39

    Bom, muitas pessoas comentaram: "Ah, mas se tudo já aconteceu o que estamos fazendo agora?"
    Eu creio que como diz a palavra a cima, ninguém sabe quando será a volta de Jesus. Agora seria um equivoco afirmar que a volta de Jesus já ocorreu, pois ainda há morte, tragédias, dor, e nesse versículo diz que não teria mais essas coisas após a volta do Senhor Jesus e a nova Jerusalém:

    "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."
    Apocalipse 21:4

    Li um post que você fez chamado: "Se o apocalipse já aconteceu, o que falta acontecer? " e vi uma parte abaixo falando sobre o período que haverá uma guerra e possivelmente após isso, acontecerá a volta de Jesus e achei bastante interessante:

    "Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor DEUS: Porventura não o saberás naquele dia, quando o meu povo Israel habitar em segurança?" Ez 38,14

    Bom, eu também creio que esta guerra de Gogue e magogue, que etimológicamente simbolizam o Irã, a antiga Pérsia e a Russia, o reino do norte. Eu também acho que isso irá formar uma guerra mundial porque o maior conflito atualmente é o do Oriente Médio e Israel. Acho que após isso sim Jesus virá, agora como citei lá em cima, ninguém sabe, o dia nem a hora, ele virá como um ladrão... para os que tão falando nos comentários o que estamos fazendo aqui? bom, a volta de Jesus pode demorar o tempo que for, tudo que está no apocalipse já se cumpriu, a única coisa que falta é a volta de Jesus.

    Att. Luiz Henrique

    ResponderExcluir
  74. Por isso o melhor é deixar que o espirito Santo nos guia, pois para mim a bíblia tem muitos mistérios , os quais só quando Jesus voltar saberemos.
    Melhor é orar e pedir sabedoria e entendimento. Pois ninguém está certo ou errado.
    Apenas não temos todo o conhecimento.

    ResponderExcluir
  75. um dia é como mil anos para Deus e mil anos como um dia, por isso estamos nos últimos dias, mais exatamente no terceiro dia.... no dia que Jesus voltara....seu estudo é mto interessante, mas qdo td estiver acontecendo e todos vendo ele estará por terra....Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  76. um dia é como mil anos para Deus e mil anos como um dia, por isso estamos nos últimos dias, mais exatamente no terceiro dia.... no dia que Jesus voltara....seu estudo é mto interessante, mas qdo td estiver acontecendo e todos vendo ele estará por terra....Deus te abençõe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...