segunda-feira, 19 de novembro de 2018

O Servo sofredor de Isaías 53, Jesus ou Israel?


O SERVO SOFREDOR
Em Isaías 53, há um oráculo de um servo sofredor que os cristãos historicamente atribuem á Jesus e o judaísmo á Israel. De quem Isaías estava falando afinal?

Na verdade, o profeta Isaías se referiu em várias outras passagens de seu livro ao servo como sendo Israel:

"Você, porém, ó Israel meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, Meu amigo, Eu os tirei dos confins da terra, de seus recantos mais distantes Eu os chamei. Eu disse: Você é Meu servo; Eu o escolhi e não o rejeitei." (Isaías 41:8-9)

"Mas escute agora, Jacó, Meu servo Israel, a quem escolhi."  (Isaías 44:1)

"Lembre-se disso, ó Jacó, pois você é Meu servo, ó Israel. Eu o fiz, você é Meu servo; ó Israel, Eu não o esquecerei." (Isaías 44:21)

"Por amor de Meu servo Jacó, de Meu escolhido Israel, Eu o convoco pelo nome e concedo-lhe um título de honra, embora você não Me reconheça." (Isaías 45:4)

"Deixem a Babilônia, fujam do meio dos babilônios! Anunciem isso com gritos de alegria e o proclamem. Enviem-no aos confins da terra; digam: "O Eterno resgatou Seu servo Jacó". (Isaías 48:20)

"Ele me disse: Você é Meu servo, Israel, em quem mostrarei o meu esplendor". (Isaías 49:3)

O que acontece é que os cristãos, para responder a uma questão histórica dos judeus, começaram a aplicar esse oráculo á Jesus. Os judeus sempre disseram que o messias deveria ser rei em Israel e não tem nenhuma profecia que dizia que o messias seria morto e crucificado. Por isso os cristãos desenvolveram o entendimento de que o messias estaria cumprindo um oráculo de Isaías, o do servo rejeitado que sofre.

Mas as profecias diziam que o servo seria Rei em Israel, logo, não teria como conciliar duas profecias antagônicas, a de que o servo seria rei e rejeitado ao mesmo tempo. Uma profecia da escritura não pode contradizer outra, senão Deus seria um bipolar esquizofrênico. Lembrando da regra que diz:

Sabendo primeiramente isto:  que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 2 Pedro 1:20


Exemplo de controvérsia cristã:

Jerusalém seria destruída em Lucas 21 e os judeus levados cativos:
"E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem" Lucas 21:24 

Jerusalém seria protegida por Deus em Zacarias 12 e seus habitantes protegidos por Deus:
"Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles naquele dia será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o anjo do Senhor diante deles"  Zacarias 12:8

Ou Jerusalém seria protegida ou destruída, assim como seus habitantes. Mas mesmo assim, mesmo com contextos diferentes, os cristãos aplicam os dois oráculos ao retorno de Jesus.
E o mesmo acontece com o oráculo do servo, onde os cristãos tentam conciliar duas profecias antagônicas, a de que o messias seria Rei conforme vimos acima, e a de que ele seria rejeitado.

O oráculo do servo de Isaías na verdade são quatro, chamados de quatro cantos do servo.

QUATRO CANTOS DO SERVO
Isaías 42 ,9
Isaías 49 1,6
Isaías 50
Isaías 53 1,12
Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.
Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei.
Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.
Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir.

Isaías 42:1-9
Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.
E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;
E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado.

Porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus.
E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.
Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

Isaías 49:1-6
O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem.
O Senhor DEUS me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retirei para trás.
As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.
Porque o Senhor DEUS me ajuda, assim não me confundo; por isso pus o meu rosto como um seixo, porque sei que não serei envergonhado.
Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim.
Eis que o Senhor DEUS me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles como roupas se envelhecerão, e a traça os comerá.
Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.
Eis que todos vós, que acendeis fogo, e vos cingis com faíscas, andai entre as labaredas do vosso fogo, e entre as faíscas, que acendestes. Isto vos sobrevirá da minha mão, e em tormentos jazereis.

Isaías 50:4-11
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Isaías 53:1-12

Isaías   42, 1-(4)9        49,1-6      50, 4-9 (10-11)  52,13 a 53, 12

E todos os sentidos se aplicam á Israel, o servo sofredor. Servo é uma referência ao povo santo, separado para servir ao Deus de Israel, e sofredor, porque essa missão acarretaria sofrimentos, conforme vocês podem ver no vídeo.
O servo tem sua pregação rejeitada, o que só ocorre com os judeus, que são e sempre foram rejeitados pelos povos. Enquanto que a mensagem de Jesus não só foi bem aceita como se espalhou no mundo todo. O cristianismo é uma das maiores religiões do mundo e se somarmos ao islã que também acredita que jesus foi o messias, temos dois terços do planeta.
 
A fé em jesus dos cristãos e muçulmanos corresponde a mais de dois terços do planeta


Quem deu crédito à nossa (PLURAL) pregação?  Isaías 53:1

Entre a pregação de Jesus (EVANGELHO) e dos judeus (TORAH) , quem foi aceito nos últimos milênios? Quem sofreu perseguição, os cristãos ou os judeus? Porque segundo o novo testamento a mensagem de jesus foi bem aceita por todos:

E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.


E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.

E muitos ali creram nele.


E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra.

E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha.

Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles,E as suas palavras até aos confins do mundo.

Jesus não foi rejeitado, exceto por alguns judeus. E mesmo assim sua rejeição não foi porque ele servia á Deus, foi porque ele não cumpriu as profecias do velho testamento acerca do messias.

Então analisando dentro do contexto e da história do povo judeu, vemos que eles sempre tiveram a mensagem rejeitada, eles foram desprezados e muitas vezes levados como ovelhas ao matadouro:

Isaías 53 em contexto:
Quem deu crédito à nossa pregação (Torá)? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca (ISRAEL); não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade (descendentes) , prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores
Isaías 53:1-12
Primeiro vídeo sobre o tema:


                                      Isaías 53, o servo sofredor

Segundo vídeo explicando o conceito de servo sofredor,dividido em quatro partes devido á limitação do blog de no máximo 100 mb:

                                      Servo sofredor - parte 1 - Egito e Babilônia


                                      Servo sofredor - parte 2 - Grécia e Roma



                                      Servo sofredor - parte 3 - Da idade média ao Nazismo




                                      Servo sofredor - parte 4 - Sionismo e o futuro




Como vemos dentro do conceito, é Israel.
Paz á todos!



9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  3. Ola Ronaldo essa traducao de Isaias que você usou, não esta correta, e é adulterada, veja como esta em Hebraico!
    Isaias 53.1 מִ֥י הֶאֱמִ֖ין לִשְׁמֻעָתֵ֑נוּ וּזְר֥וֹעַ יי עַל־מִ֥י נִגְלָֽתָה׃
    Quem acreditou no relato (que ouvimos)? E o braço do Eterno, sobre quem foi revelado?
    53.2 וַיַּ֨עַל כַּיּוֹנֵ֜ק לְפָנָ֗יו וְכַשֹּׁ֙רֶשׁ֙ מֵאֶ֣רֶץ צִיָּ֔ה לֹא־תֹ֥אַר ל֖וֹ וְלֹ֣א הָדָ֑ר וְנִרְאֵ֥הוּ וְלֹֽא־מַרְאֶ֖ה וְנֶחְמְדֵֽהוּ׃
    E ele subiu como lactente diante dEle e como raiz de uma terra seca, não há forma para ele, nem beleza; e o víamos e não era agradável à vista para que desejássemos.
    53.3 נִבְזֶה֙ וַחֲדַ֣ל אִישִׁ֔ים אִ֥ישׁ מַכְאֹב֖וֹת וִיד֣וּעַ חֹ֑לִי וּכְמַסְתֵּ֤ר פָּנִים֙ מִמֶּ֔נּוּ נִבְזֶ֖ה וְלֹ֥א חֲשַׁבְנֻֽהוּ׃
    Era desprezado e abandonado dos homens, um homem de dores e familiarizado com a dor; e como alguém de quem se esconde o rosto, era desprezado e não pensávamos nele.
    53.4 אָכֵ֤ן חֳלָיֵ֙נוּ֙ ה֣וּא נָשָׂ֔א וּמַכְאֹבֵ֖ינוּ סְבָלָ֑ם וַאֲנַ֣חְנוּ חֲשַׁבְנֻ֔הוּ נָג֛וּעַ מֻכֵּ֥ה אֱלֹקִים וּמְעֻנֶּֽה׃
    Portanto nossas queixas ele tem suportado, e nossas dores ele carregou, e e ainda assim, foi tocado, e atingido por Deus e afligido.
    53.5 וְהוּא֙ מְחֹלָ֣ל מִפְּשָׁעֵ֔נוּ מְדֻכָּ֖א מֵעֲוֹנֹתֵ֑ינוּ מוּסַ֤ר שְׁלוֹמֵ֙נוּ֙ עָלָ֔יו וּבַחֲבֻרָת֖וֹ נִרְפָּא־לָֽנוּ׃
    E ele foi ferido pelas nossas transgressões, e oprimido pelas nossas iniquidades (o que é contra a Torah); a instrução da nossa paz, e nas suas hematomas somos sarados.
    53.6 כֻּלָּ֙נוּ֙ כַּצֹּ֣אן תָּעִ֔ינוּ אִ֥ישׁ לְדַרְכּ֖וֹ פָּנִ֑ינוּ וַֽיי הִפְגִּ֣יעַ בּ֔וֹ אֵ֖ת עֲוֹ֥ן כֻּלָּֽנוּ׃
    Todos nós como recanho desgarrado, todos sequiando seu próprio caminho se voltamos; e o Eterno trouxe sobre ele a iniquidade de todos nós.

    53.7 נִגַּ֨שׂ וְה֣וּא נַעֲנֶה֮ וְלֹ֣א יִפְתַּח־פִּיו֒ כַּשֶּׂה֙ לַטֶּ֣בַח יוּבָ֔ל וּכְרָחֵ֕ל לִפְנֵ֥י גֹזְזֶ֖יהָ נֶאֱלָ֑מָה וְלֹ֥א יִפְתַּ֖ח פִּֽיו׃
    Foi oprimido, se humilhou e não abriu sua boca. Como cordeiro que será levado ao abate, e como ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, e não abrirá sua boca.

    53.8 מֵעֹ֤צֶר וּמִמִּשְׁפָּט֙ לֻקָּ֔ח וְאֶת־דּוֹר֖וֹ מִ֣י יְשׂוֹחֵ֑חַ כִּ֤י נִגְזַר֙ מֵאֶ֣רֶץ חַיִּ֔ים מִפֶּ֥שַׁע עַמִּ֖י נֶ֥גַע לָֽמוֹ׃
    Pela opressão e pelo julgamento ele foi levado, e à sua geração quem declarará? Pois foi tirado da terra dos vivos, pela transgressão de meu povo foi atingido.
    53.9 וַיִּתֵּ֤ן אֶת־רְשָׁעִים֙ קִבְר֔וֹ וְאֶת־עָשִׁ֖יר בְּמֹתָ֑יו עַ֚ל לֹא־חָמָ֣ס עָשָׂ֔ה וְלֹ֥א מִרְמָ֖ה בְּפִֽיו׃
    E Ele deu com os maus seu túmulo, e com o rico nas mortes dele; não fez violência, nem engano há em sua boca.
    53.10 וַיי חָפֵ֤ץ דַּכְּאוֹ֙ הֶֽחֱלִ֔י אִם־תָּשִׂ֤ים אָשָׁם֙ נַפְשׁ֔וֹ יִרְאֶ֥ה זֶ֖רַע יַאֲרִ֣יךְ יָמִ֑ים וְחֵ֥פֶץ יי בְּיָד֥וֹ יִצְלָֽח׃
    E o Eterno teve agrado em oprimi-lo e colocou dor. Quando faz oferta pela culpada (asham) de sua alma, verá sua descendência e se prolongarão seus dias; e o prazer do Eterno prosperará em sua mão.
    53.11 מֵעֲמַ֤ל נַפְשׁוֹ֙ יִרְאֶ֣ה יִשְׂבָּ֔ע בְּדַעְתּ֗וֹ יַצְדִּ֥יק צַדִּ֛יק עַבְדִּ֖י לָֽרַבִּ֑ים וַעֲוֹנֹתָ֖ם ה֥וּא יִסְבֹּֽל׃
    Do angustia de sua alma verá, e se fartará. E pelo seu conhecimento, Meu servo justo justificará a muitos; e seus pecados ele tolerará (carregará).
    53.12 לָכֵ֞ן אֲחַלֶּק־ל֣וֹ בָרַבִּ֗ים וְאֶת־עֲצוּמִים֮ יְחַלֵּ֣ק שָׁלָל֒ תַּ֗חַת אֲשֶׁ֨ר הֶעֱרָ֤ה לַמָּ֙וֶת֙ נַפְשׁ֔וֹ וְאֶת־פֹּשְׁעִ֖ים נִמְנָ֑ה וְהוּא֙ חֵטְא־רַבִּ֣ים נָשָׂ֔א וְלַפֹּשְׁעִ֖ים יַפְגִּֽיעַ׃
    Portanto sera dividido entre os grandes e os fortes, repartirá os espólios de guerra. Porque à morte derramou sua alma, e entre os transgressores foi contado; e ele carregou o pecado de muitos, e pelos pecadores intercederá.
    Veja que o Hebraico difere muita da tradução que você postou, outro caso e que o Servo sofredor faz expiação pelo próprio pecado, expiação de Asham. E NT diz que Jesus nunca pecou, outra palavra que não aparece e doenças ou enfermidades, mas sim dores e aflições. Quando deparamos com texto Hebraico se acha facilmente as adulterações tendenciosas das traduções crista. Isaias 53 não e um texto messiânico, e sim uma profecia poética sobre Israel na diaspora. Abraços

    ResponderExcluir
  4. ME EXPLIQUE: COMO ISRAEL PODE LEVAR O PECADO DO PRÓPRIO ISRAEL E SER EXPIAÇÃO PELO PECADO? COMO PODE SER CONSIDERADO JUSTO E INOCENTE, SENDO QUE INCONTÁVEIS VEZES VEMOS O SENHOR REPREENDÊ-LO POR TER CAÍDO EM INÚMEROS PECADOS DE PROSTITUIÇÃO, IDOLATRIA, ETC ETC?? COMO PODE UM POVO PECADOR SER OFERECIDO COMO OFERTA PELO PECADO SENDO QUE NA PRÓPRIA LEI JUDAICA CONSIDERA-SE QUE APENAS UM SER PERFEITO E SEM MANCHA (REPRESENTADO PELO CORDEIRO) PODE EXPIAR PECADOS?
    "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos." ENTÃO "TODOS NÓS" SE REFERE A QUEM NESSA PASSAGEM? NÃO É O POVO? E O SENHOR FEZ CAIR SOBRE ELE (O POVO) A INIQUIDADE DO PRÓPRIO POVO? SINCERAMENTE NÃO FAZ SENTIDO... A MINHA PERGUNTA CENTRAL MEDIANTE A TUDO ISSO QUE EU FALEI É: COMO PODE O POVO PECADOR EXPIAR O PECADO DO PRÓPRIO POVO PECADOR?

    A PAZ, E OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoas inocentes em uma cobrança coletiva pode ser envolvidos também a cobrança, por erros que não cometeu, a vezes que o inocente paga pelo erro dos outros mais isso não o faz culpado.

      Uma pessoas que pratica a Justiça com o simples exemplo de seu caminhar pode auxiliar pessoas que erram apenas com seu bom testemunho.

      Excluir
    2. Débora, eu te respondo. Simplesmente porque os justos de Israel representam o Servo de Deus, isto é, o Israel ideal. Os justos sofrem junto com todo o restante do povo. É isso.

      Excluir
  5. Sou cristão mas, reconheço que nas bíblias, a tradução para virgem em Isaías 7.14 no original hebraico é Almah que significa jovem no original hebraico.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo vc pode me passar o seu contato telefônico?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...