quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Papiro sugere suposto casamento de Jesus

Ainda que eu não esteja mais postando muito, decidi postar esta notícia porque achei interessante!

Ainda que isso seja um choque para católicos e evangélicos, relatos apócrifos como os de nagHamadi ou o evangelho ebionita, e a tradição oral judaica, já sugeriram o mesmo, acerca de um suposto casamento de Jesus. Este é um relato de um evangelho atribuido aos Ebionitas:

"E no ano décimo oitavo de sua idade, Yeshu desposou a Miriã, uma virgem da tribo de Judá, com quem viveu sete anos, e ela morreu, pois Deus a levou, que ele poderia ir para as coisas mais elevadas que ele tinha que fazer, e de sofrer pelos filhos e filhas dos homens" 

Fora que  segundo as profecias messiânicas, o messias deveria ser casado e ter uma descendência:


"Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua descendência, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão" Is 53,10

Isso tem sido mais um motivo de rejeição dos judeus quanto a Jesus ser o messias. Segundo o escritor Adreas Farber, Jesus não só se casou, como terminou seus dias na Índia. Para ver a matéria tecle Aqui

Mas como a história da igreja em sí, começa com um sincretismo religioso, para atrair mais adeptos ao cristianismo, não sabemos até que ponto isto é verdade ou não. Recentemente foi achada também uma bíblia em couro, do primeiro século que relata essa mesma visão, de um messias humano, e não um semi-deus, como a igreja definiu. Essa visão inclusive é a defendida pelos mulçumanos, segundo a sua tradição.
Aliás, não sei qual seria o pecado se o messias tivesse mesmo se casado e tido uma esposa, pois para ser Rabino, era obrigatório ser casado, como é até hoje. Para ver a matéria sobre a bíblia de 1500 anos encontrada na Turquia tecle Aqui

Agora, para reforçar ainda mais essa polêmica, recentemente foi divulgado a descoberta de um papiro que supostamente sugere o casamento de Jesus:


Um fragmento de um antigo papiro escrito no antigo idioma copta, e até agora desconhecido, contém frases que sugerem que Jesus foi casado, numa descoberta que deve alimentar o acalorado debate sobre esse tema no mundo cristão. Nesse pedaço, leem-se as palavras: "Jesus disse a eles: minha mulher...".

A existência do fragmento da metade do século 2, não muito maior do que um cartão de visitas, foi revelada na terça-feira (18) em conferência em Roma por Karen King, professora da Escola de Teologia de Harvard, de Cambridge (Massachusetts).

"A tradição cristã, por muito tempo, manteve que Jesus não foi casado, embora nenhuma evidência histórica confiável exista para amparar essa afirmação", disse Karen em nota divulgada por Harvard. "Esse novo Evangelho não prova que Jesus foi casado, mas nos diz que toda a questão só apareceu como parte dos inflamados debates sobre sexualidade e casamento."

Apesar da posição oficial da Igreja Católica de que Jesus nunca se casou, o tema reaparece regularmente - especialmente em 2003, quando a publicação do best-seller O Código da Vinci irritou muitos cristãos por se basear na ideia de que Jesus se casou e teve filhos com Maria Madalena.
Karem King

A pesquisadora disse em Roma que o fragmento, apresentado no Décimo Congresso Internacional de Estudos Coptas, representa o primeiro indício de que os primeiros cristãos acreditavam que Jesus havia sido casado.

Roger Bagnall, diretor do Instituto para o Estudo do Mundo Antigo, em Nova York, disse acreditar que o fragmento, chamado por Karen de "O Evangelho da Esposa de Jesus", seja autêntico. Mas especialistas ainda irão analisar melhor o fragmento e submetê-lo a testes, com especial atenção para a composição química da tinta.

O fragmento, esfarrapado e amarelado, pertence a um colecionador privado anônimo, que contatou Karen para que o ajudasse a analisar e traduzir o material, que teria sido descoberto no Egito ou talvez na Síria.

King disse que só por volta do ano 200 a afirmação de que Jesus era solteiro começou a aparecer, por meio de um teólogo conhecido como Clemente de Alexandria.

"Esse fragmento sugere que outros cristãos desse período estavam dizendo que ele foi casado", afirmou ela, ressaltando que o papiro não comprova a existência de uma esposa de Jesus. "A tradição cristã preservou apenas aquelas vozes que diziam que Jesus nunca se casou. O ‘Evangelho da Esposa de Jesus' agora mostra que alguns cristãos pensavam o contrário."

A análise deve ser publicada em janeiro de 2013 pela Harvard Theological Review, mas ela já divulgou um esboço do trabalho (em inglês) e imagens do fragmento no site da universidade.

A matéria dessa descoberta esta disponivel em sites de noticia, para ver assece Aqui

Na história eclesiastica, de Eusébio de Cesaréia, um dos pais da igreja do primeiro século, é interssante sua narrativa de como os imperadores romanos perseguiram os descendentes de Davi:

Eusébio de Cesareia relata o seguinte em sua História Eclesiástica (III, 19-20):

"Mas quando o mesmo Domiciano comandou que todos os descendentes de David fossem assassinados, uma antiga tradição afirma que alguns dos heréticos acusaram os descendentes de Judas (dito irmão do Senhor pela carne), com base em sua linhagem vinda de Davi e sua relação com o próprio Cristo. Hegésipo relata esses fatos usando as seguintes palavras"

"Da família do Senhor ainda estão vivos os netos de Judas, que acredita-se que tenha sido irmão do Senhor pela carne. Foram passadas informações de que eles seriam da família de Davi e eles foram levados até o imperador Domiciano pelo Evocatus, pois Domiciano temia a vinda de Cristo como Herodes também temeu. Ele os perguntou se eles eram descendentes de Davi e eles confessaram que eram. Então ele os perguntou quais eram as suas propriedades e quanto dinheiro eles tinham. E ambos responderam que eles tinham apenas nove mil denários, metade para cada um. E estas posses não consistiam de prata, mas de um pedaço de terra de trinta e nove acres sob os quais eles coletavam impostos e se sustentavam por seu próprio trabalho. E eles foram perguntados sobre Cristo e o seu reino, de que tipo era, onde estava e quando seria, ao que eles responderam que não se tratava de um reino temporal e nem terreno, mas um reino celestial e angélico, que apareceria no final dos tempos, quando ele virá em toda glória para julgar os vivos e os mortos, dando à cada um de acordo com as suas obras. Ouvindo isso, Domiciano não passou seu julgamento contra ele, desprezando-os como se não tivessem importância, e os deixou partir. E, por decreto, encerrou a perseguição à Igreja. Após terem sido soltos, eles lideraram as igrejas por terem sido testemunhas e também parentes do Senhor. E a paz tendo sido estabelecida, eles viveram até o tempo de Trajano"

Estas foram as palavras de Hegésipo.

Eusébio termina seu relato afirmando que eles sofreram o martírio sob o imperador Trajano (98 - 117 d.C.), ainda citando Hegésipo (Hist. Ecles. III, 32.5):

"O mesmo historiador afirma que havia outros também, descendentes de um dos assim chamados irmãos do Senhor, cujo nome era Judas, que, após terem dado seu testemunho perante Domiciano, como já foi relatado, em nome da fé em Cristo, viveram até o mesmo reinado [de Trajano]. Assim escreve Hegésipo: "Eles vieram, portanto, e tomaram a liderança de todas as igrejas como testemunhas e como parentes do Senhor. E uma paz profunda tendo sido estabelecida, assim permaneceram até o reinado de Trajano e até que o já mencionado Simeão, filho de Cleofas, um tio do Senhor, foi dedurado pelos heréticos e foi, igualmente, acusado da mesma pena [ser descendente de Davi] perante o governador Atticus. Após ter sido torturado por muitos dias, ele sofreu o martírio e todos, incluindo até mesmo o procônsul, se maravilharam que, com a idade de cento e vinte anos, ele conseguiu aguentar tanto tempo. E ordens foram dadas para que ele fosse crucificado"

Epifânio de Salamina, em sua obra Panarion, menciona um Judah Kyriakos (Judas de Jerusalém), bisneto de Judas, como tendo sido o último bispo de Jerusalém judeu antes da Revolta de Bar Kokhba

Shalom!






Um comentário:

  1. Com base nessa postagem, e em todo seu conhecimento sobre o assunto. Você acha que Jesus foi o messias que Israel esta esperando?

    'Renatha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...