terça-feira, 12 de março de 2013

Os irmãos de Jesus

Quem eram os irmãos de Jesus

Em algumas passagens das escrituras, como esta em Mc3, vemos a menção de irmãos de Yeshua. A igreja catolica sempre defendeu a virgindade perpétua de Maria, dizendo que nestas passagens onde aparece os supostos irmãos de Jesus seriam na verdade primos e não irmãos. E que a palavra em grego teria duplo significado.

"E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor" Gl 1,19

Na verdade, no grego, existem duas palavras diferentes para designar irmãos e primos. Irmãos é Adelphois e Primo é Anépsio. Nós podemos ver por exemplo, que em gálatas é utilizado Adelphois que significa irmão e em Colossensses é utilizada a palavra grega Anépsio, que significa primo:

"Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o primo de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o" Cl 4,10

Então as palavras estão traduzidas corretamente, primo e irmão. Mas será que isto significa que Jesus tinha irmãos ou que Maria teve outros filhos após ele? Na verdade, José, seu pai, ja era um homem viuvo quando conheceu Maria. José no seu primeiro casamento teve seis filhos:

Tiago, José, Simão, Judas, Ligia e Lidia. Isto nós podemos confirmar através do evangelho apócrifo de Tiago, também chamado, "Proto evangelho de Tiago" que narra sobre a vida de Yoséf e Miriam e o nascimento e infância de Yeshua.

Estes filhos de José eram meio-irmãos de Jesus, pois eram filhos de seu primeiro casamento. A tradição oral judaica, diz a mesma narrativa, que José já era um homem de idade avançada e viúvo quando se casou com Maria.

"Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?" Mt 13,55-56

Note que até os nomes mencionados nos evangelhos são os mesmos mencionados no proto evangelho de Tiago. Portanto, esses eram os irmãos de Jesus que a biblia menciona. Eram os filhos de José, de seu primeiro casamento, e talvez nem compreedessem seu cárater divino e sua missão:

"Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele" Jo 7,3-5

A biblia não faz nenhuma menção se Maria teve outros filhos após Jesus, mas segundo o proto evangelho de Tiago, José morreu cedo, provavelmente logo após o inicio das pregações de Jesus e não menciona outros filhos além dos que ja tinha. Portanto não podemos afirmar tal fato. Maria foi  escolhida pelo próprio Eterno para dar a luz á jesus, e digna de todo nosso respeito, assim como José também.

"Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada," Lc 1,48
Espero que este estudo traga esclarecimento sobre a importância deles na missão de Jesus e esclarecimento sobre quem realmente era seu pai e seus irmãos.
Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...