Imagem do face |
Eu prefiro, não opinar nesses casos específicos, mas para não ser omisso a isto, como teólogo, acho que toda converssão genuina é valida, porém, isso não anula o castigo. Se alguém faz mal ao seu próximo, mesmo que seja perdoado por Deus, ou, peça perdão para Deus e se converta, isso não anula o débito que esta pessoa tem com a vitima. Posso citar como exemplo, o Rei David, que apesar de amado por Deus, quando pecou no caso de Batseba, Deus o castigou da forma que falou que faria. David foi perdoado por Deus, e Deus não anulou a sua aliança com ele de que dele viria o Messias, mas independente disso, foi castigado pelos seus pecados. Causa e efeito.
Eu discordo, da filosofia que vejo sendo propagada por muitos cristãos pelo face, de que se a pessoa pede perdão para Deus e se converte, não deve mais nada. Na minha opinião pessoal, e vou frisar isto, "opinião pessoal", discordo dessa filosofia. Alguns cristãos, fazem mal ao próximo, e depois pedem perdão a Deus e dizem apenas: Sinto muito! e crêem que tudo se resolve assim de forma simples. Ou seja, citando o exemplo acima, é mais ou menos assim:
_ Olha, eu matei sua filha, te causei um mal enorme, te causei uma dor que você não vai superar nunca, mas....Deus me perdoou e eu sinto muito!
Não vejo as coisas dessa forma tão simples. Como todos sabem, eu sigo uma interpretação judaica das escrituras, e Jesus foi judeu. Portanto, as palavras de Jesus refletem perfeitamente o conceito judaico acerca disso:
"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil" Mateus 5, 23-26
O judaísmo sempre pregou que quando alguém faz o mal para alguém, deve pagar! Por isso nós vemos na lei Mosaica pagamento para tudo, principalmente financeiro. Se um homem matasse o animal do outro, por exemplo, tinha que pagar com juros o custo do animal. Nada mais justo! Não era simplismente dizer para o outro: Olha, eu matei seu cavalo, que você utiliza para trabalhar na sua fazenda, foi mal!
Não era tão simples assim. Tinha que pagar pois bem ou mal, sem querer ou propositalmente, a pessoa prejudicou a outra. E a outra não fez nada para ser prejudicada, ito é, foi gratuitamente. Então mesmo que a pessoa perdoasse, não seria justo ela ficar no prejuizo sem ter feito nada. Eu pessoalmente vejo muito isso no meu meio. É comum as pessoas fazerem algo que prejudique o próximo, e depois, mesmo que se arrependam, apenas dizem: Foi mal! Mas e o estrago que causou na vida do próximo? Seja financeiro, seja emocional, seja psicológico, isto não importa?!!
Por isso que Jesus disse, que se a pessoa não se reconciliar com o seu adversário, ou seja, recompesar o mal que fez ao próximo, não sairá da prisão até pagar o ultimo centavo! Isto é, não é tão simples assim como mutios pensam! Quem causou o mal, um dia vai ter que pagar! Seja para a vitima, seja para Deus!
Nos exemplos citados á cima, muitos estão se perguntando, o que a pessoa deveria fazer. Como se reconciliar com alguém como por exemplo, a autora Glória Perez? É mais complexo, é obvio! Mas na minha opinião, a melhor maneira, é a pessoa tantar se reconciliar com a vitima, ou, neste caso, com a mãe da vitima. O primeiro passo talvez fosse dizer a verdade! Confessar seu erro, pedir perdão e acima de tudo, falar a verdade do porque fez o que fez, nem que seja para dar um pouco de alivio á mãe. Até porque vira e mexe essa pessoa esta em programas de televisão e nunca vemos ele pedindo perdão á vitima, o que seria o fundamental.
Finalizando, Jesus enfatizou isso, a importância de se reconciliar com a vitima! Senão a pessoa será entregue ao juiz (DEUS) e este a prenderá (CASTIGO DIVINO). Essa é a minha opinião pessoal e deixo ao critéiro do leitor a reflexão! Se você fosse prejudicado gratuitamente, como reagiria? perdoaria? Talvez sim! Mas isso bastaria? Pense nisso!
"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas." (Mateus 7 : 12)
Paz á todos!
Muito bom!!!
ResponderExcluirJesus diz na bíblia que só quem guardar seus mandamentos entrará na vida eterna.Então, quem matar alguém estará condenado ao castigo eterno?Se for assim, quem matar alguém é melhor nem viver mais.
ResponderExcluirE eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
e ETC
Não estará condenado se caso arrepender-se. Mas nesse caso, ele deve ao menos satisfação a vítima. Porque Raphael charliston, você matou alguém e agora quer ir para o "céu" sem ter se retratado com a vítima?
ResponderExcluir