quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ciência e religião

Ciência e Religião

Durante o ano eu sempre falei muito neste blog sobre psicologia e religião. Agora, que já esta terminando o ano, e creio que já falei de quase tudo,vou falar um pouco de ciência e religião.

Certa vez um amigo veio aqui em casa e me mostrou um vídeo fantástico chamado “Você sabe com que esta falando?” de um palestrante cristão, que abordava um pouco esse lado cientifico. De forma resumida, ele demonstra um pouco, eu disse apenas um pouco, da grandeza do nosso universo conhecido. Hoje a ciência nem define mais “Universo” mas MULTIVERSOS, porque é tão, mas tão grande que o sufixo grego UNI nem se encaixa mais.  Neste universo existem zilhões e zilhões de galáxias. Mais galáxias e constelações que grãos de areia nos mares da terra inteira. Muito mais mesmo. Dentre essas zilhões de galáxias existe a nossa. Um pontinho de nada nessa imensidão conhecida.

E dentro da nossa galáxia, existem zilhões e zilhões de estrelas, planetas e sóis. E num braço de nossa via láctea, esse pontinho quase imperceptível, existe um outro pontinho também imperceptível, já dentro de um outro pontinho imperceptível que é nosso sistema solar. Nem o sol é perceptível de certa distância.




E dentro desse pontinho imperceptível, remoto num deserto espacial, tem um planetinha azul, minúsculo, que não é nem sequer o maior do sistema, na verdade esta dentre os menores. Esse planetinha de nada é o nosso. Com mais de 7 bilhões de pessoas diferentes, de culturas diferentes, de religiões diferentes e de grupos étnicos diferentes. Ai chega uma pessoa, conforme o palestrante demonstra, arrogante, vira para você e diz: “Você sabe com que esta falando?”. Kkkk

Essa pessoa na verdade é só uma dentre 7 bilhões de outras, que vive num pontinho azul, dentro de outro pontinho, dentro de outro pontinho, dentro de outro pontinho e assim sucessivamente! Mas a pessoa se acha dona do mundo!

Isso vale também na religião. Há algum tempo o pastor Marco Feliciano disse em um culto que Deus iria ungir alguém para dar um carro para a filha dele. Um fiel levantou a mão e deu-lhe a chave do carro, porque na cabeça dele, aquele homem é ungido e, ele lhe dando seu carro, estaria cumprindo um propósito divino.

Mas será que Deus, o criador de tudo, que fez dimensões tão gigantescas que nós não conseguiríamos nem sequer imaginar, iria vir lá de confins remotos do multiverso ungir um homem para dar um automóvel para um pastor que já é um homem abastado financeiramente?

E a fome da África? E a paz do oriente médio? E a seca do nordeste e agora em São Paulo? Ué, esses problemas e tantos outros são menos importantes? Deus não move uma palha sequer para resolve-los mas atravessa zilhões de anos luz para dar um carro para um pastor ungido? Puxa, quem é esse kara, um semi-Deus?

Porque que quando Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém segundo o NT ele teve que pedir um jumentinho emprestado? Deus não poderia ter ungido um judeu da época para lhe dar um jumentinho?

Por isso como eu mencionei no meu outro blog, por isso que o judaísmo abomina a idolatria. Um homem é só um homem. Pode ser o papa, o brad pit, o mendigo da esquina, são todos homens. Todos sangram, comem, defecam e vão todos para sete palmos debaixo da terra um dia. Temos vidas diferentes, profissões diferentes, sorte e destinos diferentes, mas, somos todos homens. Meros mortais, habitando um pontinho remoto e imperceptível em uma das regiões mais isoladas do universo.

Essa concepção de deuses que interferem no destino humano, como eu disse em meu vídeo sobre a lei, é grego-romana. Esses povos tinham deuses para tudo e que sempre se interferiam na vida dos humanos. Zeus/júpiter mandava raios do céu para castigar os homens (a haarp da época). Poseidon/netuno agitava os mares. Afrodite/Vênus regia o amor e Ares/marte a guerra, e assim por diante. Pessoas erguiam templos para esses deuses porque acreditavam em sua época que eles realmente faziam todas essas coisas. Menos os judeus, o que gerou ondas de choque entre os impérios que os subjulgavam e eles.

O judaísmo diz que Deus já deu sua Tora. O resto é conseqüência de seus próprios atos. E isso é lógico até. Como eu disse em vídeo, não adianta você comer como um porco e depois culpar Deus ou o diabo por suas doenças. As leis da ciência não vão mudar por causa da sua fé. Comer demais engorda em qualquer lugar, independente de religião. Ai a pessoa adoece e fica pedindo pra Deus curar.

O padre Quevedo, certa vez disse em um programa sobre isso. Que a igreja foi diminuindo conforme a ciência foi avançando. Porque a ciência se baseia em fatos, provas concretas e racionais. A religião não. Por exemplo, algumas igrejas evangélicas, sobretudo as neo-pentecostais acreditam mesmo que doenças são causadas por demônios! Ué, então porque tomam remédios? Se fosse assim era só exorcizar todo mundo e pronto. O “Apóstolo” Valdemiro quando teve um problema no joelho não procurou um exorcista, ao contrário, foi se tratar em um dos melhores hospitais de São Paulo, o Albert Eistein  que aliás é um hospital de judeus.Ué, quer dizer que ele diz que cura as pessoas de suspostos demônios que causam doenças, mas quando adoece procura um hospital de judeus. E cadê Jesus nessa história? Porque Jesus não curou ele?

Essa concepção de “ungidos” também não existe. Ungido segundo a escritura, era alguém que um profeta, profeta de verdade, ungia com óleo sua cabeça num sinal de que Deus iria apóia-lo em algum tipo de missão. E mesmo os ungidos de verdade se davam mal mesmo. David vivia fugindo do rei Saul. Jeremias foi espancado e jogado em uma sisterna. João Batista decapitado. E assim por diante. Nenhum ungido teve uma vida de Rei Salomão como esses “ungidos” de hoje. Aliás, quem ungiu eles? Algum profeta ungiu o valdemiro, Malafaia e essa galerinha?

A Rachel Sherazade disse que espíritos causam homosexualismo. Então quando andarmos pela rua, devemos ter cuidado para não cruzarmos com nenhum espírito gay! E segundo aquele “pastor” que eu mencionei na postagem anterior a seca em São Paulo é culpa dos gays. Deus esta castigando São Paulo por causa da homossexualidade de alguns. Cada vez que um gay beija outro uma árvore cai na Amazônia! Kkkk Esqueçam a pluviometria, climatologia, topografia etc.... É só combater o homossexualismo que vai voltar a chover!

O vaticano hoje, já aceita a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin e acredita que isso não é antagônico com a teoria criacionista. E eu concordo. Não é porque existe um criador que fez um homem, que significa que este homem não passou por um tipo de evolução. A evolução foi necessária para nossa sobrevivência. Vide os grupos étinicos da terra. Os negros tem a pele escura devido a pigmentação por terem habitado um local mais quente e seco, e é por isso também que a evolução lhes deu narinas mais largas, para respirarem melhor climas secos. Lamento discordar do Marco Feliciano, mas não tem nenhuma maldição hereditária nisso, é evolução. Daqui há por exemplo um mil anos, nós os Brasileiros já vamos estar mais parecidos com os negros porque moramos em um País tropical e quente. A evolução já faz cada geração posterior nascer com características que não havia na anterior de acordo com o eco-sistema.

Se você pegar por exemplo um homem negro Brasileiro e um Africano você já observa uma diferença enorme, desde a cor da pele. Ou mesmo o branco, se você pegar um português e um Brasileiro de origem portuguesa, você vai ver que o Brasileiro mesmo branco, para nossos padrões, é moreno perto de um Europeu. Porque o sol da Europa é mais fraco que o nosso. Quem disse isso uma vez foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que quando foi se encontrar com o presidente americano disse que sua pele parecia morena perto da dele, e olha que para nós ele é branco. Isso é evolução.


A ciência luta para avançar em descobertas de curas de doenças. E mesmo tendo tido a religião com pedra no sapato, impedindo e atrapalhando ela foi avançando. Na idade média a igreja católica queria curar até os canhotos. E os que não curava matava, porque atribuíam a demônios. Hoje sabemos que um canhoto é canhoto porque utiliza o outro hemisfério do cérebro e não tem nada de demoníaco nisso. Hoje os evangélicos querem curar os gays, porque? Porque segundo eles são causados por demônios. Daqui há uns anos vamos rir disso como hoje rimos dos católicos tentando curar canhotos.

E por mais incrível que pareça, as pessoas acreditam nisso tudo em pleno século XXI. Com internet, celulares, wi-fi, blue-tufh uma grande parcela da população ainda acredita nestas cosias místicas e supertições.

Se você for ver por exemplos, os maiores cientistas da humanidade, as ganhadores do Nobel por exemplo, a maioria são judeus. Eisntein, Freud, Marx, Jung etc... todos judeus. Porque? Porque o judaísmo não é apenas uma religião, mas um povo mais racional que místico. O judaísmo não exige fé. Por isso é comum existirem até judeus ateus e agnósticos. Na prática, isso afeta a vida assim. Um homem de fé pede coisas para Deus, casa, carro, emprego, curas etc... Um homem racional vai atrás dessas coisas sem esperar nada divino ou do céu.

Em toda a história da humanidade, nunca houve um caso sequer de alguém que recebeu um presente do céu. “Ah,você é o fulano? Eu vim entregar seu carro, foi Deus que mandou,assine aqui”. Isso não existe!

Fogueiras santas, sacrifícios, reuniões da prosperidade, simpatias, trabalhos de macumba etc..... são meramente supertições humanas. Silvio santos fez um império do nada, pergunte se ele fez algum tipo de sacrifício divino ou ritual. O mesmo com o dono das casa Bahia Samuel, que quando criança estava preso em um campo de concentração.

Só para não ser parcial demais, vale a pena ressaltar também os ateus a agnósticos que também sempre se destacaram no campo da ciência.

Também sempre existiu cientistas cristãos, porque fé e razão não precisam ser inimigas. Quem formulou inclusive a teoria do big bang foi um padre, por incrível que pareça. Por que isso que em estudos anteriores eu mencionei que eu tenho mais pontos em comuns com os católicos que com os evangélicos, porque a igreja incentiva os padres a estudarem outras ciências. O catolicismo esta bem mais evoluído nessa questão, eles já deixaram a idade média.

E essa é a diferença entre ciência e religião. A ciência se baseia em fatos, experimentação. A religião em crer por crer e ainda condena os que não crêem.

Tem pessoas que de verdade acreditam que Deus todo poderoso veio lá do confins do universo, ungir um pastor, e por conta disse elas devem sustentar e defender esse pastor e esse mesmo Deus todo poderoso não ungi os famintos que tem milhões no planetas, Não cura os doentes deixando isso para a ciência, não acaba com as guerras, mas, vem lá de regiões atronômicas ungir um fiel para dar um carro para um homem já rico, mandar uma seca em são Paulo por causa de alguns gays, e permite que espíritos vivam com os homens causando-lhes doenças e males para depois esses mesmos homens terem que tomar remédios descobertos por malvados ateus e depois ainda serem condenados a um inferno eterno.

A evolução já existe, quando essas pessoas que moram num pontinho dentro de outro, vão evoluir?

Bom fim de ano á todos! Ronaldo

E o salário Óh!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...