sexta-feira, 19 de abril de 2019

Que dia Jesus morreu e ressuscitou? Ele celebrou a páscoa?

QUE DIA JESUS MORREU E RESSUSCITOU?

Segundo a tradição cristã, Jesus morreu na sexta feira santa e ressuscitou no domingo de páscoa.

O problema é que jesus tinha dito que daria como sinal para aquela geração o sinal de Jonas, ou seja, ele ficaria três dias e três noites na sepultura:

Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.
Mateus 16:4

Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
Mateus 12:40

Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
Jonas 1:17


O problema é que de sexta para domingo não da três dias e três noites completas.

Então primeiro a gente precisa fazer uma contragem retroativa da ressurreição de Jesus com o novo testamento.

Que dia que as mulheres foram no sepulcro segundo os evangelhos?

No primeiro dia da semana, o domingo:

E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.
Marcos 16:2

E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
Marcos 16:9

E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Mateus 28:1

E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.
João 20:1

E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.
Lucas 24:1


Os quatro evangelistas são unanimes ao afirmarem que as mulheres foram ao sepulcro no primeiro dia da semana. No domingo? Não

No nosso sábado a tarde, porque pelo calendário judeu um dia não começa após meia noite mas na tarde do mesmo dia.


Portanto o sábado a tarde já é domingo, o domingo a tarde já é segunda e assim por diante

Com exceção de Marcos, o relato mais antigo, os demais evangelistas são claros ao afirmar que as mulheres foram ao sepulcro de madrugada, bem escuro ainda, portanto é bem provável que elas tenha indo sábado a noite. Tenha esperado o raiar do sol porque se guardava o sábado em israel e assim que o sol se pôs foram ao sepulcro:























Só que segundo os autores do novo testamento, as mulheres foram ao sepulcro no primeiro dia da semana, e Jesus já havia ressuscitado. Então é bem provável que ele tenha ressuscitado no sábado á tarde, ou, conforme diz Marcos, o relato mais antigo, assim que terminou o Shabat

Então para jesus ter cumprido o sinal de Jonas, ele deve provavelmente ter morrido e ter sido sepultado em uma quarta feira:






















Existe uma confusão acerca do sábado mencionado em João:

Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
João 19:31

Acontece que dias de festas eram chamados de sábado, independente do dia da semana que caísse:

Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor. E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus. Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo. Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo. Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.
Levítico 23:27-32

Então o sábado que João cita e ainda menciona como grande sábado era o sábado de páscoa, porque a páscoa era a data mais importante.


JESUS CELEBROU A PÁSCOA?

E se segundo João, Jesus foi retirado da cruz antes da páscoa, quer dizer que ele já estava morto, portanto ele morreu antes de se começar a páscoa:

Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
João 19:31

E Pilatos se maravilhou de que já estivesse morto. E, chamando o centurião, perguntou-lhe se já havia muito que tinha morrido.
Marcos 15:44

Segundo a maioria dos teólogos e exegetas Jesus fez uma ceia adiantada, um dia antes da páscoa.

Vídeos meus sobre o tema:

                                                Que dia Jesus morreu e ressuscitou?


                               Jesus estava vivo ou morto na páscoa em que foi crucificado?


Jesus celebrou a páscoa?



Paz a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...