domingo, 28 de junho de 2020

A ressurreição segundo a bíblia


A RESSURREIÇÃO SEGUNDO A BÍBLIA
 
O termo

Ressurreição é a crença de que mortos podem voltar a vida. Na teologia judaico-cristã, acredita-se que todos os mortos irão ressuscitar em um futuro.

Conforme já mostrei nesse canal, o conceito de ressurreição parece não ser muito coerente, pois se Deus é espírito e nosso corpo volta para a terra, não faz muito sentido Deus precisar de um corpo físico ressuscitado para realizar um julgamento:



“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,

Hebreus 9:27

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu

Eclesiastes 12:7

Logo não faz muito sentido Deus precisar de um corpo físico de alguém para julga-lo. Vamos ver esse conceito na bíblia.

Velho testamento
No velho testamento não tem o termo ressurreição. O termo mais próximo que as bíblias traduzem assim é KUM (קוּם)

"Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória"
Isaías 26:14

Mas kum não significa ressurreição, e sim levantar, ficar de pé, estabelecer:

"E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou"
Gênesis 4:8


"Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei"
Gênesis 13:17

"E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor"
Gênesis 24:10

 "E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós. E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra. E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra"
Gênesis 9:9-11

Inclusive o novo testamento faz menção de um termo semelhante em aramaico:

“E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te"

Marcos 5:41

É o mesmo termo que aparece em Oséias, mas se referindo a Deus levantar/estabelecer seu povo como nação de novo:

"Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele"
Oséias 6:2


Então do que Isaías está falando?

"Ó Senhor Deus nosso, já outros senhores têm tido domínio sobre nós; porém, por ti só, nos lembramos de teu nome. Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória"
Isaías 26:13,14

Deus está falando que os opressores de Israel seriam esquecidos e que não se levantariam, não se estabeleceriam mais contra eles. O mesmo termo é repetido versículos seguintes:

"Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto, e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós diante de ti, ó Senhor! Bem concebemos nós e tivemos dores de parto, porém demos à luz o vento; livramento não trouxemos à terra, nem caíram os moradores do mundo. Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra (Israel) lançará de si os mortos"
Isaías 26:17-19

Este termo Kum aparece 627 vezes no velho testamento e só aqui em Isaías é traduzido como ressurreição, em todas as demais passagens ou é levantar ou é estabelecer ou ambos os sentidos.

Em Daniel, já vimos nesse canal, o termo é acordar, despertar Kutz (קוּץ)

"E muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno"
Daniel 12:2

Então todas essas referências no velho testamento se referem a levantar, ficar de pé, estabelecer. Na verdade, só há uma ressurreição no tanach e não é utilizado nenhum destes termos mas voltou a viver:

"Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu à sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive"
1 Reis 17:21-23

וַיִּשְׁמַ֥ע יְהוָ֖ה בְּק֣וֹל אֵלִיָּ֑הוּ וַתָּ֧שָׁב נֶֽפֶשׁ־ הַיֶּ֛לֶד עַל־ קִרְבּ֖וֹ וַיֶּֽחִי


Logo, não tem nenhuma promessa ou referência a ressurreição no velho testamento. Só um milagre de Elias.


Então de onde vem esse conceito?
Uma mística bíblica entendia que os mortos dormiam, descansavam:


"E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;"
Mateus 27:52

"Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem"
1 Tessalonicenses 4:15

Não sei dizer se o judaísmo tinha a mesma concepção ou se isso vem do helenismo, mas certos versículos dão a entender que sim:

"Samuel disse a Saul: Por que perturbaste meu descanso, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer"
1 Samuel 28:15

E no entendimento bíblico, os mortos dormiriam até o dia do Senhor, isto é, até a chegada do messias, quando então os mortos levantariam e subiriam para o céu para serem julgados, sendo Cristo o primeiro:

"Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem"
1 Coríntios 15:20

Mas isso não significa que os corpos seriam ressuscitados, na verdade dá a entender que os espíritos que descansavam acordariam e subiriam para o céu, o espírito e não o corpo físico:

"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele"
1 Tessalonicenses 4:14

"Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz"
João 5:25-28

"Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;"
João 11:23-25


Então será que a promessa de ressurreição do novo testamento é física ou é apenas um despertar dos espíritos dos mortos para o céu, um subir?

"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos"
Mateus 22:29-32

Tessalonicenses
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras"
1 Tessalonicenses 4:16-18

O termo grego para ressurreição aqui, anistemi (ἀνίστημι) significa literalmente subir, tem o mesmo sentido de kum, significa levantar, subir:

"E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu"
Mateus 9:9

"E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?"
Mateus 26:62

"Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;"
Atos 2:24

"Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas"
Atos 2:32


                  
            1 tessalonicenses 
               1Corintios 
Temporalidade 
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.  1 Tessalonicenses 4:15 
 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;  1 Coríntios 15:51           
trombetas 
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus.  1 Tessalonicenses 4:16 
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará.  1 Coríntios 15:52 
ressurreição 
e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.  1 Tessalonicenses 4:16 
e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.  1 Coríntios 15:52 
Arrebatamento? 
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.  1 Tessalonicenses 4:17 
e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.  1 Coríntios 15:52,53 
                             

O termo mais específico, anastasi (ἀνάστασις) que tem o mesmo sentido, é o mesmo de Mateus 22 que vimos acima, levantar/subir:

"Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição"
Lucas 20:35,36

"E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição"
Atos 17:18

"E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação"
João 5:29

Para que Deus iria ressuscitar pessoas para a condenação? Não seria mais fácil já condenar o espírito da pessoa?

Os apóstolos viram Jesus subindo para o céu segundo atos:

“E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos”

Atos 1:9


Então será que a ressurreição prometida era isso. Um despertar dos mortos e seus espíritos subiriam para o céu?

Paulo as vezes utilizava outro termo, egeiro (ἐγείρω) que significa despertar, levantar:

"Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou"
1 Coríntios 15:16


"E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;"
Mateus 1:24

"Responderam eles, e disseram-lhe: És tu também da Galiléia? Examina, e verás que da Galiléia nenhum profeta se levantou"
João 7:52

"E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram"
Atos 3:6,7

Então será que no entendimento dos autores, eles entendiam que os mortos dormiam até o dia do Senhor, e como Jesus foi o messias e subiu ao céu, esses mortos despertaram e subiram ao céu?

Note que os autores tinham em mente que Jesus foi pregar aos mortos:

“No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;”

1 Pedro 3:19

“Pois não deixarás a minha alma no sheol, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;”

Atos 2:27

Note que no apocalipse o autor fala de ressuscitados, no céu:

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição/subida.

Apocalipse 20:4,5

Tirem suas conclusões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...