quarta-feira, 24 de junho de 2020

O Anti Cristo segundo a bíblia



Este vídeo é voltado para cristãos e vai ser também uma aula de interpretação de texto, exegese.

O que é exegese?

Exegese é a análise de textos bíblicos e/ou jurídicos. O objetivo de um exegeta é tentar interpretar um texto de acordo com o que o autor quis transmitir. Para isto existem regras que eu sigo:

Regra dos três Qs
Quem escreveu
Quando escreveu
E para quem escreveu

Regras da própria bíblia

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação”

2 Pedro 1:20

“E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro”

1 Coríntios 4:6

Então o exegeta, quer seja cristão ou não, deve respeitar algumas regras, senão cada um interpreta como quiser.


O ANTICRISTO SEGUNDO A BÍBLIA

O termo anticristo tão esperado pelos cristãos, só aparece quatro vezes nas epístolas de João.
Quem escreveu essa epístola? Acredita-se que o apóstolo João ou algum discípulo seu, pois contém traços do estilo Joanino. Existem possíveis alusões a I João nos escritos de Clemente de Roma (em I Clemente), Inácio de Antioquia e Pseudo-Clemente (na sua II Clemente). Na análise desse vídeo vamos considerar que o autor, independente de quem seja, pertencia a mesma corrente de pensamento dos autores do quarto evangelho e do apocalipse, a corrente Joanina OK

Quando escreveu? Provavelmente entre os anos 80 90 em Éfeso
Para quem escreveu? A falta de especial dedicação e saudação indica que a carta foi circular, provavelmente enviada às igrejas da província da Ásia Menor, perto de Éfeso, onde, segundo uma tradição antiga, João teria passado seus últimos dias. Por causa da linguagem utilizada, pode-se inferir que o autor conhecia pessoalmente os destinatários da carta.
Objetivo, combater falsas doutrinas nessas comunidades, provavelmente o docetismo, doutrina que pregava que jesus era um pneuma, um espírito.

Pergunta: baseado na própria regra da bíblia, eu posso particularizar essa profecia como se fosse para mim ou minha comunidade?

O TERMO
Primeiro vamos ver o termo o que significa:
O Termo  ἀντίχριστος é formado pelo termo Cristo mais um prefixo de negação Anti. Significa alguém que se opõe a Cristo, ou se coloca no seu lugar, um impostor.


AS PASSAGENS

“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora”
1 João 2:18

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho”
1 João 2:22

“Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo
2 João 1:7

“E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo
1 João 4:3

O que podemos analisar a partir das descrições de João?
O anticristo não era uma pessoa, mas várias
Já estava no mundo na época de João
Era um enganador, um impostor
Negava que jesus tivesse vindo em carne, fisicamente


PERGUNTAS:

A) Eu posso dizer que o anticristo seria um evento futuro?
B) Posso dizer que seria um líder global?
C) Posso dizer ao menos que é um homem apenas?

CONTEXTO
Na primeira epístola de João, ele cita duas vezes o anticristo no capítulo dois dentro de um mesmo contexto:

“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós1, mas não eram de nós2; porque, se fossem de nós, ficariam conosco3; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai”

1 João 2:18-23

O que vemos dentro do contexto? Que os anticristos seriam desertores do meio apostólico e/ou falsos apóstolos. E deve se sempre se comparar com outros escritos do mesmo autor ou do mesmo estilo literário.

1- “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”

João 10:1-5

[Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado]

2 Timóteo 4:16

Adicionar legenda
2- Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.

Apocalipse 2:2

Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.

2 Tessalonicenses 2:2

3- E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;

Gálatas 2:6

Na segunda referência no mesmo livro, João diz:

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo1. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus;2 mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo”

1 João 4:1-3


1- Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.

1 Coríntios 9:2

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Efésios 4:11

Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?

Romanos 3:7

3- Paulo nunca fala nada da vida terrena de jesus. Não fala sobre seus pais, família, genealogia, milagres, curas, polêmicas nada. Paulo apenas diz que jesus lhe apareceu e lhe ensinou tudo:

“Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”

Gálatas 1:12

Então Paulo pregava obviamente um Cristo terreno mas será que Paulo acreditava que ele ressuscitou como os evangelhos ou era apenas um Pneuma, um esrpírito como os docetas?

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo”

1 Coríntios 15:3-8

Paulo iguala as aparições de Jesus com a sua visão, ou seja, como se Jesus tivesse aparecido aos apóstolos da mesma forma que para ele, como um pneuma apenas.


Adendo aos cristãos e as saladas mistas escatológicas
O livro de Daniel não fala sobre um anticristo, o livro termina no período Grego e para os que tomam a interpretação do novo testamento que o cita, termina no período Romano com a queda do templo.
O homem da perdição de Tessalonicenses é uma referência a um imperador Romano e não a um líder futuro porque o templo que Paulo fala é o templo que ainda existia na época que ele escreveu.
O livro do apocalipse não fala de anticristo mesmo sendo supostamente do mesmo autor, fala de um falso profeta junto com a besta, ROMA.
Os cristãos que ainda consideram Paulo um apóstolo, podem até enxergar nesse contexto algum outro personagem, desde que não fujam das regras de interpretação e não destoem aquilo que o autor quis transmitir. João não estava falando de nenhum líder global futuro. Ele estava falando de pessoas que saíram do seio apostólico e se tornaram anticristos.
Recomendo o vídeo deste canal: Paulo foi mesmo apóstolo? Tela final




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...