quarta-feira, 24 de junho de 2020

O Inferno segundo a bíblia

INFERNO

Quando um tema é aleatório, isto é, não é especifico de um livro como o anticristo ou arrebatamento, logo temos que utilizar outro tipo de metodologia.

Eu não posso utilizar por exemplo o método de quem escreveu porque vários autores diferentes utilizaram a mesma palavra. Logo a terminologia deve ser prioridade porque todos devem ter utilizado com a mesma intenção.

No caso do inferno, temo que começar vendo quais as palavras utilizadas e o que significam basicamente é terminologia, contexto e paralelos.

REGRA: “A bíblia não foi escrita em Português e em 2019”

O novo testamento utiliza quatro palavras que são traduzidas em Português como inferno.

A mais comum é geena. E geena não era um lugar espiritual, mas um lugar físico mesmo:

GEENA (γέεννα)

Geena ou Gehinon, o vale de hinon é um local no sul de Israel.

“E este termo sobe pelo vale do filho de Hinom, do lado sul dos jebuseus (esta é Jerusalém) e sobe este termo até ao cume do monte que está diante do vale de Hinom para o ocidente, que está no fim do vale dos refains do lado do norte”

Josué 15:8

Antigamente nesse lugar crianças eram oferecidas ao deus Moloque, em sacrifício eram queimadas no fogo"

“Também queimou incenso no vale do filho de Hinom, e queimou a seus filhos no fogo, conforme as abominações dos gentios que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel”

2 Crônicas 28:3

“Também profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque

2 Reis 23:10

“Por isso eis que dias vêm, diz o Senhor, em que este lugar não se chamará mais Tofete, nem o Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança

Jeremias 19:6



Já no primeiro século, esse lugar era onde se queimavam lixo em Israel, justamente por isso. Este vale era usado como depósito de lixo, onde se lançavam os cadáveres de pessoas que eram consideradas indignas, restos de animais, e toda outra espécie de imundície. Usava-se enxofre para manter o fogo aceso e queimar o lixo. Jesus usou este vale como símbolo da destruição eterna.

Então o inferno Geena era um lugar físico, não um mundo espiritual. E o que os autores do novo testamento queriam dizer quando se referiam a este lugar?

Os autores do novo testamento, utilizavam a analogia do local onde se queimava lixo, isto é, aquilo que não presta para se referir a destruição de pessoas más, isto é, elas seriam destruídas pelo fogo quando Jerusalém caísse. Esta palavra ocorre 12 vezes no novo testamento:


1- Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

Mateus 5:22

2- Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

Mateus 5:29

3- E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

Mateus 5:30

4- E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.

Mateus 18:9

Nessas citações de Jesus ele está dizendo que as pessoas indignas seriam queimadas no vale, portanto, deveriam evitar os pecados.

5- E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

Mateus 10:28

6- Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.

Mateus 23:15

7- Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

Mateus 23:33

Mateus que era judeu foi um dos que mais utilizou esta palavra. Marcos só utilizou três vezes no capítulo 9:

8- E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,

Marcos 9:43

9- E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,

Marcos 9:45

10- E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,

Marcos 9:47

11- Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.

Lucas 12:5

12- A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Tiago 3:6


Jesus, como um profeta, estava dentro do novo testamento, o tempo todo julgando aquela geração e predizendo a sua queda. Jerusalém seria destruída pelo fogo, por ser uma geração má e perversa, por ter se desviado, segundo jesus, da lei de Deus. Logo, é bem provável que essas ameaças de jesus se referissem a isso, a destruição de Jerusalém pelo fogo e não a um lugar espiritual:



Fogo como ameaça de julgamento de Deus:

“E ainda destes tomarás alguns, e os lançarás no meio do fogo e os queimarás a fogo; e dali sairá um fogo contra toda a casa de Israel”

Ezequiel 5:4

“Por isso porei fogo a Temã, e ele consumirá os palácios de Bozra”

Amós 1:12

Está queimada pelo fogo, está cortada; pereceu pela repreensão da tua face”

Salmos 80:16

“Por isso porei fogo ao muro de Gaza, e ele consumirá os seus palácios”

Amós 1:7

Porque, eis que o Senhor virá com fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo.

Isaías 66:15

“E porei a minha face contra eles; do fogo sairão, mas o fogo os consumirá; e sabereis que eu sou o Senhor, quando tiver posto a minha face contra eles”

Ezequiel 15:7

Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?”

Lucas 12:49

“Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Senhor Deus que a julga. E os reis da terra, que fornicaram com ela, e viveram em delícias, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio;”

Apocalipse 18:8,9

Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.

Hebreus 12:29

Então toda vez que os autores utilizavam este termo, eles estavam utilizando se referindo a um julgamento divino e não a uma punição em um mundo espiritual.


HADES
O termo hades (ᾍδης) aparece dez vezes no novo testamento. E significa literalmente sepultura.

 1- E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida.

Lucas 10:15

 2- E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.

Mateus 11:23

 3- Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

Mateus 16:18

(Cafarnaum já esteve no céu fisicamente? Se não porque ela estaria no inferno fisicamente?)

4- E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

Lucas 16:23

5- Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;

Atos 2:27

6- Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.

Atos 2:31

(Pois não deixarás a minha alma no sheol, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção” Salmos 16:10)

Pois não deixarás a minha alma no sepulcro (Sheol) , nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.

Salmos 16:10

7- E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Apocalipse 1:18

8- E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

Apocalipse 6:8

9- E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

Apocalipse 20:13

10- E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

Apocalipse 20:14



Tartaro (ταρταρόω)

Só aparece uma vez na segunda epístola de Pedro, e tem um sentido parecido com hades, significa um lugar inferior na mitologia Grega, onde ficavam os mortos. Não era comum utilizar termos Gregos na literatura hebraica.

‘Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;”

2 Pedro 2:4


O velho testamento utiliza o termo sheol (שְׁאוֹל) que é traduzido como inferno. Mas sheol é literalmente sepultura e ocorre 66 vezes no velho testamento:

“Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos”

Oséias 13:14

“Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo”

Salmos 86:13

Finalizar

Tem religiões e crenças que acreditam em lugares de punições. Isso é um direito de cada uma delas e cada uma tem a sua vísão. O objetivo deste vídeo é só analisar a terminologia e a intenção dos autores ao utilizarem estas palavras. A crença é individual de cada um.

Em breve eu vou abordar outros temas neste estilo, como falar em línguas, batismo, dizimo dentre outros. Paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...