terça-feira, 26 de abril de 2011

A Origem do Nome de Yeshua

A origem do nome do Maschiach remonta há mais de 3 000 anos quando Moshe Rabeinú (Moisés Nosso Professor) mudou o nome do efraymita que seria seu sucessor, de Hoshea para Yehoshua que significa Ya (D-us) Salva (Bamidbar/Números 14:6). Este nome (Yeshoshua) é grafado na Torah com duas formas distintas, uma com yud-hei-vav-shim-ayn em Bamidbar 13:16 e outra com yud-hei-vav-shim-vav-ayn em Devarim/Deuteronômio 3:21.

Esse dado é importante por que existem diversos nomes próprios cuja grafia pode variar como se pode ver nos casos de Yosep-Yehosep, Yoshapat-Yehoshapat, Eliah-Eliahú e inclusive no próprio nome do Eterno que tanto figura como D'us como simplesmente Yah. A análise do Tanach (Bíblia Hebraica) nos permite afirmar que esse fato se repete em relação ao nome de Yehoshua que não apenas pode variar de grafia sem variar a fonética como já foi mencionado acima como também pode inclusive variar gráfica e foneticamente evoluindo de uma palavra composta Yehoshua para uma palavra simples (Salvação).

Note-se que a palavra Yehoshua combina o nome de D-us com a Salvação. Já a palavra Yeshua fala apenas de salvação, contudo, a presença do yud inicial permite supor que o nome do Criador, Bendito seja Ele, se encontra sinteticamente na palavra Yeshua. Essa palavra deriva sua raiz do termo Yashá, que significa ser salvo, ser liberto; hifil: salvar, livrar, conceder vitória, ajudar; ser (estar) seguro; vingar-se, preservar.
Mas como se pode provar que Yeshua e é uma variável de Yehoshua, tanto como Yosep (Bereishit/Gênesis 50:1) é uma variável de Yehosep (Tehilim/Salmos 82:6)? Pela própria Tanach onde o nome do Cohem Há Gadol, Sumo Sacerdote da época da reconstrução do Templo é chamado de Yehoshua Ben Yhotzadach (Hagay/Ageu 1:2,12) e Yeshua Bem Yotzdach (Ezra/Esdras 3:2,8; 5:2; 10:18 e Nehemia 12:26).

Assim, não há dúvida de que a Bíblia hebraica configura o nome de Yeshua como equivalente ao nome Yehoshua, isso é notável no período pós-exílico onde Yeshua é mencionado como o nono do turno dos Cohamim ou Sacerdotes. (1 Crônicas 24:11, II Crônicas 31:15) Aliás é devido a isso que alguns objetam ao uso da palavra Yeshua dizendo que é de origem aramaica, aprendida no exílio e portanto impura. Tal afirmação, no entanto, resulta de um desconhecimento que não leva em conta a cultura ou história do judaísmo que jamais considerou o aramaico como língua impura.

O Talmud (Sanhedrim 38b) afirma que o aramaico era a língua falada por Adan (Adão). Numerosos rabinos empregaram o aramaico como língua coloquial e inclusive como instrumento de transmissão de seus targumim (comentários). Por esse motivo o Talmud foi escrito em aramaico e transliterado para o hebraico. Além disso, a Zohar e outros tratados sobre Cabalah também foram escritos nessa língua, que é considerada quase tão sagrada como o hebraico. Essa posição da tradição se ampara na própria Escritura, pois Ezra (Esdras) introduziu o aramaico na escrita da Bíblia, a língua está presente em grande parte de Ezra e Daniel e também e Yermahu (Jeremias).
YESHUA

Mas por que o Messias deve ser chamado de Yeshua? A razão é dada na ordem do anjo: “Et shemo Yeshua ki hú Yoshya et amo.” (Ele será chamado Yeshua por que salvará seu povo). Portanto o nome do Messias está ligado à sua função como o próprio yishyi ou seja, o salvador.Yeshua não é D-ús salvando através do homem, mas a própria salvação. Uma vez que desde a Tanach a palavra Salvação está configurada como Yeshua, e é assim que nosso Messias é identificado é também assim que devemos tratá-lo.

Quanto à variáveis possíveis da palavra Salvação em hebraico devemos estar abertos ao diálogo, mas considerando sempre que o hebraico foi conservado pelo povo judeu ao longo dos séculos e que não podemos nem devemos nos dar ao luxo de querer ensiná-los a pronunciar as palavras próprias de sua liturgia e adoração. Assim, o povo hebreu e o Tanach configuram dois nomes próprios para transmitir o sentido da missão do Messias. Yehoshua na forma plena, que significa Ya Salva e Yeshua na forma contraída que significa Salvação. Essa última palavra é adotada nos manuscritos aramaicos dos Ketuvim Netzarim (NT).
Trata-se de uma palavra com sentido espiritual evidente, já que Yeshua é a própria Salvação. Além disso oculta uma mensagem de grande importância. Somando o valor numérico das letras yud-shim-vav-aym (10+300+6+70) que formam a palavra Yeshua e aplicando o método Mispar Echirachi (valor normal) chegamos ao número 386, agora procedemos a extrair o Mispar Katan (menor número) somando o resultado (3+8+6) e chegamos ao número 17 e finalmente ao número 8 (1+7).
Ora esse é um número de grande importância no judaísmo, pois identifica a aliança, já que é no oitavo dia que os meninos judeus (incluindo o próprio Yeshua) são circuncidados. O número 8 identifica a ação soberana de Deus na vida do homem chamando-o à teshuvah (retorno) é o mensageiro da aliança de D-us com Israel. Junta-se a isso que no capítulo do Talmud dedicado a criticar o Bem Yosep, Yeshua passa a ser chamado de Yesha, com a retirada do aym (olho) final de seu nome. Ai mais um motivo para pronunciarmos esse nome. Nós o vemos como Maschiach, o Redentor de Israel.

mais sobre o tema: O nome de Deus é Yaohu Ulhim?

gostou desse blog ? Se increva, divulgue ou contribua

Shalom!

44 comentários:

  1. como saber se isso e mesmo verdade?

    ResponderExcluir
  2. Oi! Ronaldo, perdoa minha ignorância, mais a biblia hebraica é a mesma que a judaica? Sei que elas estão o mais próximo do original, sem alterações da igreja de Roma, mas não tenho certeza se são a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Tati A biblia hebraica,é basicamente o mesmo do nosso antigo testamento e é a mesma que a judaica sim. A maior diferença esta mesmo nas traduções para outras linguas pois o hebraico é mais complexo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo vc poderia por gentileza me add no seu msn? Se vc puder, meu endereço é: tati_adv_pereira@hotmail.com
    Abaços e shalom!

    ResponderExcluir
  5. Tati Shalom irmã. Eu quase não entro no msn, pois uso pouco, mas quando eu entrar te adiciono sim. Será um prazer! Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom querido estou começando a estudar as origens das palavras do Eterno D'us gostaria de pedir sua ajuda .

      Excluir
  6. Oi Ronaldo, estou indicando seu blog para algumas pessoas que estão com dificuldade em entender o significado do nome YESHUA. Shalom!

    ResponderExcluir
  7. Só um adendo,Nem as Escrituras Hebraicas São toda em Hebraico Torah (Lei), Nevi’im (Profetas) e Kethuvim (Escritos), usando-se a primeira letra de cada seção para formar a palavra TaNaKh. Estes livros foram escritos em hebraico e em aramaico a partir do século 16 e até o 5.° século AEC.

    ResponderExcluir
  8. All Tem razão. O tanach foi escrito em hebraico e aramaico. Obrigado por comentar! Salam! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. querido Ronaldo gostaria de fazer um comentário pega uma caneta na mão e olha pra ela, na língua inglesa se chama mechanic pen em alemão Kugelschreiber e assim adiante cada idioma pronuncia uma palavra diferente só que no brasil ela escreve, la na Alemanha também o uso dela e o mesmo em qual quer lugar, assim é o meu Jesus ele morreu na cruz, e eu conheço ele por esse nome sempre que eu me refiro a Ele estou falando do verbo encarnado, do Deus conosco a minha fé sabe disso não me importa se eu chamo Ele de Jeová iave shalom Deus yeshua a função Dele na minha vida e me trazer a verdade e a salvação ....abraços

    ResponderExcluir
  11. marcos.aguia, eu sinceramente não entendi seu comentario. Em nenhum momento na minha postagem eu digo que o nome de Jesus é blasfêmico, pagão ou outro nome. Ao contrario, é uma postagem explicando a origem do nome de jesus em hebraico mostrando que esse nome ja figuarava no tanakh.

    E eu acho irônico até que a postagem do inicio do meu blog, é justamente mostrando que o nome JESUS não é pagão e nem blasfêmico, como alguns dizem. Tem até um video meu em anexo onde eu digo exatamente o mesmo.

    Então irmão Marcos, gostaria de entender melhor seu comentario, porque basta dar uma olhada no meu blog e nos meus videos, que verá que não procede essa afirmação de que eu supostamente esteja me referindo a um messias diferente, ou pelo fato de eu usar o nome em hebraico, esteja dizendo que seja outro.

    Por favor, especifique! Ou olhe a postagem referente ao mês de setembro, sobre minha pesquisa com o titulo: "A VERDADE EM NOME DE JESUS" e veja se procede tais alegações.

    Grato pela participação! Aguardo sua resposta!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Como está no final do texto "Yeshua passa a ser chamado de Yesha", quer dizer que o correto seria falar YESHA?

    ResponderExcluir
  13. postado por crackerjusticeiro Na verdade o certo seria Yeshu sem o ayn no final mesmo. Os judeus inclusive, falam Yeshu e não Yeshua, que segundo eles é a forma correta. Vou corrigir o Yesha na postagem. Obrigado por comentar!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ronaldo gostei de ver seu blog e de algumas explicações relacionadas ao nome Messias,só não entendo como uns falam que YESHUA é sim o verdadeiro nome de Jesus, e outros já discordam que YESHUA seja por causa da mudança ocorrida na Septuaginta e até falam que por causa tal mudança na tradução tanto o nome Jesus, como o nome YESHUA passaram a profanar o Eterno. Por favor se vc puder me explicar o porque ficarei muito grato,Shalom!

    ResponderExcluir
  15. Ola irmão. A septuaginta é de antes de Cristo e não contém os evangelhos. Portanto essa história não é verdade. No máximo a septuaginta pode figurar o nome Yehoshua que é Josué e o mesmo nome de Jesus. Então se é uma profanação Josué também era, porque é o mesmo nome. Yeshua é só uma contração de Yehoshua.

    Sobre o nome Jesus, não tem nada de profano. isto é uma Terrologia que tem circulado hoje em dia. Eu tenho uma postagem no blog chamada: "A verdade em nome de Jesus" Da uma olhada que verá que Jesus é só uma nome que foi sendo transliterado com o tempo e não tem nada de pagão.

    Abraços irmão!

    ResponderExcluir
  16. Trans-li-te-rar= Representar[os caracteres de um vacábulo]por caracteres diferentes no corespondente vócabulo de outra língua. "YESHUA" Já é uma transliteração da palavra em Hebraico= "IECHUA" Em portugues.

    ResponderExcluir
  17. olá amigo, o estudo é bom,mais yeshua é Aramaico e não hebraico ,e sabemos que o nosso salvador era hebreu.
    por isso seu nome tbm era Hebreu.Hebreus cap.1:4 diz que ele Herdou, ou seja
    Recebeu o mais excelente nome.e sabemos que esse nome é o nome do Pai,que é
    yáohuh.a prova é o nome do povo:YAOHUDIM.
    por isso seu mais excelente nome é YAOHUSHUA.
    espero ter contribuido,não estou desmentindo ninguem.
    um abraço!!!

    ResponderExcluir
  18. irmão esta questão do nome eu já estou evitando discutir. Mas eu tenho outras postagens explicando sobre o nome Yeshua. Se o irmão quiser, pode ver.
    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  19. Buona sera!


    "Jesus" é uma transliteração mas não é um nome pagão.
    Muitas pessoas usam fórmulas e montagens diversas para sustentar várias teorias que chegam ao ridículo. Está aí, muitos sites e grupos criando e defendendo seus argumentos Net afora...
    E esse nome não tem o mesmo significado do original em hebraico. Tem muita gente se enganando com isso. Independentemente de fé eu não uso o nome jesus mas sim o nome hebraico.

    Carlo.

    ResponderExcluir
  20. Shalom! Gostaria de saber: O nome Yohoshua e hosheá, ambos são derivados de um termo que já era usado na língua hebraica, este, proviniente do verbo Yasha, que aparece muito antes mesmo do nome Yehoshua e Hoshéa, além dos seus cognatos, formas substaivadas do verbo, Yeshuót, Yeshua..
    Em Bereshit 42.18, o termo é 'ashu,Ain,Shin,Vav,raíz de Iashá,salvar.וַיֹּאמֶר אֲלֵהֶם יֹוסֵף בַּיֹּום הַשְּׁלִישִׁי זֹאת עֲשׂוּ וִחְיוּ אֶת־הָאֱלֹהִים אֲנִי יָרֵא׃
    Outro texto. Bereshit 49.18. לִישׁוּעָתְךָ קִוִּיתִי יְהוָה׃,Lishatekhá.. Prefixado com a preposição Lamed."para" e o pronome Khá.."teu,tua"..Tua Libertação..
    Queridos.O nome é Yehsua..mas não tem derivação de Yehoshua coisa nenhuma...isso é um equivoco.. o Nome Yehoshua tem a origem do termo que já existia..com suas formas variadas, quer verbais ou subtaivadas.Shalom!

    ResponderExcluir
  21. Olá Ronaldo!! descobri que Você alem de ter um Ótimo conhecimento é também um ser Humano Extremamente Humilde, que o Yeshua continue te abençoando com as Benções do LEITE e do MEL...... Shalom;

    ResponderExcluir
  22. José Marques! Shalom irmão! Obrigado pelo carinho! Te desejo o mesmo, que Adonay te abençôe e esteja sempre contigo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Shalom Ronaldo; Jesus não é uma transliteração do Hebraico e nem tão pouco Yeshua vem do Aramaico. O nome Jesus também não é hebreu nem Arameu, mas sim é um nome helenizado. Yahushua é a transliteração do Hebraico moderno mais perto do nome do Mashiach, que foi reduzida para "YESHUA", pelo povo da época antes do primeiro século e seu significado é: "Yahwéh salva, ou "A salvação vem de Yahwéh".O "Yah" contido nos nomes Hebreus dos Profetas e também do povo Hebreu, é o nome do criador[E significa: Me torno aquilo que me torno.]. O "YAH" é também a forma reduzida do nome do criador, A SABER; "YAHWÉH"[Português: Yaué ou Yahué. "O H em Hebraico se pronuncia com "R" forte, como se fosse com dois "rr", o CH se pronuncia mais forte ainda, como se fosse dar uma cuspida, vem do fundo da garganta]. Quem tem um pouco de conhecimento do Hebraico conhece os nomes verdadeiros, inclusive estes nomes[Yahweh principalmente] estão na enciclopédia Judaica, porque foram transliterados pelo povo Hebreu dês da antiguidade. Yehoshua também não é uma transliteração correta do Hebraico feita sobre o nome do Mashiach, a transliteração correta é "Yahushua" Yah de Yahweh e Shua de Salvação, estas são as transliterações correta do nome do Mashiach, hoje no Hebraico moderno, que é a tradução de Yahushua/Yeshua[Yeshua, Reduzido poeticamente pelo povo Judeu] e que significa "Yahwéh Salva". Valeu obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Shalom Haver! Meu amigo num de teus vídeos sobre o hipotético significado mistico de Jesus, você disse que no hebraico as vogais tem valor...vc escreveu a letra alef com o hatef Segol e disse que essa suposta letra (vogal) deveria ser contada na guematria, desde de quando isso? Vogais não são letras, são representações fonéticas, criadas pelos maossoretas p/representarem os sons, uma vez que a pronuncia arcaica já deveras, havia se perdido com o tempo. Quando aos demais comentários sobre o nome Yeshua'ah: é o cognato de Yeshua, ele salva, (Yod, shin,ain) que fora substantivado para Yeshua´'ah, (Yod, shin,ain, hê). Por isso se "traduz" Salvação. Não faço aqui uma crítica, mas apenas ponderações de quem estudou e é autoridade na lígua hebraica. Shalom Aleikhá!

    ResponderExcluir
  25. Shalom amado! No caso eu estava me referindo ao calculo de gematria que fazem. Porque primeiro transliteram um nome já alterado e aportuguesado para o hebraico. Isso não tem lógica. Ai calculam só o SUS de Jesus como o numero da besta, alegando que não se tem como calcular o JE. Mas mesmo não existindo vogais no hebraico, pode se utilizar uma letra muda, como o alef ou o Ayn por exemplo, e essas letras tem valor numérico. É isso que eu quis dizer no vídeo! Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Ronaldo, estou pesquisando sobre o nome do Criador e o nome do Messias. É verdade que o nome do Criador é YAHWEH? quanto ao nome do Messias porque seria YESHUA, se o nome do PAI está no filho e o nome do PAI começa com YAH? e quanto ao nome EMANUEL citado em ISAIAS 7:14 e Mateus 1:23 e que foi o PAI quem deu esse nome ao seu filho? porque os judeus mudaram para YESHUA? se puder me esclarecer essas questões ficarei eternamente grata a você, já perguntei a muita gente e não obtive resposta. Grata. Luciene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luciene! O nome do criador é indizivel, e Yahweh nada mais é que uma mistura hibrida do tetragrama com os sinais massoréticos de HaShem! O nome do pai esta contido no nome do filho através da aberviatura YE assim como YEhudáh ou Yehudi. Nunca foi usado o tetragrama todo em um nome, isso é uma teoria de quem não entende nada de hebraico. Emanuel é um nome comum que foi dado ao filho do rei Acaz. Essa profecia nem é messianica. Varios nomes judeus tem o titulo EL como Abravanel, miguel, gabriel etc.... Os judeus não mudaram nada para Yeshua, o nome esta assim no NT. Espero ter ajudado! Abraços!

      Excluir
    2. Olá, Shalom. Procura por projeto verdadeiro nome.na NET... Bíblia restauração verdadeiro nome....

      Excluir
  27. e quanto o nome Jesus, que e pronunciado na bíblia tiraro o verdadeiro nome
    ]

    ResponderExcluir
  28. Sim amigo do blog YESHUA HAMASHIA é o nome verdadeiro do messias , a igreja católica
    escondeu isso de nós ela criou um nome falso chamado de "jesus" para que nós não conhecer
    o original , mas o tempo da verdade chegou
    Eu pesquisei através de sites igrejas documentos antigos biblias centenarias e estou
    comvencido que o nome verdadeiro que vai salvar é YESHUA HAMASHIA o verdadeiro
    yod he vav he

    O nome "Yeshua" deriva-se de uma raiz hebraica formada por quatro letras – ישוע (Yod, Shin, Vav e Ayin) - que significa “salvar”, sendo muito parecido com a palavra hebraica para “salvação” – ישועה, yeshuah – e é considerado também uma forma reduzida pós-exilio babilônico do nome de Josué em hebraico – יהושע, Yehoshua – que significa “o 'Eterno' (YHWH) salva”. Essa forma reduzida era muito comum na Bíblia hebraica (ou Tanakh), que cita dez indivíduos que tinham este nome – como podem ser visto nos versos de Esdras (Ezra) 2:2, Esdras (Ezra) 3:2 e Neemias (Nehemiá) 12:10. "Josué", o Yehoshua, reduzido como Yeshua (aramaico),

    A propria biblia fala sobre a mudança no nome do salvado vamos ler

    E eu era como um cordeiro, como um boi que levam à matança; porque não sabia que maquinavam propósitos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome.
    (jeremias cap11:19)

    E agora, que tenho eu que fazer aqui, diz o Senhor, pois o meu povo foi tomado sem nenhuma razão? Os que dominam sobre ele dão uivos, diz o Senhor; e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo.
    Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui.

    Isaías 52:5-6

    Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: nunca vos conheci.

    As palavras de Yeshua nos trás esperanças !
    Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. João 14:2

    ResponderExcluir
  29. Sim amigo do blog YESHUA HAMASHIA é o nome verdadeiro do messias , a igreja católica
    escondeu isso de nós ela criou um nome falso chamado de "jesus" para que nós não conhecer
    o original , mas o tempo da verdade chegou
    Eu pesquisei através de sites igrejas documentos antigos biblias centenarias e estou
    comvencido que o nome verdadeiro que vai salvar é YESHUA HAMASHIA o verdadeiro
    yod he vav he

    O nome "Yeshua" deriva-se de uma raiz hebraica formada por quatro letras – ישוע (Yod, Shin, Vav e Ayin) - que significa “salvar”, sendo muito parecido com a palavra hebraica para “salvação” – ישועה, yeshuah – e é considerado também uma forma reduzida pós-exilio babilônico do nome de Josué em hebraico – יהושע, Yehoshua – que significa “o 'Eterno' (YHWH) salva”. Essa forma reduzida era muito comum na Bíblia hebraica (ou Tanakh), que cita dez indivíduos que tinham este nome – como podem ser visto nos versos de Esdras (Ezra) 2:2, Esdras (Ezra) 3:2 e Neemias (Nehemiá) 12:10. "Josué", o Yehoshua, reduzido como Yeshua (aramaico),

    A propria biblia fala sobre a mudança no nome do salvado vamos ler

    E eu era como um cordeiro, como um boi que levam à matança; porque não sabia que maquinavam propósitos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome.
    (jeremias cap11:19)

    E agora, que tenho eu que fazer aqui, diz o Senhor, pois o meu povo foi tomado sem nenhuma razão? Os que dominam sobre ele dão uivos, diz o Senhor; e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo.
    Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui.

    Isaías 52:5-6

    Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: nunca vos conheci.

    As palavras de Yeshua nos trás esperanças !
    Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. João 14:2

    ResponderExcluir
  30. Nao sou PHD no assunto, mas acredito assim: Quatro letras com um valor constantes vocálicas.
    com os símbolos : mão, furo, cravo e furo. Ele tem o nome do Pai. Não se abrevia nome do Pai ao filho, perde total sentido, pelo fato de serem um só. E até hoje os legítimos judeus(Yauhudim) não mencionam o nome do Eterno por causa que é proibido falar! Alguns aceitam chama-lo de Yeshua para firmar que ele não é Ulhim ou Eloim ( sumeria). Áh só pra constar nem todos de israel são israelitas (Yaoshurulita) uma vez que mudaram até o nome da nação para que ninguém saiba da verdade

    ResponderExcluir
  31. Olha, vocês não conseguem perceber que estão se apoiando em um período que as traduções foi ocultado o nome di Eterno , YAHWH, como Yehodhua pode significar salvação de Yah, deveria então ser salvação de Yeh, Yeho ao invés de Yahuh? Não pode, o correto é Yahushua, Yashua, não se baseia nas falsas transliteração não amado, Shalom de Yah seja contigo

    ResponderExcluir
  32. Olha, vocês não conseguem perceber que estão se apoiando em um período que as traduções foi ocultado o nome di Eterno , YAHWH, como Yehodhua pode significar salvação de Yah, deveria então ser salvação de Yeh, Yeho ao invés de Yahuh? Não pode, o correto é Yahushua, Yashua, não se baseia nas falsas transliteração não amado, Shalom de Yah seja contigo

    ResponderExcluir
  33. Yehoshua,Yeshua , Yeho, é uma mentira.
    Yahushua é o nome do Mashiyah e Yahuh do Pai.

    ResponderExcluir
  34. Yehoshua,Yeshua , Yeho, é uma mentira.
    Yahushua é o nome do Mashiyah e Yahuh do Pai.

    ResponderExcluir
  35. IOD ,HEH ,VAV ,SHIN ,AIN = IAUSHA O FILHO a consoante ש (shyim) tem o som de (sh) + ע = a = יהושע (yud, hey, vav, shyim, ayim), após a letra shyim (ש), a letra, ayim), ( ע) formando IAUSHA
    demais que usam o nome: (yaohushua, yaohu, yauuushua, ye shua, jesus, senhor, deus). TODOS SÃO BLASFEMADOS, estão com suas mentes cauterizadas por mais um sistema religioso que enganaram os próprios (judeus) iaudim com esta escrita MALDITA do aramaico e sírio o qual os judeus aderiram, não consigo entender como os próprios remanescentes não vê que este hebraico moderno não é a linguá hebraica e sim o aramaico moderno, povo incircuncisos de coração, quem sabe um dia as escamas caem de vossos olhos, espero que não seja tarde. Irmãos, não temas, os assirios e os semitas que são os cananeus estão conseguindo enganar ate os próprios escolhido, que pena, continuei firme em IAUSHA e IAUH, sabendo que o Verbo que se fez carne é IAUSHA a SALVAÇÃO.

    ResponderExcluir
  36. IOD ,HEH ,VAV ,SHIN ,AIN = IAUSHA O FILHO a consoante ש (shyim) tem o som de (sh) + ע = a = יהושע (yud, hey, vav, shyim, ayim), após a letra shyim (ש), a letra, ayim), ( ע) formando IAUSHA
    demais que usam o nome: (yaohushua, yaohu, yauuushua, ye shua, jesus, senhor, deus). TODOS SÃO BLASFEMADOS, estão com suas mentes cauterizadas por mais um sistema religioso que enganaram os próprios (judeus) iaudim com esta escrita MALDITA do aramaico e sírio o qual os judeus aderiram, não consigo entender como os próprios remanescentes não vê que este hebraico moderno não é a linguá hebraica e sim o aramaico moderno, povo incircuncisos de coração, quem sabe um dia as escamas caem de vossos olhos, espero que não seja tarde. Irmãos, não temas, os assirios e os semitas que são os cananeus estão conseguindo enganar ate os próprios escolhido, que pena, continuei firme em IAUSHA e IAUH, sabendo que o Verbo que se fez carne é IAUSHA a SALVAÇÃO.

    ResponderExcluir
  37. Mas Yeshua realmente refere-se somente a salvação. Isolada, a palavra perde o sentido. os judeus até hoje tem receio de pronunciar (O Nome)pois é tão sagrado pra eles que não pronunciam e nem escrevem. Tipo a xuxa que usa uma figura de expressão:"O Cara lá de cima", assim os judeus se comportam ate hoje. e no exílio daquele povo mais ainda isso ficou evidente pois eles não pronunciavam o nome entre os pagãos. comunicavam-se e identificavam-se através da cultura hebraica passada de pai pra filho e o secreto Nome pouca vezes, raríssimas vezes pronunciado. Daí vem aquela estoria que os judeus esqueceram o jeito de falar justamente por não pronunciar. Mas o Filho se manifestou e revelou O Nome aos pequeninos, nome esse que só a elite e os anciãos da época sabiam e escondiam por um certo zêlo sem sabedoria. E o Nome é YAOHÚH (PAI) SHUA (SALVA). Y A O H Ú S H U A. Pensem comigo, roma e os judeus intentaram contra O Messias. por politica e favorecimento. A história continuou... a setpuaginta foi um presente dos judeus aos romanos mas como eles nos tratam de pagãos os judeus deram essa cópia a igreja romana mas com nomes falsos e modificados, SENHOR (BAAL), ADONAY (ADONIS), ELOHIM (BAAL É SENHOR DOS SENHORES). E igreja romana extrapolou ao seu bel prazer colocar nomes e inventar seu próprio salvador JESUS (DEUS CAVALO PARA OS JUDEUS)IO (ENTIDADE PAGÃ) IESÚ... CRISTO (RAIO DA LUZ), DEUS (ZEUS) TEOS (ZEUS, AMÉM (AMOM) Etc. Adoremos O Criador dos Céu e da terra. Yaohúshua! vejam que Ele é considerado o LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ. Porque Leão????????, Ele é O Rei!!! vejam o rugido do leão qual nome ele fala, você vai ver algo muito surpreendente. O leao animal fala claramente O Nome do Criador. ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  38. Yeshua aramaico e Yehoshua hebraico neste nome consta a shua salvação.A salvação chegou Isaías 52:5;6.

    ResponderExcluir
  39. Que bagunça meu Pai eterno, vá entender.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...