sexta-feira, 3 de junho de 2011

Lutero e o anti-semitismo

Ainda no começo da sua posição como teólogo e reformador Lutero até gostava dos judeus veja o que ele dizia sobre eles: “Os judeus são parentes de sangue do Senhor; se fosse apropriado vangloriar-se na carne e no sangue, os judeus pertencem mais a Cristo do que nós. Rogo, portanto, meu caro papista, que se te cansares de me vilipendiar como herético, que comeces a me injuriar como judeu”.
Lutero

Entretanto, quando eles não se uniram a Lutero em suas críticas violentas à Igreja Romana, ele afirmou: “Todo sangue da mesma linhagem de Cristo queime no inferno, e eles com certeza merecem isso, de acordo com suas próprias palavras que falaram a Pilatos”.

É importante ressaltar que o ódio alemão aos judeus não é o mesmo que o Nazista, embora o que o Nazismo fez pode muito bem ser a representação do que Lutero tinha recomendado cerca de 400 anos antes. O ódio de Lutero aos judeus se baseava na religião, ou seja, se um judeu que passasse a ser protestante não seria mais um alvo de Lutero, já o ódio Nazista matava todos os judeus possíveis (cristãos ou não).

Embora não seja o único, o texto anti-judeu mais famoso de Lutero se denomina Sobre os Judeus e Suas Mentiras, ou Contra os Judeus e Suas Mentiras. Caso você tenha interesse em comprar, existe uma editora neonazista no Brasil (Editora Revisão de S.E. Castan) que ainda tenta publicar ele (embora seja proibida a circulação de livros dessa editora). Engraçado que o famoso Reformador possua hoje textos sendo publicados em uma editora Neonazista. Eis aqui o famoso panfleto na integra:

SOBRE OS JUDEUS E SUAS MENTIRAS - Martinho Lutero

O que devem fazer os cristãos contra este povo rejeitado e condenado, os judeus? Já que eles vivem entre nós, não devemos ousar tolerar a sua conduta, agora que sabemos das suas mentiras e suas injúrias e suas blasfêmias. Se o fizermos, tornamo-nos participantes de suas mentiras, sua injúria e sua blasfêmia. Portanto não temos como apagar o inextinguível fogo da ira divina, da qual falam os profetas, e tampouco temos como converter os judeus. Com oração e temor de Deus devemos colocar em prática uma dura misericórdia, para ver se conseguimos salvar pelo menos alguns deles dentre as chamas crescentes. Não ousamos vingar a nós mesmos. Vingança mil vezes pior do que qualquer uma que poderíamos desejar já os toma pela garganta. Quero dar-lhes minha sincera recomendação:

Em primeiro lugar, queimem-se suas sinagogas e suas escolas, e cubra-se com terra o que recusar-se a queimar, de modo que homem algum torne a ver deles uma pedra ou cinza que seja. Isso deve ser feito em honra de nosso Senhor e da Cristandade, de modo que Deus veja que somos cristãos, e não fazemos vista grossa ou deliberadamente toleramos tais mentiras, maldições e blasfêmias públicas tendo como alvo seu Filho e seus cristãos. Pois o que quer que tenhamos tolerado inadvertidamente no passado – e eu mesmo estive ignorante dessas coisas – será perdoado por Deus. Mas se nós, agora que estamos informados, protegermos e acobertarmos essa casa de judeus, deixando-a existir debaixo do nosso nariz, na qual eles mentem, blasfemam, amaldiçoam, vilipendiam e insultam a Cristo e a nós, seria o mesmo que se estivéssemos fazendo tudo isso e muito mais nós mesmos, como bem sabemos.

Em segundo lugar, recomendo que suas casas sejam também arrasadas e destruídas. Pois nelas eles perseguem os mesmos objetivos que em suas sinagogas. Eles devem ao invés disso ser alojados debaixo de um único teto ou pavilhão, como ciganos. Isso fará com que eles aprendam que não são senhores no nosso país, da forma como se vangloriam, mas que vivem em exílio e no cativeiro, da forma como gemem e lamentam incessantemente a nosso respeito diante de Deus.

Terceiro, recomendo que todos os seus livros de oração e obras talmúdicas, nos quais são ensinadas tais idolatrias, mentiras, maldições e blasfêmia, sejam tirados deles.

Quarto, recomendo que seus rabis sejam de agora em diante proibidos de ensinar, sob pena de morte ou da amputação de algum membro. Pois eles perderam da forma mais justa o direito a tal posição ao manterem os judeus cativos com a declaração de Moisés (em Deuteronômio 17.10ss.) na qual ele ordena que obedeçam os seus mestres sob pena de morte, embora Moisés acrescente claramente: “o que eles ensinam segundo a lei do Senhor”. Esses desprezíveis ignoram isso. Eles arbitrariamente empregam a obediência do pobre povo de forma contrária à lei do Senhor, infundindo neles esse veneno, essa maldizer, essa blasfêmia. Do mesmo modo o papa nos manteve cativos com a declaração de Mateus 16, “Tu és Pedro,” etc, induzindo-nos a crer em todas as mentiras e falsidades que provinham de sua mente diabólica. Ele não ensinava em conformidade com a palavra de Deus, e perdeu, portanto seu direito a ensinar.

Quando um judeu se converter, serão dados a ele cem, duzentos ou trezentos florins.

Quinto, recomendo que o salvo-conduto para o livre-trânsito nas estradas seja completamente negado para os judeus. Eles não tem o que fazer no campo, visto que não são proprietários de terras, oficiais do governo, mercadores ou coisa semelhante. Que fiquem em suas casas.

Sexto, recomendo que sejam proibidos de emprestar a juros, e que todo o dinheiro e peças de ouro e prata sejam tomados deles e colocados sob custódia. O motivo de tal medida é que, como foi dito, eles não possuem qualquer outro modo de ganhar a vida que não seja emprestar a juros, e através da usura furtaram e roubaram de nós tudo que possuem. Esse dinheiro deveria ser agora usado para nenhum outro fim que não o seguinte: quando acontecer de um judeu se converter, serão dados a ele cem, duzentos ou trezentos florins, da forma como sugerirem suas circunstâncias pessoais. Com isso ele poderá estabelecer-se em alguma ocupação de modo a sustentar sua pobre mulher e filhos e dar suporte aos velhos e fracos. Pois tais ganhos malignos são amaldiçoados se não colocados em uso com a benção de Deus numa causa digna e justa.

Sétimo, recomendo que se coloque um malho, um machado, uma enxada, uma pá, um ancinho ou um fuso nas mãos dos jovens judeus e judias, e deixe-se que eles ganhem o seu pão com o suor do seu rosto, como foi imposto sobre os filhos de Adão (Gênesis 3:19). Pois não é justo que eles deixem que nós, os gentios malditos, labutemos debaixo do nosso suor enquanto eles, o povo santo, gastam o seu tempo atrás do fogareiro, banqueteando-se e peidando, e acima de tudo isso vangloriando-se blasfemamente do seu senhorio sobre os cristãos através do nosso suor.
Martinho Lutero,
Sobre os Judeus e Suas Mentiras, 1543

Em um outro texto Shem Hamphoras(um tratado contra os judeus) Lutero rapidamente reproduz uma lenda judaica e a ataca os judeus em todo o resto do livro. Nesse tratado ele faz a seguinte referência ao panfleto Sobre os Judeus e Suas Mentiras:

“Eis porque não dei àquele panfleto o nome de Contra os Judeus, mas Contra os Judeus e Suas Mentiras, para que os alemães possam conhecer através da evidência histórica o que é um judeu, de modo a poderem alertar nossos cristãos contra eles da mesma forma que os alertamos contra o próprio Diabo, a fim de fortalecermos e honrarmos nossa crença; não para converter os judeus, o que seria quase tão impossível quanto converter o Diabo.” — Martinho Lutero, em ‘Shem Hamphoras’.

Difícil de acreditar que um homem tão especial como Martinho Lutero tenha falado em poucos escritos tanta bobagem, declarado tanto ódio, e chutado tudo que Jesus disse sobre amar ao próximo, perdoar, e claro sobre "as ovelhas perdidas de Israel", "os filhos de Abraão", povo que Deus tanto ama.

O anti-semitismo dos Pais da Igreja
Antes da reforma protestante

Eusébio:
Disse que os judeus costumavam matar as crianças dos cristãos nas cerimônias anuais.
"As escrituras judaicas são destinadas aos cristãos e não aos judeus".

Marcion:
Qualquer cristão que utilizasse um símbolo judaico, um nome judaico, ou realizasse qualquer celebração judaica, seria considerado cúmplice da morte de Cristo juntamente com os judeus.

Crisóstomo (bispo de Antioquia - escreveu oito sermões contra o povo judeu):
"As sinagogas são zonas de meretrício e teatro, cheio de ladrões e bestas selvagens. Os judeus são culpados da morte de Cristo".
"Não há expiação para o povo judeu. Deus sempre os odiou. Os cristãos devem odiá-los porque eles foram assassinos de Cristo e são adoradores de satanás".

Justino Mártir:
Acusou os judeus de iniciarem a matança de cristãos.
"Se alguém, por fraqueza de espírito, resolver observar as instituições como foram entregues a Moisés, e das quais esperam alguma virtude, mas que julgamos terem sido indicadas em razão da dureza dos corações, juntamente com sua esperança neste Cristo, e desejarem cumprir os eternos e naturais atos de justiça e piedade, mas optam por viver com os cristãos e os fiéis conforme declarei anteriormente, não os introduzindo a serem circuncidados como eles próprios, ou a observarem o Shabat, ou a observarem qualquer outra cerimônia, sou da opinião que nos devemos reunir a eles e nos associarmos a eles em todas as coisas, como parentes e irmãos."

Orígenes:
Acusou o povo judeu, dizendo eles conspiravam para matar os cristãos.

St Hilary de Potiers:
Disse que os judeus eram um povo perverso, amaldiçoado por D'us.

St Ephraim:
Difamava os judeus chamando de prostíbulos as suas sinagogas.

St Cyril:
Deu aos judeus a escolha de exílio, apedrejamento ou conversão.

São Jerônimo (Tradutor da Vulgata):
Disse que os judeus não são capazes de compreender as escrituras e devem ser perseguidos severamente até serem forçados a confessar a verdadeira fé.

Sto Agostinho:
"Os judeus e a nação de Israel são apenas testemunhas da verdade do cristianismo, serviram apenas para deixar o legado da fé e da verdade cristã. Agora deveriam estar em constante humilhação quanto ao triunfo da igreja sobre a sinagoga. Não há salvação para os judeus. Eles já estão perdidos de qualquer forma."
"O judaísmo é uma corrupção e os judeus devem ser escravizados".

Tomás de Aquino:
Perpetuou a perversa teoria de Sto Agostinho

27 comentários:

  1. valeu, Ronaldo, muito boa a informação.
    Veja este outro prisma acerca das escrituras:
    http://www.wix.com/tribozeb/universos-paralelos

    ResponderExcluir
  2. Meu irmao. Vejo que voce tem procurado transmitir a verdade. Lutero, foi um reformista CATOLICO! Ele acreditava, em muitos dogmas da igreja catolica, existe uma diferença entre PROTESTANTE, E reformista CATOLICO! Lutero queria mudar apenas algumas coisas na igreja CATOLICA! Mas mesmo assim, no fundo continuava CEGO! Sobre a verdade (verdadeira). Bom trabalho! Uma coisa falta o seu emeil, para as pessoas que queiram se comunicar com voce! Gostei do visual do blog! Eu vivo dizendo por ai: FUNDO BRANCO prejudica a vista!

    ResponderExcluir
  3. Os evangélicos não seguem Lutero. Evangélico só segue o que quer da Bíblia. Eles pegam um pouco de Lutero, um pouco de Calvino e aplicam a sua própria doutrina pessoal a partir da leitura que fazem da Bíblia, muito embora esta proíba interpretações particulares(Pedro). Assim, o evangélico se torna apologista da sua própria doutrina e fazendo-se sábios aos seus próprios olhos, tão logo seja contrariado ele muda de denominação quando não raras vezes funda uma nova seita. Já não se fazem hereges como antigamente. O próprio Lutero disse: "um dia cabeça será uma igreja." E disse ainda o adúltero e blasfemo bêbado: "chegará o dia que precisaremos trazer de volta os dogmas e concílios católicos em virtude de tantas doutrinas espúrias que já são vistas."

    ResponderExcluir
  4. ISSO SE REFLETIU DIRETAMENTE NAS PALAVRAS DE HITLER SOBRE OS JUDEUS E A IGREJA PROTESTANTE NA ALEMANHA NAZISTA

    considerações:

    “Dentre os 17.000 pastores evangélicos da Alemanha, nem 1% se negaram a apoiar o regime nazista”. (Fonte: History of Christianity, de Paul Johnson).

    Ou seja a Igreja protestante alemã deu apoio incondicional ao nazismo

    O próprio Hitler considerou Lutero uma das três maiores figuras da Alemanha, juntamente com Frederico, “o Grande”, e Richard Wagner. (Adolf Hitler: Mein Kampf, p. 213).

    “Ao executarem seu primeiro massacre em larga escala, em 9 de novembro de 1938, no qual destruíram quase todas as sinagogas da Alemanha e assassinaram trinta e cinco judeus, os nazistas anunciaram que a perseguição era uma homenagem ao aniversário de Martim Lutero.” (Prager e Telushkin, p. 107).

    HITLER CRIOU SUA PRÓPRIA IGREJA EVANGÉLICA

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Nacional_do_Reich#Durante_o_Terceiro_Reich IGREJA NACIONAL DO REICH

    Adolf Hitler disse: "Por meu intermédio, a igreja Protestante poderia tornar-se a igreja oficial, como na Inglaterra" O Santo Reiche - Ricahrd Steigmann-Gall pg. 197, ed. Imago.

    Em 5 de outubro de 1933, o Pastor Wilhelm Rehm de Reutlingen, declarou publicamente, que "Hitler não teria sido possível, sem Martinho Lutero". in Heinonen, Anpassung und Identität 1933-1945 Göttingen 1978 p.150

    OS QUE VIERAM DEPOIS DE LUTERO DEMONSTRARAM O MESMO ANTI-SEMITISMO

    “[...] os escritos posteriores de Lutero, atacando os judeus, eram tão virulentos que os nazistas os citavam frequentemente. De fato, Julius Streicher (nazista), argumentou durante sua defesa no julgamento de Nuremberg que nunca havia dito nada sobre os judeus que Martinho Lutero não tivesse dito 400 anos antes”. ((Dennis Prager e Joseph Telushkin: Why the Jews? The reason for anti-Semitism [Por que os Judeus: A causa do anti-semitismo] (Nova York: Simon & Shuster, 1983), p. 107.)

    ESSE LIVRO FOI USADO COMO ESTRATEGIA DE DEFESA DOS NAZISTAS PRESOS DURANTE O JULGAMENTO DE NUREMBERG EM 1945

    OUTRAS ORGANIZAÇÕES CRIADAS PELA IGREJA EVANGÉLICA OU APOIADAS PELA MESMA COMO O APARTHEID NA AFRICA DO SUL APOIADO PELA IGREJA REFORMISTA HOLANDESA DURANTE 40 ANOS E A KU KLUX KLAN, ORGANIZAÇÃO RACISTA E ASSASSINA DE NEGROS, CATÓLICOS E JUDEUS NOS EUA, CRIADA PELA IGREJA BATISTA, QUE AINDA HOJE EXISTE E É PRESIDIDA POR PASTORES, TIVERAM ESTRATÉGIAS SEMELHANTES E ATÉ INSPIRADAS NO NAZISMO, AGIRAM DURANTE BEM MAIS TEMPO QUE O NAZISMO, MAS SEUS CRIMES ACABARAM NA IMPUNIDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, se tiver Netflix, assista o documentario chamado "what our fathers did - A Nazi legacy". Foi escrito por um descendente de judeus que teve toda a familia morta no holocausto, e que decide procurar dois filhos vivos de dois oficiais nazistas que foram condenados por crimes de guerra. Documentario real. Muito interessante. Um dos oficiais condenados foi enforcado apos o julgamento de Nuremberg. O outro fugiu e foi acolhido adivinha onde? No Vaticano, onde viveu até morrer. Lembre-se, nao se trata de filme, nem se trata de filme religioso de A ou B. É um documentario serio! E se procurar nas livrarias e na Internet, vc achara um vasto acervo de documentos que provam que um dos maiores apoiadores de Nazistas foi o Vaticano incluindo o proprio Papa da epoca (Pio alguma coisa), lucrando com o ouro roubado dos judeus e obras de arte.
      Isto mostra que o Ser Humano seja ele catolico ou protestante, é corrupto. E aa religioes sem exceção são criação humana. Leia a carta do apostolo Paulo e vc vai descobrir que o evangelho é simples, e que atraves do sacrificio de Cristo vc agora tem acesso a Deus diretamente, sem intermediarios. "por meio de um homem entrou o pecado no mundo, e por meio de um homem fomos resgatados da condenacao da morte". Um paralelo entre Adao e Cristo.
      Detalhe, apesar de concordar que Lutero era um homem e cheio de falhas, onde falou muita asneira, tenho q lembra-lo q se vc tem uma biblia e pode le-la, agradeça a Lutero pois até entao, a igreja catolica só permitia a leitura da biblia por seus sacerdotes eclesiasticos. E ai ja viu né..., Em nome de "Deus", se cobrava indulgencias ($$$$) pra que vc pudesse ter seu pecado perdoado, e assim a igreja/Eatado ia enriquecendo atraves da massa ignorante. Apos Lutero, as escrituras ate entao em Latim somente foi pela primeira vez traduzida num idioma popular, e entao aa pessoas comecaram a ter recerencia para filtrar os absurdos que lhes eram impostos pela igreja/poder dominante, suas inquisicoes e fogueiraa, e por ai vai. Isto é o Ser Humano, um serzinho mediocre q se ve como seu proprio deus e q deu as costas para o Deus criador, e que em seu egocentrismo esta sempre em busca de poder, inclusive se utilizando para isto das proprias religioes.
      Deus nao criou religioes, mas o Homem sim. Leia o evangelho de Joao capitulo 1, e vc vera q todas as coisas foram criadas atraves de Cristo, e q tambem diz "mas a todos quantos o receberam (Cristo) deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem em seu nome". Portanto, sai dessa de protestante isto catolico aquilo... "E conhecereis a verdade e a verdade o libertara". Como diz a biblia, todos os mandamentos se resumem em um só..."amar a Deus acima de todas as coisas e AO SEU PROXIMO COMO A SI MESMO". Onde li e aprendi tudo isto? Na biblia, aquele livro que graćas a Lutero (um homem comum) eu posso ter em casa e traduzido no meu idioma.

      Excluir
  5. Amados sejamos honestos e realistas!!!!
    Não podemos condenar Lutero unica e exclusivamente por sua posição anti-semita,vemos q no seio da ICAR muitos dos lideres em varias epocas diferentes tiveram uma posição igual ,no qual Lutero se espelhou.
    Os judeus foram perseguidos antes,durante e depois de Cristo e ainda serão por aqueles q assim o desejarem independente de sua religião .
    Intolerancias, sejam elas de que natureza forem são execraveis pra qualquer um e principalmente para os q se dizem CRISTÃOS.
    Pois Cristo ensinou q devemos amar nosso proximo como a nos mesmos.
    E pediu a DEUS para perdoa-los pois eles não sabiam o q estavão fazendo.
    Se JESUS CRISTO OS PERDOOU E INTERCEDEU AO PAI POR ELES ,QUEM DE NOS TEM O DIREITO DE JULGA-LOS OU CONDENA-LOS.

    QUE A MISERICORDIA DE DEUS NOS ALCANCE A TODOS.

    ResponderExcluir
  6. Essa postagem é ridicula, pois acusar varias pessoas que já morreram a anos de dizer tal coisas, sem uma referencia licita, tipo nome do livro, pagina, etc...
    Isso é pacivel até de processo judicial, vou procurar os atuais responsaveis pelos autores citados e denunciar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK Pode me processar irmão por citar a história. Caso não saiba o livro de martinho lutero, e é um livro, não apenas uma página, existe até hoje e faz parte da história, e se soubesse ler veria que foi citado no post. Mas me proscesse! Acho que vai ser engraçado!

      Excluir
  7. Ora, vamos falar sobre pio XII o papa de Hitler

    ResponderExcluir
  8. Ora, vamos falar sobre pio XII o papa de Hitler

    ResponderExcluir
  9. Interessante, mas Lutero era católico e nunca quis fundar uma denominação. Todo seu anti semitismo é de herança católica apostólica romana.
    Está aí a inquisição espanhola que não me deixa mentir. O catolicismo sempre odiou os judeus e muçulmanos e os perseguiu.. Lutero como um católico fervoroso só repetiu o padrão.

    ResponderExcluir
  10. MATAR ATRAVÉS DAS CRUZADAS EM NOME DE DEUS, A FAVOR DO CATOLICISMO... LUTERO NEM CHEGOU PERTO. SE ELE ESCREVEU, A ICAR PRATICOU MUITO BEM.

    ResponderExcluir
  11. É MARAVILHOSA AS INFORMAÇÕES E PESQUISAS SEM QUE HAJA TENDENCIOSISMO. QUERO PARABENIZAR CADA COMENTÁRIO QUE MOSTRA A VERDADE COMO ELA É, EMBORA, TODOS NÓS SABEMOS QUE, INSTITUIÇÕES DE ENSINO TEOLÓGICOS, LIVROS, LÍDERES E ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS, EVITAM FALAR, ENSINAR E IGNORAM ESSAS VERDADES. MAIS UMA VEZ, MEUS PARABÉNS. (Harim)

    ResponderExcluir
  12. O ódio parece que sempre prevaleceu nas seitas protestantes judaicas fundadas por maçons e rosacruzes. Essas seitas protestantes são ramificações do farisaísmo judaico, por isso a obsessão pela Lei, mesmo que eles mesmos não a sigam. De cristianismo mesmo só podemos dizer que há os católicos e os vários grupos autoproclamados ortodoxos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! E vc pelo que vejo é um praticante das palavras de Cristo sobre amar ao proximo como a si mesmo, certo? Pelo comentario vejo q vc é um verdadeiro cristao praticante! Kkkk.... Haja hipocrisia!

      Excluir
  13. O ódio parece que sempre prevaleceu nas seitas protestantes judaicas fundadas por maçons e rosacruzes. Essas seitas protestantes são ramificações do farisaísmo judaico, por isso a obsessão pela Lei, mesmo que eles mesmos não a sigam. De cristianismo mesmo só podemos dizer que há os católicos e os vários grupos autoproclamados ortodoxos.

    ResponderExcluir
  14. O protestantismo é algo mutante, vive se transformando, odeiam os próprios fundadores e vão se dividindo em sub-seitas cada vez mais, daqui alguns tempos não duvido nada estarem adorando o Satanás sem perceberem.

    ResponderExcluir
  15. A MAIORIA não buscam conhecimento,quando as consequências chegam fingem de coitadinhos conseguem até chorar... Não tem opinião própria,fazer o quê,cada um é cada um. Conhecimento nunca é demais a mente não é limitada. Bom é não ter grupos.Nada se cria tudo se altera? Mundo de mercenários.

    ResponderExcluir
  16. Martin Lutero foi um Protestante Reformador que queria reformar as doutrinas da Igreja Católica Romana, Ele era um Monge católico Protestante Reformador, tanto que ele foi contra João Calvino que era a favor de uma nova igreja Cristã pq o sistema de igreja já estava falido. Martin Lutero nunca foi "evangélico" e sim Católico.

    ResponderExcluir
  17. Olá.. a todos..talvez eu não tenha todo o conhecimento necessário para atribuir estas considerações que irei fazer., mas em minha fiel busca pelo conhecimento.. este fato da perseguição contra os judeus e não somente a eles mas aos camponeses e pessoas comuns..não condiz com os princípios iniciais de Lutero..houve em sua exclusão ou isolamento como queiram..Uma apropriação de "Terceiros"de seu Forte nome para uso de benefícios estratégicos da parte do poder.para acusa-lo sobre este incentivo a matanças e perseguicoes em uma tentativa de auto destruição da Reforma. Desculpe me aos mais preparados e pensadores ai.., porém os ideais de Lutero não eram de violência (O poder amedrontado pelas ações distorceu a história )como o fazem até nossos dias..reflitam por todo o tempo de nossa humanidade surgiram pessoas tentando nos mostra uma saida verdadeira e foram exterminadas de acordo com as situações cada um de uma maneira.obrigado a todos

    ResponderExcluir
  18. Tem gente que diz que Hitler foi católico, mas ele era PROTESTANTE. Essa é uma parte ocultada da história por quem não o estuda minimamente e só sabe dos acontecimentos superficiais sobre ele. Outra coisa ocultada é o fato dele ser Austríaco, não Alemão. Hoje a Alemanha sofre uma intensa secularização, com o cristianismo (tanto católico quanto evangélico) não é seguido em suas tradições conservadoras, somente de forma superficial e modernizada. Apesar do crescimento do Islamismo, não acredito que ele irá dominar a Europa. O cristianismo representa, acima de tudo, o imperialismo cultural branco, que colonizou a América e a África. O Islã não tem poder social e econômico para conquistar o mundo e eu acredito que ele será secularizado entre 80-100 anos.

    ResponderExcluir
  19. Eu sou totalmente contra o Nazismo obviamente, e toda atrocidade contra os seres humanos, mas agora compreendo de onde veio tanta aversão aos judes e suas mentiras de Lutero.
    Vocês investigaram de quais mentiras ele se refere? De que tipo de coisa o Talmud fala a respeito de Jesus? Livro esse que os judeus consideram superior a Torah.
    Quanto ao seguinte comentario:
    ""os filhos de Abraão", povo que Deus tanto ama."

    Com todo respeito, meu objetivo no meu comentário é apenas lembra-lo não o que Martinho ou qualquer outro tenha dito, mas sim o próprio Jesus a respeito de quem de fato é filho de Abraão.
    Todo aquele que crê no filho (Jesus) é um filho de Abraão, é parte da família de Deus. Mas quem rejeita o filho também não tem O pai.

    Leias as seguintes referências
    João 8:37-44
    1 João 2:23 os judeus não apenas rejeitam, mas falam todo tipo de blasfêmia e mentiras contra Jesus. Eu não estou defendendo que o que Martinho propôs seja coerente de modo nenhum! porém entendo de onde veio o furor dentro dele.
    O próprio Jesus diz a Igreja de Esmirna: "conheço as tuas aflições e a tua pobreza; contudo és rico! Conheço a BLASFÊMIA DOS QUE SE DIZEM JUDEUS MAS NÃO SÃO PELO CONTRARIO, SÃO SINAGOGA DE SATANÁS" ap 2:9

    Vocês entenderão melhor essas questões assistindo algo. Deixo aqui como sugestão

    No you tube: O que o Talmude fala sobre Jesus
    do canal MD27

    Inclusive eles citam essa tal obra de Lutero e dos pais da Igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo esse endurecimento de entendimento dos judeus.
      Em relação ao SENHOR JESUS.
      E propósito de DEUS,
      Foi Deus que endureceu o coração deles.
      Para nós alcançar e nos salvar.
      Estamos no tempos dos gentios.

      Excluir
  20. depois que li alguns textos de Lutero estou pasma .
    nunca imaginei que ele odiasse tanto esse povo .
    nunca tive contato com algum judeu - mas fico me perguntando será que judeu é mesmo tão cruel ?

    ResponderExcluir
  21. A verdade é uma só.
    Temos que unir pontos positivos.
    De Lutero Calvin e outros da época.
    Que tiveram a coragem de romper com o atual ensinamento dos papais,
    Eram subversivo.
    E publicaram a bíblia em suas línguas de origem para que um garoto do campo lesse e enternece o que llia.
    Daí para para se converte ao SENHOR JESUS foi muito simples.
    Saiu das trevas para luz através das escrituras.
    Nesce tempo Gutemberg inventou a prensa de impressão e e bíblia que era cara,agora todos podiam comprar.
    Por isso que a igreja reformou.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...