quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A fortuna dos Pastores na Africa

Matthew Ashimolowo
A África continente mais pobre do mundo tem também 5 pastores mais ricos do mundo perdendo apenas para pastores Americanos.Eles também não vivem apenas do que recebem em suas igrejas tendo diferentes tipos de ganhos como emissoras de tv evangélicas e redes de fast-foods.

O Pastor Chris Oyakhilome, por exemplo, vende um devocional a 1 dólar, são dois milhões de cópias vendidas mensalmente.

Esses pastores possuem aviões próprios, relógios de marca e grandes carros de famosas e caras marcas.

1- O Bispo David Oyedepo da Living Faith World Outreach Ministry,também conhecida como Winners Chapel, tem um patrimônio líquido de 150 milhões de dólares americanos.David é o mais rico pregador da Nigéria. Desde que fundou a Living Faith World Outreach Ministry em 1981, ela cresceu e se tornou uma das maiores congregações da África com cerca de 50 mil membros.Ele possui quatro jatos particulares, residências em Londres e nos Estados Unidos, sua própria editora de livros e uma universidade voltada para alunos ricos.

2- Chris Oyakhilome da Believers' Loveworld Ministries, também conhecida como Christ Embassy,
possui um valor estimado entre 30 e 50 milhões de dólares. Sua igreja possui 40 mil membros, dentre eles muitos são executivos e políticos. No ano passado o carismático pregador era o centro de um caso de lavagem de dinheiro em que ele foi acusado de desvio de 35 milhões dólares de sua igreja para bancos estrangeiros. Após afirmar que sofria uma injustiça o caso foi arquivado. Oyakhilome possui jornais, revistas, uma estação de televisão local, uma gravadora, TV via satélite, hotéis e muitos imóveis próprios. Sua rede de tv é a primeira do meio cristão da África a transmitir sua programação para o resto do mundo 24 horas por dia.

3- Temitope Joshua da Synagogue Church Of All Nations (SCOAN) tem fortuna estimada em 15 milhões de dólares americanos.É também um dos pastor mais controversos da Nigéria e que tem mais instituições filantrópicas. Joshua comanda a SCOAN, fundada por ele em 1987, que acomoda mais de 15.000 membros aos domingos e possui ainda filiais em Gana, Reino Unido, África do Sul e Grécia.Ele é conhecido por afirmar ter poderes de curar doenças incuráveis como AIDS, câncer e paralisia. Ele é dono da Emmanuel TV, uma rede de televisão cristã e é amigo íntimo do Presidente de Gana, Atta Mills.

4- Matthew Ashimolowo  é líder da igreja Kingsway International Christian Centre (KICC). Estima-se que Ashimolowo possua um património em torno de 10 milhões dólares.O nascimento da denominação deu-se em 1992, quando sua então igreja, a Quadrangular, decidiu envia-lo para abrir uma sucursal em Londres, mas o pastor tinha outras ideias e decidiu criar sua própria congregação no lugar. Hoje, a Kingsway International Christian Center é supostamente a maior igreja Pentecostal no Reino Unido.
Em 2009, a igreja registrou lucros de quase US $ 10 milhões e ativos de US $ 40 milhões. Ashimolowo ganha de sua denominação um salário anual de US$ 200.000, mas a sua verdadeira riqueza vem de interesses empresariais variados, incluindo a sua empresa de mídia, a "Matthew Ashimolowo Mídia", que agita a literatura cristã e e o ramo de documentários.

5- Chris Okotie da Household of God Church, tem as propriedade avaliadas em aproximadamente US$ 10 milhões. Pastor Okotie fazia sucesso primeiro como músico pop nos anos 80. Ele descobriu a Palavra, abraçou a Bíblia e fundou a Household of God, uma das congregações mais extravagante da Nigéria que possui hoje cerca de 5 mil membros entre eles a grande maioria formado por celebridades, músicos e pessoas da sociedade. Contestou e perdeu as eleições presidenciais na Nigéria pela terceira vez este ano com o Partido Fresh, o qual ele mesmo criou e financia. É um amante de grandes carros sendo dono de um Mercedes S600, Hummer, Porsche, entre vários outros. Segundo a Forbes todos os valores dos patrimônios foram confirmados pelos respectivos ministérios através de emails.Apenas a igreja do Pastor Matthew Ashimolowo não respondeu aos contatos

E aqui no Brasil e no resto do mundo as igrejas continuam pedindo dinheiro e contribuição com o "intuito" enviar missionários para levar a palavra de "Deus" a esse Pais.
Engana-me que eu gosto !

texto de Paulo Tejo Itajubá/MG
mais: O pastor que vem para roubar, matar e destruir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...