O
Mashiach Yeshua deixou muitos ensinamentos, não escreveu
nenhum livro mas sua biografia foi exposta em quatro livros chamados de
Evangelhos, muitos religiosos, educadores e até mesmo filósofos ao longo dos
séculos
vêm se maravilhando com tais ensinamentos deixados pelo Grande Rabbi judeu que
viveu no primeiro século, porém, para os ocidentais que desconhecem em sua
grande maioria os escritos judaicos que compõem o Talmud não percebem uma
grande semelhança de ensinamentos do Talmud com os ensinos de Yeshua, em consequência
deste fato, os judeus hassídicos acusam Yeshua de ter cometido plágio,
isto é, ter copiado ensinamentos de rabinos que viveram antes dele, dentre
estes rabbis, o que é mais citado ou pelo menos seus ensinamento muito se
parecem com os de Yeshua, estou me referindo ao grande e respeitado Rabbi Hillel,
algumas citações deste Rabbi chegam ser as mesmas citações na íntegra de
Yeshua.
Sobre
Hillel o Talmude Sukot 28a. nos dá algumas informações, judeu da tribo de
Benjamim que viveu entre os anos de 60ac. à 9dc., era um Rabbi amável com seus
discípulos e com estranhos também, tinha 80 discípulos dispostos em pares(2 em
2) que difundiam seus ensinamentos, o que nos chama a atenção é o fato de
Yeshua também possuir discípulos dispostos em pares de 2 em 2, apenas com uma
diferença, Yeshua tinha 70 discípulos(Lucas10:1). Para que os chaverim possam
analisar melhor esta questão,
passarei a expor uma lista das principais citações de Hillel,juntamente
com as citações de Yeshua e no final farei uma análise geral do assunto.
As
citações de Yeshua e de Hillel - Semelhanças
Passarei
agora a mostrar as principais citações de Yeshua que são muito parecidas quando
não idênticas com as citações do Rabbi Hillel que chegou a ser contemporâneo de
Yeshua, quanto este era menino.
Yeshua:
"Bendizei aos que vos maldizem e orai pelos que vos
caluniam"(Lucas6:28)
Hillel:
"Se alguém busca em te fazer o mal, farás bem em orar por ele"(Talmud
Bavil Shabat 158c)
Yeshua:
"Porque eu vos digo: até que o céu e a terra passem, nenhum yod ou til
jamais passará da Torah, até que tudo se cumpra"(Mateus5:18)
Hillel:
"Nenhuma letra da Torah jamais será abolida"(Talmud Shemot Raba 6.1)
Yeshua:
"Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão
misericórdia"(Mateus5:7)
Hillel:
"Aquele que é misericordioso para com os outros receberá misericórdia do
Céu"(Talmud Bavil Shabat 158b)
Yeshua:
"Porque vês o cisco no olho de teu irmão, e não reparas a trave que está
no teu próprio olho"(Mateus7:3)
Hillel:
"Eles falam: 'Remova o cisco de teu olho', e ele retrucará: 'Remova a
trave que está em seu próprio olho"(Talmud Bavil Baba Bathra 15b)
Yeshua:
"O Shabat foi feito por causa do homem e não o homem por causa do
Shabat"(Marcos2:27)
Hillel:
"O Shabat foi feito em prol do homem e não o homem por causa do
Shabat"(Talmud Bavil Yoma 85b)
Yeshua:
"Tudo, quanto pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós a eles, porque esta é a Torah e os
Profetas"(Mateus7:12)
Hillel:
"Não faça aos outros o que não deseja que façam a você, esta é toda a
Torah, o restante é comentário, vai e pratica isto"(Talmud Bavil Shabat
31a)
Yeshua:
"Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança fora de
ti........"(Mateus5:29)
Hillel:
"Se o teu olho direito de ofende, arranca-o e corta fora......(Talmud
Bavil Nidah 13b)
Yeshua:
"Não julgueis para não serdes julgado, pois, com a medida com que
julgares, sereis julgado também, e com a medida com que tiverdes medido vos
medirão também"(Mateus7:1e2)
Hillel:
"A mesma medida com que um homem mede, eles usarão para medi-lo em
retorno"(Talmud Sotah 8b - middah keneged middah)
Yeshua:
"Qualquer, porém, que fizer ropeçar a um destes meus pequeninos que creem
em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de
moinho, e fosse afogado nas profundezas do mar"(Mateus18:6)
Hillel:
"Com tamanha pedra amarada ao pescoço, como poderá ele ocupar-se de
estudar a Torah"(Talmud Bavil Kidushin 29b)
Yeshua:
"Estava nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, preso e foste
ver-me"(Mateus25:36)
Hillel:
"Adonai Eterno é descrito vestindo os nus(Adão e Eva - Gên.3:21),
visitando os doentes(Abraão - Gên.18:1), confortando os enlutados(Isaak -
Gên.24:63) e sepultando os motos(Moisés - Deut.34:5e6)"(Talmud Sotah 14a)
Esta
próxima citação de Yeshua é muito semelhante a de um outro Rabbi chamado
Shammai que foi também contemporâneo de Hillel e que aliás eram opositores um
do outro, Yeshua concorda com Shammai no caso do divórcio.
Yeshua:
"Eu porém, vos digo: Qualquer que repudiar sua mulher, exceto no caso de
relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera......"Mateus5:32)
Shammai:
"Vocês só deverão dar carta de divórcio se vossas mulheres cometerem
adultério....."(Talmud Bavil em Mishinah Gittin 9:10)
Nisto vemos que
Yeshua conhecia muito bem o Talmud ensinado em seu tempo, e em sua grande
maioria são bons ensinamentos, não concordo com meus irmãos hassídicos quando
acusam Yeshua de plagiar os rabinos do passado, afinal, isto é muito comum até
hoje, um rabino usar ensinamentos de outro rabino famoso, entendo que foi o que
aconteceu com Yeshua.
Quem
tomou de quem?
"Os rabinos
costumam dizer: “Yeshua, o Nazareno, não ensinou coisas novas; todos os
belos provérbios que ele usava não provinham dele. Todas as palavras
de moral que ensinava não eram dele. Ele bebeu toda sua inovação
dos ensinos rabínicos.” Opiniões como esta são as difundidas nos meios
judaicos, e que freqüentemente os propagadores das Boas Novas de Yeshua
o Messias se deparam com ela freqüentemente"
“Nas próximas
linhas, serão comparadas as proclamações do “Nazareno” e as
proclamações de diferentes rabinos, com seus respectivos nomes, bem como a
época que viveram. Com isso, discutiremos quem poderia ter recebido
de quem seus respectivos ensinamentos.
1. Rabi
Gamaliel Barabi, disse: “todo aquele
que se compadece pelas pessoas, haverá compaixão sobre ele desde os Céus;
e todo aquele que não se compadece pelas pessoas, não virá
sobre ele
a compaixão desde os Céus.” (Talmude babilônico, Shabat 151a).
Yeshua, o
Nazareno, disse: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão
misericórdia.” (Mt 5;7).
Estes
dois ditos são semelhantes, sendo um longo e o outro curto. Quem foi o
primeiro a ensinar ao mundo a importância da misericórdia e a sua grandeza?
Sem dúvida que foi Yeshua, o Nazareno, que viveu quase duzentos anos antes de
Rabi Gamaliel Barabi!
2. Disse
o Rabi Abahu: “Um homem
deve sempre tentar ser [parte do grupo] dos perseguidos, e não [ser
parte do grupo] dos perseguidores, já que não existe nenhuma dentre as
aves mais perseguidos do que pombas e pombos, e ainda Escritura
os [privilegiou] serem preparados sobre o altar1. (Talmude Babilônico, Bavá
Qamá 93a).
Disse
Yeshua o Nazareno: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da
justiça, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mt 5:10). Yeshua precedeu a Abahu
em 300 anos; por isso não há como argumentar que ele extraiu suas palavras de
Rabi Abahu.
3. Resh
Lakish disse: “Todo [aquele que] estende a mão contra seu companheiro se chama
iníquo”2.
Yeshua
disse: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu
irmão, será réu de juízo;” (Mt 5:22).
Entre
estes dois princípios há uma similaridade interna e não exterior. Há entre
eles uma relação sinalizando que os dois procederam de uma única
origem. Qual é a origem? Yeshua, o Nazareno, já que Resh Lakish não nascera a
não ser quase 180 anos depois de Yeshua, o Messias.
4. Disse
Rabi Yossi, em [nome de] Rabi Yehudá: “Será, pois, teu sim justiça e o teu não
justiça!”, Abaiê disse: “que não fale uma coisa no coração e outra pela boca”
(Baba Metsiá 49a).
Yeshua, o
Nazareno, disse: “Seja, pois, teu falar sim sim e não não” (Mt 5:37). Rabi
Yossi e Abaiê ensinaram sua doutrina 250 anos depois de Yeshua.
5. Raba
disse: “Todo [aquele] que perdoa as suas retaliações, são perdoados todos os
seus pecados” (Derech Eretz Zutá 8).
Yeshua, o
Nazareno, disse: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também
vosso Pai celestial vos perdoará a vós;” (Mt 6:14) –quase 300 anos antes de
Raba.
6.
Ensinava Rabi Shimeon bar Eliezer: “Vistes dentre
teus dias animais e aves que possuem criadores e eis que se alimentam
estes seres e não vivem em sofrimento, e não foram criados a não ser
para nós os usemos? E eu, que fui criado para se utilizar da criação,
não terei minhas necessidades, pois, saciadas e não serei livrado
de aflições”? (Talmude Babilônico, Kidushin 82a).
Yeshua, o
Nazareno, ensinou: “Olhai para as
aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em
celeiros;
e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que
elas?” (Mt 6:26). Yeshua ensinou este princípio 200 anos antes do Rabi Shimeon
bar Eliezer
7. Rabi
Eliezer disse: “Todo aquele
que tem uma fatia de pão no seu cesto e diz: que comerei amanhã?
Este é o
que possui um ato digno dos pequenos de fé” (Talmude Babilônico, Sotá 48b).
Yeshua, o
Nazareno, cem anos antes do grande Rabi Eliezer, tinha dito: “Portanto, não vos
inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber?
ou: Com que nos havemos de vestir? [...] Não vos inquieteis, pois,
pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a
cada dia o seu mal.” (Mt 6:31;34).
8. Rabi
Meir tinha dito: “Na medida em que um homem mede lhe medirão.” (Sanhedrin 2b).
Yeshua, o
Nazareno, dizia: “Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a
medida com que medis vos medirão a vós.” (Mt 7:2). Rabi Meir viveu e exerceu
[seu ministério] quase que 130 anos depois de Yeshua, o Messias.
9.
Palavras do Rabi Yochanan, filho de Nafcha: “Diz-lhe: lança o argueiro de entre
os teus olhos; diz-lhe: Lança a trave de entre os teus olhos” (Talmude
Babilônico, Baba Batra 15b).
As
palavras de Yeshua, o Nazareno, 180 anos antes do Rabi Yochanan: “E por que vês
o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?”
(Mt 7:3).
10.
Ensinou Elisha ben Abuyá: “um homem que
tem boas obras e ensina muito a Torá, a quem ele se
assemelha?
Ao homem que constrói pedras em baixo e depois tijolos; e, vindo
muitas águas e irem de encontro a elas, não as mudam de lugar. E um homem
que não tem boas obras e estuda a Torá, a quem ele se assemelha?
A um homem que construiu inicialmente [com] tijolos e depois [pôs] as
pedras; e, vindo então muitas águas correntes, de repente as despedaça
[as pedras e os tijolos]” (Pirkêi de-Rabi Natan 24;1-2).
Yeshua, o
Nazareno, ensinou, quase 200 anos antes de Ben-Abuyá: “E aquele
que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem
insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e
correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e
foi grande a sua queda” (Mt 7;26-27).
11. Disse
o Rabi Shimeon ben Gamaliel: “não é o estudo o fundamental, mas a prática”
(Talmude Babilônico, Avôt 1;7).
100 anos
antes deste disse Yeshua: “Nem todo o
que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele
que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7;21).
12. Rabi
Tarfon disse: “hoje [o
dia está] curto e muita é a obra, e os que trabalham são preguiçosos
e o galardão é muito e o dono da casa está necessitado”.
Yeshua, o
Nazareno, 100 anos antes de Rabi Tarfon, disse: “Então, disse aos seus
discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os obreiros” (Mt 9;37).
13. Rabi
Shmuel haKatan, disse aos seus discípulos: “da forma como ensinei
[diligentemente] ante vós de graça, do mesmo modo ensinareis [diligentemente]
de graça”.
200 anos
antes dele, disse Yeshua, o Nazareno, aos seus discípulos: “de graça o
recebestes, de graça o daí” (Mt 10;8b).
14.
Ensinava Rabi Yirmeyah: “todo aquele
que humilha a si próprio por causa das palavras da Torá neste
mundo,
será engrandecido no mundo vindouro; e todo [aquele que] se coloca
como um servo, por causa das palavras da Torá, neste mundo, será feito
livre no mundo vindouro” (Talmude Babilônico, Bavá Metziá, 85b).
Ensinou
Yeshua, o Nazareno, 200 anos antes daquele: “Porque o que a si mesmo se exaltar
será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23;12).
15.
Yochanan, em [nome de] Rabi Yosef pôs [em questão]: “o Shabat foi entregue em
vossas mãos, e nãos vós entregues a ele [ao Shabat]” (Talmude Babilônico, Yomá,
85b).
Yeshua, o
Nazareno, ensinou: “O Shabat foi feito por causa do homem, e não o homem, por
causa do Shabat” (Mc 2;27).
16. Disse
Rav Sheshet: “todo [aquele que] olhar para o menor dedo de uma mulher, é como
se olhasse para a vergonha [dela]” (Talmude Babilônico, Shabat, 64b).
Disse
Yeshua, o Nazareno: “qualquer que atentar numa mulher, para a cobiçar, já em
seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5;28).”
Isso nos mostra duas coisas fundamentais:
Primeiro que Yeshua conhecia o Talmud e também extraiu o de melhor dos sábios Rabinos de sua época.
Segundo que os Rabinos posteriores, também extrairam o que há de melhor no Talmud e chegaram a conclusões semelhantes as de Jesus.
Ou seja, o judaísmo e o cristianismo são religiões distintas, mas em essência, pregam a mesma filosofia altruista.
Compare !
Compare !
Shalom!
Primeiramente devo dizer que seu blog é muito bom, estou repassando os artigos antigos e estão me ajudando muito. Gostaria de saber qual Bíblia usas e qual tu acha a melhor em nosso idioma, sei que não há tradução perfeita, por isso procuro consultar várias versões, tenho uma KJV, uma NVI, uma ARA e a que raramente utilizo, BLH.
ResponderExcluirGrato.
Olá Gilson, tudo bem. Eu recomendo como melhor versão atualmente a bíblia de Jerusalém. Inckusive tenho uma postagem sobre ela aqui neste blog. Apesar de não existir uma tradução exata, ela tem um excelente rodapé e é ecumênica. Abraços!
ResponderExcluirÉ óbvio que as palavras não vinham dEle, como Ele mesmo disse. O texto não traz nada novo, aliás é bastante óbvio. O fato é que, mesmo eles conhecendo as Escrituras, e sabendo que Ele falava a verdade, não O reconheceram como Deus.
ResponderExcluirboa analise, parabéns
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