segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os ensinos de Jesus e dos Rabinos


O Mashiach Yeshua deixou muitos ensinamentos, não escreveu nenhum livro mas sua biografia foi exposta em quatro livros chamados de Evangelhos, muitos religiosos, educadores e até mesmo filósofos ao longo dos
séculos vêm se maravilhando com tais ensinamentos deixados pelo Grande Rabbi judeu que viveu no primeiro século, porém, para os ocidentais que desconhecem em sua grande maioria os escritos judaicos que compõem o Talmud não percebem uma grande semelhança de ensinamentos do Talmud com os ensinos de Yeshua, em consequência deste fato, os judeus hassídicos acusam Yeshua de ter cometido plágio, isto é, ter copiado ensinamentos de rabinos que viveram antes dele, dentre estes rabbis, o que é mais citado ou pelo menos seus ensinamento muito se parecem com os de Yeshua, estou me referindo ao grande e respeitado Rabbi Hillel, algumas citações deste Rabbi chegam ser as mesmas citações na íntegra de Yeshua.

Sobre Hillel o Talmude Sukot 28a. nos dá algumas informações, judeu da tribo de Benjamim que viveu entre os anos de 60ac. à 9dc., era um Rabbi amável com seus discípulos e com estranhos também, tinha 80 discípulos dispostos em pares(2 em 2) que difundiam seus ensinamentos, o que nos chama a atenção é o fato de Yeshua também possuir discípulos dispostos em pares de 2 em 2, apenas com uma diferença, Yeshua tinha 70 discípulos(Lucas10:1). Para que os chaverim possam analisar melhor esta questão, passarei a expor uma lista das principais citações de Hillel,juntamente com as citações de Yeshua e no final farei uma análise geral do assunto.  

As citações de Yeshua e de Hillel - Semelhanças
Passarei agora a mostrar as principais citações de Yeshua que são muito parecidas quando não idênticas com as citações do Rabbi Hillel que chegou a ser contemporâneo de Yeshua, quanto este era menino.

Yeshua: "Bendizei aos que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam"(Lucas6:28)
Hillel: "Se alguém busca em te fazer o mal, farás bem em orar por ele"(Talmud Bavil Shabat 158c)

Yeshua: "Porque eu vos digo: até que o céu e a terra passem, nenhum yod ou til jamais passará da Torah, até que tudo se cumpra"(Mateus5:18)
Hillel: "Nenhuma letra da Torah jamais será abolida"(Talmud Shemot Raba 6.1)

Yeshua: "Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia"(Mateus5:7)
Hillel: "Aquele que é misericordioso para com os outros receberá misericórdia do Céu"(Talmud Bavil Shabat 158b)

Yeshua: "Porque vês o cisco no olho de teu irmão, e não reparas a trave que está no teu próprio olho"(Mateus7:3)
Hillel: "Eles falam: 'Remova o cisco de teu olho', e ele retrucará: 'Remova a trave que está em seu próprio olho"(Talmud Bavil Baba Bathra 15b)

Yeshua: "O Shabat foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Shabat"(Marcos2:27)
Hillel: "O Shabat foi feito em prol do homem e não o homem por causa do Shabat"(Talmud Bavil Yoma 85b)

Yeshua: "Tudo, quanto pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o  vós a eles, porque esta é a Torah e os Profetas"(Mateus7:12)
Hillel: "Não faça aos outros o que não deseja que façam a você, esta é toda a Torah, o restante é comentário, vai e pratica isto"(Talmud Bavil Shabat 31a)

Yeshua: "Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança fora de ti........"(Mateus5:29)
Hillel: "Se o teu olho direito de ofende, arranca-o e corta fora......(Talmud Bavil Nidah 13b)

Yeshua: "Não julgueis para não serdes julgado, pois, com a medida com que julgares, sereis julgado também, e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também"(Mateus7:1e2)
Hillel: "A mesma medida com que um homem mede, eles usarão para medi-lo em retorno"(Talmud Sotah 8b - middah keneged middah)

Yeshua: "Qualquer, porém, que fizer ropeçar a um destes meus pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado nas profundezas do mar"(Mateus18:6)
Hillel: "Com tamanha pedra amarada ao pescoço, como poderá ele ocupar-se de estudar a Torah"(Talmud Bavil Kidushin 29b)

Yeshua: "Estava nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, preso e foste ver-me"(Mateus25:36)
Hillel: "Adonai Eterno é descrito vestindo os nus(Adão e Eva - Gên.3:21), visitando os doentes(Abraão - Gên.18:1), confortando os enlutados(Isaak - Gên.24:63) e sepultando os motos(Moisés - Deut.34:5e6)"(Talmud Sotah 14a)

Esta próxima citação de Yeshua é muito semelhante a de um outro Rabbi chamado Shammai que foi também contemporâneo de Hillel e que aliás eram opositores um do outro, Yeshua concorda com Shammai no caso do divórcio.

Yeshua: "Eu porém, vos digo: Qualquer que repudiar sua mulher, exceto no caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera......"Mateus5:32)
Shammai: "Vocês só deverão dar carta de divórcio se vossas mulheres cometerem adultério....."(Talmud Bavil em Mishinah Gittin 9:10)

Nisto vemos que Yeshua conhecia muito bem o Talmud ensinado em seu tempo, e em sua grande maioria são bons ensinamentos, não concordo com meus irmãos hassídicos quando acusam Yeshua de plagiar os rabinos do passado, afinal, isto é muito comum até hoje, um rabino usar ensinamentos de outro rabino famoso, entendo que foi o que aconteceu com Yeshua.

Quem tomou de quem?

"Os rabinos costumam dizer: “Yeshua, o Nazareno, não ensinou coisas novas; todos os belos provérbios que ele usava não provinham dele. Todas as palavras de moral que ensinava não eram dele. Ele bebeu toda sua inovação dos ensinos rabínicos.” Opiniões como esta são as difundidas nos meios judaicos, e que freqüentemente os propagadores das Boas Novas de Yeshua o Messias se deparam com ela freqüentemente"

Nas próximas linhas, serão comparadas as proclamações do “Nazareno” e as proclamações de diferentes rabinos, com seus respectivos nomes, bem como a época que viveram. Com isso, discutiremos quem poderia ter recebido de quem seus respectivos ensinamentos.

1. Rabi Gamaliel Barabi, disse: “todo aquele que se compadece pelas pessoas, haverá compaixão sobre ele desde os Céus; e todo aquele que não se compadece pelas pessoas, não virá
sobre ele a compaixão desde os Céus.” (Talmude babilônico, Shabat 151a).

Yeshua, o Nazareno, disse: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” (Mt 5;7).

Estes dois ditos são semelhantes, sendo um longo e o outro curto. Quem foi o primeiro a ensinar ao mundo a importância da misericórdia e a sua grandeza? Sem dúvida que foi Yeshua, o Nazareno, que viveu quase duzentos anos antes de Rabi Gamaliel Barabi!

2. Disse o Rabi Abahu: “Um homem deve sempre tentar ser [parte do grupo] dos perseguidos, e não [ser parte do grupo] dos perseguidores, já que não existe nenhuma dentre as aves mais perseguidos do que pombas e pombos, e ainda Escritura os [privilegiou] serem preparados sobre o altar1. (Talmude Babilônico, Bavá Qamá 93a).

Disse Yeshua o Nazareno: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mt 5:10). Yeshua precedeu a Abahu em 300 anos; por isso não há como argumentar que ele extraiu suas palavras de Rabi Abahu.

3. Resh Lakish disse: “Todo [aquele que] estende a mão contra seu companheiro se chama iníquo”2.

Yeshua disse: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo;” (Mt 5:22).

Entre estes dois princípios há uma similaridade interna e não exterior. Há entre eles uma relação sinalizando que os dois procederam de uma única origem. Qual é a origem? Yeshua, o Nazareno, já que Resh Lakish não nascera a não ser quase 180 anos depois de Yeshua, o Messias.

4. Disse Rabi Yossi, em [nome de] Rabi Yehudá: “Será, pois, teu sim justiça e o teu não justiça!”, Abaiê disse: “que não fale uma coisa no coração e outra pela boca” (Baba Metsiá 49a).

Yeshua, o Nazareno, disse: “Seja, pois, teu falar sim sim e não não” (Mt 5:37). Rabi Yossi e Abaiê ensinaram sua doutrina 250 anos depois de Yeshua.

5. Raba disse: “Todo [aquele] que perdoa as suas retaliações, são perdoados todos os seus pecados” (Derech Eretz Zutá 8).

Yeshua, o Nazareno, disse: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;” (Mt 6:14) –quase 300 anos antes de Raba.

6. Ensinava Rabi Shimeon bar Eliezer: “Vistes dentre teus dias animais e aves que possuem criadores e eis que se alimentam estes seres e não vivem em sofrimento, e não foram criados a não ser para nós os usemos? E eu, que fui criado para se utilizar da criação, não terei minhas necessidades, pois, saciadas e não serei livrado de aflições”? (Talmude Babilônico, Kidushin 82a).

Yeshua, o Nazareno, ensinou: “Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em
celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?” (Mt 6:26). Yeshua ensinou este princípio 200 anos antes do Rabi Shimeon bar Eliezer

7. Rabi Eliezer disse: “Todo aquele que tem uma fatia de pão no seu cesto e diz: que comerei amanhã?
Este é o que possui um ato digno dos pequenos de fé” (Talmude Babilônico, Sotá 48b).

Yeshua, o Nazareno, cem anos antes do grande Rabi Eliezer, tinha dito: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? [...] Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mt 6:31;34).

8. Rabi Meir tinha dito: “Na medida em que um homem mede lhe medirão.” (Sanhedrin 2b).

Yeshua, o Nazareno, dizia: “Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.” (Mt 7:2). Rabi Meir viveu e exerceu [seu ministério] quase que 130 anos depois de Yeshua, o Messias.

9. Palavras do Rabi Yochanan, filho de Nafcha: “Diz-lhe: lança o argueiro de entre os teus olhos; diz-lhe: Lança a trave de entre os teus olhos” (Talmude Babilônico, Baba Batra 15b).

As palavras de Yeshua, o Nazareno, 180 anos antes do Rabi Yochanan: “E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?” (Mt 7:3).

10. Ensinou Elisha ben Abuyá: “um homem que tem boas obras e ensina muito a Torá, a quem ele se
assemelha? Ao homem que constrói pedras em baixo e depois tijolos; e, vindo muitas águas e irem de encontro a elas, não as mudam de lugar. E um homem que não tem boas obras e estuda a Torá, a quem ele se assemelha? A um homem que construiu inicialmente [com] tijolos e depois [pôs] as pedras; e, vindo então muitas águas correntes, de repente as despedaça [as pedras e os tijolos]” (Pirkêi de-Rabi Natan 24;1-2).

Yeshua, o Nazareno, ensinou, quase 200 anos antes de Ben-Abuyá: “E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda” (Mt 7;26-27).

11. Disse o Rabi Shimeon ben Gamaliel: “não é o estudo o fundamental, mas a prática” (Talmude Babilônico, Avôt 1;7).

100 anos antes deste disse Yeshua: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7;21).

12. Rabi Tarfon disse: “hoje [o dia está] curto e muita é a obra, e os que trabalham são preguiçosos e o galardão é muito e o dono da casa está necessitado”.

Yeshua, o Nazareno, 100 anos antes de Rabi Tarfon, disse: “Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os obreiros” (Mt 9;37).

13. Rabi Shmuel haKatan, disse aos seus discípulos: “da forma como ensinei [diligentemente] ante vós de graça, do mesmo modo ensinareis [diligentemente] de graça”.

200 anos antes dele, disse Yeshua, o Nazareno, aos seus discípulos: “de graça o recebestes, de graça o daí” (Mt 10;8b).

14. Ensinava Rabi Yirmeyah: “todo aquele que humilha a si próprio por causa das palavras da Torá neste
mundo, será engrandecido no mundo vindouro; e todo [aquele que] se coloca como um servo, por causa das palavras da Torá, neste mundo, será feito livre no mundo vindouro” (Talmude Babilônico, Bavá Metziá, 85b).

Ensinou Yeshua, o Nazareno, 200 anos antes daquele: “Porque o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23;12).

15. Yochanan, em [nome de] Rabi Yosef pôs [em questão]: “o Shabat foi entregue em vossas mãos, e nãos vós entregues a ele [ao Shabat]” (Talmude Babilônico, Yomá, 85b).

Yeshua, o Nazareno, ensinou: “O Shabat foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do Shabat” (Mc 2;27).

16. Disse Rav Sheshet: “todo [aquele que] olhar para o menor dedo de uma mulher, é como se olhasse para a vergonha [dela]” (Talmude Babilônico, Shabat, 64b).

Disse Yeshua, o Nazareno: “qualquer que atentar numa mulher, para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5;28).”

Isso nos mostra duas coisas fundamentais:

Primeiro que Yeshua conhecia o Talmud e também extraiu o de melhor dos sábios Rabinos de sua época.

Segundo que os Rabinos posteriores, também extrairam o que há de melhor no Talmud e chegaram a conclusões semelhantes as de Jesus.

Ou seja, o judaísmo e o cristianismo são religiões distintas, mas em essência, pregam a mesma filosofia altruista.

Compare !


Shalom!

4 comentários:

  1. Primeiramente devo dizer que seu blog é muito bom, estou repassando os artigos antigos e estão me ajudando muito. Gostaria de saber qual Bíblia usas e qual tu acha a melhor em nosso idioma, sei que não há tradução perfeita, por isso procuro consultar várias versões, tenho uma KJV, uma NVI, uma ARA e a que raramente utilizo, BLH.

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gilson, tudo bem. Eu recomendo como melhor versão atualmente a bíblia de Jerusalém. Inckusive tenho uma postagem sobre ela aqui neste blog. Apesar de não existir uma tradução exata, ela tem um excelente rodapé e é ecumênica. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. É óbvio que as palavras não vinham dEle, como Ele mesmo disse. O texto não traz nada novo, aliás é bastante óbvio. O fato é que, mesmo eles conhecendo as Escrituras, e sabendo que Ele falava a verdade, não O reconheceram como Deus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...