sábado, 19 de outubro de 2013

Como ser um lavado cerebral - condicionamento mental

Como ser  um lavado cerebral
Por Ronaldo Gomes

Cada vez que você escuta um barulho de água corrente como o de uma torneira ou riacho, você sente vontade de urinar. Cada vez que você vê alguém bebendo água, você sente sede. Isso são fatores psicológicos. Pesquisadores começaram a perceber tais associações no século passado, na Rússia, através do doutor Ivanovit, conhecido como o pai da propaganda. Suas pesquisas levaram outros cientistas a descobrirem o efeito placebo, isto é, psicológico. Embora em outras épocas, como na idade média, pesquisadores tenham percebido tais efeitos, suas pesquisas eram primarias e alcançaram um apogeu maior no inicio do século XX


O efeito placebo funciona da seguinte maneira: vou narrar um caso real. No começo do século XX , no estado da Louisiana EUA, certo homem foi hospitalizado em estado grave, em estado catatônico. Ele não conseguia falar, não se alimentava e apenas olhava tudo ao redor como apavorado e ia morrendo aos poucos. O médico fez todos os exames, de sangue, de virose, de anatomia etc...e não descobriu absolutamente nada! Na verdade o paciente estava mais saudável que o médico. Então sua esposa lhe contou o que houve. Ela disse ao médico que seu marido teve um encontro com um guru do vudhu, muito comum naquele estado, um tipo de magia que os negros norte americanos praticavam, e que eles discutiram, e que o guru amaldiçoou aquele homem. O médico, cético, tentou explicar ao paciente que aquilo não existia, mas não teve nenhum resultado.
Um belo dia, o médico entra na sala, todo sujo de terra e com ferimentos e diz ao paciente ali hospitalizado:  Olha, eu fui no cemitério e encontrei o guru. Ele me disse o feitiço que jogou em você. Nós brigamos e eu consegui arrancar dele um antídoto. Ele disse que em seu ventre esta nascendo um jacaré.O médico deu o antídoto ao paciente e disse que ele iria vomitar. Pediu a enfermeira que pegasse um balde. O paciente, de fato vomitou e o médico retirou do balde um filhote pequeno de jacaré, animal que é típico daquela região pantanosa ao sul dos EUA.
Após esta cura, o paciente se recuperou surpreendentemente. Voltou a falar e a se alimentar e em menos de uma semana teve alta. Um detalhe: Esse encontro do médico com o guru nunca aconteceu. Nem o paciente ter vomitado um jacaré, pois na verdade o médico trazia o filhote em seu bolso. O paciente se curou por acreditar ter tomado um antídoto. Na verdade ele nunca esteve doente, ele adoeceu por acreditar ter sido um enfeitiçado. Isso é o efeito placebo. Até hoje médicos receitam pílulas de água com farinha para hipocondríacos, pessoas que acreditam estarem doentes sem estarem. O médico deste caso foi um dos maiores pesquisadores do efeito placebo, a influência do psicológico sobre o físico.

Na idade média, certos pesquisadores fizeram uma experiência parecida. Pegaram alguns condenados a morte para isso. Na época e no lugar a morte era por decapitação, onde o preso tinha os olhos vendados. Os pesquisadores  vendaram os olhos do paciente, mas ordenaram ao carrasco que não os atingissem,  mas apenas batessem com o machado na madeira enquanto os pesquisadores jogavam um pouco de água no pescoço do preso para este pensar ser sangue. Sabe o que aconteceu? Oitenta por cento dos presos que participaram da experiência morreram. Por que? Por decapitação? Não. Morreram por acreditarem estarem sendo assassinados. Isso mostrou há muito para os cientistas que o poder do psicológico no ser humano é incrível e exerce um enorme poder sobre o físico. Na verdade, tudo que acontece com você, até uma dor que você sente ao se machucar, é o seu cérebro que envia as informações para que você sinta a dor. O cérebro é como um processador de dados do ser humano, que pode ser programado até para dar ordens aos órgãos de pararem de funcionar!
E que isso tem a ver com religião? Vamos chegar lá. RS
Oitenta por cento das pessoas que vão em uma igreja pela primeira vez, estão passando por algum tipo de problema, na época. Seja financeiro, seja sentimental, seja familiar etc.... Ou seja, ninguém busca Deus quando esta tudo bem, mas quando as coisas começam a piorar, vão correndo rezar! Mas enfim! Como no primeiro exemplo citado, da água, a pessoa que entra em uma igreja, sente aquele ar agradável, o bom perfume, um silêncio, um ambiente de paz. Ou em outros casos, dependendo da denominação, vê as pessoas felizes cantando e pulando como se todas elas tivessem uma vida perfeita. A primeira coisa que o cérebro associa é: dentro=divino Fora=perigoso!
A pessoa ao ver rituais de exorcismos, de pessoas que passam pelos mesmos problemas que o seu, começa a se pensar: Hum, agora eu sei porque minha vida esta assim, são os demônios! Mesmo se a pessoa tiver um certo ceticismo, isso é tão psicológico quanto ver alguém beber água. Você não esta com sede, mas só de ver alguém beber água fica. O caso é o mesmo. E as manifestações físicas que seguem, são o mesmo caso do efeito placebo. Vou falar mais disso adiante.

O pré-condicionamento mental

O ser humano nasce sem informação alguma do mundo. Nós nascemos como um computador sem softwer que precisa de dados para saber o que fazer, até como falar, andar, fazer as necessidades etc.... É assim que aprendemos nosso idioma, ouvindo.

Freud observou que toda a base de nossa personalidade se forma na infância, de acordo com as informações que recebemos de nossos pais e de nosso meio. E isso nós vemos claramente nas religiões. Se você em lar budista você é budista! Se nasce em um lar cristão, é cristão e assim por diante. Se você nasce, por exemplo na Índia, provavelmente, eu digo isso porque há exceções, você será Hindu!



Desde criança seus pais vão lhe falar dos vários deuses de sua religião e como eles te ajudam a fazer tudo e viver melhor, e como Krhisna, por exemplo, foi bom e justo e esta sempre disposto a atender os que nele crêem. Dificilmente seus pais vão lhe falar de outras religiões porque no Mahabarata diz que o mahabarata é a verdade e quem não seguir ou contextar o que diz esse livro sagrado poderá arder no inferno por Mara. Na verdade dificlmente você saberá que existem outras culturas e religiões até a idade escolar. Na idade média você passaria a vida toda sem saber sequer que existiam outras religiões bem diferentes da sua porque naquela época não tinha internet, televisãoe tc.... E quando você perguntasse ao seu pai sobre os cristãos ele diria: Os cristãos são hereges, roubaram muitas coisas da nossa religião e eles não aceitam o senhor Khisna como salvador da humanidade, eles vão se arrepender depois que morrerem.

Isso é porque a pessoa nasce, vive e cresce em um meio. O homem é fruto do meio. E o homem é Pré-condicionado desde a infância a acreditar nas coisas do seu meio. No cristianismo acontece o mesmo do exemplo acima. Nós vivemos em um planeta com 7 bilhões de pessoas de diversas culturas e religiões, mas cada religião acredita que a sua é a verdadeira, e consequentemente mais de dois terços de pessoas do planeta já nascem condenadas. Salvação não é mais questão de obras é questão de geografia. Um cristão diz: Mas a bíblia diz isso! Um mulçumano diz: O alcorão diz isso. Um hindu diz: O mahabarata diz isso! E assim por diante.

O poder do medo

Você nasce em um país cristão, então sua mente já é pré-condicionada a acreditar em certas coisas. Os cristãos acreditam em um Deus todo poderoso, bom misericordioso e justo, mas, que estranhamente tem um inimigo, chamado satanás e seus demônios, que estão sempre tentando atrapalhar os planos desse Deus todo poderoso, e eles vivem aqui conosco, levando o ser humano a pecar. Mas se você pecar porque o diabo te fez fazer isso esse mesmo Deus de amor e bondade vai te lançar no inferno onde você vai ser torturado eternamente e para todo todo todo o sempre por algo que o inimigo desse Deus te levou a fazer, mas....Deus ama você!

Por mais contraditório e ilógico que isto seja, uma pessoa que nasceu condicionada a acreditar nisso não consegue perceber a incoerência. Não se ensina truques novos a um cavalo velho. O cérebro fica preso em uma ilusão mental que só existe na mente da pessoa. O medo desse castigo terrível, impede a pessoa de raciocinar, analisar, questionar e a força dos pregadores enfatizam isso em seu cérebro.



Recentemente o pastor Silas Malafaia disse intimidando seus fiéis, que mesmo que soubessem de erros dos seus pastores, que não denunciassem, pois eles eram ungidos e “Ai de quem falar mal do ungido de Deus” O malafaia pra quem não sabe é formado em psicologia e usa isso para manipular. O lavado cerebral é tão preso, que não consegue raciocinar: Porque um ungido cometeria pecados e crimes? Quem ungiu o tal ungido ou onde na bíblia diz extamente que eles são ungidos? O medo é tanto que isso não importa, não fale do ungido e pronto Rs!

A FÉ CEGA
Este ano na Bolivia, moradores filmaram uma suposta nave mãe vista na serra que chamou a atenção ufólogos. O pesquisador de ufologia, ao chegar no local, conversou com uma senhora que testemunhou o fato. Ao pesquisar a região ele descobriu na serra, uma igreja nova, recém inaugurada que tinha o formato circular. A noite, quando a igreja acendia as luzes, os moradores de baixo viam e pensavam ser uma nave mãe, pois só viam as luzes formando um circulo no escuro e no alto. Quando o pesquisador mostrou as imagens para a senhora que foi testemunha ela disse: “Não, eu continuo acreditando que foi uma nave!” Isso é fé cega! Não importa as evidências , o ser humano tem uma necessidade enorme de acreditar mesmo que contestado.

Quando alguma emissora, divulga provas de que um pastor é ladrão, corrupto ou até criminoso, a resposta de uns 80 por cento dos fiéis é a mesma da senhor do exemplo: “É uma armação, é óbvio! É uma montagem. Meu pastor é ungido”
Esse poder do psicológico sobre o ser humano, levou muitos pregadores a o utilizarem em beneficio próprio. Argumentos como, “Você não pode questionar a bíblia” foram pouco a pouco sendo introduzido na cabeça dos fíéis através das igrejas. Como se a bíblia tivesse sido escrita por Deus e do mesmo jeito como a temos hoje. Se você mostra um manuscrito e diz que nele não consta algo que tem na bíblia, na mente do lavado, você é um demônio maligno que esta tentando questionar a inerrabilidade bíblica. Ou, é o diabo que esta te fazendo fazer isso, você vai pro inferno! O diabo não, mas você vai! A bíblia passou por quatro idiomas por muitas mãos até chegar as ferreiras de Almeida. São milênios de história que na cabeça do lavado ela veio como ela tem escrita por Deus do céu, com zíper e tudo.

A crença mesmo sem existir

Quando eu era criança, eu me lembro de uma reportagem que o fantástico fez na praia de Copacabana no Rio, onde estavam aparecendo estranhos círculos na areia. O repórter entrevistou alguns moradores locais e cada um dizia uma coisa. Um diziam: Eu vi uma luz, ou eu sinto uma energia estranha aqui, e um chegou afirmar que viu uma nave. Após a reportagem, o autor dos círculos se manifestou. Era um velhinho que fazia exercícios na areia, e no local ficavam círculos. Ele até mostrou como fazia. Tudo bem, mas a pergunta é: Como as pessoas viam luzes e até uma nave? O ser humano tem uma capacidade incrível de acreditar no que nem sequer existe.
Isso é porque o cérebro humano é racional. Então o cérebro tenta achar uma resposta para tudo. Se o cérebro tem informações (estudo) ele busca a resposta nessas informações. Se não tem, ele cria informações próprias para tentar responder aquilo que ele não entende. Por exemplo, se alguém tem um ataque epilético, um médico que possui informações dirá: É uma doença! Um cérebro que não possui dirá: É um demônio! 

Isso tem acontecido com alguns índios no Brasil, no vídeo que tem circulado na rede onde índios enterram crianças vivas por terem uma determinada doença que eles não conhecem e eles atribuem a demônios, maldição etc..... É o raciocínio primitivo devido a falta de informações (estudo) O ídio não tem a nossa crença religiosa então essa sua crença não passa de um pré-condicionamento transmitido, ou seja, ele é fruto do seu meio. Consequentemente dificilmente você verá o demônio ou uma manifestação demôniaca em uma tribo indigena, porque não faz parte da cultura deles.

Se você vai em um lugar que dizem que é mal assobrado, e você acredita, mesmo que você não veja nada, seu cérebro vai produzir informações e associar as coisas banais como uma porta que bate ou um objeto que cai no chão ao sobrenatural, porque seu cérebro tenta respaldar a informação que ele tem.

Tanto no Egito quanto na Malasia, existem pobres que moram em cemitérios pela falta de moradia. Se fosse em um país cristão, uns ja teriam vistos vultos e demônios, outros já estariam se comunicando e psicografando cartas, outros exorcizando etc...Nesses países não acontece nada disso, nem uma assombraçãozinha sequer! Porque na cultura deles, eles não foram pré-condicionados a acreditarem nisso!

Recentemente eu estava debatendo sobre a questão da graça e da lei em minha página. Virou uma guerra! xingamentos e ofensas para tudo que é lado! Cada vez que eu tentava debater eu perguntava: “Onde Jesus Cristo disse que veio abolir a lei?” Uma pergunta até então simples! Mas as respostas eram e sempre são: “Diz em gálatas, em efésios em Romanos etc...” Mas nenhuma dessas epístolas é de Jesus Cristo. Eu pergunto de novo: Onde Jesus diz? Ai vem as ofensas! Isso é porque um cérebro pré-condicionado por um sistema religioso antigo, não consegue se libertar. Por mais que não esteja escrito, na cabeça da pessoa esta escrito, ainda que não esteja. Se eu ensinar uma criança que azul é verde, ela vai crescer acreditando que é. Mesmo se um dia ela descobrir que não é, seu cérebro vai lutar contra isso e tentar criar respostas para afirmar que é.

Um juiz deu um código penal. Após ver que os cidadãos da cidade cometiam muitos crimes ainda, ele nomeou seu filho sub-xerife. Os criminosos mataram seu filho, e os amigos de seu filho que sofreram muito com sua morte disseram: “Ele morreu para acabar com o código penal e diminuir assim a criminalidade”

Por mais ilógico que esta analogia pareça, é o que o cristão no geral diz quando alguém argumenta que a lei não foi abolida. Não importa se você é judeu, cristão, budista, branco, negro etc... se você cometer um crime, você vai ser preso por ter violado o código penal. É óbvio! Mas são argumentos que não entram em uma mente pré-condicionada. Se você cometer um crime, o filho do criador do código penal vai advogar por você e te tirar da cadeia.

Muitos me acusaram de estar judaizando as pessoas, como se Jesus não tivesse sido judeu, enfim, o que eu sempre disse é que a lei é como um código penal, causa e efeito! Você não é obrigado a seguir, mas vai arcar com as conseqüências de cada crime que cometer, é simples!

O condicionamento transmitido

O padre Martinho Lutero, rompeu com a igreja católica devido as suas vendas de indulgências, mas a teologia de Lutero era a mesma da igreja católica. Chegou a escrever um livro chamado: “Jesus foi judeu” para atrair a simpatia e o apoio dos judeus da Alemanha! Depois que ele percebeu que os judeus não tinham esse mesmo condicionamento mental, de acreditar em três deuses, diabo etc....Lutero se revoltou e escreveu um livro chamado: “Dos judeus e suas mentiras” onde ele manda até matar e queimar as sinagogas dos judeus.  Lutero foi mais adiante. Queria tirar o velho testamento e deixar só um evangelho, o de Lucas na bíblia junto com os demais livros do NT. Porque Lutero, devido ao seu anti-semitismo, achou que o deus dos judeus era  mal e sanguinário. Padrão que vemos até hoje, basta por Roberth Smith nom youtube, ou em canais como verdade oculta, que verá os mesmos argumentos. Então Lutero, como a maioria dos cristãos, acreditam que só o amor basta e que Jesus resumiu a lei em só amar a Deus e ao próximo! Ou seja, é só o amor que basta e nada mais. Tanto amor que ele fez a primeira inquisição na Alemanha, matou judeus, incentivou que queimassem suas sinagogas, estupraram mulheres na frente dos filhos, assassinou seus pais em suas frente e seu livro serviu de base até para a Alemanha nazista. Mas o mais importante é o amor! Nós não precisamos seguir as leis do código penal, só amar ao próximo. E quem não aceitar esse amor, a gente mata , queima, xinga, incendeia, violenta porque não aceitam o amor de Cristo! Lindo não.

Um lavado não percebe a incoerência disso. Quem tem a mente aberta e livre, nota que é ridículo pregar só duas leis e não segui-las.
Esse artigo é a base do condicionamento mental. A seguir vou escrever sobre um artigo sobre como manipular pessoas, com técnicas de psicologia e condicionamento mental.  No dia em que as pessoas começarem a questionar e a perguntar essas coisas a seus pastores, seus lideres e até aos que defendem heresias, elas vão começar a perceber que são verdeiramente livres.
Por: Ronaldo Gomes
Este artigo só pode ser reproduzido se citando fonte e autor.



3 comentários:

  1. quem criou a maçonaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém sabe ao certo quando começou a maçonaria, nem os maçons, só se sabe que ela é franco, isto é, provavelmente na frança. Os maçons fazem o ritual de hiram o construtor do templo. Outros acreditam que ela começou com os construtores na idade média que moravam em cabanas que eles chamavam loja, enquanto eles construiam as catedrais, uma vez que maçom significa construtor. Mas existem muitas histórias diferentes e ninguém sabe ao certo. Abraços!

      Excluir
  2. Ótimo Post Ronaldo.
    Estou acompanhando o seu blog. Muito bom, Parabéns mesmo.
    Sou Adventista do Sétimo Dia e por enquanto não vi nada que fosse contra as minha crenças. E de boa se eu achar eu vou considerar carinhosamente, pois acredito no seu jeito de pensar por ele ser simplesmente LÓGICO! E temos que usar da coerência mesmo, logo quando se trata da Bíblia!
    Já ganhou um adepto que não é... bem, como você costuma chamar, Um lavado. rsrs
    Graça e Paz amigo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...