quarta-feira, 12 de março de 2014

O falso apostolado de Paulo - A letra mata

O FALSO APOSTOLADO DE PAULO - A LETRA MATA
Por: Ronaldo Gomes

Sempre quando eu publico algum estudo teológico em alguma rede social que vai contra o credo de algumas pessoas, dificilmente a pessoa contra-argumenta baseada na bíblia, mas geralmente surgem ofensas aleatórias e, outras pessoas por falta de argumentos lógicos dizem aquele velho chavão de Paulo: "A letra mata". Ou : "As coisas espirituais devem ser dicernidas espiritualmentes", numa forma clara de rejeição a qualquer estudo teológico. Engraçado que o Messias que elas dizem seguir, Jesus, criticou os fariseus da sua época por desconhecerem as escrituras: "Errais não conhecendo as escrituras e o poder de Deus".

E de onde surgiu esse argumento? De Paulo. Só nesta introdução vemos uma diferença clara nos ensinos de Paulo. E outra coisa que observamos, que todos que estudam teologia sabem, é que a igreja não é cristã, é paulina. Toda a base teologia e dogmatica de quase todas as denominações cristãs são baseadas em Paulo, não em jesus. Arrebatamento, salvação gratuita, cargos eclesiasticos etc... tudo doutrina de Paulo.

As pessoas não veem nenhum problema nisto, pois as pessoas são pré-condicionadas desde pequenas a acreditarem que Paulo foi o maior dos apóstolos e que seus ensinos são iguais aos de Jesus, pois, afinal de contas, ele aprendeu com o próprio Cristo o evangelho, ainda que ele nunca tenha conhecido Jesus. E as pessoas por credo não conseguem analisar racionalmente as diferenças do que Jesus disse e do que Paulo disse. As diferenças entre o que os demais apóstolos pregavam, e até as suas divergências com Paulo são evidentes no novo testamento. A epístola de Tiago, por exemplo, nem sequer entrou nos primeiros concilios no cânon, porque todos sabiam que era uma resposta a epístola de Paulo aos Romanos (veremos adiante)

Vamos analisar estes pontos e algumas curiosidades.

PAULO APÓSTOLO?

No primeiro século haviam vários messias e cada um deles com seus seguidores (ver: Os falsos messias da judéia). O judaísmo fervia de seitas e facções diferentes. Havia Simão Barjonas, Simão o mago (mencionado em atos e no evangelho de Pedro), Simão pirineu, Apolonio de tiana, Barcokva etc....  Devido a opressão Romana, os judeus anseiavam por um messias, ou esperavam que o messias se manifestasse naquela geração, e isso era um prato cheio para pessoas que acreditavam serem o messias, e elas atraiam muitos seguidores. Uns com curas, outros com palavras e outros com incitação a rebelião. Dentro do judaísmo mesmo haviam correntes diferentes, como os saduceus, fariseus, essênios etc....

Mas duas vertentes messiânicas tornaram-se mais proeminentes no primeiro século. Os seguidores de João Batista e os seguidores de Jesus. Os seguidores de João batista acreditavam que ele era o messias e não jesus, isto testemunhado por alguns pais da igreja. Os seguidores de Jesus eram maiores, e justamente por essa expansão, começaram a surgir facções diferentes de crentes que acreditavam que Jesus era o messias. Uns acreditavam pelos testemunhos dos apóstolos (os doze) e outros pelos testemunhos de pessoas que se convertiam e saiam pregando como Paulo. Paulo mesmo em corintios atesta isto:

"Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo"
1 Coríntios 1:11-12
Como vemos, haviam uns que diziam ser de Pedro, outros diziam ser de Paulo, outros diziam ser de Apolo (talvez um novo convertido) e assim por diante. Não havia apenas um grupo unanime e unido como nós somos induzidos a crer. E também não havia uma harmonia entre Paulo e os demais apóstolos. Em sua epístola aos Gálatas, Paulo declara que confrontou Pedro abertamente e vai mais além, quando se refere aos demais apóstolos. Observe que Paulo mesmo se refere aos demais apóstolos como notáveis (algumas bíblias traduzem colunas) :

 "Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos notáveis; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão". Gl 2,1-2
Esta é tradução mais fiel baseada nos textos gregos

 "E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como os notáveis, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gl 2,9

Os mesmos que ele descreve que não lhe acrescentaram nada:

"E, quanto àqueles notáveis que pareciam ser alguma coisa (o que na realidade não interessa; Deus não faz acepção de pessoas ), de qualquer forma esses notáveis não me acrescentaram em nada" Gl 2,6 (ps. Esse versículo as bíblias traduzem diferente do texto grego tendenciosamente. ver bíblia de Jerusalém ou outra de estudo)

De fato, o próprio Paulo admite que não era considerado apóstolo pelos demais:

"Se não sou apóstolo para os outros (apóstolos) ao menos sou para vós" (1cor 9,2)

e que foi abandonado por eles:

"Bem sabes isto, que os que estão na Asia todos se apartaram de mim." (2 Timóteo 1, 15)

Após a saída de Judas, os apóstolos tiveram que escolher um novo apóstolo em seu lugar, e o critério utilizado, segundo o entendimento deles através do espirito santo era que:
o escolhido devia ter seguido Jesus desde o dia do seu batismo até à sua morte (Atos 1, 21-22).

Critérios estes que Paulo não preenchia. Paulo chega mesmo a utilizar Escrituras, aplicando antigas profecias a ele próprio, nomeadamente Isaías 49, 6: "também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra." (Atos 13, 47-49) O problema com esta profecia é que se aplicava apenas a Isaías. Não a Paulo.

Na verdade os apóstolos nunca ordenaram Paulo apóstolo, mas ele mesmo. A palavra apóstolo significa enviado, isto é, alguém que foi enviado diretamente por Jesus ou por alguém enviado por ele. Paulo não preencheu este requisito, uma vez que os demais apóstolos não o reconheciam como tal.

Jesus, em seu famoso sermão profético advertiu aos seus seguidores sobre isso dizendo:

"Surgirão falsos cristos (palavra que significa ungido) e falsos profetas em meu nome (como que surgiria um messias em nome do messias?) e enganarão a muitos, e se possível até os escolhidos. Não os creiais, eu não os enviei" (mateus 24 ou lucas 21)

O problema deste texto é a palavra messias que todos pensam se referir a messias mesmo, mas essa palavra significa ungido. Qualquer pessoas que se diga ungida esta se dizendo messias. Até porque não teria como alguém surgir em nome de Jesus se dizendo messias literalmente: "Olha, eu sou o messias e o messias me enviou". Não teria como. E o que Jesus esta advertindo aqui? "Não vai vir mais ninguém"
Paulo veio em nome de jesus dizendo: "Eu fui enviado"

Ou seja, jesus advertiu que não enviaria mais ninguém, tipo assim: "Olha, se vier alguém em meu nome dizendo: o Cristo me enviou; não acreditem, eu não enviei mais ninguém OK"

E ai surge Paulo no cenário Cristão dizendo: "Cristo me enviou" e vira a pedra angular de toda a igreja. Estranho!

E para respaldar sua história de enviado (apóstolo) Paulo narra uma história de um encontro miraculoso com jesus no caminho á Damasco. Tudo bem, mas o problema é que o maior acontecimento da vida dele ele narra três vezes no livro de Atos (que ele escreveu com Lucas) de formas diferentes. Em cada narrativa ele difere da outra, como se não se lembrasse mais do que disseram antes. Para não estender o texto vou mostrar um vídeo do professor Sabino, onde ele mostra essas diferenças e as correções que os Pais da igreja fizeram para que todos aceitassem:



E foi o mesmo paulo que disse: "Se pela minha mentira, abundou o evangelho da graça de Deus por que ainda sou julgado pecador?" Rm 3,7  Será que a mentira que paulo se refere era esse suposto encontro?


AS FALSAS PROFECIA DE PAULO

Segundo o livro de deuteronômio, Deus deixou um sinal claro para que seu povo soubesse dicernir um falso profeta de um verdadeiro (dt 18). Um sinal que até uma criança de cinco anos entenderia:

"Quando um profeta falar em meu nome e suceder conforme ele falou, em meu nome falou tal profeta. mas se um profeta falar em meu nome e não acontecer, e não suceder assim, loucamente falou tal profeta, não o ouvireis"

É simples! É como dois mais dois, são quatro. Simples! Se um profeta falar e acontecer ele é de Deus. Se não acontecer não é. Simples assim!



E Paulo em sua epístola aos tessalonicenses, na segunda, Paulo profetiza acerca da volta de Jesus, que ele acreditava ser em sua época. Ao invés de mostrar o texto original, vou mostrar na versão da ferreira de almeida mesmo:

"Nós (paulo e os seus) os que ficarmos vivos, seremos arrebatados" 

Paulo disse claramente que ELE, Paulo e os seus seriam arrebatados.Nos papiros mais antigos o texto diz:

"Nós, os vivos" mas foi corrigido, tudo bem. De qualquer maneira esse texto não é para o futuro como os pregadores dizem. O texto é claro! Paulo esta dizendo que ele e os seus que ficariam vivos, ou os vivos, seriam arrebatados! Algum deles foi arrebatado? Não. Todos morreram. E ai eu pergunto: Essa profecia se cumpriu? Paulo foi um profeta?

Depois, em sua epístola aos corintios, que apesar da ordem em que esta em sua bíblia, foi escrita depois de Tessalonicenses pela cronologia, Paulo muda de idéia, e já não fala mais em arrebatamento, mas em corpos transformados. Outro texto corrigido. Mas na sua almeida diz:

"Nem todos dormiremos (morreremos) mas num piscar de olhos, ao soar da trombeta seremos transformados"



Os papiros antigos diziam: "Todos nós não dormiremos", mas os pais da igreja corrigiram porque eles ficaram constrangidos por esta profecia não ter se cumprido, pois todos morreram. Mas mesmo na ferreira de almeida, da pra jogar este texto para o futuro? Paulo diz no texto "NÓS" que significa: "Eu Paulo, e vocês". Ou seja, ele esta se referindo a ele mesmo e aos seus em sua época. Isso se cumpriu? Não. Algum deles foi transformado? Não

Como vemos, isso é distorcido e ignorado pela fé. Podem distorcer, harmonizar, tentar forçar o texto, mas a  verdade é que Paulo fez por duas vezes falsas profecias. Tanto que em corintios mesmo para corrigir o que ele dissera em tessalonicenses, ele diz: "carne e sangue não podem entrar no reino dos céus". ou seja, ninguém vai ser arrebatado. Confiram em suas bíblias. E respondam com sinceridade se Paulo foi ou não um profeta.


PAULO VERSUS OS APÓSTOLOS

Jesus esteve segundo os evangelhos, pregando durante três anos e instruindo seus apóstolos. Estranhamente ele revela coisas novas e diferentes a Paulo, tão novas ao ponto dos bispos terem colocado mais da metade do novo testamento só de epístolas de Paulo e terem rejeitado todas as epístolas dos apóstolos, só entrando alumas depois.Da a impressão que o trabalho de Jesus foi em vão, pois a revelação só viria mesmo com Paulo. Ou os apóstolos não aprenderam nada ou escreveram o oposto. É a impressão que da, uma vez que homens rejeitaram as epístolas dos apóstolos que andaram com Jesus e colocaram um monte das epístolas de Paulo. Se a igreja tivesse montado o novo testamento diferente como seria o cristianismo?

PAULO VERSUS PEDRO

Todos somos condicionados a acreditar que Pedro e Paulo eram amigos e que ambos fundaram a igreja em Roma. Isso não é verdade. Mas a formação da bíblia nos da a entender isto, uma vez que as epístolas de Paulo entraram na bíblia e as de Pedro apenas duas, e mesmo assim sua segunda epístola não entrou nos primeiros concilios. Engraçado que em escritos apócrifos de Pedro, encontrados recentemente, Pedro critica Paulo e adverte a igreja sobre ele, e isto fora o que pode ter existido e escrito e ainda não encontrado.

Paulo em Gálatas, é extremamente critico com relação á Pedro e os demais apóstolos. Chama Pedro de dissimulado e diz que o enfrentou abertamente devido a sua dissimulação. O que acontece é que Pedro, pregava uma coisa, segundo este relato, e quando estava com os judeus, por medo, agia como os judeus, o que segundo paulo era falsidade.
Em Gálatas vemos que Pedro era um judaizante assim como
os demais apóstolos, os notáveis.


Mas o mesmo Paulo, também por medo dos judeus, mandou circuncidar Timóteo, sendo que ele mesmo disse que qualquer homem que se deixar circuncidar estava fora da graça e que Cristo morreu em vão.  Mas Pedro ele chamou de dissimulado por ter tido medo dos judeus, ele não. O mesmo Paulo disse que para ganhar os judeus, se fez como judeu. Para o gregos se fez como os gregos e que se fez de tudo para todos.  Isso não é dissimulação?

E é estranho ele criticar Pedro por isso, uma vez que ele mesmo disse que se o evangelho é pregado, quer por interesse, por falsidade, tanto faz, o importante era que cristo era pregado! Estranho não! Quer dizer que ele mesmo pregava que o improtante era que Cristo fosse pregado, independente de ser com falsidade ou não, que ele mesmo agiu com falsidade para ganhar a todos, mas Pedro, ele reprendeu por ser dissimulado! humm

"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda" (Filipenses 1, 16-18)

No que nós temos na bíblia, só existe uma citação de pedro a Paulo em sua segunda epístola e não agressivamente. Vejam a diferença! Pedro diz que as epístolas de Paulo são difceis de entender. Só, é só que temos no cânon.

PAULO VERSUS TIAGO

Como dito no ínício, a epístola de Tiago foi rejeitada nos primeiros concilios pois era uma resposta a epístola de Paulo aos Romanos. Paulo pregava com veemencia que a salvação era gratuita, unica e exclusivamente pela fé. Chegava a dizer que as obras não podiam salvar ninguém para que ninguém se glorie. É o mesmo que eu disser: "Você não precisa ser bom nem fazer o bem, porque você não vai ser salvo por isso, para que não se glorie" Essa é a visão de Paulo vigente na maioria das denominações.



Já Tiago e os demais apóstolos, exortavam que a fé sem obras era morta. Tiago chega a dizer: "Acaso a fé pode salva-lo? Vês que o homem é justificado pelas obras e não pela fé"

Tiago esta dizendo aqui que não adianta ter fé se não ter boas obras, fazer o bem, caridade, etc....Isso não salva ninguém, contradizendo Paulo.


"Queres tu saber, ó homem insensato, como é que a fé sem obras é estéril? Vedes, pois, como o homem fica justificado pelas obras e não somente pela fé. Assim como o corpo sem alma está morto, assim também a fé sem obras está morta" (Tiago 2, 20-26)

Ais os "pregadores da verdade" dizem que não tem contradição alguma, que o que salva é a fé, mas a fé só é verdadeira se produz boas obras. Mas se a fé produz boas obras então a pessoa não pode ser salva, para que não se glorifique! kkk é isso que da querer forçar e harmonizar textos que se contradizem.

Eles tinham visões diferentes, é obvio. Um dizia uma coisa e outro outra.  E com quem ficar? Jesus disse:

"Nem todo que me diz senhor, senhor entrará no reino dos céus"

 E ai? É pela fé a salvação como dizia Paulo?. Jesus disse:

 "Tive fome e não me deste o que comer...." 

A reação normal das pessoas!
Isso não são obras? E qual dos dois "apóstolos" andou com jesus, Paulo ou Tiago? Qual dos dois aprendeu diretamente com o messias?

E isso é só um resumo. Tiago explica que o desejo leva a cobiça, e a cobiça ao pecado etc... enquanto que Paulo dizia que os demônios levavam ao pecado e etc.... E por ai vai as diferenças teológicas. Mas os pregadores não veem contradição alguma. Basta dar uma olhada em uma simples página de uma rede social cristã que você dificilmente vai ver Tiago, mas Paulo, paulo, Paulo etc.....


PAULO VERSUS JOÃO

Paulo escreveu uma epístola aos efésios destinada a ser lida nessa igreja e nas comunidades próximas. Paulo diz que o espirito santo deu uns para apóstolos, outros anciãos, outros diaáconos etc.... Quando João escreve sua epístola a essa igreja percebesse a confusão que estava esta igreja, e João em sua epístola, que esta no livro do apocalipse diz: "puseste aprova os que se diziam apóstolos e não eram, mas os achastes mentirosos"ap 2,2-7

Só sabemos de uma pessoa antes de João que esteve em Efésios, uma vez que cada par de apóstolos pregava em uma determinada região. E esta pessoa que se dizia apóstolo, foi Paulo. Engraçado que jesus advertiu tanto sobre falsos ungidos e qualquer um que se diga apóstolo, a igreja abraça, vide Waldemiro.

Nas epístolas que são atribuidas a João,embora não sejam do mesmo autor,  ele exorta os seus a provarem os espiritos, isto é, por a prova, ver se é de Deus mesmo.

João avisa a respeito de "falsos profetas", e enumera algumas das suas características:

- não seguem os Apóstolos (1 João 4, 6),
- ensinam doutrinas contrárias, nomeadamente que Jesus não tinha um corpo inteiramente humano/fisico (1 João 4, 2),
- fizeram parte do grupo (de discípulos) mas afastaram-se (2 João 2, 19),
- não cumprem os ensinamentos de Jesus ( 2 João 1, 9).

Não temos mais epístolas canônicas de outros apóstolos para comparar, mas mesmo assim, já podemos notar estas diferenças teológicas e entender o porque elas foram rejeitadas nos primeiros concilios.

PAULO VERSUS JESUS

Não vou me estender muito neste tema, só resumir, devido a tempo. Mais para frente eu faço um estudo apenas sobre isto, Paulo versus Jesus.

Jesus diz para perdoar setenta vezes sete, Paulo manda entregar a Satanás (1co 5,5)
Jesus ensina a saudar os inimigos,pois se saudarmos só os que nos amam somos iguais aos maus;  Paulo exorta que se desvie e se exclua da congregação os que professam outra fé.
Jesus disse para não julgar; Paulo para julgar
Jesus disse que não veio abolir a lei; Paulo disse que ele aboliu
(engraçado que Jesus disse uma coisa, ai ele morre, ressucita e depois aparece para Paulo para corrigir o que ele havia dito: "Ah, eu mudei de idéia, eu vim abolir a lei sim)

São poucos os pontos em comuns entre os ensinos de Paulo e Jesus, e os mais comuns são os menos utilizados, como a caridade, a humildade, o auxilio ao próximo etc....

Notamos inúmeras contradições nos escritos de Paulo:

Paulo conhecia o Sumo Sacerdote, que lhe dera cartas de recomendação (Atos 9:1-2)...
... mais tarde, Paulo mente, ao dizer que não conhecia o Sumo Sacerdote, pois, pela sua posição social e religiosa, decerto o continuaria conhecendo, ainda que tivesse sido substituído (Atos 23:1-5).

Paulo afirmou, categoricamente, que era "israelita, da tribo de Benjamin" (Romanos 11:1)...
 ...que era "hebreu" (2 Coríntios 11:22; Filipenses 3:5) ...e que era "judeu" (Atos 22:3).
No entanto, saiu com esta declaração: "Fiz-me judeu para os judeus, para ganhar os judeus" (1 Coríntios 9:20). Ora, ninguém, que já é judeu, 'faz-se judeu'.


Disse que após a visão subiu a Jerusalém e ao mesmo tempo disse que não subiu, e por ai vai. Afinal Paulo disse que pregava o SEU evangelho, não o de jesus (Rm 2,16/2Tm 2,8).

PAULO FOI PROFETIZADO?

Muitos me perguntam isso. Eu vejo nas profecias de Zacarias uma alusão a isto. No capítulo onze de Zacarias,O profeta quebra um bastão que simboliza a união de Israel e Judá. E lança um estranho oraculo messiânico onde ele fala de dois pastores, não apenas do messias. O profeta Ezequiel também falou de dois pastores. E Zacarias diz que um seria um bom pastor, o messias, e o outro um pastor insensato que não cuidaria da ovelha perdida.

No novo testamento, só vemos uma referencia a Insensato que é na epístola de Tiago, que sabemos que foi uma resposta a Paulo. Qualquer bíblia de estudo hoje comenta isso na introdução. Então quem que Tiago esta chamando de Insensato?? Paulo. Então quem se encaixa nessa profecia de Zacarias? E mesmo que não fosse Paulo, Tiago esta criticando um pastor insensato que pregava a salvação pela fé, sem as obras. Quem mais fazia isso?

Tiago ínícia sua epístola destinando-a aos irmãos da diáspora, isto é, as ovelhas perdidas da casa de Israel. Paulo nunca destinou nada as ovelhas perdidas, ao contrário, se fez apóstolos dos gentios. Quem se encaixa no oráculo de Zacarias como insensato que não cuidaria da ovelha perdida? Jesus? Não, jesus disse que veio somente para as ovelhas perdidas da casa de Israel. Paulo? Com certeza.

Foi Paulo que pegou o messias judeu e o tornou universal, expandindo desorganizadamente com falsidade, por interesse, onde cada um ia criando sua própria interpretação.

Fora outras profecias maquiadas!


A LETRA MATA

Por isso que Paulo colocou em sua epístola que a letra mata, porque se as pessoas começarem a ler e a racicionar, a fé em paulo estaria morta. Por isso que os evangélicos utilizam este chavão, para impedir as pessoas de pensarem. Estudar para que né, é só pedir pro espirito santo e pronto. por isso hoje tem uma igreja diferente em cada esquina!

PAULO NOS APÓCRIFOS E NA HISTÓRIA

Para o texto não ficar demasiado grande, vou deixar por enquanto as informações biblicas. Quer saber o que dizem os apócrifos e a história sobre Paulo? Agende uma palestra ou faça uma contribuição que estarei respondendo quer por telefone, por skype ou pessoalmente com todas as informações e documentos sobre o tema. Em breve mais estudos.

paz a todos! Ronaldo
Shalom




Este texto só pode ser reproduzido se citando a fonte e o autor.


53 comentários:

  1. Ronaldo, Ronaldo, é você mesmo?
    Não creio que seja o mesmo Ronaldo que postava antes com tanta discrição e razoabilidade. Parece estar reagindo violentamente aos falsos cristãos que o perseguiam!!!
    Lembre-se que o próprio Jesus disse que não reconheceria aqueles falsos seguidores que tanto assegurariam lhe representar. Não é o fato de alguém supor e afirmar representar a Jesus ou ao próprio Deus prova que realmente isso é verdade. Pelos frutos é que se conhece a árvore. A cristandade que falsamente afirma representar a Cristo será fortemente rejeitada pelo mesmo no devido tempo. Resta-nos esperar um pouco para que isso nos seja comprovado.
    "Uma vez que essas pessoas se aproximam de mim com palavras vazias, e a honra que me conferem não é verdadeira; pois, de fato, mantêm o coração longe de mim, e o 'temor de mim' é apenas uma mitzvaah de origem humana..." Isaías 29:13

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexei, tudo bem? Na verdade irmão, este é o meu primeiro artigo sobre Paulo, é o quarto. Pode ver no blog nas postagens que desde 2011 eu abordo este tema em postagens como: "Paulo foi mesmo apostolo?"ou "Paulo e o cristianismo, o paulinismo" etc.... Eu e outros teologos como o dourtor Severino celestino já abordamos este tema bem antes do Fabio Sabino.E na verdade eu não estou atacando a cristandade, mas a paulinidade. Como eu digo no artigo, as pessoas valorizam mais a Paulo que o próprio Jesus mesmo ele tendo feito falsas profecias, ensinos contraditórios etc... porque a igreja não vive sem Paulo. Ou devemos continuar como todos forçando textos para harmonizar e quando convém citar Paulo, quando não ctar jesus? Como se fosse a mesma coisa? Isso é um conceito teológico desde os primeiros séculos da igreja. Por isso os pais da igreja corrigiam os papiros para disfarçar essas coisas. E não adianta mais esconder certas verdades, sendo que até as bíblias de estudo já comentam em suas introduções. Porque isso é teologia não é uma visão pessoal!

    Todas as imagens postadas nesta postagem já foram postadas na minha página no facebook é só ver as postagens anteriores a novembro. E sobre os ataques, não tem nada a ver com as postagens. Eu admito que aquele grupo me levou a crer menos no cristianismo porque como você mencionou, uma
    árvore se conhece pelos frutos, e se os frutos do "cristianismo" é esse, se é que são cristãos, melhor ser secular mesmo e uma pessoa boa que um cristão hipócrita. Muitas pessoas me mandaram emails dizendo que perderam até a fé em Jesus por causa daquele grupo! Como que professam um deus de amor e fazem o mal? Lamentavel!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Acredite amigo, o Deus que Jesus ensinou às pessoas é totalmente diferente deste deus contraditório que a cristandade (não o verdadeiro cristianismo) tem pintado atualmente. O próprio Jesus é totalmente diferente desse que as pessoas pregam. Não é nada parecido. Basta ler a Bíblia com visão crítica.
    O próprio Jesus disse certa vez: "Com efeito, eu vos asseguro que se a vossa justiça não ultrapassar a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus." Jo 5:20 BJ
    Parafraseando: "Se não formos mais corretos do que os pastores, apóstolos e 'missionários', de forma alguma poderemos entrar no Reino dos Céus."

    ResponderExcluir
  4. Mais um belo estudo Ronaldo...parabéns pelo seu empenho...!!
    Muitos acham que Paulo foi 12º Apóstolo...mas não é verdade, o 12º foi mesmo Matias, a prova está em Atos 6:1-6 "ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
    E OS DOZE, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
    Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
    Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
    E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
    E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos."
    Portanto, Matias estava aqui entre "os doze Apóstolos", pois Paulo nem tinha aparecido por aqui antes...
    Um grande abraço a vc, Deus o abençoe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão, eu fico muito feliz em ver que a razão esta levando um pouco de luz e que certas mentiras que somos induzidos a crêr estão caindo por terra. Fique com Deus!

      Abraços!

      Excluir
  5. Muito bom Ronaldo

    Aqui vai mais uma discrepância dos ensinamentos de Paulo em relação aos de Jesus:

     Jesus diz : em vosso caminho, anunciai: O Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!  

    Mas Paulo diz em Gálatas 6.6:E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. (Almeida Corrigida e Revisada)

    A palavra de Deus foi recebida gratuitamente, deve ser pregada gratuitamente.
    Ninguém deve se sentir na obrigação de pagar pela instruçao divina.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ronaldo!

    Agradeço por sua coragem em postar este estudo, fazendo esta "denúncia" que é tão importante para todos aqueles que buscam a verdade e que querem encontrar e seguir os verdadeiros ensinos de Jesus.

    Há algum tempo tive essa percepção em relação a Paulo e busquei algo sobre isso na internet e na época só achei estudos em inglês sobre o assunto e gostaria de te enviar o link de um estudo que gosto muito para você dar uma olhada, caso te interesse: http://www.jesusfamilies.org/wwbelieve/paul.htm

    Assisti uns videos seus onde você comenta dos acréscimos feitos aos evangelhos pelos pais da igreja e outros e gostaria de te perguntar: como faço para ter acesso às palavras de Jesus "puras" ( em português ou inglês) como registradas pelos evangelistas, sem os acréscimos posteriores?

    Agradeço por tudo!
    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela! Vou poder olhar melhor daqui a duas semanas, pois viajo amanhã e para onde vou não tenho muito acesso a internet. Sobre originais tem vários links acima a direita no blog de sites uteis para pesquisa e estudo, mas o melhor é o biblehub. Tenho um vídeo sobre ele em meu canal que é melhor exegéticamente. Abraços!

      Excluir
    2. Muito obrigada Ronaldo!

      Excluir
  7. olha eu vi que voce é um otimo escritor que conhece bem as escrituras, porem eu tambem vi que teologicamente vc é pois em nada sabe de exegese,hermineutica,regras de interpretaçao e coisas do tipo, o apostolo paulo nao era falso apostolo o que acontece é que por seu passado cruel ele acabou nao sendo bem recebido pelos outros apostolos e assim sendo foi excluido deles, mas voltando ao que interressa eu propio sei de toda a teologia e arqueologia que estudei sei que nem tudo que paulo fala se aplica a nois pois ha coiss que sao faladas em corintio que so se aplica em corintio, coisas que sao falada aos romanos que so se aplica aos romanos e nao a nois, e sobre a questao de que a gente e salvo somente pela fé sem as obras da LEI que pena que vc nao reparou nesse minimo detalhe paulo estava falando das obras da LEI,o que nao podemos é pegar texto isollados sem olhar o contexto escrito UM TEXTO FORA DO CONTEXTO GERA UM PRETEXTO, aconselho meu querido amigo a ver a biblia dentro do seu cntexto e tbm procurar um faculdade de teologia assim como eu, te acho ate inteligente porem nao és sabio, vc é jovem etreamt a aprender,PROCURE UMA FACULDADE DE TEOLOGIA,HISTORIA ou ARQUEOLOGIA nao seja tolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente artigo!
      Mto esclarecedor. Toda a igreja, como a conhecemos hoje, está fundamentada num alicerce falso - o apostolado de Paulo.
      Sempre julguei estranho o credito dado às alegações de Paulo em detrimento dos ensinos de Jesus, o Cristo.
      Mto obrigado por postar o conteúdo. Esta sendo fonte de estudo e inspiração para mim.

      Excluir
  8. Caro Ronaldo simplesmente ignore este "alexandre", ele pra começo de conversa não sabe escrever o português direito. Sou formado em BEL de Teologia, estudei e hoje, lamento o tempo que perdi com este curso. Seus comentários são excelentes, estudo hebraico e a cultura judaica, e também o judaísmo. O primeiro se refere a nação e o segundo ao estilo de vida e prática, ligado a torá. O cristianismo é na verdade uma continuação da igreja católica adaptada aos não católicos. Isto parece e pode até chocar alguns, e a mais completa verdade. Oriento aqueles que queiram melhorar os seus conhecimentos sobre o novo testamento e suas mazela doutrinários, estudem um pouco do hebraico, para descobrirem o quanto existe de distorções do que você o faz com maestria. Vejam, o judaísmo messiânico é mais uma variação do cristianismo assumindo que não a Trindade mas temos ainda assim um semideus jesus, que continua sendo do filho do Eterno, e tentam resgatar os judeus que sempre souberam da falsidade de jesus. A religião mais blindada e proselitista, os outros estão errados e só o cristianismo é o certo. Logo todos devem convertem-se ao mesmo. Na verdade o medo da morte eterna, o inferno e não ida para o céu, torna os seguidores do cristianismo um mero grupo de robôs não autômatos mas manipulados( marionetes ). Enfim, chegarei a redundância ao tentar comentar os seus posts, visto que eles já nos mostram a inteireza, os fatos por si só já são o suficiente. E vem este jovem desmiolado, pensando que é a última Coca-Cola do deserto, imitar um asno e falando asneira, querendo impor uma ideia ridícula de teologia .... coisas humanas sincretizadas com a santas verdades do nosso Eterno. Meu conselho plante batata que é melhor, já é uma profissão, porque de comentarista dos fatos aqui você esta fora a muitos anos luz. Não de discussão e ou brigas mas o dito cujo quiser alguma mais a mais deixo o meu email marlonfc.costa@oulook.com.

    ResponderExcluir
  9. Importante é entendermos que o Paulo do começo do ministério era um, 25 anos depois, ele amadureceu, e como TODOS, algumas coisas que acreditávamos ser coerente, já não é mais. Isso chama-se elevação, as perspectivas mudam. Então é de se esperar que muita coisa que ele escreveu, nem ele mesmo concordava anos depois.
    Paulo era um fariseu ortodoxo, ou seja muito fanático. Quando se converteu, trouxe sua natureza junto, o fanatismo.
    É dificil você ler algumas cartas de Paulo e encontrar ali um amor incondicional. Ele inclui uma serie de regras, cria doutrinas a pretexto de ser usado pelo espirito santo, vir de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kk, pelo seu raciocinio então a biblia tem muitas coisas que não valem mais ?

      Excluir
  10. Paulinos, digo Cristãos, ou seria Paulinos mesmos, não aceitam verdades. Tentam sempre justificar e salvar as baboseira de Paulo. Como dizia o profeta, Obadias, esse mensageiro de Edom, seria chamado pequeno (Paulus) entre as nações. Obadias 1:2.

    ResponderExcluir
  11. Paulinos, digo Cristãos, ou seria Paulinos mesmos, não aceitam verdades. Tentam sempre justificar e salvar as baboseira de Paulo. Como dizia o profeta, Obadias, esse mensageiro de Edom, seria chamado pequeno (Paulus) entre as nações. Obadias 1:2.

    ResponderExcluir
  12. olá boa noite, não entendi porque não refutaram o Alexandre! voces não tem toda a verdade? são"teologos!!! temeram que ele teria mais bagagem para contestar todo estas especulaçao... seria uma opurtunidade otima pra todos voces mostra esta tal verdade,no meu análise não pasam de falaciosos, sou aluno de teologos aprendi a regra da hermineutica da exegese,nada de conhecimentos foi trabalhado neste embasamento,esta e a minha critica apenas, abraço.

    ResponderExcluir
  13. eu provo que paulo foi enviado por jesus olha ae 8 E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
    9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
    10 E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
    11 E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
    12 E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
    13 E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
    14 E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
    15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
    Atos 9:8-15
    A nao ser que vc nao acretide.
    Leia Atos 10:9-48
    leia Atos 11
    18 E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
    Estes versiculo ja provaram tudo.Jesus chamou paulo pra levar o evangelho dele pra os gentios se ele ensinou algumas coisas ao contrario dos ensinamentos de jesus ele vai de qeu dar conta assim como todo mundo no dia do juizo final.Mas um conselho que dou é que todos seguem o ensinamento de jesus.Fica na paz

    ResponderExcluir
  14. E outra coisa em 6 Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
    Mateus 10:6 Porque jesus falou ide antes se ele nao se importava com os outros povos.Ele disse ide antes porque veio pro judeus depois mandou paulo levar o evangelho dele pro gentios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo é covardia né ? mas prova ? kkk tu tá de brincadeira né ?

      Excluir
  15. E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
    Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.
    E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;
    Gálatas 2:4-6
    Ele está se referindo aos falsos irmãos que queriam por a igreja em servidão da lei

    Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?
    Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.
    1 Coríntios 9:1,2
    Onde está escrito que os outros são os apóstolos? os outros aqui eram oq os que não criam no seu apostolado

    Quem abandou paulo foram os apóstolos??????
    Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes.
    O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias.
    2 Timóteo 1:15,16 Foram homens que se envergonharam das cadeias e fugiram mas Onesíforo não se envergonhou

    Após a saída de Judas, os apóstolos tiveram que escolher um novo apóstolo em seu lugar, e o critério utilizado, segundo o entendimento deles através do espirito santo era que:
    o escolhido devia ter seguido Jesus desde o dia do seu batismo até à sua morte (Atos 1, 21-22).
    Ali foi uma escolha que o Espírito deu entendimento a eles, mas a escolha de Paulo, foi evidenciada por sinais, por anjos por profecia e milagres, não vemos nenhum pai da igreja ou outro apóstolo fazendo tal repreensão a Paulo

    "Surgirão falsos cristos (palavra que significa ungido) e falsos profetas em meu nome(como que surgiria um messias em nome do messias?) e enganarão a muitos, e se possível até os escolhidos. Não os creiais, eu não os enviei" (mateus 24 ou lucas 21)
    Sim ele está falando de falsos messias e ungidos como esses que vc fica lendo nos blogs e no google.

    ResponderExcluir
  16. Como os gregos e que se fez de tudo para todos. Isso não é dissimulação?

    E é estranho ele criticar Pedro por isso, uma vez que ele mesmo disse que se o evangelho é pregado, quer por interesse, por falsidade, tanto faz, o importante era que cristo era pregado! Estranho não! Quer dizer que ele mesmo pregava que o improtante era que Cristo fosse pregado, independente de ser com falsidade ou não, que ele mesmo agiu com falsidade para ganhar a todos, mas Pedro, ele reprendeu por ser dissimulado! humm
    É muita falta de entendimento dos textos, Paulo repreendeu Pedro, não era pq ele estava se fazendo de algo para ganhar almas, mas Pedro estava obrigando os gentios (salvos) a viverem como judeus (salvos), ali havia dissimulação e medo dos da circuncisão, não tem nada haver com ganhar almas como Paulo disse.

    Paulo nunca foi contra as obras ou contra Tiago, oq ele está dizendo é que ninguém é salvo por fazer obras, mas sim pela fé que realiza as boas obras, pq se for pelas obras sem a operação da fé, além da obra ser morta o tal que fosse salvo poderia se vangloriar por elas.

    Paulo escreveu uma epístola aos efésios destinada a ser lida nessa igreja e nas comunidades próximas. Paulo diz que o espirito santo deu uns para apóstolos, outros anciãos, outros diaáconos etc.... Quando João escreve sua epístola a essa igreja percebesse a confusão que estava esta igreja, e João em sua epístola, que esta no livro do apocalipse diz:"puseste aprova os que se diziam apóstolos e não eram, mas os achastes mentirosos"ap 2,2-7
    Foi feito um malabarismo muito grande, os que diziam ser apóstolos, primeiro que não fala de Paulo, e segundo que está no plural, isso significa que haviam verdadeiros apóstolos por lá

    não seguem os Apóstolos (1 João 4, 6),* Paulo era um dos apóstolos.*
    - ensinam doutrinas contrárias, nomeadamente que Jesus não tinha um corpo inteiramente humano/fisico (1 João 4, 2), Paulo sempre pregou que Jesus veio 100% homem ele disse ele se tornou semelhante aos homens Filipenses 2
    - fizeram parte do grupo (de discípulos) mas afastaram-se (2 João 2, 19), Paulo nunca se afastou tanto é que Pedro escreve sobre o amado irmão Paulo
    - não cumprem os ensinamentos de Jesus ( 2 João 1, 9). Paulo sempre cumpriu, os amadores que não entendem oq leem

    Jesus diz para perdoar setenta vezes sete, Paulo manda entregar a Satanás (1co 5,5)

    Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
    Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
    E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
    Mateus 18:15-17

    Jesus ensina a saudar os inimigos,pois se saudarmos só os que nos amam somos iguais aos maus; Paulo exorta que se desvie e se exclua da congregação os que professam outra fé.

    Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
    Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
    1 Coríntios 5:9,10

    Jesus disse para não julgar; Paulo para julgar
    Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. João 7:24

    Jesus disse que não veio abolir a lei; Paulo disse que ele aboliu
    Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31

    ResponderExcluir
  17. São poucos os pontos em comuns entre os ensinos de Paulo e Jesus, e os mais comuns são os menos utilizados, como a caridade, a humildade, o auxilio ao próximo etc....
    Notamos inúmeras contradições nos escritos de Paulo:
    Paulo conhecia o Sumo Sacerdote, que lhe dera cartas de recomendação (Atos 9:1-2)...
    ... mais tarde, Paulo mente, ao dizer que não conhecia o Sumo Sacerdote, pois, pela sua posição social e religiosa, decerto o continuaria conhecendo, ainda que tivesse sido substituído (Atos 23:1-5).

    Em Atos 9 o Sumo sacerdote ali era Caifás Paulo ainda não era convertido, em 47 d.C. Ananias foi nomeado por Herodes até o ano 59 d.C.

    Paulo afirmou, categoricamente, que era "israelita, da tribo de Benjamin" (Romanos 11:1)...
    ...que era "hebreu" (2 Coríntios 11:22; Filipenses 3:5) ...e que era "judeu" (Atos 22:3).
    Hebreu porque ele é descendente de Sem; Judeu porque ele era do reino do Sul da tribo de Benjamin.

    No entanto, saiu com esta declaração: "Fiz-me judeu para os judeus, para ganhar os judeus" (1 Coríntios 9:20). Ora, ninguém, que já é judeu, 'faz-se judeu'.
    Como eu expliquei acima judeu era da tribo de Benjamin, mas ele poderia se fazer de judeu (religião) e não naturalidade.

    Disse que após a visão subiu a Jerusalém e ao mesmo tempo disse que não subiu, e por ai vai. Afinal Paulo disse que pregava o SEU evangelho, não o de jesus (Rm 2,16/2Tm 2,8).
    Não encontrei essa aparente contradição, agora a expressão o meu evangelho nada mais é que o evangelho que eu prego, porque ele mesmo diz:
    O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Gálatas 1:7

    Muitos me perguntam isso. Eu vejo nas profecias de Zacarias uma alusão a isto. No capítulo onze de Zacarias,O profeta quebra um bastão que simboliza a união de Israel e Judá. E lança um estranho oraculo messiânico onde ele fala de dois pastores, não apenas do messias. O profeta Ezequiel também falou de dois pastores. E Zacarias diz que um seria um bom pastor, o messias, e o outro um pastor insensato que não cuidaria da ovelha perdida.
    Então quebrei a minha segunda vara União, para romper a irmandade entre Judá e Israel.
    Zacarias 11:14
    Está falando das duas casas de Israel, e da futura divisão que ocorrerá entre o povo de Israel e o a igreja, que antes estavam juntas, mas se separaram por causa dos falsos pastores, mas tem promessa de restauração para essas duas casas em Ezequiel 37

    No novo testamento, só vemos uma referencia a Insensato que é na epístola de Tiago, que sabemos que foi uma resposta a Paulo. Qualquer bíblia de estudo hoje comenta isso na introdução. Então quem que Tiago esta chamando de Insensato?? Paulo. Então quem se encaixa nessa profecia de Zacarias? E mesmo que não fosse Paulo, Tiago esta criticando um pastor insensato que pregava a salvação pela fé, sem as obras. Quem mais fazia isso?
    Existem pelo menos 5 referencias no NT falando de insensato, Jesus fala Paulo fala, Tiago, e quando Tiago fala ele não se refere a Paulo em momento algum.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelos texto bem embasados.
    A maioria das pessoas temem questionar certas cartas da bíblia achando que serão amaldiçoadas. Mas realmente as cartas de Paulo tem um teor contraditório aos ensinamentos de Cristo. É uma pena que a maioria dos cristão não veêm isso e continuam sendo paulinos.

    ResponderExcluir
  19. Citaram seu blog no canal do youtube.

    https://www.youtube.com/watch?v=Cveauy-JR5E

    ResponderExcluir
  20. Existe uma grande diferença entre aquele que foi escolhido pelos homens e o que foi escolhido por Deus, quando veio a necessidade de se escolher um novo apostolo em concesso e com algumas condições escolheram Matias, esse escolhido por Homens, biblicamente não se viu falar mais em Matias e sua contribuição para nós não ficou registrada nos livros sagrados, agora vamos falar daquele que não foi escolhido por Homens, mas por Deus escolhido; PAULO:

    "10 E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
    11 E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
    12 E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
    13 E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
    14 E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
    15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

    Aquele que foi escolhido por Deus deixou grande contribuição para todos nós, seus ensinamentos server de edificação para todos, acaso fosse Paulo falso, ele não pregaria Cristo nem o evangélio da graça, outrossim pregaria sobre si mesmo, Paulo consagrou-se a Deus e a Cristo de Maneira Tal que até de mulher se absteve, e Deus o encheu do seu Espirito Santo dando revelações que através de ensinos foram para nós passadas.

    ResponderExcluir
  21. Olá, que a Paz de Cristo estejam com todos aqui, Me chamo Wagner, tenho 40 Anos e realmente não tenho estudo e tão pouco conheço profundamente as escrituras, mas de um pouco tempo, tenho lido a Bíblia no que ela possa produzir algo para a minha vida, já pensei em fazer teologia, estudos e coisas referentes da Palavra de Deus, Admiro a quem se dedicou e buscou conhecimento para repartir e ensinar conhecimento através do Evangelho de Jesus, não criticando aqui, quem sou eu para falar de algo que não conheço profundamente, mas devido aos comentarios fico realmente indignado com pessoas que se dizem ser Cristãs e creticar a visão de pessoas que dedicaram ao estudo, dedicou tempo, custos...enfim..qual proposito de tudo isso se no fim não cairmos nos caminhos de Cristo Jesus?...Afinal...a Bíblia, a palavra de Deus , o Evangelho, os Homens que ali, errando e acertando, morrendo pela Fé, acreditando na vida eterna, não será isso nosso propósito? Negar-mos a nós mesmos, entregar nosso coração para ser-mos melhores como pessoas, não deixar que a maldade esfrie nosso coração, entendo e parabenizo quem estuda e entende as referencias e vidas dos apostolos ou não apostolos, quem era eleito ou quem não era, vamos olhar para Jesus, o que aprendemos com ele? praticamos seus ensinamentos, temos uma vida de oração?...digo, esquece por um dia tudo que aprendeu e estudou fique no seu quarto com Jesus, tire todo conhecimento o que sobra?..pecadores..é isso...o tanto que se estuda , o tanto que se debate arranca seu pecado?...seu carater foi transformado pelo Espirito Santo de Deus, tanto conhecimento e vaidade, ego...isso para Jesus nada importa, ele ve a intensão do nosso coração, abrimos nossas mentes para a humildade e simplicidade de Cristo, entreguemos nossos corações a ele, temos a opção para ter a mente de Cristo, se encherga-mos com a mente, então possuindo uma mente de Cristo vemos como ele ve, como ele julga, como ele abraça, como ele perdoa, falo isso aqui não criticando ninguém, porque sou pecador como qualquer outro aqui, apenas para nossa reflexão e para nos centrar-mos em Cristo, a Glória é pra ele...Que ele Cresça e que eu diminua. Deus Abençoe a todos. Paz de Cristo. amem.

    ResponderExcluir
  22. O APÓSTOLO PAULO GRANDE HOMEM DE DEUS. QUEM DERA , QUEMAS DERA QUE HJ ESTIVER-SE APENAS OS DEZ DELE.

    ResponderExcluir
  23. Opinião e dúvidas...

    "Assim, se alguém lhes disser: ‘Ele está lá, no deserto! ’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro da casa! ’, não acreditem.
    Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem."
    Mateus 24:26,27

    Fico na dúvida se a passagem citada no texto é simplesmente qualquer ungido, ou uma pessoa afirmando ser o Cristo na segunda vinda, tendo em vista esta passagem posterior.

    Outra dúvida, independente de Paulo estar certo ou não na sua pregação, é enxergar com mais clareza onde ele está errado no que ensina.
    Em todo caso, haveria um estudo melhor, pra explicar o que Paulo ensinou de errado de acordo com o restante do NT ? Entendo, minha opinião, que a mensagem principal dele é que o cumprimento e zelo puro pela lei, por si só, não tem o poder de salvar, pois sempre haverá algum tropeço. Daí vem a graça pela fé em Cristo. É o que mais enxergo na leitura da carta aos romanos. O próprio Paulo fala que o amor é o cumprimento da lei. Ele também pergunta... "Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum...". Por aí, vai. Paulo afirma que a salvação vem pela fé e graça (onde isso vai contra o evangelho?). E, claro,quem foi constrangido pelo amor de Deus, quer viver em amor, seria uma consequencia. Ele mesmo reconhece que erramos e carecemos de Deus. Ou seja, as cartas de Tiago e Paulo, por exemplo, no meu entender, são complementares (carta de Tiago seria para aqueles que bastava crer e pronto, endurecendo o coração para com o próximo).

    É isso. Vou procurar mais sobre as divergências de Paulo em relação ao ensino do evangelho, pra melhorar minha opinião.

    Romanos 13:8-10
    "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
    Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
    O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."

    ResponderExcluir
  24. "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
    E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
    Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
    Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus."
    Jo 3:17-21 Leio isso e me parece que a salvação realmente é pela fé. As obras da pessoa demonstram se ela crê ou não.

    "Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor."
    Paulo, em Gl 5:6

    "E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição."
    Paulo, em Cl 3:14

    "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
    Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."
    Paulo, em Gl 5:13,14

    "Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
    Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.
    Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos."
    Tg 2:8-10 (até Tiago fala da lei que realmente importa, lei real)

    "Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
    Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor.
    Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber. Fazendo isso, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
    Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem."
    Paulo, em Rm 12:18-21. Acho de acordo com o sermão da montanha.

    "Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
    Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
    Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo."
    1 Co 5:11-13
    Quanto a isso (referente ao "entregar a Satanas"), acredito que é amparado por Mt 18:15-17

    Minha opinião: Paulo é como nós, um ser humano com falhas. Ele tem prazer na lei, que define o que é bom, mas se enxerga, reconhece que não é perfeito e erra. E dá graças a Deus pela salvação em Cristo (Rm 7-8). Daí ele entende e ensina que devemos andar pela fé na obra da cruz, nossa justificação vem daí, e não na justificação pelo cumprimento da lei. Confiando na cruz, no perdão pelo sacrifício do filho de Deus, o caminho é andar em verdade, liberdade, fé, paz, perdão e amor, conforme se ensina todo o evangelho, do começo ao fim.

    ResponderExcluir
  25. Se Paulo estava errado, como o ladrão na cruz que creu e se arrependeu foi salvo?

    ResponderExcluir
  26. Afinal, se a justiça vem das obras da lei, por qual causa Jesus foi crucificado?

    "Maldito quem não puser em prática as palavras desta lei’. Todo o povo dirá: ‘Amém!'”
    Dt 27:26

    “Se a justiça vem mediante a Lei, logo Cristo morreu em vão.”
    Paulo, em Gl 2:21

    ResponderExcluir
  27. Paulo falando que quem persevera em fazer o bem terá a vida eterna, recompensando cada um segundo as suas obras. Obras?

    "Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
    E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
    E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
    Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
    Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
    O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
    A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
    Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;
    Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;
    Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;
    Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas."
    Paulo, em Rm 2:1-11

    ResponderExcluir
  28. Em Rm 3:7, leia o capítulo inteiro, e enxergará uma analogia, bem no começo: Deus verdadeiro e homem mentiroso. Por isso ele fala "minha mentira".

    Na passagem citada de Filipenses, Paulo estava preocupado com a pregação do evangelho. Se quem pregava o fazia por razões obscuras para ele não interessava, pois quem ouvia a mensagem poderia ser alcançado, e que esta mensagem fosse verdadeira. E acho que faz sentido!
    Deus julgará a todos, quem envia e quem recebe a mensagem do evangelho.

    Paulo diz que a letra mata, mas o Espírito vivifica. Há um complemento aí. Se a letra diz pra fazer isso e aquilo ou então será amaldiçoado, não é certo dizer que a letra mata? Cristo em nós, pelo Espírito Santo, pode vivificar. Ler 2 Co 3, inteiro.
    Se o que Paulo escreve é mentira, então fica a pergunta no ar: para qual motivo Jesus teve de ser sacrificado, se a justiça vem pelas obras e não pela fé?

    "Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus."
    2 Co 3:5

    No começo de Rm 2, Paulo comenta sobre o não julgar. E entendo que está de acordo com Cristo.

    Paulo mandou excluir o iníquo citado em 1 Corintios, e Jesus manda tratar como gentio e publicano quem não ouve a igreja e os irmãos quanto ao(s) erro(s) que cometeu com o próximo.

    Jesus não aboliu a lei, mas a cumpriu, consumado. Pronto! E Jesus, perfeito, que a cumpriu, morreu em nosso lugar! Então a lei nos mostra quem somos, ela nos apresenta como transgressores (o adultério por exemplo ocorre no coração, conforme sermão da montanha), e nos conduz a fé no sacrifício de Cristo para salvação! Pronto! Qual o mandamento então? Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Palavras de Jesus Cristo!


    Quanto a At 16:3, Paulo tomou uma decisão pelo medo e precaução, é humano e pode errar nas decisões. Bem anterior a isso, em At 15, houve uma discussão sobre o tema, apóstolos presentes.

    "Então se levantaram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: "É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à lei de Moisés".
    Os apóstolos e os presbíteros se reuniram para considerar essa questão.
    Depois de muita discussão, Pedro levantou-se e dirigiu-se a eles: "Irmãos, vocês sabem que há muito tempo Deus me escolheu dentre vocês para que os gentios ouvissem de meus lábios a mensagem do evangelho e cressem.
    Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido.
    Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.
    Então, por que agora vocês estão querendo tentar a Deus, impondo sobre os discípulos um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos suportar?
    De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também"."
    At 15:5-11

    ResponderExcluir
  29. Paulo não era um dos doze,mas apostolo para o gentios.sou estudante de teologia,mas não entendo o motivo dessa questão.Pois cristo anda dormindo,acaso ao invés de critica porque não busquemos em ESPIRITO e em verdade.ore mais e busque mais do senhor ,pois fazendo assim você não perderia tanto tempo em provar se Paulo estava certo ou errado.VOCê viu algum nome como o meu e o seu escrito na biblía.O do paulo foi não perca tempo com isso. Preocupe-se em dar fruto a DEUS, na pessoa do ESPIRITO SANTO>e escrever seu nome do livro da vida.paulo deixou sua marca e você.VOcê não estava no tempo de paulo nem de jesus se Paulo contradiz ,não é o mesmo que você esta fazendo .SE JESUS VOLTASSE HOJE VOCÊ ESTARIA SALVO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cogrema ai é que voce cegou para a mentira...depois, quem disse que a biblia tem alguma coisa de especial, é tudo balela romana...quanto ao espirito santo, sinto muito lhe dizer que ele nunca existiu, é apenas mais uma falacia pra não responder as questões...tu tem que estudar novamente, sem fanatismo , sabendo desde já que paulo plagiou até filosofos AC e atores AC...

      Excluir
  30. Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo escreveu a vocês, com a sabedoria que Deus lhe deu. Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
    2 Pedro 3:15‭-‬16 PTNVI
    https://bible.com/bible/129/2pe.3.15-16.PTNVI

    ResponderExcluir
  31. So pra lembrar que as obras mencionadas por tiago se refere as mudanças, as açoes que o cristaos devem fazer quando se convertem uma nova vida em cristo: como praticar a caridade,nao cometer pecados novamente, pregar o envangelho etc, essas sao as obras que mostra que o crsitao realmente tem fe.
    As obras que Paulo disse que nao salva sao as obras da Lei Judaicas. Pedro defendeu o apostolado de Paulo como citei acima, mas concerta vao tentar agora dizer que Pedro tambem nao escreveu isso.. 2pedro 3:15-16

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Primeiro parabéns pelo artigo, Não sou teólogo, lendo a bíblia tive esta mesma clareza que você teve. Ao escrever este maravilhoso artigo, É isso mesmo o cristianismo é Paulino, As igrejas não aceita uma palavra ou um ensinamento no caso doutrina que saia dessa linha Paulina, que não bate com o verdadeiro cristianismo que está escrito lá em Mateus 25 partir do verso 31 que trata sobre o que devemos fazer para herdar o céu, ajudar o próximo, fazer caridade, fazer o bem sem olhar a quem.Isso passa longe do Evangelho Segundo Paulo. É por isso que o Evangelho é isso que tá aí hoje, as pessoas com "santidade, santidade" mas esquecem do principal da lei que a justiça a caridade e a fé, certo que santo é ser separado mas a santidade que Paulo prega não é esso, é realmente se parecer santo; cabelos longos roupas longas etc.
    O NOME DE JESUS TÊM QUE SER EXALTADO
    Obrigado por este artigo tão bem elaborado
    Fique com Deus, amém

    ResponderExcluir
  34. No começo do texto já perde o crédito quando ele diz que Paulo usa o argumento de que a "letra mata" dizendo que Paulo estava se referindo a não estudar as escrituras... kkk cara Paulo estava falando da lei de Moisés.. até vc interpretou da forma errada? Vai estudar amigo e aprender a interpretar textos.

    ResponderExcluir
  35. ``Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
    Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

    1 Coríntios 13:12,13 NÃO ACREDITO QUE UM FALSO PROFETA ESCREVERIA ISSO SEM A INSPIRAÇÃO DO ESPIRITO SANTO



    PAULO LUTERO CALVINO ESSAS DUVIDAS VÃO SEMPRE EXISTIR ATÉ QUE O SENHOR VENHA



    GRAÇA E PAZ



    EDILSON VIEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa passagem de coríntios é a que mais afirma Paulo ser o falso profeta.
      O amor citado Por Paulo desmerece todo ensinamento deixado por Jesus.

      Paulo diz:
      Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

      Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.

      Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
      1 Coríntios 13:1-3


      Agora eu te pergunto:
      1 - Quem dentre os homens tinha o dom de falar com Deus e com os anjos? Mt 26:53

      2 - Quem depois de joão batista profetizava?
      Mt 11:11

      3 - Quem afirmou ter todo conhecimento através do pai?
      joão 14:10

      4 - Quem falou sobre a fé do tamanho de um grão de mostarda para transportar montanhas?
      Mt17:20

      5 - Quem mandou dividir os bens com os pobres e seguí-lo?
      Mt 19:21

      6 - Quem se entregou para a salvação da humanidade?

      Só nessas palavras vemos como Paulo deturpou toda a obra de jesus.
      Ele não estava inspirado por espírito santo algum.
      Infelizmente, Edilson Vieira, a sua emoção falou mais alto do que a razão. Quando se fala de amor as pessoas tendem a amolecer o coração e se deixar levar pelas emoções.
      É preciso ser crítico e racional para compreender algo.

      Excluir
  36. Já analisaram a forma dos sábios judeus explicarem a tora,as concordância como eles a extraem, transformam uma palavra em um texto, suas tradições e etc....dai veriam que as ligações que ele fez do AT, é de um grande intelecto da escrituras.

    ResponderExcluir
  37. Amigo nunca tinha lido tanta besteira assim , cuidado este Espírito que te impulsiona a denegrir um dos maiores apóstolos de Jesus, que levou o evangelho até os confins da terra, na época todo império romano , se tratado com estas palavras grosseiras e falsas , procure fazer um curso de hermenêutica e peça ao Espírito Santo que ilumine sua mente, e que Deus continue te abençoando sempre.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Olá a paz do Senhor Jesus.
    Muito bom esse estudo, é a pura verdade do alto. Muitos seguidores de Paulo ainda existe crendo no tal de um arrebatamento literal, o Senhor Jesus nunca disse que ia ficar em uma nuvem para arrebatar ninguém. Paulo o mentiroso disse, enganou a igreja Tessalônica, e os crentes dessa geração. Mais eu louvo a Deus porque ele tem os seus pequeninos para pregar a verdade. Tenho um blog com muitas novidades. TIAGO SAMPAIO CRUZ. que Deus o abençoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apocalipse 1:7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

      Excluir
  40. A verdade que tanto Paulo quanto Jesus falaram em salvação tanto pela fé quanto pelas obras. Jesus falava da importância de se crer nele, de exercer fé nele como também falava em boas obras.
    Paulo, por sua vez,ao mesmo tempo que falava da importância da fé para a salvação falava também da importância do amor entre as pessoas assim como Jesus também falava do amor, do amor concreto que se traduz em ações, em atitudes, em obras.

    ResponderExcluir
  41. De modo que não vejo motivos para essa discussão.

    ResponderExcluir
  42. De modo que não vejo motivos para essa discussão,pois no final das contas, Paulo e Jesus falavam as mesmas coisas. É só prestar atenção nos textos onde esses assuntos são tratados. Ou seja, Jesus falava da importância de se exercer fé nele, como também falava da importância das boas obras, assim como Paulo também falava da importância das duas coisas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...