quinta-feira, 8 de março de 2012

O próprio Jesus refuta a trindade


Se a grande maioria dos cristãos, por herança recebida do catolicismo quando ainda estava em formação, dizem que Deus é composto de três pessoas, então, dada a importância dessa informação e considerando que há quem afirme que a trindade é um ensino claro nas Escrituras e doutrina fundamental da fé cristã era de se esperar, por consequência, que houvesse citações afirmando que Deus é também três ao invés de apenas um. Aliás, se Deus é UM e TRÊS, os versículos listados abaixo seriam um bom momento para se dizer isso, mas que tal perguntarmos à Bíblia: Quantos Deus “é”?

Dt. 6.4 “Ouve, Israel, Yahweh nosso Deus, Yahweh é UM”.

II Sm. 7.22 “Portanto, grandioso és, ó Yahweh Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão TU SÓ…”

Zc. 14.9 “E Yahweh será rei sobre toda a terra; naquele dia UM será Yahweh, e UM será o seu nome.”

Mt. 23: 9 “E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque UM SÓ é o vosso Pai, o qual está nos céus.”

Mc. 12:32 “E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há UM SÓ Deus, e que não há outro além dele;”

Jo. 17.3 Orando ao Pai, Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o ÚNICO Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.”

Rm. 3.30 “Visto que Deus é UM SÓ, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão”

Rm. 16.27 “ao ÚNICO Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.”

I Co. 8. 4 “Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão UM SÓ.”

I Co. 8.6 “Todavia para nós há UM SÓ Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.”

Gl 3.20 “Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é UM.”

Ef. 4.6 “UM SÓ Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.”

I Tm. 1.17 “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao ÚNICO Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”

I Tm 2.5 “Porque há UM SÓ Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

Tg. 2.19 “Tu crês que há UM SÓ Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.”

Jd 1.25 “ao ÚNICO Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.” 

Quando você debate com um trinitariano, você pede que ele mostre apenas um versículo, não interpretação, mas apenas um versículo que diga que Deus é três e eles não apresenta Um sequer, porque não existe na bíblia. Em contrapartida nós temos a bíblia inteira que diz que Deus é UM. Por que desconsideram descaradamente a bíblia e preferem a tradição a escritura?

Querido leitor você viu algum versículo ou tem conhecimento na sua vida cristã de alguém que tenha encontrado na Bíblia um versículo que diga que Deus seja três, triúno, três pessoas, três entes, três seres, três divinos, três espíritos, três substâncias, três hipóstases, três essências, três modos, três atributos, três agentes ou em qualquer sentido uma tríade? Isto simplesmente e incrivelmente, considerando a quantidade de pessoas que usam alguma dessas expressões, não é ensinado na Bíblia. Agostinho passou aproximadamente 16 anos (a quem diga 20 anos) de sua vida, do ano 400 ao 416 d.C, pesquisando e escrevendo sobre a trindade, e, mesmo após o término de sua obra, que passou a ser conhecida com “De Trindade” ou “A Trindade”, manteve nela registrado: “Todavia, na Escritura não encontramos também qualquer referência a três pessoas.”1

Aqui não temos dedução, mas constatação de fato e, como se pode constatar, lemos não uma vez, mas várias, a identificação de Deus como “UM”, “ÚNICO” e “UM SÓ”! Portanto, por que tentar colocar dentro da Bíblia uma doutrina que não está nela? Por que dizer que Deus é algo que a Bíblia não diz que Ele seja?


1 Agostinho in A trindade, Paulus Editora, 2ª Edição – 1994, pág. 248 – Não satisfeito com essa conclusão, visto ser um defensor da teologia trinitária, Agostinho propôs uma arranjo para resolver o problema e alegou que “…será lícito dizer três pessoas pela necessidade de expressão e de discussão, não porque a Escritura diz, mas porque não contradiz a Escritura…” (pág. 249). Não contradiz? Agostinho embora cite Dt. 6.4 em sua obra, parece ignorar o seu significado.

Filho de Deus, não "Deus Filho"

São mais de 40 ocorrências da expressão “Filho de Deus” no texto do Novo Testamento, mas “Deus Filho” ou mesmo “Deus, o Filho” não há uma sequer.

Alguns interpretam que a expressão “Filho de Deus” é uma prova, por si só, de que Jesus é Deus, mas é justamente por essa expressão que vemos que ele não é. Ele é Filho! Para alguns “Filho de Deus” = “Deus”. Como a contextualização bíblica é quase sempre ignorada por quem acha que “Filho de Deus” signifique “Deus” ou “Deus Filho”, deveríamos meditar no seguinte: Se a expressão “Filho de Deus” atribuísse automaticamente igualdade com a Deidade seria extremamente estranho um homem, judeu, ao ser apresentado a um Rabino que o notou debaixo de uma figueira já, de imediato, lhe dissesse: “você é o Deus Eterno, Supremo Soberano do Universo”. Pois bem, se as expressões fossem equivalentes isso teria acontecido com Natanael, pois ele disse em João 1:49: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel”. Mas, será realmente que funcionava desse jeito, ou seja, todos aqueles que estavam iniciando sua caminhada junto ao Mestre, um jovem rabino, filho de um carpinteiro conhecido da pequena cidade de Nazaré, que estava começando a se tornar popular, já, de cara, o consideravam Deus? Aquele mesmo Deus que libertou Israel e fez grandes prodígios na antiguidade, Egito, Babilônia, Assíria, Canaã e etc.? Ou devemos reler as palavras de Natanael, este mesmo Natanael que teve Jesus anunciado por Felipe nos seguintes termos: “Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.” (Jo. 1.45). Ora, onde Moisés falou de Deus feito carne? Não terá falado Moisés de um Profeta semelhante a ele? Não terão falado os profetas de um Messias? E o próprio Felipe por acaso não o identificou como filho de José? Será que é razoável afirmar que Natanael guinou da informação dita a ele minutos antes de que estava ali próximo um dos filhos de José e Maria e passou a achar que era o próprio Deus em carne e ossos ali diante dele? Relembremos as três coisas ditas por Natanael: “Rabi”, “Filho de Deus” e “rei de Israel”. Apenas isso!

João Batista, em Jo. 1.34, disse : “Eu mesmo vi e já vos dei testemunho de que este é o Filho de Deus”. O profeta às margens do Jordão disse em alto e bom tom “este é o Filho de Deus”. Meditemos, se isso fosse atribuição de deidade, significaria dizer que o Batista estava chamando Jesus, aquele homem que todos podiam ver, de “o Deus Eterno de Israel”, Aquele Deus, habitante dos céus, a quem conheciam como imortal e invisível. Será que essa era a intenção de João, e será que era essa a compreensão dos primeiros discípulos? Será que os judeus entenderiam essa expressão exatamente assim? Será que achariam natural que Deus estivesse ali em carne e ossos na frente de todos eles? Ou percebiam essa expressão como aquela que já havia sido dita por Deus em outras ocasiões, entre Deus e aquele a quem ele chama de filho, sem qualquer atribuição de deidade, como por exemplo, Israel, Ex. 4.22 “Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito” ou até mesmo e muito mais evidentemente com uma conotação messiânica conforme se afirma na passagem profética encontrada em II Sm. 7.14 “Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho…” quando fala acerca de Salomão. Se devêssemos entender a afirmação de João e Natanael da forma como querem os trinitários era de se esperar em cumprimento da Lei mosaica, um levante geral do povo para que todos fossem mortos ali mesmo. Certamente essa é uma ideia descontextualizada da realidade bíblica! É a visão dos dias atuais apontando para o passado e não do passado para os dias atuais, onde se deve seguir uma sequência e considerar a história de Israel. Até porque eles esperavam o Messias, o que viria para remir Israel da mão de seus inimigos, da descendência de Davi para se assentar em seu trono. Não podemos supor que eles esperassem uma “encarnação de Deus” que iria sair do trono da majestade celeste para reinar em Israel, mas o Filho de Davi. Essa ideia de “Deus encarnado” não era e nem é a promessa contida nas Escrituras.

Sem a malícia dos judeus, Marta reconhece a Jesus como Filho de Deus, mas para ela isso não significou que Ele fosse o próprio Deus ou o “Deus Filho”, pelo contrário ela já em Jo. 11.22 havia dito “Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.” ou seja, ela não o via como sendo o próprio Deus, mas alguém a quem Deus não negaria um pedido; o Filho de Deus. Ela testemunhou em Jo. 11.27 “Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. 28 E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te.” Perceba que ela disse: “O Mestre está cá”, ora se Filho de Deus fosse sinônimo de Deus Filho, era de se esperar depois dessa “brilhante” e “assombrosa” revelação, que ela dissesse para sua irmã “Deus está cá, e chama-te”, não o fez porque não procurava incriminar Jesus para o crucificar como pretendiam os judeus. Todos o que estavam ali viram Nosso Senhor Jesus Cristo orar a Deus, seu Pai. Se a expressão “Filho de Deus” fosse sinônimo de “Deus Filho” teríamos ali uma situação esdrúxula, pois todos os judeus ali presente estariam estranhamente considerado normal e possível Deus na terra em carne e ossos rogando a Deus no céu à realização de um milagre.

Também o Sumo Sacerdote depois de os judeus conseguirem prender Jesus, pergunta ao Senhor: “Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Vemos aqui que a expressão “Filho de Deus”, no sentido messiânico, associa-se com a palavra “Cristo”. O Sacerdote insistia com Jesus para que ele dissesse pelo Deus vivo se era o Cristo, Filho de Deus. Para o Sumo Sacerdote a expressão “Filho de Deus” não o identificava como o “Deus vivo”, mas como o “Cristo”. Ora, a pergunta do sacerdote não tem sentido equivaler a: “Conjuro-te pelo Deus vivo que me digas se és Deus”(?). A esperança da vinda do Filho de Deus sem que Filho significasse o próprio Deus estava na mente dos judeus da época, como se confirma nas palavras de Marta, em Jo. 11.27; nas palavras de João, o evangelista, em Jo. 20.31; e até de espíritos como os demônios em Lc. 4.41, além de outras ocorrências. Os fariseus O rejeitavam porque não viam nEle, Jesus, o cumprimento das profecias; não viam nele o Messias prometido, então, para eles, se Jesus se auto afirmava “o Cristo”, era se fazer Deus, não no sentido da co-igualdade, pois o Ungido de Deus, não é o próprio Deus, arrogando para si a autoridade para se sentar no trono de Yahweh se auto-proclamando Cristo, algo que somente Deus o poderia designar. Esse entendimento dos judeus é retratado em Jo. 19.7 falando acerca do fato de Jesus afirmar ser Filho de Deus diziam: “… deve morrer, porque se fez Filho de Deus.” Se os fariseus cressem nas Escrituras de forma correta creriam em Jesus e não o acusariam, pois perceberiam que Deus o havia enviado, mas porque não o criam, entendiam que Jesus estava querendo se colocar no lugar de Deus para se proclamar Cristo, daí o acusarem de blasfêmia.

O Centurião juntamente com os que estavam com ele também reconheceram em Jesus sua filiação com Deus e podemos ler isso em Mt. 27.54 “E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus”. Pela equação trinitariana, temos que “Filho de Deus” = “Deus”, isso equivale a dizer que aquelas pessoas que estavam de sentinela guardando ao Senhor no momento da crucificação teriam dito, ante a morte de Jesus, “verdadeiramente este homem era o próprio Deus”, agora perceba a paradoxalidade que a atribuição de Deidade a Jesus em virtude da expressão “Filho de Deus” causa. Se teria dito “este era Deus”, ou seja, “era” e já não é pois morreu, e isto seria admitir que Deus morre, visto ter sido isso que aquelas pessoas testemunharam; uma morte. Mas a Bíblia diz que Deus é imortal (I Tm. 6.16). Logo se verifica que a equação trinitariana é contrária ao ensino bíblico e que Filho de Deus não significa Deus, nem mesmo Deus Filho.

Somente “Deus” ocorre mais de 650 vezes no NT. A expressão “Deus Pai” aparece 11 vezes, “Deus, o Pai” ocorre 4 vezes, “Deus e Pai” ocorre 14 vezes, “Deus nosso Pai” ocorre 12 vezes, e, sem dúvida, decorre do ensino de Jesus Cristo, ao dizer: “Portanto vos orareis assim: Pai nosso...”, nessa oração Deus é apresentado como Pai de todos. E é assim que Jesus nos apresenta Deus, como Pai. Paulo confirma isto em I Ts. 3.11 “Ora, o próprio Deus e Pai nosso e o nosso Senhor Jesus”. Quando o escritor sagrado pretendia mostrar o grau de identificação que ele tinha com Deus usava “Deus Pai”. “Deus Pai” e termos assemelhados denotam, portanto, relação de intimidade entre Deus e seus servos, agora, filhos através de Jesus Cristo. Ficam ausentes ou melhor inexistentes, dentro de toda a Bíblia, expressões como “Deus Filho”, “Deus e Filho”, “Deus, o Filho”, “Deus nosso, o Filho”, assim como “Deus Espírito Santo”, “Deus e Espírito Santo”, “Deus, o Espírito Santo” e “Deus nosso, o Espírito Santo”, isto por si só já deveria nos dizer alguma coisa, de modo que, focando os usos de “Deus Pai” na Bíblia, não parece ser natural deduzir “Deus Filho” ou “Deus Espírito Santo” a partir daquela expressão, pois não é esse tipo de Deus que a Bíblia pretende mostrar, mas quem Deus é para nós. J. N. D. Kelly falando acerca dos primeiros apologistas cristãos nos informa que “para todos eles, a descrição “Deus Pai” não indicava a primeira Pessoa da Santa Trindade, mas a Divindade única, considerada autora de tudo1 o que existe" e isso se confirma quando lemos Ml. 2.10 “Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus?…”. Ora, se o Filho é Deus e Filho de Deus, se o Espírito Santo é Deus e Espírito de Deus, então, por via de consequência o Pai é Deus e Pai de Deus (?!) Isso, claro, é mais um disparate não ensinado na Bíblia, mas seria mais uma “dedução” lógica, embora inexistente dentro da Bíblia, se considerada verdadeira a doutrina trinitariana. Tudo isso mostra que não há margem para se alegar a existência de um Deus Filho, mas apenas do Filho de Deus.

1 Jefferson Ramalho em “Jesus é Deus?”, publicado pela Editora Reflexão – 2008, à página 35 comenta a posição do bispo Alexandre que, na contra-mão dessa informação, à época da controvérsia sobre a consubstancialidade do Filho com o Pai (III séc.), acusava Ário de atribuir a Deus mutabilidade “pois se Deus só se tornara Pai a partir da existência e criação [melhor entender geração] do Filho, Deus não seria imutável, pois passara por um processo de mutabilidade a partir do instante em que se tornara Pai.” Ora, para os apologistas cristãos primitivos “Pai” é a designação do Criador e isto se vê confirmado em Introdução a Teologia Patrística de Luigi Padovese, da Edições Loyola, ao registrar, à página 61, que em busca de uma solução trinitária, a partir do III séc. “o título de ‘Pai’ deixa de qualificar a natureza ou o ser divino (Pai = Deus) ou de ter caráter metafórico (Pai de Israel) e logo se torna título de pessoa, com o significado de ‘Pai do Senhor nosso Jesus Cristo‘” estritamente. Assim, considerar o tornar-se Pai um processo de mutabilidade de Deus é considerar o tornar-se Criador também um processo de mutabilidade. Se antes não existia absolutamente nada apenas Deus, então, ELE teria se tornado criador a partir da criação, de modo análogo seria sua condição de Pai, daí se conclui que nenhuma, nem outra coisa indica mutabilidade em Deus, mas inerência de seu ser. Deus é criador antes que existisse qualquer coisa , mas as coisas só passaram a existir a partir da dado momento, assim também ele é Pai.

Quem era Jesus segundo ele mesmo?

Mt. 23.10 “um só é o vosso Mestre, que é o Cristo”

Lc. 4. 18 O Cristo “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu”

Jo. 4.26 O Cristo “Eu o sou, eu que falo contigo.”

Jo. 6.48 “Eu sou o pão da vida.”

Jo. 8.12 “Eu sou a luz do mundo;”

Jo. 8.40 “sou um homem”;

Jo. 10.9 “Eu sou a porta;”

Jo. 10.11 “Eu sou o bom Pastor”

Jo. 10.36 “Àquele a quem o Pai santificou”

Jo. 10.36 “Sou Filho de Deus”

Jo. 11.25 “Eu sou a ressurreição e a vida;”

Jo. 14.6 “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida”

Jo. 15.1 “Eu sou a videira verdadeira”

Jo. 18. 5 “Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu.”

Jo. 19.21 “ele disse: Sou o Rei dos Judeus.”

At. 9. 5 “Eu sou Jesus”

Ap. 1.17 “Eu sou o primeiro e o último;”

Leiamos atentamente o que Jesus disse em Jo. 14.1 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede TAMBÉM em mim” mais explícito impossível, crer em Deus e também nEle. Jesus mesmo é quem se distingue de Deus e se exclui da Deidade ao dizer “em Deus e em mim”. Veja que ele não disse ali “no Pai em mim” (as hipóstases), mas “em Deus e em mim” e isso é muito significativo pois a palavra Deus, no grego está com artigo, indicando indubitavelmente ser O Deus, aquele conhecido Soberano e Eterno do Antigo Testamento, que sem dúvida é o mesmo do Novo Testamento. Esse verso é reforçado por Jo. 17.3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, E A Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” 

Você pode acrescentar outras afirmações a essa lista, mas essa última, que se segue, NÃO é palavra de Jesus em toda a Bíblia:

“Jesus disse: ‘Eu sou Deus’”?  Livro ? Capítulo ? Versículo

Quem era Jesus nos relatos de João, o evangelista?

É possível admitir que dentre os escritos do Novo Testamento os relatos do evangelista São João sejam aqueles que tem alguns dos versículos mais abundantemente usados para se tentar determinar provas ao dogma trinitário. Curiosamente, embora existam umas poucas passagens, Jo. 1.1-3; 16.30; 20.28; I Jo. 5.20, que podem ser, descontextualizadamente, destacadas para referenciar uma suposta identificação de Jesus como sendo o próprio Deus; o Deus de quem Jesus mesmo, fazendo clara distinção entre ambos, o chamou de verdadeiro Deus em Jo. 17.3; João é o evangelista que mais destaca o subordinacionismo e dependência ontológicas sob a qual Cristo está em relação a Deus, seu Pai. E o fez, não somente como cronista, mas como alguém que registrou as palavras do Salvador mesmo se identificando como um ser essencialmente diferente e dependente de Deus. Isso termina por denunciar a inexistência da co-igualdade requerida por alguns teólogos entre Pai e Filho, endossando por consequência o unitarismo ensinado na Bíblia desde Adão e anulando a intenção de legitimação do dogma trinitário. (Igualdade na essência e diferença na relação, segundo Agostinho.)

Aqui traremos à baila versículos conhecidos, mas certamente serão mostrados muitos outros reveladores, desconhecidos ou preteridos por muitos doutrinadores na questão cristológica. Se verá vários desses versículos onde João, o mesmo que escreveu Jo. 1.1 e Jo. 20.28, indica que Jesus não é um consubstancial com seu Pai. Há versículos além dos listados aqui que já foram ou serão comentados em outras postagens.

Como já comentamos os primeiros versículos do capítulo um de João, seguiremos adiante e perceberemos que nos versos 16 e 18, ele é reconhecido como unigênito Filho de Deus. Se “unigênito” significa único da espécie ou único gerado, nenhuma nem outra expressão significa que ele seja Deus, pois se ele é “único da espécie”, então, Deus, o Pai, é de outra espécie já que Jesus seria único de sua espécie e se é único gerado, então, todo gerado tem um começo.

No encontro com Nicodemos, por exemplo, capítulo 3, vemos a identificação de um Mestre, vindo da parte de Deus e não o próprio Deus.

Em 3.34 Jesus afirma “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.”. Ora, Jesus poderia ser o próprio Deus e a Bíblia dizer isso que está dito no verso? Muito claramente vemos de forma taxativa a informação que Nosso Senhor Jesus Cristo foi “aquele que Deus enviou”, Ele jamais diz: “Eu me enviei”, e é Deus que lhe dá o Espírito sem medida.

No verso seguinte vemos a plena dependência e a fonte de poder do Filho: “O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.” Se eles são imanentemente a mesma substância, como se alega, o Pai não precisaria entregar nada ao Filho, pois como “Deus” o Filho já teria.

Em 4.22 “Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.”, aqui se considerarmos verdadeiro o conceito do “Deus Filho”, teríamos, então, uma situação meio gnóstica: Deus adorando Deus, pois se Jesus tem as duas naturezas (Deus e homem) em uma única pessoa, Ele, Jesus diz que, ele próprio, uma pessoa judia juntamente com todos os outros judeus adoram a Deus. Mas se ele é como sempre afirmou ser e foi reconhecido, o Filho de Deus, então, como judeu e Filho adorou ao Pai, assim como seus compatriotas e como nós também devemos fazer.

A mulher samaritana, testificou de Jesus Cristo e os samaritanos ouviram as palavras do Senhor, ao término da audição concluíram não que Ele era Deus, mas “verdadeiramente o Cristo, o Salvado do mundo” (4.42).

Quando o acusaram de querer “se fazer igual a Deus” por haver dito que era Filho de Deus (5.18), Ele, de pronto, refuta a acusação e já no verso imediatamente seguinte, v.19, João o Evangelista registra o esclarecimento feito pelo próprio Senhor Jesus: “Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma…”. Veja que ele usou o enfático “Na verdade, na verdade”. Se ele falou como Filho, então não falou como um simples ser humano; falou exatamente como Filho de Deus, ou seja, com aquele título designativo que alguns teólogos costumam usar para afirmar que Ele é o próprio Deus Filho, mas Ele insiste em desfazer esse mal entendido ao dizer que não, e repete em 5.30 “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma…”. Falando dEle mesmo, seja na terceira pessoa “si mesmo” (v. 19) ou na primeira pessoa “mim mesmo” (v. 30) Ele afirma não poder fazer coisa alguma.

Ao verem Jesus realizando milagres o povo não o identificava como o Deus de Israel, mas como o profeta que deveria vir Jo. 6.14 “Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.” e mais uma vez se confirma no v. 69 “E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente”. Curiosamente alguns cristãos atribuem o poder de operação de milagres de Jesus a uma possível deidade, mas esses versos provam que isso é um engando, pois os milagres era atribuído a um profeta da parte de Deus, seu Filho Jesus Cristo.

Jesus, nosso Senhor, deixa claro que a obra de Deus é crer naquele que ELE, Deus, enviou (Jo. 6.29), mais a frente no v.32 diz: “meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu” e nos versos 33 e 48 ele se identifica como o “pão de Deus”, associando sempre Deus a Pai e Pai a Deus e jamais se chamando a si mesmo Deus.

Vale a pena trazer o registro de João em 6.45 “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.”, onde muitos trintários usam para afirmar que Jesus é Deus, mas perceba que este verso diz exatamente que ele não é ao asseverar: “todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim”, veja que quando alguém é ensinado pelo Pai (e a parte inicial diz que os que são “ensinados por Deus”) vai a Jesus. Assim, o verso não está chamado, em hipótese algum Jesus de Deus, mas aqueles que são ensinados por Deus, o Pai, vão a Ele (Jesus).

Jesus vive pelo Pai. Jo. 6.57.

Em 6.69 vemos Pedro confirmando aquilo que todos os de bom coração reconheciam em Jesus: “o Cristo, o Filho do Deus vivente“.

Leiamos com atenção o registro de João em 7.17 quando Jesus fala de doutrina que ensinava: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.” O Nosso Senhor Jesus Cristo ao falar de Deus mostra não ser ele próprio Deus e contrasta de forma inconfundível a distinção entre os dois. Pois Ele alega que se falasse de si mesmo, ou seja, suas próprias palavras, não seria Deus falando. Ora, não alegam, por ventura, que Nosso Senhor Jesus é o “Deus-Filho” ou “Deus em forma humana”, como, pois não falaria de si mesmo, se ele fosse o que os trinitarianos dizem que ele é? E, como alegaria ele que a doutrina é provinda de Deus e não dele mesmo, se ele fosse o que os trinitarianos dizem que ele é? Como podem esses ensinadores desdizerem Jesus e afirmar que Ele seja aquilo que Ele não disse ser?

Também é oportuno atentar para o registro que João faz das palavra de Jesus em 7.29 depois de dizer que havia sido enviado por Deus, o Pai, Ele diz: “Mas eu conheço-o, porque dele sou e ele me enviou.” Jesus diz claramente “sou dele” mas nunca diz “sou ele”. Ele pertence a alguém maior que ele, e este é Aquele que o enviou.

João registra em 7.40 que a multidão não o concebia como Deus encarnado, pelo contrário o viam com um mensageiro de Deus aos homens: “Então muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: Verdadeiramente este é o Profeta.”

Jesus diz em Jo. 8.28 “… e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.” Como poderia Jesus ser um consubstancial ou um co-igual com Deus, seu Pai, como reivindicam alguns e precisar aprender alguma coisa? Nele não estariam unidas na mesma pessoa as duas naturezas? Tomar a forma de servo será que significa desaprender, esquecer e etc… A Bíblia ensina isso? Jesus teria se esquecido das coisas celestiais e desaprendido tudo? Aqui é oportuno destacar que Ele, Jesus, tanto pode ter aprendido o que fazer na terra aquilo que o seu Pai desejou, quanto depois da encarnação. Seja como for temos poucas opções: Se Ele era Deus teria perdido a consciência e precisou reaprender tudo o que falar e o que fazer; ou se, de fato, não era Deus, então, foi ensinado por ELE, que é justamente o que a Bíblia diz!

Perceba a declaração de Jesus registrada por João em 8.42 “… pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.” Suponhamos que Jesus seja o próprio Deus. Uma hipóstase participante da Deidade. Admitamos Ele como sendo Deus na eternidade pretérita; uma única substância conjuntamente com o seu Pai, um único Elohim. Agora façamos uma releitura do versículo e meditemos: Ele disse: “… vim de Deus“; mas, como assim (?), se ele já era Deus na Eternidade? Por que falar de Deus como se fosse outra pessoa se Ele fosse o próprio? “Não vim de mim mesmo”, mas como assim (?), se Ele já era o próprio Deus na Eternidade, porque não viria de si mesmo? Se Ele é Deus e Deus é Ele como poderia não vir de si mesmo? Mesmo considerando o esvaziamento (knosis) sugerido em Fl. 2.6, Ele, se fosse Deus, teria vindo de si mesmo, pois o esvaziamento seria apenas a segunda parte do processo de vinda ou auto-envio; a primeira teria sido a decisão de vir. O plano da salvação antes de entrar em execução já existia. Atente que esse versículo é uma declaração do próprio Jesus de que ele não é Deus. Ao dizer que não veio de si mesmo, mas de Deus que o enviou, Ele se exclui da Deidade. Assim, não há como alegar consubstancialidade ou co-igualdade se Ele mesmo afirma categoricamente ter vindo de Deus e não dEle mesmo. Destaque-se que o verso 42 é ratificação do verso 40 que diz: “Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido;…” Como se pode perceber ao invés de se identificar como sendo Deus como prefeririam os trinitários, Jesus se identifica como o homem que disse a verdade ouvida da parte de Deus.

Jo. 11.22 “Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.” Marta confessa ver em Jesus alguém que teria suas orações ouvidas por Deus, mais a frente, ela o reconhece como “o Cristo, o Filho de Deus” (v.27) e no verso 41, todos o viram orar. Certamente nenhum deles iriam supor, e nem a Bíblia o diz, que Deus na terra (já que se afirma que ele é 100% Deus) estivesse orando a Deus no céu.

João também registra a profecia de Caifás, Sumo-sacerdote naquele tempo quando disse que convinha “que um homem morra pelo povo, e que não pereça a nação” (Jo. 11.50-52). Após o milagre da ressurreição de Lázaro, o Sumo-sacerdote recebeu de Deus uma palavra profética, conforme alega João, não de que Jesus fosse Deus, mas um homem que morria pelo povo.

Jo. 13.10 “… mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.” É fácil encontrar nas literaturas trinitarianas que os grandes milagres que Jesus fez provam a sua deidade, mas Jesus mesmo diz diferente, ele atribui sua fonte de poder e realização ao Pai, mostrando que sua capacidade vem DELE.

Jo. 16.27 “Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus. 28 Saí do Pai, e vim ao mundo…” Expressões como essas onde Nosso Senhor Jesus Cristo afirma haver saído de Deus e não que era o próprio Deus, parecem ser inconscientemente rejeitadas por muitos cristãos de hoje, e este é apenas um dentre os muitos e muitos versículos onde Jesus se distingue de Deus quando diz que saiu de Deus e diz também “saí do Pai”. Para Jesus, e nós deveríamos crer e respeitar a crença de Nosso Salvador, Deus é o Pai dele e nosso, dele por geração e nosso por adoção. Aliás faz parte da adoção para salvação reconhecer isso: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (Jo. 17.3) Para Jesus o único Deus verdadeiro é o Pai a quem ele estava orando naquele momento, e Paulo, o apóstolo, que nos aconselhou a sermos seus imitadores como ele foi de Cristo, confirma que Deus é um só e esse “um só”, não dois ou três, é unicamente o Pai, I Co.8.6 “Todavia para nós há um só Deus, o Pai”.

Jo. 17.3, o bem conhecido verso “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Claramente João registra a oração de Jesus, onde Ele diz que o Pai é o único Deus verdadeiro e, Ele Jesus é o seu enviado. A Bíblia diz que o Filho foi enviado pelo Deus verdadeiro e não que o Deus verdadeiro enviou o Deus verdadeiro.

Outro versículo clássico que mostra de forma muito clara que Jesus não é o próprio Deus é Jo. 20.17 “… mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” Aqui ele se revela IRMÃO e não “Deus” de seus discípulos e apóstolos, e, mais ainda que o Pai e Deus de seus seguidores era também Pai e Deus dEle. Será que não devemos respeitar esse ensino claro de Jesus e arrumar argumentos à moda católica romana para o deificar?

Muitos usam a expressão “meu Deus e vosso Deus” para dizer que o Pai era Deus de Jesus de forma diferente de como o Pai é nosso Deus, simplesmente porque Jesus usou “meu” e “vosso” ao invés de “nosso”. Insinuam com isso que Deus é de uma forma Deus de Jesus (porque também ele “seria” Deus) e de outra forma Deus dos discípulos por causa dessas palavras. Mas tal ideia não encontra apoio nas escrituras, pois lemos em Jl. 1.13, por exemplo, “Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus.”, aqui Joel usa “meu Deus” e “vosso Deus”, e, apesar dessas expressões não se pode alegar qualquer diferenciação de como o Pai é Deus de ambos (de Joel e dos judeus). Paulo também disse: “Graças dou ao meu Deus, lembrando-me sempre de ti nas minhas orações;” (Fl. 1.4) Será que o Deus de Paulo não era de igual modo Deus de Filemon? Ou mesmo At. 7.37 onde lemos: “Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.” Não será o Deus dos filhos de Israel, de igual modo Deus de Moisés?

Há vários outros versículos em João mesmo onde está explícita distinção não somente de filiação, mas na Deidade, Deus é Deus e Pai, o Filho é Senhor e Salvador constituído por Deus. Como se pode perceber há uns poucos versículos de João que apenas parecem defender uma suposta igualdade entre Deus e seu Filho Jesus Cristo, mas todo o restante do Evangelho de João diz exatamente o contrário. E aqueles versos devem ser contextualizados considerando o modo de escrever do evangelista.

Is. 43.11,12

Alguns reivindicam Is. 43.11,12 “Eu, eu sou o Yahweh, e fora de mim não há Salvador. 12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Yahweh; eu sou Deus.”, dentre outros semelhantes para afirmar que se Jesus não é Yahweh, nosso Deus, não poderia salvar a humanidade, pois o versículo diz claramente que “fora de mim (Yahweh) não há Salvador”, no entanto, essa conclusão é apressada e não considera o contexto bíblico como base para a argumentação. Primeiro porque a Bíblia diz que Yahweh é um, não dois ou três. Leia-se Dt. 6.4. Além disso as Escrituras mostram, por exemplo, Deus dando um salvador ao seu povo em II Rs. 13.5 “E Yahweh deu um salvador a Israel, e saíram de sob as mãos dos sírios; e os filhos de Israel habitaram nas suas tendas, como no passado”, o verso diz muito claramente que DEUS “deu um salvador”, mas a Salvação continua provindo de Deus porque foi ele quem “deu um salvador”. Não há cabimento afirmar que o “Salvador” constituído esteja propiciando uma salvação que não tenha origem em Yahweh. Assim, se mantém intacta a afirmação de Is. 43.11 e 12, sem contundo forçar a ideia de que esse salvador dado por ele seja ele próprio.

Há várias provas bíblicas que Deus constitui o seu escolhido para ser salvador e isso se revela não somente nos dias do antigo Israel como em II Rs. 13.5, mas, também, em Jesus Cristo Salvador do mundo, sem excluir, em absoluto, a origem da salvação que é o próprio Pai, Deus:

Is. 19.20 “E servirá de sinal e de testemunho a Yahweh dos Exércitos na terra do Egito, porque a Yahweh clamarão por causa dos opressores, e ele lhes enviará um salvador e um protetor, que os livrará.” Mais uma vez vemos que Yahweh, pai de Nosso Senhor Jesus, enviaria um salvador, então, esse salvador traria a salvação de Deus. Ele seria constituído por Deus salvador. A origem da salvação continua a mesma, Deus. O apóstolo João testifica fato semelhante quando diz: “… o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.” (I Jo. 4.14)

Sl. 28.8 “Yahweh é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido.” Deus, Yahweh, é a força salvadora do seu ungido, por isso é que não há salvação fora de Yahweh, pois é ele quem provê a força da salvação que vemos em Cristo Jesus, e Nosso Senhor mesmo cita Isaías em Lc. 4.18 “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,” e é daí que decorre a afirmação contida em At. 5.31 “Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, ….”

Is. 49.6 “Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te DEI para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.” Esse verso também está em conformidade com At. 5.31 e mais ainda com At. 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, DADO entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Então, será que por causa de uma determinada compreensão paradigmatizada de forma incorreta do que Isaías escreveu Deus estaria impedido/proibido de constituir alguém como Salvador para levar SUA salvação aos homens? Será que esses versículos não são explícitos quanto ao fato de ELE haver constituído um Salvador para levar a sua salvação não somente a Israel, mas também aos gentios?

O Cumprimento se vê confirmado em Lc. 1.69,70 ao ser informado que Deus “… nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;” Perceba que Deus levantou uma salvação poderosa na “casa de Davi”, ou seja, pela via da sucessão humana, e não a própria Deidade vindo à terra para salvar o povo!

Lc. 2.29,30 “Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação,” Muito claramente Simeão orou louvando a Deus agradecendo o fato de ter visto a Salvação dELE. Simeão orou a Deus e não a um possível “menino-Deus” em seus braços, não havia um motivador textual bíblico, cultural ou mesmo subentendido para que aquele velho homem judeu e monoteísta fizesse uma oração a um menino achando que fosse Deus, ele orou a Deus mesmo, o Pai daquela criança e via nela a concretização da salvação de Deus. A compreensão dele é clara. Deus havia cumprido sua promessa enviando a Salvação e não vindo ELE próprio.

At. 13.23 “Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel”. Todos esses versos mostram que não precisamos acreditar em uma “trindade” dentro/na Deidade para sermos salvos, pois claramente se mostra que quem levantou Jesus para Salvador foi Deus, o único que poderia fazer isso por ser o único Salvador, outro não poderia constituir qualquer salvador, pois fora dELE não há salvação.

Jesus ressuscitou a ele mesmo?

Teria Jesus ressuscitado a si próprio? Bem, alguns afirmam que sim ao lerem Jo. 10.17 “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. 18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” Mas estes versos estão falando da sua possível capacidade de uma auto-ressuscitação ou querem dizer outra coisa?

A Bíblia do Peregrino, parece ter se preocupado com o sentido do verbo λαμβάνω “lambánô” (que significa também receber, tomar, recuperar) no subjuntivo λάβω “lábô”, empregado por Jesus, o qual denota: possibilidade, desejo ou propósito; ao traduzir os versos da seguinte forma: “Por isso o Pai me ama, porque dou a vida, para recuperá-la depois. 18 Ninguém a tira de mim; eu a dou voluntariamente. Tenho poder para dá-la e recuperá-la depois. Este é o encargo que recebi do Pai.” Esta parte final ainda pode ser traduzida por “Tenho autoridade para dá-la, e autoridade para, novamente, recebê-la”.

Dizer que Jesus ressuscitou a si mesmo por causa desse verso ou de Jo. 2.19 que trazendo para a primeira pessoa é compreendido como “Matai-me e em três dias eu me levantarei”, produz algumas estranhas conseqüências, pois como poderia estar morto se iria pronunciar sua própria ressurreição? Seria uma morte aparente? Se a parte “Deus” de Jesus ressuscitou sua parte “homem”, então, não se pode dizer, como defendem os trinitaristas, que “Deus se fez carne para morrer pela humanidade”, visto que Deus não morre. E, se Deus não morre, qual o espírito que dava vida a Jesus enquanto homem? Ele tinha, ou tem dois espíritos? Um que o tornava passível de morte e outro que era Deus? Se a possibilidade da morte de “Deus” decorreu do entendimento do esvaziamento dito em Fp. 2.6, dentro da visão trinitariana, então, Ele na terra não era Deus, mas apenas homem?

Bem, voltando para Jo. 10.17, percebamos que Ele tinha o poder de dar sua vida (…por que dou a minha vida), mas atente que esse poder não significava e nem queria dizer que ele iria amarrar seus próprios punhos, chicotear a si próprio, construir a coroa de espinhos e cravar-lhe a própria cabeça, e se dirigir ao destacamento romano, apresentando-se a um general, que consequentemente o levaria a Pilatos, e lá iria se autoproclamar culpado e atendendo ao pedido dos judeus, se jogar na cruz e martelar os cravos em, pelo menos três de seus membros na madeiro e solicitar ao soldado que martelasse a última mão livre. Claro que não! Esse poder era a ação de deixar acontecer aquilo que o Pai determinou e não atuar como executor de sua própria prisão e morte. Assim, Jesus deixou os eventos que o levariam à morte acontecerem não sendo Ele seu próprio carrasco conforme provado em Jo. 18.11 quando lemos: “Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu?” e ainda Mt. 52 “Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. 53 Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?”; logo, Jesus, analogamente, estava consciente do destino de sua ressurreição ao dizer em Lc. 23.46 “… Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.”, e, de igual modo não foi o executor de sua ressurreição como não foi da sua morte. Mas, como termos certeza disso? Basta verificarmos os versículos que tratam do assunto!

Em Atos lemos: At. 2.24 “Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela” At. 2.32 “Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.” At. 3.15 “E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.” At. 4.10 “Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.” At. 5.30 “O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.” At. 10.40 “A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse,” At. 13.30 “Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos.” At. 13.37 “Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.”

Em Romanos lemos: Rm. 4.24 “Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor”, Rm 8:11 “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Rm 10.9 “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”

Em Coríntios temos: I Co 6.14 “Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” I Co 15.15 “E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.” II Cor. 4. 14 “Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.” Podemos encontrar esse mesmo testemunho em Gl. 1.1; Cl. 2.12; I Ts. 1.10; I Pe. 1.21.

O mais resistente poderia dizer que quando a Bíblia diz que Deus o ressuscitou dentre os mortos estaria falando também de Jesus, já que, no conceito trinitário, Ele é Deus, mas a Bíblia não querendo deixar dúvidas de que não somente Jesus não é Deus, como, também, não se auto-ressuscitou, claramente identifica quem operou a ressurreição. Leiamos Gl. 1.1 “Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos)”.

Deus morreu por nossos pecados!

O título dessa postagem é uma afirmação comum em meios trinitarianos, onde se defende que Deus precisaria morrer para fazer o resgate da humanidade de forma plena e eficiente. O escritor Jefferson Ramalho, por exemplo, apenas segue outros trinitaristas ao dizer: “Para que o homem pudesse ser salvo por intermédio da entrega sacrificial de Cristo, seria obrigatoriamente necessário que este fosse Deus”1

.A afirmação por si só já é digna de uma análise mais detida, pois a Bíblia afirma categoricamente que Deus não morre em I Tm. 1.17, e, a expressão “seria obrigatoriamente necessário” chega a ser apenas retórica, considerando que na Bíblia não há absolutamente nada escrito que confirme essa ideia. Além de estar registrado que Deus é imortal, as Escrituras dizem que quem morreu foi seu Filho, o Cristo, e não Deus mesmo, Rm. 5.10 “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho…” Até o Sumo-sacerdote Caifás entendia, acertadamente, que um homem e não Deus deveria morrer pelo povo quando afirmou “… convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação” (Jo. 11.50) e essas palavras do Sumo-sacerdote não foram acidentais ou de ocasião; pois o apóstolo João testifica a origem celeste da afirmação: “Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação. 52 E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.” Então, a profecia registrada nas Escrituras indica que o resgate do povo se daria pela morte de um homem e não pela “morte” de Deus. A afirmação da “morte de Deus” só justifica sua existência quando se descobre que o surgimento dessa ideia é posterior, mas muito posterior ao ensino bíblico sobre a salvação do homem. É uma frase surgida somente depois da deificação do Filho de Deus, ou seja, somente depois que elevaram Jesus ao status de seu próprio Pai é que a frase passa a fazer algum sentido de existência, embora continue sem sentido plausível se considerarmos somente a Bíblia como ponto de referência, conforme já pode ser percebido.

As profecias não apontam para a “morte de Deus”. Caifás, como já foi dito, confirmou isso quando profetizou, pois a transgressão entrou no mundo por um homem, Adão, e por outro homem, o segundo Adão, Jesus Cristo, as coisas foram corrigidas, Rm. 5.15,18 “Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos … Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida”. Assim, ainda que muitos teólogos digam que o próprio Deus tenha morrido pessoalmente, o mesmo Deus, através de seus inspirados, diz que um homem, a semente da mulher, Gn. 3.15, Jesus Cristo, Filho de Deus, foi quem morreu e ressuscitou. Jamais, em absolutamente nenhum lugar, a Bíblia diz que Deus morreu.

A afirmação que “somente Deus poderia resgatar, pela sua própria morte, a humanidade” carrega uma contradição denunciada pela Bíblia. Se se considerar Jesus como o “Deus-Homem”, os trinitarianos precisarão, forçosamente admitir, posto que as Escrituras informam que Deus é imortal, que apenas a “parte ”2 homem de Jesus teria morrido e sua “parte”3 Deus permaneceria intacta. Mas, morte e ressurreição são realidades consequentes, ou seja, a segunda não se dá sem que tenha havido a primeira. Sem morte não há ressurreição! E, a esse respeito a Bíblia nos informa em I Co. 15.14 “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.”, essa realidade testemunha que a morte de Jesus foi uma morte factual e por isso capaz de validar a nossa fé para a ressurreição futura dos crentes. Ele, de fato, morreu e Ele, de fato, ressuscitou. Mas, se Ele é Deus, e Deus não morre, então quando alguém diz que “Deus precisou morrer para salvar os homens” esta frase é uma expressão de retórica que afirma algo falso, posto que se Ele fosse Deus seria imortal, e se foi a parte homem, então não se pode afirmar que “Deus morreu por nós”.

Tal ideia trinitária ainda traz outra implicação. Em Hb. 9. 15-17 “E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?” Quem foi mediador e é o testador do Nova Aliança? Se foi o “Deus Filho”4, então, este não morreu, porque Deus é imortal, logo, não é, também, o validador do testamento. Mas, se foi o Filho de Deus, então, este sim morreu e ressuscitou validando o Novo Testamento. Perceba que reconhecer um “Deus Filho” é, na verdade, invalidar a Nova Aliança, pois se este não pode morrer, por ser Deus imortal, então, é descumprido Hb. 9.15-17, e decorre que sem a morte do testador não há validade no Novo Testamento. Daí se percebe a contradição da frase “Deus precisou morrer”, que terminaria, na verdade, por anular a salvação ao invés de confirmá-la. Mas, graças a Deus que seu Filho morreu, plena e verdadeiramente, validando o Novo Pacto e ressuscitou para nossa justificação.

1 Ramalho, Jefferson in Jesus é Deus? Editora Reflexão – 2008, pág. 121
2 Ou sua natureza humana, conforme os ensinos trinitários. 
3 Ou sua natureza divina, conforme os ensino trinitário. Vale ressaltar que para um trinitário divindade é sinônimo de deidade. 
4 Aqui vale relembrar que a expressão “Deus Filho” não é uma designação bíblica de Jesus Cristo. A expressão bíblica é Filho de Deus e não são sinônimas.

Mc. 2.6

Usando o mesmo argumento dos fariseus, os defensores da pluralidade de pessoas em Deus, afirmam que quando Jesus curou o paralítico perdoando os seus pecados usou de uma prerrogativa que somente a Deus compete. No entender deles Jesus estaria se revelando como sendo o próprio Deus; mas leiamos o texto atentamente, Mc. 2.5: “ E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados. 6 Ora, estavam ali sentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: 7 Por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus? 8 Mas Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: Por que arrazoais desse modo em vossos corações? 9 Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Perdoados são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito, e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados ( disse ao paralítico ), 11 a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.” Percebamos que a própria Escritura nos informa que toda autoridade que Jesus tem é derivada do Pai, e ele de si mesmo nada pode fazer. Jo. 5.30 “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” Em At. 10.42 lemos ainda que: “Este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.”, e as mesmas pessoas que presenciaram o episódio de Mc. 2, não assimilaram o evento como uma revelação de que Jesus fosse Deus por haver feito aquilo, pelo contrário, perceberam que ele era aquele que recebera de Deus tal poder, pois na seqüência do milagre lemos a conclusão: “a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens” (Mt. 9.8).

Mt. 9.4

Uma questão bastante interessante é vermos a afirmação de que Jesus é onisciente, assim como o Pai é, mesmo na existência Mc. 13.32.!

Os versículos usados para atribuir onisciência a Jesus, são basicamente aqueles que dizem que Nosso Senhor Jesus Cristo conhecia os corações e pensamentos, como em Mt. 9.4 “Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?” ou Mc. 2.8 “E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?”; no entanto, tais versículos refletem o poder que Deus lhe deu, como também nós poderemos ter I Co. 12.10 “E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.” O próprio apóstolo Pedro revelou, pelo Espírito, ter essa capacidade de saber das coisas sem que nenhum ser humano o houvesse informado a respeito, em At. 5.3 “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?” Como Pedro poderia saber que Ananias havia mentido? Isso reflete, por acaso, alguma onisciência em Pedro? Certamente apenas ciência, mas não onisciência.

Voltando para Mc. 13.32 lemos “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai”. Antes de falar do Filho nesse versículo vale destacar que quando a Bíblia diz “ninguém sabe … senão só o Pai” isto não exclui apenas os anjos e Jesus, mas também o Espírito Santo acerca do qual ninguém pode alegar estar em carne, ter sido feito homem ou se esvaziado. Uma coisa é conhecer a pessoa outra é saber o que ela sabe. Mesmo conhecendo bem nossos pais, filhos, parentes e amigos, não sabemos o que exatamente eles sabem, podemos apenas conhecer algo do que sabem, mas não a totalidade de seus conhecimentos. Tanto o Espírito Santo quanto Jesus conhecem o Pai em profundidade, mas não sabem o que ELE sabe. Nosso Senhor Jesus Cristo não sabia o dia de sua volta (nem o Filho), e quando disse que não sabia é porque não sabia mesmo, pois foi Ele quem nos ensinou em Mt. 5.37: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.” Afirmar que Jesus tenha dois centros de consciência e que ora falava por um centro, ora pelo outro é um artifício “teológico” que, buscando justificar a impossível doutrina da igualdade absoluta de Jesus, nosso Senhor, com Deus, seu Pai, terminou por transformá-lo em um indivíduo de dupla personalidade ou um dissimulado que mesmo sabendo dizia que não sabia, ou que por um critério completamente desconhecido oscilava em suas respostas, ora por um “centro de consciência”, ora por outro, como se fosse duas pessoas, ainda que a doutrina da união hipostática afirme que há duas naturezas em uma única pessoa e não duas pessoas em um único ente. 

O agravante desse conceito é que precisaríamos reconhecer que não haveria comunicação entre os dois centros de consciência, pois como a informação poderia estar presente na consciência do “Deus-Cristo” e não estar disponível ao Homem-Cristo, além do mais a “detectação” por qual dos centros de consciência Jesus estaria falando fica a critério do leitor, atribuindo as falas de Nosso Senhor a uma fala “como homem” ou “como Deus” dependendo da ocasião, quando sequer esse tipo de arranjo é mencionado na Bíblia. Agostinho tenta resolver essa dificuldade trinitária alegando que “Ele [Jesus] ignora o que não quer dar a conhecer, isto é, ignorava-o para manifestá-lo aos discípulos”1, mas estranhamente ele também disse na mesma obra: “Quem considera que Deus agora se esquece e depois se lembra, ou têm outras opiniões semelhantes, está totalmente em erro…”2. O curioso é que dizer que Deus é um e único, no sentido estrito da palavra, como sempre foi ensinado, por milhares de anos pela Bíblia, agora é considerado uma heresia, mas dizer que Jesus tem dois centros de consciência e “ignora o que sabe para não dar a conhecer as coisas aos discípulos”, depois de Jesus mesmo ter dito que nosso falar deve ser “Sim, sim; não, não”, é estranhamente considerado doutrina bíblica e ortodoxia cristã por alguns. As Escrituras dão provas que Jesus tinha apenas uma e plena consciência de quem era e o que fazia aqui na terra, e a usava sem qualquer perda de memória, polarização ou oscilação, também mantinha plena lembrança do seu período pré-encarnação. Em Jo. 6.62, por exemplo, lemos “Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?” e, ainda Jo. 17.5 “Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.” Há quem reivindique Jo. 16.30 “Agora conhecemos que sabes todas as coisas..”, como prova da onisciência de Jesus, mas aqui seria trocar as palavras dEle, Jesus, que disse: “Eu não sei a data” Mt. 24.36, pelas dos discípulos que disseram “sabes todas as coisas”. Mas, há contradição? Claro que não! Basta ler o contexto de Jo. 16 para perceber que os discípulos, ao dizer “sabes tudo” estavam se referindo as perguntas feitas a Cristo e que Ele as haviam respondido todas, de modo que concluíram “não necessitas de que alguém te interrogue. A própria Bíblia diz que: “E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo” ( I Jo. 2.20). Seríamos nós também oniscientes? ” Ora, se ao termos a unção pode-se dizer que sabemos tudo, muito mais Aquele que foi ungido seu Pai. Além do mais não podemos ter essas palavras dos discípulos como uma avaliação cabal e plena do conhecimento de Jesus pois, para isso eles, os discípulos, precisariam saber de tudo também para poderem mensurar e dizer com propriedade, atestando, que Jesus sabia de tudo. Outro versículo também usado, nessa mesma linha, é Jo. 21.17 “Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” Mas, nesse versículo de João os requerentes esquecem de avaliar a condição pretérita de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois se ele fosse Deus na eternidade passada, um co-igual com o seu Pai, ele saberia, consequentemente, o dia da volta antes de encarnar. Ai surgem as dificuldades: Jesus teria esquecido? Só seria onisciente eventualmente enquanto na terra? O despojamento preconizado em Fl. 2.6 significou despojamento também de mente e memória? A essas perguntas a Bíblia é claríssima:

Jo. 1.27 “Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca.”

Jo. 3.12 “Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?” (lembrava das coisas celestiais)

Jo. 8.28 “… e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.” (lembrava do ensino do Pai)

Jo. 6.62 “Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?” (lembrava de sua antiga posição)

Jo. 12.49 “Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.” (lembrava dos mandamentos do Pai sobre o que falar)

Jo. 17.5 “Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.” (lembrava da glória que tinha, antes mesmo do mundo existir)

Jo. 18.36 “Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” (lembrava os motivos que o fizeram vir ao mundo)

Lc. 13.43 “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?” (lembrava das tentativas de resgate de seu povo)

O próprio profeta de Deus, João Batista, testifica de que ele era antes dele, mesmo sendo mais velho seis meses. Jo. 1.30 “Este é aquele do qual eu disse: Após mm vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.”

A Bíblia em absolutamente lugar algum diz que Jesus Cristo, Nosso Senhor, tenha esquecido as coisas de sua vida pré-encarnação. Nada se fala de um apagar da mente do Salvador. De um despojar das lembranças. Pelo contrário, não com poucas ocorrências, mostra-se que ele tinha plena consciência das coisas passadas. Muitos insistem em dizer que Jesus estava em sua condição humana, mas como vimos a condição humana não apagou as lembranças do passado celestial. Pois bem, se ele não esqueceu absolutamente nada de sua vida passada com o Pai, antes de o mundo existir, e testemunha isto diante de todos, isso significa que ele não sabia, de fato, o dia de sua volta, mesmo antes de encarnar e continuou sem saber na terra. É uma conclusão inevitável que decorre dos versos que falam de sua memória pretérita. E, se ele não sabia e continuou não sabendo na terra, pois não esqueceu nada do passado, mostra que falta nele um dos atributos de seu Pai, Deus: A onisciência.

Se alguém alegar a condição terrena de Jesus para o seu desconhecimento de sua vinda, então, também não poderá reivindicar onisciência que costumam alegar como acontece com o uso que fazem, por exemplo, de Lc. 10.22 “Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”, primeiro porque aqui está dito “Tudo por meu Pai me foi entregue” e segundo porque esse conhecimento entregue ao Filho pelo Pai é partilhado com quem o Filho quiser revelar, implicando dessa forma na percepção de que conhecer o indivíduo é conhecer o seu caráter, suas características e coisas do gênero e não força a conclusão de que isso signifique saber o que ele sabe, doutra sorte “aquele a quem o Filho o quiser revelar” saberia tanto quando o Pai e o Filho sabem e essa conclusão não é plausível dentro da Bíblia, muito mais quando lemos em Jo. 12. 49 “Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar”. Ora, uma mente onisciente entre o Pai e o Filho implicaria dizer que nada é oculto ao Filho, mas não é isso que o próprio Filho testifica nesse verso. Está claro que ele recebeu do Pai . A Bíblia não querendo deixar dúvida da limitação e dependência de Jesus, além de todos os versículos já mostrados, o apresenta recebendo revelação da parte de Deus, mesmo em sua condição de glorificado, para poder comunicar aos seus servos as coisas que estariam por acontecer em Ap. 1.1 “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer…”

Assim, nenhuma resposta satisfatória ou ao menos plausível foi dada, até hoje, à passagem de Mc. 13.32: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.”, pois se Ele, Jesus Nosso Senhor, era onisciente por versículos como Mt. 9.4 e Mc. 2.8 porque, então, Ele mesmo diz não saber o dia de sua volta? É possível a um onisciente, assim defendido como tal com base naqueles versículos, não saber alguma coisa?

1 Agostinho in A trindade, Paulus Editora, 2ª Edição – 1994, pág. 54

2 Idem, pág. 24

Mt. 28.18

A onipotência de Jesus!

Curiosamente os próprio versículos que são apresentados para “atestar” a onipotência de Jesus, nosso Senhor, são justamente aqueles que mostram sua dependência de uma fonte de poder que não é ele mesmo.

Como exemplo temos a afirmação de que Jesus é inerentemente Onipotente baseados, em geral, em Mt. 28.18 “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” ou então Mt. 11.27 “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, ….”. Mas, a primeira observação que devemos fazer aqui é acerca da expressão traduzida por “poder”, pois ao lermos “todo o poder” logo deduzimos que Jesus é todo-poderoso e, por consequência teria, então, um status, no mínimo igual ao do Pai, a quem a Bíblia chama de “Todo-Podereso”, mas “todo o poder” nesse trecho é, em grego, “πᾶσα ἐξουσία”, diferente daquela usada para dizer que Deu, o Pai, é Todo-Poderoso (παντοκράτωρ (1), como, por exemplo, em II Co. 6.18, “E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso”. Na verdade “ἐξουσία” tem conotação de autoridade, não exatamente poder e seria melhor traduzido por “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. A tradução dessa palavra por “autoridade” é encontrada em Lc. 10.19 “Eis que vos dei autoridade (ἐξουσίαν) para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder (δύναμιν) do inimigo; e nada vos fará dano algum”. De qualquer forma perceba que em ambos os casos vemos uma fonte de “poder” (a palavra original é autoridade) da qual emana a capacidade do Filho e que não é o próprio Filho. Em um verso se diz “É-me dado todo o poder” e no outro é dito “Todas as coisas me foram entregues”. Ele é o receptáculo e não a origem do poder ou autoridade. Se ele hoje tem todo poder, esse lhe foi dado em determinado momento pelo Pai.

Assim, vemos que Filho não é inerentemente onipotente, na verdade, o verso fala de autoridade que foi traduzido por “poder” em nossas Bíblias. Todo o poder que Ele tem lhe foi dado pelo Pai. Em sua condição terrena lemos em Jo. 10.18 “Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade (ἐξουσίαν) para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.”(ARA) Após a ressurreição lemos em Mt. 28.18 “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.” E, no mundo vindouro ele se sujeitará a Deus mostrando que não é um co-igual, ou seja, não é o mesmo que Deus é, como sugere o credo atanasiano, I Co. 15: 27 “Pois se lê: Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. 28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” Perceba aqui a questão que Paulo faz em distinguir e destacar que UM não lhe está sujeito, justamente aquele que todas as coisas lhe sujeitou. Como podem ser co-iguais se há UM que lhe sujeita as coisas? E se são o mesmo Deus como alegam os trinitários, por que Paulo insiste em dizer que quem lhe sujeitou as coisas não lhe está sujeito? Se na mente de Paulo os dois fossem co-iguais essa declaração não teria sentido. Em várias outras ocorrências vemos Jesus mostrar sua limitação e total dependência de Deus, seu Pai: João 5.19, 30, 36; 8.28; 14.10,11, 31. A Bíblia mostra que os milagres de Jesus decorrem da atuação de Deus na vida dele “Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis” (At. 2.22)

1 Exsitem sete ocorrências da palavra παντοκράτωρ (pantokratôr) no N.T além da citada encontramos outras seis em Apocalipse: 1.8, 4.8, 11.17, 15.13, 16.7, 19.6, 21.22



COMMA JOANINA

1 João 5,7
Entre as críticas levantadas contra Erasmo, uma das mais sérias, foi a acusação de que no seu texto, em I João 5:7-8, não apareciam as palavras: “no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo, e estes três são um; e há três que testemunham na terra”. Erasmo replicou que não encontrara estas palavras em nenhum manuscrito antigo e descuidadamente fez a afirmação que inseriria a “Comma Joanina”, do latim Comma Johanneum, como é chamada nas edições futuras, se um único manuscrito grego fosse encontrado, anterior ao século XII, que contivesse a passagem. Este manuscrito lhe foi mostrado, e Erasmo, cumprindo a promessa, colocou a passagem na terceira edição de 1522, porém, em longa nota marginal indica suas suspeitas de que o manuscrito fora preparado para confundi-lo. Segundo Bruce em “The Text of the New Testament”, página 101, este manuscrito foi falsamente preparado lá por 1520 por um monge franciscano, que tomara estas palavras da Vulgata Latina.
A Crítica Textual esclarece que dos milhares de manuscritos gregos, somente três contêm esta passagem espúria, sendo eles posteriores ao século XII. A Comma Joanina, provavelmente teve a sua origem num comentário exegético, escrito na margem e transcrito para o texto de manuscritos da Vulgata Latina antes do ano 800 A.D. Em vista de sua inclusão na Vulgata Clementina de 1592, o Santo Ofício em Roma (1897) fez um pronunciamento, aprovado pelo Papa Leão XIII, dizendo que não é seguro negar que estas palavras não sejam de João.

 fonte original e fontes de pesquisa: jesus historico a noticia gospel

51 comentários:

  1. como explicar a passagem que Tomé diz: " Senhor meu e Deus meu?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, qualquer teologo sabe que a frase de Tomé foi uma exclamação, identica a da mãe de Sansão ao anjo do senhor quando ela disse: Meu senhor!

      Excluir
    2. Ex 4:15 a 16 O Eterno dizendo que porá moiseis como Deus, e aqui dizendo que será Deus sobre Faraó Exodo 7;1.
      Em Salmo 82: 6 e 7 - Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
      Quando o Messias foi acusado de blasfêmia em João 10:33 e 34, ele estava dizendo que era filho de D-us, ora , os judeus entenderam que isso queria dizer que o Messias estava dizendo que era seu representante, ou seja D-us, é tal o fato que ele citou Salmo 82:6, observe que em todo capitulo exalta ao Eterno.

      Êxodo 21:6 e 22:8, 9 e 28 a palavra ELOHIM que é traduzida como Deus é aplicada aos juízes. Assim qualquer que o Eterno chamar e disser a ele de forma clara que o está enviado como seu representante será D-us sobre o povo. Ai vem os tradutores e tendenciosamente colocam a palavra Deus em minusculo para tirar a atenção da passagem. Rubens e Leandro adicionei ai ao seu panteão de DEUSES Moiseis, os Juízes e Anjos Assim temos não uma trindade mas milhares de Deuses, assim como os Egípicios.

      Excluir
    3. Simples e lógico...é tão difícil de entender?

      Excluir
  2. Tenho dificuldade em compreender a Trindade, mas vejo com clareza que Jesus é subordinado ao Pai. E que o Pai colocou Jesus como Senhor e Salvador da humanidade.
    Fico ainda sem entender o Espirito Santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Rodrigo, a palavra espírito santo, na verdade deveria ser traduzida como Espírito DO SANTO (Espírito do Eterno, não é algo separado do Eterno) e não outro alguém, traduziram assim de forma a nos induzir a uma trindade, velha doutrina pagã originada em Semíramis e adotada pelo catolicismo.
      Veja como o próprio Salvador mostra quem é o consolador:

      O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
      Não vos deixarei órfãos; VOLTAREI para vós.
      Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
      Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, E EU EM VÓS.
      João 14:17-20

      Em outra passagem ele diz que é a verdade e a vida e ninguém vai ao pai senão por ele.

      Claro como a luz do Sol.

      Excluir
    2. voçê esqueseu os vercicolos 16e26 o espirito santo foi enviado pelo pai texto sem comtexto é pretexto para eresia! como é isso deus no ceu e o espirito na terra.

      Excluir
  3. Em tempo, bom material. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Meu irmão
    Você precisa estudar melhor os textos que citastes. Em vez de ficar tentando provar que trindade não existe, estude. Muitos dos próprios textos afirmam a trindade. Trindade não é questão de lógica, é fé, assim como toda a bíblia. A Palavra afirma categoricamente que Jesus é Deus (leia toda a bíblia, não apenas alguns versículos). E se ele é Deus, se não há trindade, então afirmamos o politeísmo. Não é matemática, é fé, é loucura. Claro que trindade é doutrina e tradição humana. Assim como afirmar vários atributos de Deus é. Ou você encontra os conceitos onisciente, onipresente e onipotente na bíblia, nesses termos? Tradição humana, mas que mostram que é Deus. Tenha mais temor diante da Palavra que Deus revelou nas escrituras e na história da igreja. Deus usou homens na história e continua usando. Você não precisa inventar a roda!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpé irmão, mas eu sou monoteista. Eu creio em apenas Um Deus que é Um mesmo ok. Se você me mostrar na bíblia algum personagem, qualquer um, que tenha ao menos se referido a trindadfe, posso pensar sobre isso, mas prefiro ficar com meu monoteismo.

      Excluir
    2. Alison, se quer provar a trindade use a escritura e não só falácia, já está mais do que claro que deus ou Deus é um título, dessa forma vamos adicionar Moisés a Quadrindade pois o próprio Eterno deu a ele (Moisés) em determinado momento esse título, o que dirá do Salvador.

      Excluir
    3. Essa que é a questão! Não tenho que provar a Trindade. Quem sou eu para isso. Aí sim cairia numa falácia. Não confunda as coisas com análise superficial e simplista dos termos bíblicos. Está cheio de gente por aí dando uma de tradutor. Estude a língua hebraica, a hermenêutica, o "sitz im leben", etc. Trindade é mistério, por isso não se explica, se glorifica, assim como outros temas bíblicos (p.ex. Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e homem). Lógico que os termos usados pela dogmática não aparecem na bíblia, assim como muitas coisas não aparecem literalmente mencionadas. Temos um privilégio de crer num Deus que se revela na história, e isso de maneira gradativa, conforme sua soberania. "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça", foi a insistência bíblica.

      Excluir
    4. Prezado Alison, prefero ficar com o está escrito:

      Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
      Mateus 11:27

      Volta a dizer o que o próprio Salvador disse:

      E a vida eterna é esta: QUE TE CONHEÇAM, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
      João 17:3

      Não existe isso de quem sou eu para conhecer o Criador visto que o próprio Salvador disse que esse conhecimento conduz a vida Eterna.

      Excluir
    5. Provérbios 30:4 já explode a trindade e diz o nome quantas pessoas estavam na criação.

      Por isto o nome é importante no seu devido lugar.

      Títulos foram colocados para induzir pessoas ao erro.

      Excluir
    6. Gente!!O nosso amigo Alison e muitos trinitários fantasiam algo dentro da Biblia que não existe...A Bíblia contempla UM SER COMO DEUS VERDADEIRO E NÃO TRÊS NUM SÓ. ..A FANTASIA É A SEGUINTE: TUDO QUE MOSTRA UMA SEQUÊNCIA DE TRÊS PESSOAS ESSUA É A TRINDADE ...POR EXEMPLO O BATISMO DE JESUS....E TUDO QUE FIGURAMENTE DITO COMO UNIÃO,E TÍTULOS IDÊNTICOS APLICADO Ah PESSOA DE CRISTO EO PAI Tratasse da MESMA PESSOA....ENTÃO é uma fantasia pagã introduzida nas escrituras sagradas...Há própria HISTÓRIA REVELA detalhes a respeito desse assunto..que foi marcado com muita violência e não há rescaldo Bíblia de três em um ...Cada dia se prova mais que a farsa da santíssima trindade não existé. ..sem falar nos textos Acrescentados. ..NÃO PRECISA MUITO PARA NOTAR ...NÃO PRECISA SER UM MESTRE ENTÃO DEDUÇÕES. ...TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA. .PAZ

      Excluir
  5. Ex 4:15 a 16 O Eterno dizendo que porá moiseis como Deus, e aqui dizendo que será Deus sobre Faraó Exodo 7;1.
    Em Salmo 82: 6 e 7 - Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
    Quando o Messias foi acusado de blasfêmia em João 10:33 e 34, ele estava dizendo que era filho de D-us, ora , os judeus entenderam que isso queria dizer que o Messias estava dizendo que era seu representante, ou seja D-us, é tal o fato que ele citou Salmo 82:6, observe que em todo capitulo exalta ao Eterno.

    Êxodo 21:6 e 22:8, 9 e 28 a palavra ELOHIM que é traduzida como Deus é aplicada aos juízes. Assim qualquer que o Eterno chamar e disser a ele de forma clara que o está enviado como seu representante será D-us sobre o povo. Ai vem os tradutores e tendenciosamente colocam a palavra Deus em minusculo para tirar a atenção da passagem. Rubens e Leandro adicionei ai ao seu panteão de DEUSES Moiseis, os Juízes e Anjos Assim temos não uma trindade mas milhares de Deuses, assim como os Egípicios.

    ResponderExcluir
  6. quando chegarmos no céu vamos ver DEUS e JESUS ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro que essa esperança e espectativa da tradiçao cristã, ou Cristandade, também é falsa. Nao vamos para o Ceu quando morremos. Ficamos mortos mesmos. Quando na Ressurreiçao (no Novo Ceu e Nova Terra), contemplaremos sim, ou 2 tronos ou 1 bem largo pra caber 2 pessoas ou 1 para o Pai e O Filho em pé ao lado.

      Excluir
  7. Onde é o céu? Como ver o invisível?

    ResponderExcluir
  8. Caro irmão. O versículo abaixo reproduzido tem sido um dos mais utilizados para sustentar que Jesus é Deus:

    “Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça, o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas. Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, QUE É DEUS ACIMA DE TUDO, BENDITO PARA SEMPRE! AMÉM”. (Romanos 9:3-5).

    Neste sentido, como deveriamos interpreta-lo?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Caro Diego,

    A respeito dessa passagem, já foi citado na análise intitulada "Jesus e D-us são a mesma pessoa? Trindade existe?" (http://exegeseoriginal.blogspot.com.br/2011/06/yeshua-e-deus-sao-mesma-pessoa.html) que a tradução desse versículo é tendenciosa. O mais correto seria "(...) de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, de quem é o D-us o qual é sobre todas as coisas bendito eternamente. Amém." (Rm 9.5).
    O erro decorre da omissão do termo “ὧν” na tradução, que designa essa idéia de posse (o D-us DE Israel), para que se possa induzir a ideia de que Cristo e D-us seriam a mesma pessoa.

    Espero ter sido útil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mateus 28:19 pv 8:22á31 is44:24 a palavra é o verbo eterno e a sabedoria são a mesma pessoa:jesus cristo o qual sempre esteve com deus

      Excluir
  10. Cada Vez mais estou lendo suas publicações, são todas muito interessantes, seu trabalho deve ser levado a sério pelas pessoas que estudam assuntos relativos a Biblia.
    Apesar de discordar de muitos pontos, devemos levar sempre a frente essas discursões, pois enriquece nosso conhecimento.

    Vinicios

    ResponderExcluir
  11. gn1:1 dt6:4 is44:6 is45:18 mc12:29 1co8:4 ef4:6 esse capitolos e vercicolos das escrituras afimam a unidade absoluta de deus voçê não queria base biblica esta ai que mais?

    ResponderExcluir
  12. com quem o eterno estava falando em geneses 1:26 façamos geneses 11:7 desçamos,confundamos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM O NRO DE PESSOAS RESPONDENDO PARA TI... PROVERBIOS 30:4 CORRE!

      Excluir
  13. JUNIOR O BEREANO Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.

    Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
    Judas 1:10-11

    MUITAS DAS VEZES EXEGETAS TEM UM RACIOCINIO INTRINSECO A RESPEITO DAQUILO QUE TRANSCENDE O SEU PROPRIO CONHECIMENTO.
    POR ISSO AO TORNARMOS PUBLICAS NOSSAS OPINIÕES EM ASSUNTOS TÃO CONTROVERSOS HÁ QUE SE DISCERNIR O QUE É VERDADE E A SUA PROPRIA CONCEPÇÃO DA VERDADE.
    OS TEXTOS BIBLICOS NÃO SÃO MEROS OBJETOS DE ANALISE,BUSCAR O CONHECIMENTO PARA UM ABROLHOS PESSOAL TEM O SEU DEVIDO PESO,POREM, AO ENSINARMOS; SE PORVENTURA DISTORCEMOS UMA MISERA SILABA,NOS TORNAMOS FALSOS PROFETAS;E DISSO DAREMOS CONTA NO DIA DE NOSSO JUÍZO E OUVIR ESSA FRASE NÃO VAI SER NADA SATISFATÓRIO...
    "...AFASTA-TE DE MIM MALDITO,POIS NÃO VOS CONHEÇO..."


    ENTRE SERMOS CONHECEDORES DA PALAVRA E TERMOS INSPIRAÇÃO DIVINA PARA RETRATÁ-LA HÁ UM TREMENDO CANYON.
    SALOMÃO QUE RECEBEU A SABEDORIA DIRETO DE DEUS SE PERDEU NO MEIO DE TANTO CONHECIMENTO E FEZ AQUILO QUE ERA MAL AOS OLHOS DE DEUS.
    ENTÃO MEUS QUERIDOS HOMO SAPIENS,ACAUTELAI-VOS...
    POIS JÁ NÃO É NADA FÁCIL AMAR AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO,O QUE DIRÁ DE COMPREENDER IPSIS LITTERIS OS MISTÉRIOS DE DEUS.


    AMOR ,FÉ E SANTIDADE A TODOS !!!

    ResponderExcluir
  14. PROVANDO A TRINDADE !

    E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com AQUELA GLORIA QUE TINHA CONTIGO antes que o mundo existisse.
    João 17:5

    Eu e o Pai SOMOS UM . João 10:30

    E disse Deus: FAÇAMOS o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
    Gênesis 1:26

    No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, E O VERBO ERA DEUS.
    Ele estava no princípio com Deus.
    Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
    João 1:1-3

    Eia, DESÇAMOS e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
    Gênesis 11:7

    A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. 2 Coríntios 13:14

    "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel", que significa "DEUS CONOSCO ".
    Mateus 1:23 - Note DEUS CONOSCO , não " filho de Deus " conosco !

    Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. Mateus 12:31 - A palavra blasfêmia na bíblia é usada somente para ofenças a Deus , como prova de que o Espirito Santo também é Deus !

    FAZENDO UMA ANALOGIA , A TRINDADE É COMO SE FOSSE O SOL - DEUS PAAI É O ASTRO MAIOR E DELE SAEM DUAS COISAS : A LUZ , QUE SERIA JESUS CRISTO E O ESPIRITO SANTO QUE É O CALOR A PARTE DE DEUS DA QUAL SOMOS TEMPLO (1 Coríntios 6:19)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENTIROSO! SUA RESPOSTAS QUANTO AO NRO DE PESSOAS ESTA EM PROVERBIOS 30:4 LEIA COM CALMA E CONTE O NRO DE NOMES!

      Excluir
    2. Lucas:texto isolado não faz teologia amIgo..Textos fora de contexto é protesto...João 8:44 "quando ele fala a mentira,está falando o que lhe é próprio,porque é um mentiroso é o Pai da mentira''

      LEIA O CONTEXTO AMIGO,VEJA OQ ESTA POR TRÁS DESSE CONTEXTO..ANÁLISE OS PONTOS PRINCIPAIS DESSE TEU RACIOCÍNIO E APLIQUE PRA VER SE TEM ARMONIA..você sitou João 10:30
      EXEMPLO...eu eo pai somos um. .aqui Jesus não está falando da sua união HIPOSRATICA com o pai e sim em união de PROPÓSITO..veja só SE Jesus AFIRMA ter definio união de ESSÊNCIA DIVINA(ser igual o pai)então nesse texto João 17:11,21,22 afirma que os cristãos são Deus, fazem parte da trindade? ...eu também sei rebater com texto isolado. ..vamos usar dois pesos e duas medidas OU VAMOS INTERPRETAR A BÍBLIA COM COERÊNCIA?E uma coisa que sempre quis comentar ***NÃO EXISTE DEUS PAI,DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO NA BÍBLIA. ..pode existir na sua versão de Bíblia isso pode ....Eu deixei uma observação lá em baixo a caso tu quiseres responder..até pra ti tirar uma conclusão de João 1:1 ......

      ....
      Amigo vc é trinitário neh?me confirma unso dados que levantei,a respeito da DEFINIÇÃO de Trindade...esse é o mais satisfatório que minhas pesquisas apuraram...essa é a reforma protestante sitada por FRANCISCO TORINHO...

      -Quem é Deu,é a união do (P),o(F)eo(ES)??SIM É A UNIÃO DO PAI,FILHO,ESPÍRITO SANTO
      AÍ ELE SE EXPLICA:Eles não são Deus,se não seriam TRÊS DEUSES e isso seria TRITEISMOS que é um absurdo ..Não triunidade ou TRI-UNIDADE......

      Falasse da essência de Deus,em três manifestações distintas

      PQ se fossem Três Deuses cada ser é visto dotado de existência separada das outras.E caso fosse caracterízaria POLITEÍSMO...

      No meu entendimento'DEUS'é o produto final dessas junção. ..EXEMPLO:O BOLO(DEUS) ..Para se ter um bolo precisamos de ÁGUA,FARINHA,AÇÚCAR OK..SE FALTAR UM ÚNICO INGREDIENTE NÃO SE FAZ OU NÃO SE TEM BOLO (DEUS)...AGORA TENTA ARMONIZAR ISSO COM OS LIVRO DE JOÃO

      No princípio era o VERBO(Jesus)eo verbo(jesus)estava com Deus (o pai,o filho,eo espírito Santo )eo verbo(Jesus)era DEUS.
      Seguiado nesse raciocínio chegaremos ao ABSURDO Jesus está com o pai eo filho(que é Jesus)eo espírito Santo.E ele era o pai eo filho eo espírito Santo......

      Ficarei muito agradecido se me responder...

      Excluir
  15. Concordo totalmente com voce Lucas!

    ResponderExcluir
  16. "O que vimos e ouvimos proclamamos a vocês para que também tenham comunhão conosco."... 1 Jo 1:3a

    Caro Ronaldo, descobri seu blog recentemente e achei maravilhoso o modo como aborda assuntos com coragem e firmeza. Entretanto, amigo, gostaria de alertar que ao expor a verdade sobre esse assunto com tal clareza, estarás atraindo a animosidade de muitos. Escute companheiro, já tenho experiência com essa mesma animosidade. Daqui a pouco estarão tentando criar injúrias contra sua pessoa para tentar lhe tirar a franqueza no falar, tirar a credibilidade de seus estudos. Demonstrarão ser realmente pessoas obstinadas (2 Tim 3:1-5).
    Gostaria de lhe dizer que concordo com suas palavras. Tenho a Bíblia com o mais alto respeito. Temo a um só D-us e não a três. E em conclusão de minha consideração pelo seu trabalho, gostaria também de citar a parte final do versículo que citei no início:
    ..."Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Yeshua, o Messias." 1 Jo 1:3b

    Creio que nossa comunhão é com essas duas pessoas (não três) observando a posição de ambas e adorando unicamente ao Pai. Qual será o resultado então para todos?

    'Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa." 1 Jo 1:4

    ResponderExcluir
  17. Ronaldo, voce responde por si mesmo, como pessoa, certo?porém segundo a própria palavra, voce é um espírito, que tem uma alma e habita num corpo, certo?Não estou aqui para defender "realmente uma trindade", mas para expor os fatos da forma que vejo!haa, já ia me esquecendo, quando voce escreve:Quem era Jesus, segundo ele mesmo, esqueceu da passagem:João, cap.8, vers.58"Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, "EU SOU".Ronaldo, esse"EU SOU"não refere se à Deus?


    Abraços

    Roberto Nogueira
    nogueirapi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto. Com relação ao texto de João 8:58, devemos levar em consideração as seguintes análises:
      (1°- Análise Específica do Caso) No versículo 57 lemos: “ Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?” (Almeida). A pergunta dos judeus à qual Jesus respondeu tinha que ver com a IDADE , não com a IDENTIDADE. A resposta de Jesus logicamente tinha que ver com a sua idade, com a extensão de sua existência. A expressão “Eu Sou” usada em João é muito diferente daquela usada em Êxodo. Jesus não a usou como nome ou título, mas sim como maneira de explicar a sua existência pré-humana. Assim, note como outras traduções bíblicas vertem João 8:58:
      “Desde antes de Abraão existir, eu tenho existido”
      The New Testament, de G.R.Noyes 1869

      “Eu já existia antes de Abraão nascer!”
      The Bible - Na American Translation, de J.M.P.Smith e E.J.Goodspeed 1935

      “Antes de Abraão ter nascido , eu já era aquele que eu sou”
      Das Neue Testament , de Jorg Zink 1965

      “Antes de Abraão nascer , já eu era aquele que sou”
      O Novo Testamento, Interconfessional 1978

      (2°-Análise Geral) Se for encontrado um título ou uma frase descritiva em mais de um lugar nas Escrituras , não se deve jamais concluir precipitadamente que tem de referir-se sempre à mesma pessoa. Tal raciocínio levaria à conclusão de que Nabucodonosor era Jesus Cristo, porque ambos foram chamados de “rei dos reis” (Daniel 2:37; Apocalipse 17:14); e que os discípulos de Jesus eram na verdade Jesus Cristo, porque tanto os discípulos quanto ele foram chamados “a luz do mundo”(Mateus 5:14;João 8:12). Devemos sempre considerar o contexto e quaisquer outras ocorrências na bíblia onde aparecer a mesma expressão.

      Abraço e continue firme pesquisando as Escrituras!

      Excluir
  18. Ronaldo, esqueci de mais um comentário, até no codex sinaiticus, em Barnabé, que voce mesmo disse que deveria ser do Cãnon, fala de Jesus como o filho de Deus!e nessa sua exegese, cita Rm4,24-8,11 e 10,9, que dão respaldo para o Espírito Santo, que ressuscitou a Jesus!Nestes contextos estão a trindade!

    Abraços

    Roberto Nogueira
    nogueirapi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo!!uma pergunta pra me esclarecer uma coisa....Jesus é FILHO de mentira,tipo faz de conta?ou ele passou a ser filho depois que foi gerado em Maria? Ou já era filho na eternidade?....ME DEFINE COMO VCS TRINITÁRIOS VEM A EXPRESSÃO(FILHO DE DEUS)...CREIO QUE pra vcs filho não seja do modo que a realidade se define a palavra FILHO .....filho é aquele que foi gerado de um pai...FILHO é sempre POSTERIOR ao seu Pai...Mas na verdade pelo que eu apurei até agora, Jesus usa apenas um TITULO de Filho, pq ele na verdade não é filho É irmão GÊMEO. ...Duas Pessoas que coincidem na eternidade não são PAI e FILHO.E sim IRMÃOS GÊMEOS...A todo caso os TÍTULOS DADOS A YAHWEH eo título dado a Jesus SÃO MERAMENTE FICTICIO PQ NÃO SÃO REAL ...O FILHO NÃO É FILHO, PQ O FILHO NA VERDADE É DEUS EO PAI NÃO É PAI,PQ NA VERDADE QUEM GEROU FOI O DEUS ESPÍRITO SANTO. ...ENTRARÍAMOS NUM ABSURDO ...MAS ESPERO DE VERDADE QUE VC ME RESPONDA DE MODO COERENTE PARA QUE A VERDADE SEJA MANIFESTADA ...ALGO BOM DEVE SAIR DESSES DEBATES ...OBG

      Excluir
  19. é isso é verdade, Jesus é o advogado que está junto ao Pai para rogar por nós.

    ResponderExcluir
  20. Que tamanho erro de interpretação abissal. existe varias passagens na sagrada escritura que confirma a Trindade. E a Trindade é formada por três pessoas, sendo estes um só Deus. não existe três deuses. e o Cristo nosso Senhor é o filho de Deus sendo também Deus e o paráclito é o Espirito de Santo de Deus.
    peço que vc faça um bom curso de Theólogia, para não falar tantos erros e erros gravissimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? PROVERBIOS 30:4 JA FIXA NOMES E PESSOAS.... E JA LIQUIDA A TRINITARIANADA DE PLANTÃO.... A PALAVRA É DO PAI e não dos lideres babilonicos....

      Excluir
  21. Ja liquidou todas as placas... https://www.youtube.com/watch?v=PIyBoJRnWN4

    ResponderExcluir
  22. Eu sabia que uma hora vocês iriam enlouquecer,segundo Atos dos Apóstolos EGW pag 51 e 52 a natureza e a forma do Espírito Santo é incompreensível a mente humana, e realmente não é Deus e não há trindade, é só ler as páginas. Mas agora, atacar Jesus? Como serão salvos? O Consolador vos guiará em toda verdade, mas nem isso vcs querem q Ele seja, guia. E agora o Salvador na mira de vcs? Tá ficando difícil perder tempo lendo tanta besteira, tanta brasa nessa fogueira que vcs acenderam. O conhecimento teórico da Palavra não salva, as virgens loucas também tinham lâmpada ( a Palavra ) mas não tinha, mais óleo ( o Espírito ). Cuidado irmãos, vcs podem passar do ponto de volta.

    ResponderExcluir
  23. Meu querido Irmão. pela sua dedução, sem falar na colocação de cada versículo, acho que dizes com todas as Letras, Que NÃO EXISTE DEUS PAI, DEUS FILHO, DEUS ESPIRITO SANTO, ..TRÊS PESSOAS E UM SÓ DEUS VERDEIRO. Pelo seu ponto de vista LITERAL, Jesus Cristo morreu por nada, O espirito Santo não existe, então não adiante ter esperança na volta Gloriosa de JESUS CRISTO, COM A HONRA DO PAI E COM TODOS OS ANJOS E ARCANJOS. devemos rasgar tudo que fala em Jesus Crissto e Espirito Santo. Voce sabe quantas paginas restarão na Bíblia? Só a capa e a sua interpretação.
    Nos que cremos na Trindade devemos ser muito Burros, e o pior até os apóstolos e profetas na sua opinião estavam mentindo.
    Foi isso que entendi no inicio do seu estudo. ler o restante eu seria um Ifdiota.

    ResponderExcluir
  24. mui certo sobre jesus estude mais e vai chegar ao mesmo passo sobre o espirito santo que há há na biblia foi criado por roma. estude a biblia thoso. da igreja catolica eles não negão ..

    ResponderExcluir
  25. Err. Se vc acredita que Jesus não é o próprio Deus, vc está chamando o próprio Jesus de mentiroso, porque Ele, SIM, afirmou que era o próprio Deus:

    http://foco-apologetico.blogspot.com.br/2017/04/jesus-afirmou-sim-que-era-o-proprio-deus.html

    Fui eu quem escreveu este artigo. Aqui, eu PROVO que Jesus afirmou que era o próprio Deus. Talvez, um dia, eu refute esta argumento anti-trindade..

    Entretanto, curti teu artigo sobre o mito do arrebatamento de Elias. Conseguimos concordar em algumas coisas.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  26. Como explicar então o início do evangelho de João:
    no princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus
    Todas as coisas foram criadas por ele e sem ele NADA do que foi feito se fez?

    É ainda outra passagem bíblica queira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vc é trinitário neh?me confirma unso dados que levantei,a respeito da DEFINIÇÃO de Trindade...esse é o mais satisfatório que minhas pesquisas apuraram...essa é a reforma protestante sitada por FRANCISCO TORINHO...

      -Quem é Deu,é a união do (P),o(F)eo(ES)??SIM É A UNIÃO DO PAI,FILHO,ESPÍRITO SANTO
      AÍ ELE SE EXPLICA:Eles não são Deus,se não seriam TRÊS DEUSES e isso seria TRITEISMOS que é um absurdo ..Não triunidade ou TRI-UNIDADE......

      Falasse da essência de Deus,em três manifestações distintas

      PQ se fossem Três Deuses cada ser é visto dotado de existência separada das outras.E caso fosse caracterízaria POLITEÍSMO...

      No meu entendimento'DEUS'é o produto final dessas junção. ..EXEMPLO:O BOLO(DEUS) ..Para se ter um bolo precisamos de ÁGUA,FARINHA,AÇÚCAR OK..SE FALTAR UM ÚNICO INGREDIENTE NÃO SE FAZ OU NÃO SE TEM BOLO (DEUS)...AGORA TENTA ARMONIZAR ISSO COM OS LIVRO DE JOÃO

      No princípio era o VERBO(Jesus)eo verbo(jesus)estava com Deus (o pai,o filho,eo espírito Santo )eo verbo(Jesus)era DEUS.
      Seguiado nesse raciocínio chegaremos ao ABSURDO Jesus está com o pai eo filho(que é Jesus)eo espírito Santo.E ele era o pai eo filho eo espírito Santo....saco?

      Excluir
    2. Existe estudos mais detalhados sobre o assunto de João 1:1 vc iria gostar....respondendo a sua outra afirmação ou melhor,corrigindo TUDO FOISSO FEITO POR INTERMÉDIO DELE...Ou seja provérbio 8:22,30 ...esse texto está falando da Sabedoria de Deus personificado em alguem..esse alguém é o primeiro mover de Deus,Jesus Cristo...há sabedoria em Obras de Deus,não a sabedoria eterna..Aquele á quem a sabedoria se manifestou
      ..a Bíblia tenq se ARMONIZAR com ela mesma ...Não se deixe enganar por erros de tradução, na maioria das vezes propositadamente. .abraço fique na paz

      Excluir
  27. A Trindade e facilmente refutada há luz das escrituras...'ATENÇÃO'se não é bíblico não sustenta numa analyze criteriosa..pode se fazer pontes, mas é de se notar que TODOS OS TEXTOS USADO POR ELE,se não são fora de contexto...SÃO ESPÚRIO...REALIDADE DA COISA....A BÍBLIA é um livro simples de entende se for dado com simplicidade pelo que está escrito NELA...Mas se fizeres quebra cabeça com peças que não coeside..VAI!!VAI SEMPRE FICAR FALTANDO PEÇA DO QUEBRA CABEÇA....Se eu tivesse contando uma verdade..logicamente todas as informações tende ESTAR EM ARMONIA...MAS se for inventado..A MENTIRA NÃO SE SUSTENTA NUMA ANÁLISE MINUCIOSA...A MENTIRA é fraca,e falha ela é frágil. ..TRINDADE É FALHA É FRÁGIL....SÓ oq sabem é dar desculpas e mais desculpa...

    ResponderExcluir
  28. Para sua pesquisa
    http://www.adeusmentirasreligiosas.com.br/home.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...