terça-feira, 21 de setembro de 2021

O QUE É JUGO DESIGUAL?

 


O QUE É JUGO DESIGUAL?


"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

2 Coríntios 6:14


O termo em Grego é Héterozugeó (ἑτεροζυγέω). O termo é formado pela palavra Hétero que ignifica diferente, outro como por exemplo, heterosexual, heterocromatico, heterozigoto etc...

 

Mais o termo zugo (ζυγός) que é jugo, não confundir com julgo, daí encontrado: (uma ideia judaica) de um fardo pesado, comparável às cangas pesadas que repousam sobre o pescoço dos bois; uma balança, um par de escalas.

 

Então um jugo era um tipo de canga que prendia os bois. Jesus usou esse termo dando a entender que o cristãos deveriam se prender a ele:


"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve"

Mateus 11:29,30


Outros exemplos:

"Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?"

Atos 15:10


"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão"

Gálatas 5:1


"Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados"

1 Timóteo 6:1


Então heterozugeo é estar preso/alinhado com alguém diferente:


"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo,E eu vos receberei;"

2 Coríntios 6:14-17





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...