sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Aula XVI - idolatria segundo a bíblia

 

                              AULA XVI- IDOLATRIA SEGUNDO A BÍBLIA


Idolatria é a junção dos termos ídolo que significa divindade mais latria que significa culto. A palavra idolatria herda dos radicais gregos (εἰδωλολατρεία) eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por "corpo", e latreia significando "adoração" - neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente. Como também a busca por favores de pessoas que já faleceram.

No velho não tem essa palavra. Só um versículo de 1Samuel que as bíblias traduzem assim se referindo a um ídolo, terafim (תְּרָפִים)


“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”


1 Samuel 15:23


Idolatria é um termo genérico para referir-se a quaisquer práticas de adoração a ídolos, sejam religiosos ou não; tais práticas estão subentendidas no conceito de idolatria como incoerentes com valores e ideias associadas a um Deus transcendente, e por tal natureza único.

Ou seja, idolatria é venerar qualquer coisa, quer seja objeto, imagem, pessoas, astros etc....em lugar do Deus da religião:

Atualmente a expansão de igrejas evangélicas no Brasil incutiu na cabeça de muitas pessoas que idolatria se refere apenas a imagens esculpidas, gerando um atrito com a igreja católica e religiões de origem afro que possuem imagens. 

 

Eles se apoiam basicamente em êxodo 20 que diz:

 

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam"

Êxodo 20:4,5

 

Mas ignoram que um versículo antes diz:

 

"Não terás outros deuses (Elohim/forças/divindades) diante de mim"

Êxodo 20:3

 

Então a questão da idolatria não se resume basicamente a imagens esculpidas como pensam os evangélicos, mas sim em admitir que existem outras forças e/ou entidades além de Deus.


Segundo a bíblia Deus fez uma aliança com um povo, condicionada ao culto apenas a esse Deus. Um dos objetivos era mostrar para o povo que os deuses pagãos nada eram. 


“E sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará”

1 Reis 18:27

 

Então o problema em si não eram imagens, mas o fato de que imagens no mundo antigo eram representações de deuses.

Tanto que na própria bíblia Deus manda fazer imagens esculpidas em algumas passagens:

 

Querubins

"Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório"

Êxodo 25:18-20


"E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados. E uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra asa do querubim de outros cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até à extremidade da outra das suas asas"

1 Reis 6:23,24

  


Serpente

"E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela"

Números 21:8

  

Bois

"Juntamente com as dez bases, e as dez pias sobre as bases; Como também um mar, e os doze bois debaixo daquele mar"

1 Reis 7:43,44

  


E nenhum profeta criticou essas imagens. Será que Deus era idolatra ou estava conduzindo o povo a idolatria?

 

O problema de êxodo 20 não é a questão de ter uma imagem em si, mas o fato dessas imagens representarem outros deuses, essa é a idolatria:

 

"Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam"

Êxodo 20:3-5

 

Então o problema em si era que essas imagens representavam divindade pagãs, outras forças, deuses. 

 

"Antes levastes a tenda de vosso Moloque, e a estátua das vossas imagens, a estrela do vosso deus, que fizestes para vós mesmos"

Amós 5:26

 

Mas a bíblia também menciona outros tipos de idolatrias:

 

Aos astros

"Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus"

Deuteronômio 4:19

 

Elementos da natureza:

"E arrancarei os teus bosques do meio de ti; e destruirei as tuas cidades"

Miquéias 5:14

 

Aos mortos

“Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?”

Isaías 8:19


A pessoas:


"E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem"

Atos 10:25,26

 

A autoridades

"Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, e da gaita de foles, e de toda a espécie de música, se prostrasse e adorasse a estátua de ouro; E, qualquer que não se prostrasse e adorasse, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente"

Daniel 3:10,11

 

E ao diabo

"Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.......Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens"

Mateus 12:24-31

 

Então só o fato de alguém admitir a existência de uma outra divindade igual ou superior a Deus já está cometendo idolatria, porque não acredita em apenas um Deus, mas em uma dualidade, dois seres rivais, independente de um ser maior que o outro.

 

Então muitos evangélicos acusam os católicos de idolatria por terem imagens, mas eles também admitem a existência de outras divindades, a começar pelo próprio Jesus que segundo eles é uma manifestação de Deus ou a segunda pessoa de uma trindade. O espírito santo que é meramente uma ação de Deus mas eles acreditam que é uma pessoa também da trindade. E o diabo que eles acreditam que é um ser que se rebelou contra Deus e tenta corromper suas criaturas, os homens.

 

Logo, tudo isso foge do monoteísmo bíblico, a crença original que só há um Deus que faz tanto o bem quanto o mal.

 

"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas"

Isaías 45:7

 

"Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem"

Tiago 2:19


fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...