sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Problemáticas de Lucas 2- João Batista era o Cristo?

 JOÃO BATISTA ERA O MESSIAS 

João Batista foi considerado o messias por seus discípulos no primeiro século, o que originou a seita existente até os dias de hoje, os mandeus. E Lucas no informa algumas peculiaridades de João que são omitidas nos evangelhos que dão a entender isso. 

 

A perspectiva original era de que o messias reinasse em Israel: 

 

“E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Daviseu paiE reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim” 
 
Lucas 1:31-33 

 

O autor começa a confundir os dois personagens e na profecia de Zacarias, seu pai  a entender que João é que seria o messias: 

                               Jesus 

                     João 

Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 
E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; 
Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 
Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. 
E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. 
Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. 
Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. 
Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. 
Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; 
Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre. 
 
Lucas 1:46-55 

E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, E nos levantou uma salvação (REIpoderosa Na casa de Davi seu servo. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, 
E do juramento que jurou a Abraão nosso pai, De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, 
Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. 
E tu, ó menino, serás chamado profeta do AltíssimoPorque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; 
 
Lucas 1:67-77 

 

Mãe do meu Senhor 

A intenção do autor é dar a entender que Jesus era superior a Jesus desde o ventre: 

“E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?” 
 
Lucas 1:43 

 

“Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga” 
 
Lucas 3:16,17 

 

Lucas faz João ser preso antes de batizar Jesus porque o batismo de João era para arrependimento dos pecados, logo, Jesus não deveria ter pecados para ser batizado: 

 

“Acrescentou a todas as outras ainda esta, a de encerrar João num cárcere. 
E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesusorando ele, o céu se abriu; E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” 
 
Lucas 3:20-22 

 

“Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados 
 
Marcos 1:4 

 

“A mãe do Senhor e seus irmãos lhe disseram: “João Batista batiza pelo perdão dos pecados; vamos e sejamos batizados por ele.” Mas ele lhes respondeu: “De que forma eu pequei para que devesse ir e ser batizado por ele? A não ser que, talvez, o que eu acabei de dizer seja um pecado de ignorância.” 

  

Fragmento do Evangelho do Hebreus, preservado por Jerônimo em Contra Pelágio, livro III, parágrafo 2. 

 

João segundo Lucas é agressivo com a multidão que ia se batizar com ele: 

Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo. E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?” 
 
Lucas 3:7-10 

 

Lucas omite os fariseus e saduceus: 

 

“E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?” 
 
Mateus 3:7 

 

Depois João diz coisas que seriam como se fosse um evangelho de João, bem parecido com o de Jesus inclusive: 

                           João  

                   Jesus 

E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. 
 
Lucas 3:11 

Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo. 
 
Lucas 11:41 

 

Então da a impressão que João pregava um tipo de evangelho, tanto que segundo Lucas, alguns questionavam se não era ele o Cristo: 

 

“E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer? E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado. E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo. E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo 
 
Lucas 3:12-15 

 

Lucas chega a fazer João antecipar uma parábola de Jesus: 

Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga. 
 
Lucas 3:17 

 

Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. 
 
Mateus 13:30 

 

Jejum e oração 

Lucas nos informa que os discípulos de Jesus não jejuavam como os discípulos de João: 

 

“Disseram-lhe, então, eles: Por que jejuam os discípulos de João muitas vezes, e fazem orações, como também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem?” 
 
Lucas 5:33 

 

Isso é confirmado pelos sinóticos 

                    Marcos 

                   Mateus 

Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, e não jejuam os teus discípulos? 
 
Marcos 2:18 

Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? 
 
Mateus 9:14 

 

 

E Jesus defende o não jejum dos seus discípulos: 

 

“E ele lhes disse: Podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão” 
 
Lucas 5:34,35 

 

Mas só que segundo Marcos, o não jejum dos discípulos era a causa deles não conseguirem expulsar demônios, o que é omitido por Lucas: 

 

“E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar? E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum 
 
Marcos 9:28,29 

 

João Batista fazia curas e milagres? 

Lucas diz que as pessoas pensavam que Jesus era João Batista por suas curas e milagres o que dá a entender que João também as fazia: 

 

“E o tetrarca Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros que Elias tinha aparecido; E outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado. E disse Herodes: A João mandei eu degolar; quem é, pois, este de quem ouço dizer tais coisas? E procurava vê-lo” 
 
Lucas 9:7-9 

 

“E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou” 
 
Lucas 9:18,19 

João ensinou a orar: 

“E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos 
 
Lucas 11:1 

 

João tinha autoridade e era mais respeitado que Jesus 

“E falaram-lhe, dizendo: Dize-nos, com que autoridade fazes estas coisas? Ou, quem é que te deu esta autoridade? E, respondendo ele, disse-lhes: Também eu vos farei uma pergunta: Dizei-me pois: O batismo de João era do céu ou dos homens? E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que o não crestes? E se dissermos: Dos homens; todo o povo nos apedrejará, pois têm por certo que João era profeta. E responderam que não sabiam de onde era. E Jesus lhes disse: Tampouco vos direi com que autoridade faço isto” 
 
Lucas 20:2-8 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...